Tele2 estuda abandonar Portugal

Taxista

Banido
Operadora Sueca reorganiza estratégia europeia e decide sondar interessados no negócio em Portugal, liderado por Ignácio de Monti.

Alda Martins e Tiago Freire

A Tele2 está a estudar a possibilidade de sair do mercado português. A decisão de procurar potenciais compradores é recente e responde às indicações da casa-mãe sueca.

Fonte do gabinete de relações com os investidores da Tele2 na Suécia disse ao Diário Económico que não vão “comentar rumores”, mas confirmou que a empresa está a desinvestir em alguns negócios a nível europeu e a focar-se no móvel e internet via ADSL, através da rede fixa.

O Diário Económico tentou saber junto da empresa em Portugal qual o racional que está por trás desta decisão uma vez que a área de internet via ADSL é uma das últimas apostas da Tele2 em Portugal. Já em Janeiro de 2007, o director geral da Tele2 Portugal, Ignacio de Montis, anunciou um investimento em ADSL de cerca de 100 milhões de euros até 2009. O objectivo passava por angariar 250 mil novos clientes sobretudo conquistando mercado à Portugal Telecom (PT). Só com a factura única a empresa sueca captou cerca de 130 mil novos clientes em 2006.

Desta forma a decisão de sair do mercado português pode estar exclusivamente ligada ao rearranjo de portfólio que a casa-mãe está a executar, aproveitando para canalizar a sua capacidade de investimento para mercados que garantam um retorno mais imediato. Fonte oficial recusou, no entanto, fazer quaisquer comentários.

Apesar de não existir qualquer decisão tomada, o Diário Económico sabe que o ‘dossier Tele2’ já chegou à mesa de algumas empresa de telecomunicações que poderiam ganhar com a agregação do negócio da empresa sueca.

A Tele2 junta-se assim à Oni que também já sondou o mercado tentando avaliar a receptividade dos concorrentes à compra do seu segmento de residencial, avaliado entre 30 a 40 milhões de euros, tal como o Diário Económico noticiou recentemente. Este valor faz parte de uma avaliação que foi feita antes da concretização da compra da Oni pelo actuais accionistas e permitiu que fossem “sondados” potenciais compradores deste negócio, entre eles a Vodafone, a ArTelecom e a própria PT. Em causa está o reenfoque da actual administração da Oni nos segmentos de ‘corporate’ - grandes empresas - e administração pública.

Desde a sua entrada em Portugal, a Tele2 foi a mais forte atacante do mercado fixo da PT, tendo conquistado uma quota de 15% e mais de 400.000 clientes em três anos de actividade.


Sueca encerra unidades em três países
Desde o final de Janeiro que a operadora sueca tem vindo a restruturar o seu negócio e já alienou a operação em três países. Inicialmente vendeu a Tele2 Benelux, por 255 milhões de euros, à Versatel Telecom, negócio que foi concretizado ontem, através da alienação da unidade na Bélgica e na Holanda. Em Outubro do ano passado, a sueca já tinha vendido o seu negócio no segmento fixo e de banda larga em França à SFR, por quase 350 milhões de euros, embora continue a operar no sector móvel. A Tele 2 nasceu em 1991 e, em 1993, lançou uma rede de telefone fixo na Suécia. A expansão internacional começou em 1998, com a entrada na Estónia, Alemanha, Suíça e Luxemburgo. Seguiu-se a abertura de negócios na Áustria, França e Itália, em 1999. A Tele2 opera actualmente em 19 países da Europa.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edic...on_impresa/empresas/pt/desarrollo/746997.html
 
esse jornal é conhecido por fazer "fretes".....
e, dada a adesão que a tele2 está a ter, não admira que queiram proteger a pt da fuga em massa de clientes...
portanto, resta aguardar para ver se a situação é verdadeira...
 
No caso da Tele2 não sei, embora se saiba que isto de multinacionais, muitas vezes decidem coisas repentinamente e lá vai disto. Em relação ao que dizem da Oni é perfeitamente visível que é verdade. Neste momento querem que os clientes debandem e, enquanto isso, devem estar a fazer um "forcing" para os despachar para outro operador.
 
