Syncmaster 215tw vs 226bw... Qual a melhor escolha?

Boas,
Este fim-de-semana estive ausente, não me era possível dar aui uma vista de olhos. De qualquer maneira as novidades parecem chegar apenas hoje à noite.
Gatekeeper vou esperar pela tua análise, não tenho urgência na aquisição do monitor, e já agora se não te importasses gostaria de saber o valor que pagaste pelo teu.

Cumprimentos

Ando com azar...o monitor não tinha chegado na sexta porque estava esgotado e o fornecedor não o tinha enviado. Como o vendedor estranhou por também não ter chegado hoje ligou e confirmaram-lhe que se encontrava esgotado, ele teve de encomendar a outro fornecedor. Garantiu-me que quarta-feira está cá.

O meu Samsung 215TW, e não, não me importo absolutamente nada, vai-me custar 490€. Sei que está um bocado caro mas como sou cliente da loja onde comprei o monitor e sempre fui bem tratado...de qq forma já sabes, se quarta ainda não for tarde para ti, como parece ser o caso, prometo dar-te o meu comparativo relativamente aos dois samsungs em questão.

Cumprimentos
 
Apple Cinema Display 30'' coisa melhor e mai linda n há :004:

Pois, não sei uqe critérios é que seguiste para fazer tal comparação desse monitor com os em questão neste post. Além disso, pelo que li, o valor desse Apple é bastante elevado para a sua qualidade, o que também é uma referência em todos os produtos da marca da maçã...

Não quero dizer com isto que não goste desse monitor, muito pelo contrário, acho-o muito atractivo pela sua beleza, mas o valor que pedem por ele nunca daria...

Respeito a tua opinião Zer_Cool_PT, porém está fora do contexto deste post.

Cumprimentos
 
Como prometido Kolan, e uma vez que já tenho a felicidade de ter o Samsung 215TW na minha posse, cá fica a minha opinião. E para começar posso resumir o Samsung 215TW numa simples palavra: FABULOSO. Mas vamos por partes porque, obviamente, posso e devo fundamentar a minha opinião.

A diferença relativamente ao Samsung 226BW começa, desde logo (e isto pode parecer estupido mas não deixe de ser importante), pela caixa. Sim, leste bem, pela caixa:) Enquanto que o 226 vem numa caixita de cartão simples, daquelas mais comuns - baratuxas e acastanhadas, o 215TW vem numa caixa brankinha, cuidada ao nivel de imagem que faz, desde logo, perceber que estamos perante um monitor de uma gama mais alta e de maior qualidade. Assim que entrei na loja e vi a caixa, e mais uma vez isto pode parecer estupido mas é verdade, percebi que o 215TW tinha de ser superior ao 226BW...e não me enganei, mesmo nada.

O 215TW, pelos poucos testes que ainda fiz, ganha aos pontos em quase tudo comparativamente ao 226BW. No que diz respeito à imagem eu sou muito exigente. Trabalho na àrea do design gráfico e multimédia, nomeadamente em webdesign, design gráfico e video e este monitor satisfaz as minhas necessidades, embora reforçe mais uma vez que ainda não tive tempo de o testar a sério. Mas como as primeiras vistas são muito importantes, assim que liguei o monitor fiquei apaixonado pelo seu brilho, definição e cores. Nestes aspectos, não tem sequer comparação com o 226BW, e posso até acrescentar que está muito próximo do meu antigo e fiel CRT Samsung 950P. O 215TW deixa o 226 muito, mas mesmo muito para trás no que à qualidade de imagem diz respeito. Isto deve ser por causa do tipo de painel utilizado que é um S-PVA de 8 bits que produz 16,7M de cores sem compressões e brincadeiras, ao contrário do que é feito com o painel TN utilizado no 226.

