Operadora Sueca reorganiza estratégia europeia e decide sondar interessados no negócio em Portugal, liderado por Ignácio de Monti.
Alda Martins e Tiago Freire
A Tele2 está a estudar a possibilidade de sair do mercado português. A decisão de procurar potenciais compradores é recente e responde às indicações da casa-mãe sueca.
Fonte do gabinete de relações com os investidores da Tele2 na Suécia disse ao Diário Económico que não vão “comentar rumores”, mas confirmou que a empresa está a desinvestir em alguns negócios a nível europeu e a focar-se no móvel e internet via ADSL, através da rede fixa.
O Diário Económico tentou saber junto da empresa em Portugal qual o racional que está por trás desta decisão uma vez que a área de internet via ADSL é uma das últimas apostas da Tele2 em Portugal. Já em Janeiro de 2007, o director geral da Tele2 Portugal, Ignacio de Montis, anunciou um investimento em ADSL de cerca de 100 milhões de euros até 2009. O objectivo passava por angariar 250 mil novos clientes sobretudo conquistando mercado à Portugal Telecom (PT). Só com a factura única a empresa sueca captou cerca de 130 mil novos clientes em 2006.
Desta forma a decisão de sair do mercado português pode estar exclusivamente ligada ao rearranjo de portfólio que a casa-mãe está a executar, aproveitando para canalizar a sua capacidade de investimento para mercados que garantam um retorno mais imediato. Fonte oficial recusou, no entanto, fazer quaisquer comentários.
Apesar de não existir qualquer decisão tomada, o Diário Económico sabe que o ‘dossier Tele2’ já chegou à mesa de algumas empresa de telecomunicações que poderiam ganhar com a agregação do negócio da empresa sueca.
A Tele2 junta-se assim à Oni que também já sondou o mercado tentando avaliar a receptividade dos concorrentes à compra do seu segmento de residencial, avaliado entre 30 a 40 milhões de euros, tal como o Diário Económico noticiou recentemente. Este valor faz parte de uma avaliação que foi feita antes da concretização da compra da Oni pelo actuais accionistas e permitiu que fossem “sondados” potenciais compradores deste negócio, entre eles a Vodafone, a ArTelecom e a própria PT. Em causa está o reenfoque da actual administração da Oni nos segmentos de ‘corporate’ - grandes empresas - e administração pública.
Desde a sua entrada em Portugal, a Tele2 foi a mais forte atacante do mercado fixo da PT, tendo conquistado uma quota de 15% e mais de 400.000 clientes em três anos de actividade.
Sueca encerra unidades em três países
Desde o final de Janeiro que a operadora sueca tem vindo a restruturar o seu negócio e já alienou a operação em três países. Inicialmente vendeu a Tele2 Benelux, por 255 milhões de euros, à Versatel Telecom, negócio que foi concretizado ontem, através da alienação da unidade na Bélgica e na Holanda. Em Outubro do ano passado, a sueca já tinha vendido o seu negócio no segmento fixo e de banda larga em França à SFR, por quase 350 milhões de euros, embora continue a operar no sector móvel. A Tele 2 nasceu em 1991 e, em 1993, lançou uma rede de telefone fixo na Suécia. A expansão internacional começou em 1998, com a entrada na Estónia, Alemanha, Suíça e Luxemburgo. Seguiu-se a abertura de negócios na Áustria, França e Itália, em 1999. A Tele2 opera actualmente em 19 países da Europa.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edic...on_impresa/empresas/pt/desarrollo/746997.html
Alda Martins e Tiago Freire
A Tele2 está a estudar a possibilidade de sair do mercado português. A decisão de procurar potenciais compradores é recente e responde às indicações da casa-mãe sueca.
Fonte do gabinete de relações com os investidores da Tele2 na Suécia disse ao Diário Económico que não vão “comentar rumores”, mas confirmou que a empresa está a desinvestir em alguns negócios a nível europeu e a focar-se no móvel e internet via ADSL, através da rede fixa.
O Diário Económico tentou saber junto da empresa em Portugal qual o racional que está por trás desta decisão uma vez que a área de internet via ADSL é uma das últimas apostas da Tele2 em Portugal. Já em Janeiro de 2007, o director geral da Tele2 Portugal, Ignacio de Montis, anunciou um investimento em ADSL de cerca de 100 milhões de euros até 2009. O objectivo passava por angariar 250 mil novos clientes sobretudo conquistando mercado à Portugal Telecom (PT). Só com a factura única a empresa sueca captou cerca de 130 mil novos clientes em 2006.
Desta forma a decisão de sair do mercado português pode estar exclusivamente ligada ao rearranjo de portfólio que a casa-mãe está a executar, aproveitando para canalizar a sua capacidade de investimento para mercados que garantam um retorno mais imediato. Fonte oficial recusou, no entanto, fazer quaisquer comentários.
Apesar de não existir qualquer decisão tomada, o Diário Económico sabe que o ‘dossier Tele2’ já chegou à mesa de algumas empresa de telecomunicações que poderiam ganhar com a agregação do negócio da empresa sueca.
A Tele2 junta-se assim à Oni que também já sondou o mercado tentando avaliar a receptividade dos concorrentes à compra do seu segmento de residencial, avaliado entre 30 a 40 milhões de euros, tal como o Diário Económico noticiou recentemente. Este valor faz parte de uma avaliação que foi feita antes da concretização da compra da Oni pelo actuais accionistas e permitiu que fossem “sondados” potenciais compradores deste negócio, entre eles a Vodafone, a ArTelecom e a própria PT. Em causa está o reenfoque da actual administração da Oni nos segmentos de ‘corporate’ - grandes empresas - e administração pública.
Desde a sua entrada em Portugal, a Tele2 foi a mais forte atacante do mercado fixo da PT, tendo conquistado uma quota de 15% e mais de 400.000 clientes em três anos de actividade.
Sueca encerra unidades em três países
Desde o final de Janeiro que a operadora sueca tem vindo a restruturar o seu negócio e já alienou a operação em três países. Inicialmente vendeu a Tele2 Benelux, por 255 milhões de euros, à Versatel Telecom, negócio que foi concretizado ontem, através da alienação da unidade na Bélgica e na Holanda. Em Outubro do ano passado, a sueca já tinha vendido o seu negócio no segmento fixo e de banda larga em França à SFR, por quase 350 milhões de euros, embora continue a operar no sector móvel. A Tele 2 nasceu em 1991 e, em 1993, lançou uma rede de telefone fixo na Suécia. A expansão internacional começou em 1998, com a entrada na Estónia, Alemanha, Suíça e Luxemburgo. Seguiu-se a abertura de negócios na Áustria, França e Itália, em 1999. A Tele2 opera actualmente em 19 países da Europa.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edic...on_impresa/empresas/pt/desarrollo/746997.html