Temperatura de Chipset e Estabilidade. Qual a relação?

v0rlon

Power Member
Olá malta gostaria de saber se existe alguma relação directa entre a temperatura do chipset e a estabilidade do sistema. Falo em diferenças de 5 graus sensivelmente.

Pergunto-vos isto pois verifiquei uma aparente estabilidade do meu sistema quando mudei a pasta termica do meu nforce3 em que reduzi a temperatura cerca de 5graus. Anteriormente não conseguia por o cpu a 2618 MHz com o HT Link a 872.8 MHz. O prime dava-me logo erro agora ja o corri cerca de meia hora sem problemas...mas vou testar com mais tempo, mesmo assim já se aguenta muito mais tempo que anteriormente.

Já agora o sistema é:
-Asus k8n nforce3
-Sempron 64b 3100+ @2600mhz (stock 1800mhz)
-2x 512 memoria oem a 187mhz



Elucidem-me :)

Cumprimentos.
 
Última edição:
Muito bem! primeiro passo já fio dado e com bons resultados.

A relação é mesmo essa, quanto mais frias as coisas estiverem, melhor...

Agora experimenta por um dissipador a sério no chipset (se ainda tens o de origem) e usar uma ventoinha de 40x40mm, mesmo dessas silenciosas, "talvez" baixes a temperatura do chipset mais uns 5º, e assim "talvez" cossigas mais overclock.

Cumprimentos
Judas
 
Muito bem! primeiro passo já fio dado e com bons resultados.

A relação é mesmo essa, quanto mais frias as coisas estiverem, melhor...

Agora experimenta por um dissipador a sério no chipset (se ainda tens o de origem) e usar uma ventoinha de 40x40mm, mesmo dessas silenciosas, "talvez" baixes a temperatura do chipset mais uns 5º, e assim "talvez" cossigas mais overclock.

Cumprimentos
Judas


Obrigado pla resposta.

Então esta mesmo relacionado, confirma-se! Acho que vou fazer o que sujeres mas com cooler passivo q eu sou daqueles fanaticos do silencio qto menos fans melhor ;) . Alguma coisa que me possas aconselhar em termos de produtos?
 
Por falar nisso, apesar do SpeedFan me dar 30ºC para a motherboard (pensava eu que era a temperatura do chipset), pus um sensor dentro das lâminas do dissipador do chipset (passivo) e subiu até aos 48ºC (o dissipador, imaginem o chip :S).

Talvez por isso as memórias se fiquem pelos 280~290MHz e o CPU pelos 243MHz de FSB :(

Vou experimentar Artic Silver 5 + ventoinha pequena e digo-te coisas.

Judas, tu é que podias dizer-me algo. Tens uma motherboard muito semelhante :)

O cooler é ± assim, mas é preto:

cooler.jpg
 
Última edição:
Por falar nisso, apesar do SpeedFan me dar 30ºC para a motherboard (pensava eu que era a temperatura do chipset), pus um sensor dentro das lâminas do dissipador do chipset (passivo) e subiu até aos 48ºC (o dissipador, imaginei o chip :S).

Talvez por isso as memórias se fiquem pelos 280~290MHz e o CPU pelos 243MHz de FSB :(

Vou experimentar Artic Silver 5 + ventoinha pequena e digo-te coisas.

Judas, tu é que podias dizer-me algo. Tens uma motherboard muito semelhante :)

O cooler é ± assim, mas em alumínio anodizado(?) preto

cooler.jpg


YArrrkkss!!!! Tas a gozar cmg tb tenho sensores de temperatura tenho q ver se meto la um dentro pa testar.

Ah ja agora tb usei a Artic silver 5 claro! The best :D !

Ontem abri o bixo com paciencia tirei o cooler do chip o cooler da grafica e toma la, o cpu já tem claro eheh!

Realmente fiquei surpreendido com o resultado n tava a espera. Eu tenho pena é q o Nforce3 tenha o bug mta chato qu eé nao deixar o HT multiplier a 2x.
 
