Substituir router Vodafone fibra

Boas,

tive que mudar a box de divisão, como já tinha 2 powerlines Devolo com alguns anos coloquei 1 junto do router/pc e outro na divisão para onde mudei a box (sala principal), como o wifi nesta divisão é fraco comprei o Router Wi-Fi Huawei WS5200 AC1300 para servir de switch e emissor do wifi ligado ao powerline, a internet funciona bem. só que a box não. Se ligar o powerline a um switch 8 portas antigo que tenho aqui e depois ligar à box e router a box funciona bem, só que é mais um aparelho ligado. será que dá para configurar este router para deixar passar o sinal da box? A box é das mais recentes, não é sistema mediaroom.
 
Vi este tópico na diagonal para ver se achava alguma informação de como dispensar totalmente router/ont vdf. E comprar algo estilo TP-Link rx500v ou algo sem WiFi mesmo mas com sfp+ para meter as minhas cenas lá. Fiquei sem perceber também se as vbox pro 4k funcionam em hardware custom(pareceu-me que não) mas como tenho boxes android....nem me chateava. Na eventualidade de não comprar ont custom estilo mikrotik / ubiquity o melhor é pedir aquele ont simples de uma porta Ethernet e router Thomson não é?
 
Vi este tópico na diagonal para ver se achava alguma informação de como dispensar totalmente router/ont vdf. E comprar algo estilo TP-Link rx500v ou algo sem WiFi mesmo mas com sfp+ para meter as minhas cenas lá. Fiquei sem perceber também se as vbox pro 4k funcionam em hardware custom(pareceu-me que não) mas como tenho boxes android....nem me chateava. Na eventualidade de não comprar ont custom estilo mikrotik / ubiquity o melhor é pedir aquele ont simples de uma porta Ethernet e router Thomson não é?

Julgo que até ao momento não há nenhum relato de substituição completa. Nomeadamente por causa do telefone e das boxs em que parece complicado que todas as funcionalidades fiquem operacionais.

Quanto há questão de router + ont tem a vantagem de poderes colocar um router teu mas mais uma não terás garantia de ter todos os serviços a funcionar.

De resto tu melhor que ninguém saberás o uso que a tua rede tem mas o smart router para um uso doméstico habitual é perfeitamente capaz.
 
Andei vários anos com routers da Asus e afins mas desde que troquei pelo smart router, não tive que me chatear com mais nada. As instabilidades do serviço desapareceram.
Infelizmente nos próximos meses terei que sair fora da Vodafone, por não ter cobertura para onde vou morar... :(
 
Julgo que até ao momento não há nenhum relato de substituição completa. Nomeadamente por causa do telefone e das boxs em que parece complicado que todas as funcionalidades fiquem operacionais.

Quanto há questão de router + ont tem a vantagem de poderes colocar um router teu mas mais uma não terás garantia de ter todos os serviços a funcionar.

De resto tu melhor que ninguém saberás o uso que a tua rede tem mas o smart router para um uso doméstico habitual é perfeitamente capaz.

Eu neste momento não tenho nenhum equipamrnto da vodafone. Ont da Huawei , uma máquina com pfsense instalado a funcionar como router , dois acesss points da unifi e um telefone Ip Poe ligado ao freepbx a correr numa máquina virtual. vbox 4k a funcionar a 100% sem qualquer problema ( Netflix etc… ) apesar de raramente a usar.
 
Olá malta!
Alguém aqui conhece alguma maneira de guardar todo trafego na rede?
Tipo alguma solução que veja todo o trafego da rede, o que cada dispositivo acessou, etc..
Seria algo ligado 24/7 num Raspberry por exemplo, e que depois eu entrava pelo navegador e tinha acesso a essas informações.
 
Eu neste momento não tenho nenhum equipamrnto da vodafone. Ont da Huawei , uma máquina com pfsense instalado a funcionar como router , dois acesss points da unifi e um telefone Ip Poe ligado ao freepbx a correr numa máquina virtual. vbox 4k a funcionar a 100% sem qualquer problema ( Netflix etc… ) apesar de raramente a usar.
E conseguiste o acesso aos dados de autenticação que do ont quer do sip de forma simples?
 
E conseguiste o acesso aos dados de autenticação que do ont quer do sip de forma simples?
Não é fácil conseguir os dados do ONT… eu consegui porque tenho um conhecido na VDF, mas se ligares para a linha de apoio tecnico e fizeres um choradinho ( pode ser preciso ligar várias vezes) eles acabam por dar o código. Quanto ao SIP é fácil…. Os dados são públicos e há aqui no fórum várias informações sobre isso. Inclusive até escrevi a mina config do freepbx/Asterisk num post aqui do fórum
 
@bassopt o ont é um hg8012h?
O meu setup seria esse 8012h(ou semelhante) + Asus rt-ac87u e um Raspberry Pi 4 a correr serviços de rede como pihole e wireguard. Quero ver se meto router próprio norma WiFi 6e
Eu preferi montar uma máquina pfsense porque esses routers da asus gerem as vlans de uma forma muito estranha e por exemplo, a box nunca se consegue por a funcionar a 100% visto que ganha up directamente da vdf e como tal não tem acesso à internet para Netflix e afins ….
 