Tal como muita gente, eu também pensava que isso de se poder ajustar o monitor em altura era mariquice. Mas o que é verdade, e tendo eu já experimentado o 226BW que não tinha qualquer tipo de ajuste deste genero, esta funcionalidade faz toda a diferença. O 215TW é um dos monitores que permite maior ajuste em termos de altura o que dá um jeitaço. Permite uma visão e postura muito mais ergonómica e confortável, para mim uma funcionalidade soberba. De acresentar ainda, e para ti pode não ser importante, permite ainda Pivot mode (rodar o monitor 90º) o que também me vai dar muito jeito quando tiver a trabalhar imagens, etc. Ou seja, também no aspecto da funcionalidade e ergonomia ganha de longe ao 226.

Ao nivel do video também não tem comparação. Com o 226BW era só ruido no monitor. Amontoados de quadrados, a 3 metros de distância ainda conseguia ver o ruido e pixeis nos degrades de cores!!! Assustador não é? Pois, mas com o 215TW a história é bem diferente. Se tiveres mesmo colado ao monitor consegues ver algum ruido e "twinkling effect" (pisca, pisca nas cores e degradés), mas a 50cm~1M já não vés nada, as cores são soberbas e a definição muito boa. Portanto também aqui não há duvidas, o 215TW é o vencedor.

Jogei Halflife2 um bocado e as cores e definição que o 215TW apresenta são fantásticas...para mim, melhores que no 226BW. Portanto em jogos, no que concerne à qualidade de imagem, parece-me que o 215TW é também superior. Relativamente ao tempo de resposta, e apesar de o 226BW ter 2ms e o 215TW ter 8ms, eu não noto qualquer diferença. Para mim neste aspecto são iguais.

Quanto à conectividade, é coisa que não falta no 215TW. Liga tudo o que te lembrares, X-BOX, PS, enfim tem entradas para tudo...RCA, S-Video. De longe melhor e mais completo que o 226BW neste aspecto.

Os angulos de visão são fantásticos no 215TW (178º) o que te permite ter uma imagem muito boa de quase qualquer angulo ao contrário do que acontecia com o 226 (160º).

Mas, e como é claro, o 215 TW também tem algumas coisas em que perde para o 226. Por exemplo, em termos estéticos o 226BW fikará bem melhor na tua secretária e de relembrar que o 226 tem mais uma polegada que o 215, algo que a mim não me faz qualquer diferença, para mim são do mesmo tamanho. De referir também que o input lag (atraso na imagem) de que se fala relativamente ao 215TW, existe realmente, principalmente em video. Mas é quase imperceptivel, e olha que eu sou exigente. Só notas se tiveres muito atento e é uma coisa minima. Em video nota-se mais porque há um ligeirissimo atraso da imagem relativamente ao som, mas nada de relevante. Como já disse, mal se nota.

E pronto, para resumir e como já deves ter percebido, aconselho-te claramente o 215TW face ao 226BW. Para mim, e tendo em conta o preço, é um monitor fantástico, com tudo o que podes exigir e esperar de um excelente monitor TFT/LCD. O 226BW foi uma enorme desilusão. Eu paguei mais 100€ para trocar o 215TW pelo 226BW e estou muito feliz pela decisão que tomei.

Mas, em ultima analise, és tu que terás de decidir, mas digo-te, valem bem mais os ~500€ pelo 215TW do que os ~400€ pelo 226BW. A diferença de preço é compensada pela enorme diferença de qualidade que existem entre os dois monitores. Contudo, se procuras um monitor apenas para jogos e navegação na net, que seja vistoso, o 226BW pode tambem ser uma boa compra, já que, e apesar de tudo, também é um bom monitor, principalmente e essencialmente para jogos.

Bom, espero ter-te ajudado com a analise. Peço desculpa pelo testamento:-D mas quis expor tudo aquilo que achava relevante, e é tanta coisa neste monitor fantástico. Acabei por não conseguir ser mais suscinto. Se precisares de eventuais esclarecimentos adicionais é só perguntares ok.

Fica Bem, Abraço
 
Boas

Obrigado pela tua análise Gatekeeper, reuniu todos os pontos fulcrais dos dois modelos.
Só falta mesmo tomar a minha decisão, a nível de valores já é custoso dar quase 400€ pelo 226bw, os quase 500€ pelo 215tw então é bastante complicado mas vamos ver.
Agora que poderás testá-lo a sério, vai dando novidades quanto ao seu desempenho.Suponho que ainda falta enumerar muitos aspectos. Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos
 
só não percebo pq é na europa vendem o 215tw em silver e na américa em black...

Deve ter sido coincidência os modelos apresentados. Cá podes adquirir nas duas cores
icon6.gif
 
Deve ter sido coincidência os modelos apresentados. Cá podes adquirir nas duas cores
icon6.gif
garanto-te que o 215tw não é comercializado em preto em portugal, pelo menos pela mão do distribuidor oficial. se sabes de uma loja que o venda indica-me sff :D
 
garanto-te que o 215tw não é comercializado em preto em portugal, pelo menos pela mão do distribuidor oficial. se sabes de uma loja que o venda indica-me sff :D


Correctissimo...o meu é silver, o vendedor não me conseguiu arranjar um 215TW preto em nenhum fornecedor. Kolan quando decidires deixa news nesta thread ok. Pondera bem, tu sabes melhor que ninguem as necessidades e a finalidade que vais dar ao monitor.

Ao fim de várias horas de utilização do monitor a minha opinião continua a mesma - Fabuloso. Eu vou dando news por estes dias, ver se faço a calibração disto - eu ainda nem mexi nas definições standard e isto, mesmo assim, está mesmo muito bom.

Cumprimentos
 
Antes de mais parabéns pelas análises e obrigado pelas opiniões que são sempre validas para quem quer comprar um monitor.

Eu tb trabalho em design e web após ler todos os post do gatekeeper o samsung 215tw é sem duvida uma boa opção.
Mas após alguma pesquisa surgiu-me o Viewsonic vx2025wm qual a vossa opinião em relação a este monitor, mais pequeno 1 polegada mas ronda 415€, esteticamente mais atractivo, mas qualidade?

Descobri este site tem uma ferramenta útil para seleccionar o monitor em relação ao uso que lhe vamos dar http://www.tftcentral.co.uk/selector.htm

icon7.gif
 
Última edição:
s

eu vou trocar o meu tft 23" hp 2335 para o Samsung 226bw acham q vou notar alguma diferença ? que vale a pena a troca? e que este hp é impecavel. Sei que vou notar menos 1 polegada....e o resto? alguma opiniao? ajudem me por favor!!!urgente!!!!
 
samsung 206bw vs 226

Boas, eu sou novo neste forum mas interessou-me este assunto pois comprei ontem um samsung 206bw.
Estou bastante contente com a compra, tem uma excelente qualidade de imagem. Valor: 250€ na databox.
Fiz bastante pesquisa e parece-me ser o melhor da sua gama.
Em relação ao 226 vs 206 a minha opinião é que o 206 é melhor, para além de ser mais barato. O 206bw tem exactamente as mesmas caracteristicas que o 226, 2ms de tempo de acesso, contrast ratio 3000:1 resolução máx. de 1680, a unica diferença são as polegadas. Neste caso como o 226 não vai para além dos 1680 de resolução acaba por ser inferior em qualidade de imagem ao 206, pois a área de ecrã é maior e torna-se mais pixelizado. :)
 
Boas

Super.Sonic, a databox tem loja de venda ao publico??se sim onde; fui ver o site deles e parecem ser só distribuidores...
Também pretendo comprar um monitor e não estava com vontade de dar mais de 250 euros, esse que tu compraste parece ser uma boa escolha, se alguém souber de um melhor pelo mesmo preço, agradeço :)
 
Boa noite Pepelegal, realmente não tenho conhecimento que a databox tenha alguma loja de venda ao publico. Trabalho numa empresa de TI e temos vários fornecedores, *****, databox, etc, como tal sempre que quero comprar alguma coisa compro-lhes sempre a eles, (a não ser que seja qualquer coisa insignificante). Sai mais barato :)
Em relação ao monitor é realmente uma boa escolha e já o vi à venda por cerca de 270€ num site qualquer, quando o achar novamente meto aqui o link para ti.

um abraço
 
Última edição:
Back
Topo