Por falar nisso, apesar do SpeedFan me dar 30ºC para a motherboard (pensava eu que era a temperatura do chipset), pus um sensor dentro das lâminas do dissipador do chipset (passivo) e subiu até aos 48ºC (o dissipador, imaginem o chip :S).

Talvez por isso as memórias se fiquem pelos 280~290MHz e o CPU pelos 243MHz de FSB :(

Vou experimentar Artic Silver 5 + ventoinha pequena e digo-te coisas.

Judas, tu é que podias dizer-me algo. Tens uma motherboard muito semelhante :)

O cooler é ± assim, mas é preto:

A minha board tras um coller assim, mas preto.. .tipico da asus... mas, tal como alguns membros aqui tambem já fizeram, pus o sensor no chipset e... grande susto, 57º !! a bios nem marcava 45º.... só visto... troquei a "cola termica" da asus por uma artic qualquer coisa e montei uma ventoinha de 40x40mm a rodar devagar (está a trabalhar a 8 volts, nem se ouve)... o resultado foi o chipset a 44º por sensor, e 39º na bios...

Conclusão, a bios, tal como esperado, faz leituras em função da versão da firmware... uma versão nova e temperaturas novas...

No teu caso em particular, se os encaixes do dissipador do chipset são os que estão na foto... o melhor é a ventoinha, eu ainda não encontrei nenhum dissipador á venda que possa levar ventoinha e tenha sistema de retenção assim... outra solução é colares um dissipador maior, mas... a ventoinha parece uma melhor ideia. E se estiver a rodar devagar, não faz mal, a diferença de temperatura é de uns 2º e o barulho é bem menor.

Cumprimentos
Judas
 
E como é que o vais prender nessa placa-mãe ?

Se os suportes são os da foto... os da foto são de 4 apoios de gancho....

Talvez consigas trocar os arames do dissipador original para esse... :)

Cumprimentos
Judas
 
HMmm! Na minha asus ele tem dois buracos, nao é por ganchos, parecidos com aquela posição e parece-me que é bastante ajustavel o dissipador devo conseguir por.
 
A minha é que é por ganchos :)

Eu depois mostro-te como ponho lá uma ventoinha sem mudar o dissipador...

Estás a ver aqueles arames revestidos de plástico que são usados no pão de forma? É mesmo isso :D
 
Penso que não vais notar grande diferença do stock cooler para esse zalman, mas mesmo assim força nisso. Os dissipadores para chipset NF3 são fixados atraves de presilhas com molas que encaixam em furaçoes na board, por isso não há preocupaçoes. No teu caso, penso que bastava arranjares um dissipador do tipo do NF2, eu arrajei um e tá a bulir na minha board. Assim poupei 5€ e o trabalho de ir á loja buscar o zalman.
PS: Agora existem uns zalman novos, do tipo do CNPS6000, mas para chipsets e arrefecem muito melhor que esse.
 
Sim ja estava ciente que era de presilha com mola dado que quando montei o pc o ano passado ja tinha verificado tal e ontem coloquei pasta termica nova. Obrigado na mesma pela ajuda.

De qq forma indicaste que talvez este cooler n vá ajudar muito. Falas de dois cooler um tipo para a NF2 e um novo zalman. Consegues explicar-me em que posso poupar e já agora mais alguma info que disponhas xuta.


ps: achas q deva gastar mais 5 miseros € e compre este:
zm_nbf47_eng.jpg



http://www.zalman.co.kr/eng/product/view.asp?idx=200&code=014

Se calhar mais vale. Deve ter mais poder de dissipaçao e tb é compativel com molas.
 
Última edição:
Sim ja estava ciente que era de presilha com mola dado que quando montei o pc o ano passado ja tinha verificado tal e ontem coloquei pasta termica nova. Obrigado na mesma pela ajuda.

De qq forma indicaste que talvez este cooler n vá ajudar muito. Falas de dois cooler um tipo para a NF2 e um novo zalman. Consegues explicar-me em que posso poupar e já agora mais alguma info que disponhas xuta.


ps: achas q deva gastar mais 5 miseros € e compre este:
zm_nbf47_eng.jpg


Se calhar mais vale. Deve ter mais poder de dissipaçao e tb é compativel com molas.

Não compreendo pq os coolers para NF3 variam tanto de fabricante para fabricante de boards. No teu caso (asus K8N) penso que o cooler do chipset seja um dissipador de cor azul e de baixo perfil. Isto para mim parece-me um bocado insuficiente, pois cheguei a ver DFI´s com dissipadores maiores com ventoinha incluída e tudo. Até mesmo dentro da DFI podemos encontrar cenas estranhas do tipo: A DFI lanparty NF3 para socket 754 usa um cooler semelhante ao que a Asus usa na K8N, enquanto que a DFI lanparty NF3 para socket 939 já usa um belo dissipador com uma ventoinha em cima. Penso que o chipset vai aquecer sensivelmente o mesmo quer seja skt 754, quer seja 939.

O que eu quis dizer á pco é que se arranjares um dissipador do tipo do NF2 numa board avariada, poupas 5€ e a deslocação á loja, pois este tipo de dissipador faz o serviço tão bem como o zalman que tens em mente.
Eu por exemplo arranjei o meu na escola. tava lá uma board avariada no armazem das cenas informáticas, pedi ao técnico e levei o cooler pa casa. Poupei 5€ e o trabalho de ir á loja (a gota tá cara).

Se meteres o zm_nbf47 ao barulho então já é outra coisa. este cooler já joga noutro campeonato, mesmo assim continua a não compensar o preço. tenta arranjar um bom cooler em boards avariadas ou até mesmo em placas gráficas avariadas, ja que algumas furaçoes são identicas. eu já tive um cooler do tipo ORB que era duma geforce 4 MX440 a funcionar como cooler do meu chipset. Acabei por troca-lo pelo cooler do NF2 que mesmo sendo passivo dissipa bem melhor que o ORB com ventoinha.

Cumps e dispoe sempre
 
Mas se queres dar um look altamente á board e não te importas com o preço então avança para o Zalman que é uma peça optima e dá um look muito fixe ao pc.
 
Max_ Clock, obrigado plas tuas dicas. Em termos de look sim acho porreiro e tal mas nao é isso q me levaa decidir por ele. É mais pela questão de que vai dissipar mais do que o outro qu falei há pouco e porque nao tem fan :)

Obrigado plas dicas ver se hoje arranjo tempo pa ir buscar um. Dps posto fotos e resultados de temps. Neste momento estou a 29º.


Edit: já fui buscar 1 :D
 
Última edição:
Max_ Clock, obrigado plas tuas dicas. Em termos de look sim acho porreiro e tal mas nao é isso q me levaa decidir por ele. É mais pela questão de que vai dissipar mais do que o outro qu falei há pouco e porque nao tem fan :)

Obrigado plas dicas ver se hoje arranjo tempo pa ir buscar um. Dps posto fotos e resultados de temps. Neste momento estou a 29º.


Edit: já fui buscar 1 :D

e que tal se tá a portar o bicho? posta aí umas pics po pessoal ver como ficou a coisa.
 
Algo me diz que ainda vou comprrar uma coisa dessas...

Já mudei a pasta térmica do meu chipset e o dissipador continua a "arder". Agora é esperar que a Artic Silver 5 assente e por também uma ventoinha.

E esse com ventoinha? :P
 
Agora subiu-me para os 31º. Vai oscilando.

ventoinha neste acho dificil colocar.

E agora tenho a minha Lcpower super silent, que deixou de ser silent, a fazer basqueiral da ventoinha la vou eu trocar isto.
 
Back
Topo