Super Iniciante. [Ajuda]

Status
Fechado a novas mensagens.
Queres iniciar-te numa linguagem, começa com C ou python.
Deixa o resto de lado, sobretudo pascal, é desmotivante, e não lembra a ninguém.
Aliás isto já foi discutido tantas vezes, que chateia.

Sem duvida.

Eu nunca tive programação antes de entrar no ensino superior... calhou me na altura uma cadeira com pascal... era tao importante que foi substituida por uma com C... que para aprender é bem bom.
 
Épa.

Antes de mais obrigado por todos os conselhos. Penso que e uma boa discussao. Principalmente para mim que não percebo (na prática) nada disto.

Não que saiba tudo no papel, mas os conceitos básicos de programaçao e assim ja li!

Eu não quero ser um grande programador. Issso deixo para voces que são experientes (pelo menos por agora)

...Já agora pensem assim, um jovem de 14 anos, como eu nao quer andar de papel e lápis :confused:!

Eu so queria conseguir divertir-me com isto como me divirto com um jogo. Embora tenha de trabalhar para la chegar.

Queria fazer como um principiante dizia ai que ia programar uma calculadora no visual basic.

Já agora alguém que me dissesse concretamente:
-O programa
-E o que fazer (pra começar)(não precisa de ser nada especial e concreto, apenas pra começar)


Obrigado a todos
especialmente aqueles que leram este post todo e vão responder :P
 
Bem, eu por acaso também comecei com mIRC Scripting, cheguei a fazer coisas engraçadas. Ainda hoje dou uns toques naquilo, acho engraçado.
Agora que entrei para um curso de programação começamos pelo pseudo-código como é obvio, neste caso nao era da lâmpada, era de abrir uma porta :x2:
Na escola usamos o Turbo Pascal 1.5 (algo velho mas pronto), em casa uso o FPS e tenho-me dado bastante bem com ele.
 
Épa.

Antes de mais obrigado por todos os conselhos. Penso que e uma boa discussao. Principalmente para mim que não percebo (na prática) nada disto.

Não que saiba tudo no papel, mas os conceitos básicos de programaçao e assim ja li!

Eu não quero ser um grande programador. Issso deixo para voces que são experientes (pelo menos por agora)

...Já agora pensem assim, um jovem de 14 anos, como eu nao quer andar de papel e lápis :confused:!

Eu so queria conseguir divertir-me com isto como me divirto com um jogo. Embora tenha de trabalhar para la chegar.

Queria fazer como um principiante dizia ai que ia programar uma calculadora no visual basic.

Já agora alguém que me dissesse concretamente:
-O programa
-E o que fazer (pra começar)(não precisa de ser nada especial e concreto, apenas pra começar)


Obrigado a todos
especialmente aqueles que leram este post todo e vão responder :P

Já que estás com tanta vontade (curto isso, principalmente na tua idade) aqui vai este link para baixares o "programa" que necessitas para programar.

Agora, depois de instalares o programa (já agora, chama-se IDE aos programas usados para programar e este é o DEVC++) abre a aplicação (deverás um icon no ambiente de trabalho ou na barra de iniciação rápida) e faz menu new->project. Escolhe empty project e dá-lhe um nome. Grava onde quiseres, depois da janela de escolher o tipo de projecto. Aparece-te então a janela inicial do project.

Se reparares, na parte esquerda está um icon com o nome do teu projecto à frente. Clicar com o botão direito do rato no nome do projecto e seleccionar new file.

A partir disto podes editar código como se estivesses no word (podes escrever normalmente). Escreve então isto:
Código:
#include <iostream>
using namespace std;
 
int main()
 
 

{[INDENT]cout << "Este é o meu primeiro programa!";[/INDENT][INDENT]cin.get();[/INDENT][INDENT]return 0;[/INDENT]}

Gravas ([CTRL]+S) com o nome que quiseres (a extensão deverá ser cpp). Depois, fazes [CTRL]+[F9] para compilares o teu projecto. Se não te forem indicados erros (se copiares o que escrevi não haverão de certeza), fazes [CTRL]+[F10].

And, there you are! Uma pequena janela que é o teu primeiro programa.

A partir daqui, e até para entenderes aquilo que te passei, vê tutoriais, lê informação, eh pá, informa-te.

Espero que finalmente comeces a programar.

Vá, cumps
 
Última edição:
Porque dizem que Pascal não serve para nada? Dá para fazer tanta coisa em Pascal....

Porque é que uma linguagem que abstrai o programador da máquina (Pascal) é pior que uma que o obriga a aproximar-se (C)?

Porque é que OOP não é boa para começar? Porque é que utilizar conceitos como Casa, Avião, Cor é pior para principiantes do que HWND ou void*?

Por favor... Foi um rapaz (ou uma rapariga...) de 14 anos que pediu ajuda para programar apenas por divertimento. Não aconselhem C!

Pseudocódigo? Acho que ele(a) não está interessado(a) em grande planeamento. Quer é escrever código, por a correr e ver resultados. Provavelmente quer escrever aqueles joguinhos que todos (ou quase todos) nós já escrevemos: Hi-Lo (também conhecido por maior ou menor), jogo do galo...

Eu aprendi a "fazer coisinhas" em BASIC, depois fiz um joguito em Pascal com gráficos ASCII e aqueles sonzinhos irritantes (sound, delay, nosound, que saudades...) e só mais tarde é que aprendi a "escrever código" em C. Mais tarde ainda aprendi finalmente a "programar", mas não foi em pseudocódigo nem C, nem Java, nem nada que se pareça. Foi em... Provas de correcção e análises de complexidade.
O que foi pedido foi ajuda para aquelas primeiras partes. Não para as últimas duas.

Eu aconselho Pascal, ou, se quiseres brincar com janelas Visual Basic. O Turbo Pascal 7 ou o Free Pascal Compiler são fáceis de encontrar na Web. Basta Googlares e encontras imensos links para download. A versão Express do Visual Basic 2008 é gratuita e podes fazer download no site da Microsoft.

Para começar... Tenta fazer o jogo do maior ou menor (depois de um Hello worldzito ou coisa parecida). O computador escolhe um número entre 1 e 100, e o jogador tenta adivinhar. O computador diz se o número escolhido é maior ou menor que o palpite dado. Se acertou, acaba. Senão, repete-se. Também podes fazer ao contrário (o computador a tentar adivinhar...)
 
mj2p, o código que estás a mostrar é C++. É sempre preferível uma pessoa começar a aprender com C e só depois passar para o C++! Depois torna-se dificil para essa pessoa distinguir o que é C do que é C++.
Se o Rafa quiser programar apenas por programar, VB ou Delphi podem ser. Agora, se ele quiser programar para no futuro fazer alguma coisa disso, então é mesmo melhor começar com C, IMO.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo