TDT - Tópico Oficial

E nada melhor para tal que o mês de Maio com as finais dos grandes jogos de futebol. E para além das operadoras pagas, tem também o canal em time-sharing TDT para as emissões, que eu duvido que a SIC ou a TVI façam grande proveito, a não ser em ocasiões especiais para eventos internacionais.

Esse tal canal em time-sharing vai dar uma grande guerra entre as privadas. A RTP provavelmente está-se a lixar para o "Canal HD", porque vai lançar um canal próprio, agora a SIC e a TVI é que parece mais complicado. Ou vai haver uma boa gestão de tempo, ou vai haver porrada entre o José Eduardo Moniz e o Francisco Pinto Balsemão. Se há coisa que sou contra é time-sharing com canais vindos de empresas distintas. Gostava que a nossa TDT se assemelhasse à TDT sueca, mas em Portugal, um país onde ainda se paga as refeições escolares nas escolas públicas, não se deve esperar tal coisa.

Fiquem Bem.
 
Esse tal canal em time-sharing vai dar uma grande guerra entre as privadas.

Sim, sim. "Ó Moniz hoje não transmites as telenovelas em HD porque tenho aqui uma nova novela da Globo" ou "Pessoal, larguem lá o HD porque tenho aqui o Benfica - Sporting para transmitir". Vai dar barraca...

Continuo a achar que este canal partilhado em simultâneo com o 5º não vai arrancar porque não é só a questão da partilha, é que quando se está a usar o HD os outros têm de baixar a sua qualidade no SD (segundo ouvi dizer, passava dos 2.2Mbps para 1.8Mbps). Não dá para enfiar o Rossio na Betesga.
 
Última edição:
A box mais básica custa 50€??:eek:

Bolas...:eek:

Coitados daquelas pessoas que mal dinheiro têm para comer, quanto mais para pagar uma box de 50€!:eek:

Se fosse 5€ ou 10€, ainda era uma coisa... E mesmo assim haveriam muitas pessoas que não a conseguiriam comprar!

Onde é que já se viu isto...:eek:


em frança custam 9 €
 
Não digam isso! Eu desde que vi uma reportagem sobre miséria extrema, mas lá na barraca estava a antena da TvCabo.... deixei de acreditar em Pais Natais! Então algumas pessoas mal têm dinheiro para comer, mas dão-se ao LUXO de pagar Tvcabo ou o que quer que seja?
Como é verdade, há casos e casos.
 
(...)Continuo a achar que este canal partilhado em simultâneo com o 5º não vai arrancar porque não é só a questão da partilha, é que quando se está a usar o HD os outros têm de baixar a sua qualidade no SD (segundo ouvi dizer, passava dos 2.2Mbps para 1.8Mbps). Não dá para enfiar o Rossio na Betesga.

Desculpa mas isso está errado.
A emissão HD não afectará o espaço dos SD.

Caso um canal esteja disponível em ambas as resoluções, o utilizador terá sempre a melhor resolução possível. Existe um parâmetro que indica ao receptor, que um dado serviço está disponível também em alta definição, e neste caso, o receptor mostra apenas a versão em alta definição, mesmo que o utilizador tenha seleccionado o número de canal correspondente à emissão em resolução normal.
 
Nesse caso qual o bitrate a usar nos canais?
Segundo a tabela que estava a circular, os 4 canais ocupavam 9Mbps, o 5º 7Mbps pelo que não sobraria grande para outro canal HD.

Todos os 5 canais SD terão o mesmo bitrate (2,2 Mbps)

As tabelas já foram alteradas 4x desde o arranque do projecto.

O canal HDS (HD Simulcast) terá 7.31 Mbps.

Até dia 26 de Abril poderá ser novamente alterado.
 
Então o 5ª canal já não vai ser HD?

24h em HD só em operadoras externas (ZON, MEO etc...).
Esta decisão tem dividido muita gente, já houveram vários recuos.

No entanto o quinto canal transmitirá sempre em HD no HDS caso nenhum dos 4 canais apresente nenhum conteúdo em HD, portanto o HDS estará sempre a funcionar 24/7.

O HDS será um serviço de TV que será partilhado por todos os canais de TV para a emissão de conteúdos em HD. Isto irá acontecer até que hajam emissões regulares de conteúdos em alta definição de cada canal. Mesmo que os utilizadores não possuam um receptor HD, estas emissões terão de ser simultaneamente em definição normal e alta definição.
 
A RTP não vendeu. Fez apenas partilha de direitos. Se a RTP bem entender até pode passar todos os jogos do mundial em HD como operador exclusivo em HD. Se a RTP bem entender pode passar todos os jogos do Mundial na RTP HD aniquilando a SportTV como concorrente no mercado de televisão paga durante a altura do Mundial.

Fica Bem.

Quem partilha é a SPORTTV, que comprou a totalidade dos jogos.
 
Não digam isso! Eu desde que vi uma reportagem sobre miséria extrema, mas lá na barraca estava a antena da TvCabo.... deixei de acreditar em Pais Natais! Então algumas pessoas mal têm dinheiro para comer, mas dão-se ao LUXO de pagar Tvcabo ou o que quer que seja?
Como é verdade, há casos e casos.

Sabes bem que o pessoal pode não ter dinheiro para comer, mas a bola é sagrada. Se procurares no google por "polícia no bairro da torre" vais ter uma fotografia das barracas no bairro da torre com 4 antenas da TVCabo

Desculpa mas isso está errado.
A emissão HD não afectará o espaço dos SD.

Caso um canal esteja disponível em ambas as resoluções, o utilizador terá sempre a melhor resolução possível. Existe um parâmetro que indica ao receptor, que um dado serviço está disponível também em alta definição, e neste caso, o receptor mostra apenas a versão em alta definição, mesmo que o utilizador tenha seleccionado o número de canal correspondente à emissão em resolução normal.

Andaste a ler o documento de sinalização do TDT...
Não eras tu que dizias que o 5º canal seria sempre em HD, e que não haveria timesharing do HD ...?
 
Quem partilha é a SPORTTV, que comprou a totalidade dos jogos.

Diz-me como é que a SportTV comprou a totalidade dos direitos se nem sequer é membro da UER??? Os direitos do Mundial de 2010 foram vendidos à quatro anos atrás pela UER, exclusivamente aos seus membros (da qual a RTP faz parte).

Fica Bem.
 
Andaste a ler o documento de sinalização do TDT...
Não eras tu que dizias que o 5º canal seria sempre em HD, e que não haveria timesharing do HD ...?

Era isso que estava previsto na altura em que eu referi, alías o timesharing tinha sido recusado por 2 estações, mas ao que tudo indica será colocado à prova. o 5º canal arrancará em HD, mas por limitação técnica na TDT terá que partilhar o espaço HD com os outros 4 até ao fim do ASO. Ou seja a fonte virá em HD.
 
Diz-me como é que a SportTV comprou a totalidade dos direitos se nem sequer é membro da UER??? Os direitos do Mundial de 2010 foram vendidos à quatro anos atrás pela UER, exclusivamente aos seus membros (da qual a RTP faz parte).

Fica Bem.

Desde que a RTP vendeu os direitos à SPORT TV, em troca dos direitos de 1 jogo da Liga Sagres por semana, em 2008-2010, e 12 Milhões de €.

Desta forma, a SportTV tem os direitos de todos os jogos do Mundial de 2010, e a RTP poderá transmitir apenas os jogos da Selecção.

Quanto a mim foi um péssimo negócio.

Era isso que estava previsto na altura em que eu referi, alías o timesharing tinha sido recusado por 2 estações, mas ao que tudo indica será colocado à prova. o 5º canal arrancará em HD, mas por limitação técnica na TDT terá que partilhar o espaço HD com os outros 4 até ao fim do ASO. Ou seja a fonte virá em HD.

Não existe nenhum requisito no concurso do 5º canal a ser transmitido em HD, nem nos cadernos de encargos do TDT. Essa do 5º canal ser em HD é uma fantasia tua.
 
Sabes bem que o pessoal pode não ter dinheiro para comer, mas a bola é sagrada. Se procurares no google por "polícia no bairro da torre" vais ter uma fotografia das barracas no bairro da torre com 4 antenas da TVCabo



Andaste a ler o documento de sinalização do TDT...
Não eras tu que dizias que o 5º canal seria sempre em HD, e que não haveria timesharing do HD ...?

Nesta foto ate da para ver mais
Vale+cHicharos+3
 
Desde que a RTP vendeu os direitos à SPORT TV, em troca dos direitos de 1 jogo da Liga Sagres por semana, em 2008-2010, e 12 Milhões de €.

Desta forma, a SportTV tem os direitos de todos os jogos do Mundial de 2010, e a RTP poderá transmitir apenas os jogos da Selecção.

Quanto a mim foi um péssimo negócio.

Não é só os da selecção (se ela lá estiver, que eu duvido :mad: ) também tem o direito sobre o jogo de abertura, alguns dos quartos-finais, um da meia-final e o da final. Entre mais alguns jogos lá para o meio.
Tendo em conta que tenho dúvidas que a selecção lá esteja, se calhar até foi um bom negócio.
 
24h em HD só em operadoras externas (ZON, MEO etc...).
Esta decisão tem dividido muita gente, já houveram vários recuos.

No entanto o quinto canal transmitirá sempre em HD no HDS caso nenhum dos 4 canais apresente nenhum conteúdo em HD, portanto o HDS estará sempre a funcionar 24/7.

O HDS será um serviço de TV que será partilhado por todos os canais de TV para a emissão de conteúdos em HD. Isto irá acontecer até que hajam emissões regulares de conteúdos em alta definição de cada canal. Mesmo que os utilizadores não possuam um receptor HD, estas emissões terão de ser simultaneamente em definição normal e alta definição.
Existem boxes que não sejam HD Ready?

Btw, não percebo porque é que não se atribuem logo frequências para todos poderem emitir em HD...
 
Back
Topo