Alguém já consegui configurar algum router (Asus, Netgear, Dlink, Tplink) para IPTV funcionar na Vbox a 100% como apps, autenticação....?
 
@KiKo_200 eu uso um Raspberry Pi 4 com raspberry PI OS + pihole que além de monitorizar a utilização, bloqueia domínios manhosos.

Eu tive a pesquisar durante estes dias sobre o pihole só que não é o que me parece ser ideal... Eu só procuro algo que me diga os gastos da internet, onde são gastos (sites, serviços, etc.) e por quem são gastos (por equipamento).
Bom, se alguém souber de uma solução desse tipo, ficaria super agradecido :)
 
Eu tive a pesquisar durante estes dias sobre o pihole só que não é o que me parece ser ideal... Eu só procuro algo que me diga os gastos da internet, onde são gastos (sites, serviços, etc.) e por quem são gastos (por equipamento).
Bom, se alguém souber de uma solução desse tipo, ficaria super agradecido :)
com o pihole consegues fazer mais ao menos isso, na admin page do pihole tens as top queries feitas e se configurares bem o pihole consegues ver que equipamento fez. Se queres uma solução mais especifica sugiro pihole + grafana. Já existe dashboards do grafana que conseguem pegar nos dados do pihole e fazer graficos.

Eu uso o pihole exporter:

Também existem outras dashboards já criadas ou podes até criar uma.
 
Eu preferi montar uma máquina pfsense porque esses routers da asus gerem as vlans de uma forma muito estranha e por exemplo, a box nunca se consegue por a funcionar a 100% visto que ganha up directamente da vdf e como tal não tem acesso à internet para Netflix e afins ….
Gostava de conhecer a tua configuração mais em pormenor, o único equipamento que tenho da vodafone é o ONT, tenho um router ASUS RT-AC86U que me divide o tráfego por várias VLANs e várias switch managed pela casa que distribuem o tráfego pelos vários equipamentos (PCs/Boxes/Telefone).
Perco a internet nas Boxs TV mas estou-me um bocado nas tintas pois uso Fire TV para ver o Netflix, etc, e essas ligam direto à net via wifi ou cabo na VLAN 100.
A minha dúvida é como modificar esta configuração para aceitar as Vboxs visto que estas aparentemente necessitam de IPTV e internet em simultâneo.
Alguma sugestão para solucionar este "problema"?
Cheers!
 
Gostava de conhecer a tua configuração mais em pormenor, o único equipamento que tenho da vodafone é o ONT, tenho um router ASUS RT-AC86U que me divide o tráfego por várias VLANs e várias switch managed pela casa que distribuem o tráfego pelos vários equipamentos (PCs/Boxes/Telefone).
Perco a internet nas Boxs TV mas estou-me um bocado nas tintas pois uso Fire TV para ver o Netflix, etc, e essas ligam direto à net via wifi ou cabo na VLAN 100.
A minha dúvida é como modificar esta configuração para aceitar as Vboxs visto que estas aparentemente necessitam de IPTV e internet em simultâneo.
Alguma sugestão para solucionar este "problema"?
Cheers!
Com esse router não dá…Tem a ver como gerem as vlans... basicamente limitam-se a fazer untag das vlans para uma porta e Isso limita muito as coisas. Esses routers da asus são extremamente limitados em termos de funcionalidades (o software é basicamente o mesmo há quase 1 decada.)
 
Com esse router não dá…Tem a ver como gerem as vlans... basicamente limitam-se a fazer untag das vlans para uma porta e Isso limita muito as coisas. Esses routers da asus são extremamente limitados em termos de funcionalidades (o software é basicamente o mesmo há quase 1 decada.)
OK, sugeres alguma outra solução?
Falaste em pfsense mas pelo que entendo isso necessita de uma máquina dedicada, possivelmente com várias portas LAN, certo?
Não queria complicar em demasia.
 
OK, sugeres alguma outra solução?
Falaste em pfsense mas pelo que entendo isso necessita de uma máquina dedicada, possivelmente com várias portas LAN, certo?
Não queria complicar em demasia.
Sim o pfsense precisa de uma máquina dedicada e pelo menos 2 portas lan. Sinceramente para quem quer simplificar o que eu recomendo é usar o smart router da vdf para telefone e tv e depois um router em DMZ para tudo o resto. Usar um ont só compensa para quem tenha uma config como a minha.
 
Back
Topo