Estão mesmo a vender

Reparem que a estratégia destas empresas, em países pequenos, é simples:

a) Entrar no mercado com preços até abaixo de custo, se fôr preciso

b) Angariar clientes, o mais possível, o mais depressa possível a qualquer custo

c) Vender a carteira de clientes a quem mais der

A Tele2 saiu de França... afirmando que o mercado era demasiado competitivo !!!



Boas dores de cabeça

BenUr-On
 
Reparem que a estratégia destas empresas, em países pequenos, é simples:

a) Entrar no mercado com preços até abaixo de custo, se fôr preciso

b) Angariar clientes, o mais possível, o mais depressa possível a qualquer custo

c) Vender a carteira de clientes a quem mais der

A Tele2 saiu de França... afirmando que o mercado era demasiado competitivo !!!



Boas dores de cabeça

BenUr-On


Aqui não há competição, basicamente é por ai.
 
Reparem que a estratégia destas empresas, em países pequenos, é simples:

a) Entrar no mercado com preços até abaixo de custo, se fôr preciso

b) Angariar clientes, o mais possível, o mais depressa possível a qualquer custo

c) Vender a carteira de clientes a quem mais der

A Tele2 saiu de França... afirmando que o mercado era demasiado competitivo !!!



Boas dores de cabeça

BenUr-On


A tele2 em frança ainda continua, que empresa é que comprou a Tele2 ? A empresa que comprou a tele 2 francesa pode usar o nome "Tele 2" ?

Cumpr. sheers.
 
Mas a ONI já não pertence au grupo sonae? tenho ideia que sim

A Oni pertencia à EDP (posição maioritária, mais de 50%), ao BCP e outros investidores. A Sonae não detinha qualquer participação, pelo menos qualificada.

Actualmente, a Oni pertence a um grupo de investimento estrangeiro, que adquiriu 100% do capital. Vão-se dedicar ao mercado empresarial e estão a "dar com os pés" (e nos clientes) no mercado residencial.
 
A Oni pertencia à EDP (posição maioritária, mais de 50%), ao BCP e outros investidores. A Sonae não detinha qualquer participação, pelo menos qualificada.

Actualmente, a Oni pertence a um grupo de investimento estrangeiro, que adquiriu 100% do capital. Vão-se dedicar ao mercado empresarial e estão a "dar com os pés" (e nos clientes) no mercado residencial.

Lol, pois com o TS que demonstram só mesmo para navegação e mails.
 
Bah, é so masi uma empresa em que o que interessa é fazer dinheiro rápido.

Sobre a Tele2 so digo o que o meu avô dizia, "O barato sai caro".


abraços
 
esse jornal é conhecido por fazer "fretes".....
e, dada a adesão que a tele2 está a ter, não admira que queiram proteger a pt da fuga em massa de clientes...
portanto, resta aguardar para ver se a situação é verdadeira...

Aqui não há competição, basicamente é por ai.

tinfoil-hat.jpg


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Bah, é so masi uma empresa em que o que interessa é fazer dinheiro rápido.

Sobre a Tele2 so digo o que o meu avô dizia, "O barato sai caro".


abraços

Aconteça o que acontecer, a Tele2 não tem propriamente uma imagem global que se guie pela estabilidade, é low-cost e mais nada o resto é "bonus"...
 
Posso confirmar que a Tele2, cá em Portugal, já vai sendo oferecida a outros operadores faz algum tempo, querem mesmo sair.

[[]]'s
 
Aconteça o que acontecer, a Tele2 não tem propriamente uma imagem global que se guie pela estabilidade, é low-cost e mais nada o resto é "bonus"...

Antes low-cost que high-cost, supostamente estável mas, ao fim e ao cabo, com um serviço reles, estilo Netcabo e Sapo, e até mesmo Clix e Oni, onde pagas mais e acabas por ter o mesmo ou até pior nível de qualidade...

Eu sou cliente Tele2 (chamadas telefónicas) há uma série de tempo e não tenho a mínima razão de queixa, ao contrário do que passava com a PT, que era só comer e dar muito pouco e mau.
 
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