NOS Tarifário WTF [Ler 1º post]

Exactamente, haver apps que não contem tráfego enquanto tenhas dados para gastar não foi o problema levantado pela ANACOM.

A ANACOM simplesmente diz que se querem oferecer 15Gb para determinadas apps, não diferenciem o tráfego. Não há justificação para diferenciar o tráfego, ofereçam os 15Gb, fim de história.

O incrível é haver quem se coloque ao lado das operadoras nesta historieta...
 
Se o problema é não ter limite...metem um limite (extremamente alto)
quem disse ?

Mesmo... Há imensa gente que não entende o quão grave é esta situação desde o início. Só não sei como não se levantou este problema mais cedo. Realmente a ANACOM anda a dormir.

Porque os ilimitados naquelas aplicações cobriam uma boa parte das necessidades da , possivelmente, maioria dos clientes
 
Última edição:
quem disse ?



Porque os ilimitados naquelas aplicações cobriam uma boa parte das necessidades da , possivelmente, maioria dos clientes
Não digo o contrário, aliás, cobrem as minhas. No entanto, sempre percebi que aquilo era uma injustiça em relação a outras apps. Agora que uso muito mais o iPhone para trabalho, vejo que fazia falta apps "grátis" como o iCloud, o Google Drive, etc... Mas não estão incluídas e gasto imenso plafond nelas, quando tenho dezenas de GB para uma app como o Snapchat, que nem uso...
 
Não digo o contrário, aliás, cobrem as minhas. No entanto, sempre percebi que aquilo era uma injustiça em relação a outras apps. Agora que uso muito mais o iPhone para trabalho, vejo que fazia falta apps "grátis" como o iCloud, o Google Drive, etc... Mas não estão incluídas e gasto imenso plafond nelas, quando tenho dezenas de GB para uma app como o Snapchat, que nem uso...

se fores meo usa o meo drive que nao gasta trafego penso eu!
 
Google Drive é armazenamento cloud, não é GPS. :P
Acho que ele queria dizer MEO Cloud, que não gasta tráfego no Moche, mas neste caso sou Yorn. Já fui Moche mas a rede da MEO era uma porcaria na minha zona. Para além disso, o MEO Cloud é muito limitado, usar aquilo para trabalho é horrível. Uma simples foto demora anos a abrir ...
Neste momento uso bastante o Google Drive, apenas por ter 15GB grátis, mas estou com ideias de passar tudo para o iCloud por uma questão de segurança. Sabem como é a Google... Vocês é que são o produto xD.
 
Isto agora a MEO,Vodafone e NOS estão a ver quem se mexe primeiro, ver o que é que a concorrencia vai fazer para nos fazermos pouco melhor ou igual.
 
Mas alguém acha que isto vai melhorar a oferta ao consumidor? Vai piorar. As operadoras agem em conjunto e em cartel. A ANACOM não passa de um conjunto de pacovios. Quem manda são as empresas e acabou a história.

Eu trabalho para uma grande empresa portuguesa (não deste ramo mas a lógica é sempre a mesma) e sem espinhas a lógica é esta... Lucro. Clientes? Dont know dont care. Funcionários? Dont know dont care.

Se a ANACOM pensa que vai fazer algo às operadoras acorde. Vamos simplesmente levar com um corte nos tarifários e mais nada. A maneira mais simples para as operadoras resolverem isto é apenas acabar com o tráfego ilimitado (ou muito elevado) em apps. Desconta tudo do plafond. A operadora diz que foi obrigada e blablablá e o cliente come e cala porque as três fazem a mesma coisa. Resumo da história? ANACOM resolve o problema da discriminação das apps, arranja tarifários piores aos clientes.
 
Cá para mim dobram a internet desses tarifários e pronto. Por ex, o de 5Gb passa a 10 e acabam-se as apps gratuitas.
Por acaso também aposto em algo assim. Mas nos tarifários mais baixos?
De 500mb passa para 1gb? De 1gb passa para 2gb? Não é nada vantajoso para o cliente desse jeito. Especulando assim por alto, diria que a Pur que havia nas apps vai levar uma redução e vai virar tráfego geral. Aposto que o de 500mb terá 5gb gerais, o de 1gb terá 10gb gerais e o de 5gb terá 15gb gerais. Mas claro, eu nada sei. É só um palpite inocente. Mas era bom haver mais tráfego para todos. O ideal 15gb de net para todos. E só variar os minutos...
 
A solução mais fácil para a operadora é simplesmente riscar o tráfego das apps e manter tudo igual. E que vai fazer o cliente? Se todas fizerem isso o cliente come e cala. Para que dar mais tráfego se podem fazer isto e o cliente comer e calar?
 
Ó amigos... está-vos a escapar uma coisa... É que leram as notícias, mas não leram a deliberação. A deliberação está depois deste blabla todo nas últimas três páginas deste documento: https://www.anacom.pt/streaming/decZeroRating03072018.pdf?contentId=1456081&field=ATTACHED_FILE

E são ditas duas coisas:
1) Que o tráfego de apps, estando disponível em Portugal, pelas regras do roaming também tem de estar disponível para utilização em todo o espaço europeu (sendo tráfego ilimitado em território nacional, existe uma PUR para espaço europeu que basicamente tem a ver com quanto pagam - quanto mais pagarem por mês, mais tráfego têm em espaço europeu)

2) Quanto for esgotado o plafond geral de apps, passa a ser obrigatório cortar o plafond específico. Só isto. Ou seja, pegando no WTF W, quando forem esgotados os 500 MB gerais do plafond geral e vos cortarem o acesso a esse plafond (ou diminuírem a velocidade para 128 kbps), eles são também obrigados a cortar o acesso (ou diminuir para 128 kbps) às apps de tráfego ilimitado (spotify, etc.), ccoisa que não acontecia até aqui.


Do lado das operadores é muito fáil implementar. Do lado dos clientes também... basta tentarem não gastar mais que 490 MB (WTF W) por mês para nada vos acontecer. E nada vai mudar.

A neutralidade da internet continua em causa. Esta deliberação tem pouco ou nenhum efeito.
 
Mas o tráfego das apps vai acabar. Nao podem dar tráfego especial para umas apps e não dar para outras. Ou dão para todas ou para nenhuma. Isso é que é ser neutral. E qual acham que as operadoras vão escolher? Para nenhuma claro!

Eu tenho os 5GB (mais 5GB Youtube). Guess what? Vai se acabar os 5GB para YouTube. E não chias. Estás mal? Muda te. Há espera nas outras é igual. Tcharan.
 
Nao podem dar tráfego especial para umas apps e não dar para outras.
A deliberação da ANACOM continua a permitir esse tipo de comportamento. Tens de ir ver em concreto o que foi decidido naquele documento que citei.

As apps com tráfego reservado vão continuar a existir, basta ver o que disse o presidente da Vodafone Portugal: https://www.dinheirovivo.pt/empresa...o-zero-rating-e-prejudicial-para-os-clientes/
...
“No que diz respeito aos tarifários com pacotes de dados específicos para utilização de apps – ofertas ‘zero-rating’ – o Regulador entende que, de acordo com o regulamento sobre neutralidade de rede, os operadores terão de passar a barrar a utilização desses pacotes específicos para Apps, sempre que o cliente fique impedido de utilizar o pacote de dados genérico (por exemplo, pelo facto de o ter esgotado e não ter saldo para renovação do mesmo)”, refere a Vodafone. “Teremos, assim, de fazer esta adaptação nos nossos tarifários pré-pagos, apesar de considerarmos que a mesma será prejudicial para os clientes, que hoje conseguem utilizar na integra os pacotes de dados incluídos nos seus tarifários”, considera.
 
Back
Topo