Termoacumulador (cilindro)

Bem, vou aproveitar aqui o tópico...

Temos cá em casa (apartamento) um esquentador que está a dar as últimas (até os botões de plástico de controlo já se desfizeram, agora para regular tenho de usar um alicate! :facepalm: )

Temos o esquentador na cozinha, e tenho nesse local espaço para colocar um Ariston Velis de 100L... Embora sejamos 5, raramente tomamos banho todos ao mesmo tempo, e meto chicote na malta toda para gastarem pouca água. (e para aproveitar a água que se gasta enquanto o esquentador demora a aquecer, enchemos baldes!)

Serão os 100L suficientes?
O Ariston Velis é uma boa opção? Ou há melhores com este formato compacto?
Ou será melhor comprar antes um bom esquentador?
O espaço para o instalar tem 51cm de largura, por 30 de profundidade e tenho 1.6m desde a bancada até ao tecto.

Haverá outra opção (que caiba neste local) mais eficiente? Em última instância, caso seja mesmo muito melhor, tipo da noite para o dia, poderia considerar retirar a porta e modificar o armário de forma a instalar algo mais profundo - isto se o aparelho tiver bom aspecto para poder ficar à vista na cozinha - por exemplo uma bomba de calor Nuos Eva A+ 110L ? (mas o custo de aquisição é mais do dobro, para não falar no custo de instalação e modificação do armário, e na questão visual menos agradável).

Um novo esquentador com termostato.
 
Muito obrigado... depois de ontem ter estado a ler, e a ler, e a ler sobre o assunto, também me convenço que o melhor é manter-me com um (bom) esquentador.

Também andava com a ideia de substituir o esquentador (Vulcano com uns 30 anos, dos primeiros com chama automática) por um termoacumulador mas passei por aqui e também fui investigar.

Parece uma excelente opção. Já viste alguns modelos que te tenham chamado á atenção?
 
Pessoal, em relacao ao termoacumulador o da ariston lydos hybrid, prometem a reduçao de 50% de consumo.
Sera verdade? Valerá apena o investimento? Ao que parece apenas a ariston tem este sistema hibrido.
 
Pessoal, em relacao ao termoacumulador o da ariston lydos hybrid, prometem a reduçao de 50% de consumo.
Sera verdade? Valerá apena o investimento? Ao que parece apenas a ariston tem este sistema hibrido.

É uma bomba de calor o modo de funcionamento, em que trabalha somente com o ar dentro de casa.
 
isso é tudo publicidade não há garantias dessa redução e essas afirmações são feitas com base em testes devidamente controlados em laboratório. Já para não falar em toda a parte electrónica mais suscetível a avarias. Andei nessa luta há uns meses e optei pelo mais simples um Videira em cobre. Baixa manutenção e a médio prazo menos chatices espero eu... Já para não falar que nos chamados inteligentes tem que trocar o anôdo de magnésio todos os anos
 
isso é tudo publicidade não há garantias dessa redução e essas afirmações são feitas com base em testes devidamente controlados em laboratório. Já para não falar em toda a parte electrónica mais suscetível a avarias. Andei nessa luta há uns meses e optei pelo mais simples um Videira em cobre. Baixa manutenção e a médio prazo menos chatices espero eu... Já para não falar que nos chamados inteligentes tem que trocar o anôdo de magnésio todos os anos
Boa tarde @DIsier podes dar uma ajuda sff? Uma familiar minha está a pensar em comprar um termoacumulador, Perguntava te se continuas satisfeito com a escolha? Os Videira não têm anôdo de magnésio? Tens ideia dos gastos do termoacumulador?
Obrigado
 
Viva. Exacto os termos que tem o anodo são normalmente com material em alumínio ou um revestimento na cuba. Aconselham mudar de x em x tempo normalmente um ano a ano mas mesmo em garantia esse serviço é pago! O Videira como tem cuba em cobre que é altamente resistente à corrosão não tem essa necessidade. Um de 80 litros anda a volta dos 400/450€
 
Já tive um Videira de 80 litros que serviu pouco mais de 10 anos até furar.Atualmente tenho outro da mesma marca mas de 100 litros.para já estou mais satisfeito com ele,tenho mais água quente disponivel,de 80 litros para mais de 2 pessoas não é boa ideia.A fonte de energia para aquecer a água do meu é um fogão a lenha
 
Boa noite , estou a restaurar uma casa,quero comprar um termoacumolador,somos 3 cá em casa pensei em comprar de 150l. Andei a pesquisar e realmente todos aconselham a marca videira ,o problema é o preço,sai um pouco do meu orçamento Alguém tem mais algum feedback de outros mais baratos?
 
Boa noite , estou a restaurar uma casa,quero comprar um termoacumolador,somos 3 cá em casa pensei em comprar de 150l. Andei a pesquisar e realmente todos aconselham a marca videira ,o problema é o preço,sai um pouco do meu orçamento Alguém tem mais algum feedback de outros mais baratos?
Pode ser impressão minha mas se fosse eu optava por outra marca. Tipo teka ou assim .

Meu pai comprou um videira ao fim de 2 anos e meio furou(mas é água do poço.) Tenho um dos mais baratos que há marca junkers prai a 4/5 anos ainda funcio 5*. Será que a diferença de preço compensa ?
A nao ser que seja na eficiência que trará benefício no consumo energético.
 
Pode ser impressão minha mas se fosse eu optava por outra marca. Tipo teka ou assim .

Meu pai comprou um videira ao fim de 2 anos e meio furou(mas é água do poço.) Tenho um dos mais baratos que há marca junkers prai a 4/5 anos ainda funcio 5*. Será que a diferença de preço compensa ?
A nao ser que seja na eficiência que trará benefício no consumo energético.
Estou inclinado para um da junkers tronic 1001-grandes capacidades . Tem feito a manutenção que dizem ?
 
O meu da ariston, sendo o fleck duo 7,sem usar os extras que tem, programação inteligente etc, ou seja, sempre programado para nos 80 graus, é de 80 lts, para 4 pessoas cinco estrelas, só o termo na factura da luz pesa 41 com IVA.
 
- Usar uma tomada inteligente e programar as horas em que é previsível utilizar a água quente. Para isso é estudar o comportamento de aquecimento e arrefecimento durante todo o dia;

Isso é uma má prática. Onde o termoacumulador gasta a maior quantidade de energia é precisamente a levar os 80/100L de água da temperatura ambiente à definida. Manter esta temperatura gasta comparativamente bastante menos energia.
Desligá-lo da tomada para o obrigar a re-aquecer tudo quando for necessário vai fazer com que gastes mais energia em quase todas as situações. Especialmente se é usado diariamente.

Desliguem da tomada se forem de férias. Caso contrário deixem-nos ligados, vão poupar mais luz.
 
Última edição:
Agarrem num medidor de corrente e façam o teste. 20 euros compram uma tomada que vos mostre os consumos e tirem as vossas conclusões que dependendo de marca / modelo a qualidade do material varia.
Eu tenho um cilindro de 50L Edesa que se estiver ligado 24H sem usar consome 3x mais do que se programar o meu banho para a hora x e aquecer só 3h e tomar banho. Tenho um relógio que programo para começar a aquecer tudo até chegar. Se isto tem lógica? Não tem, mas sem ter testado também o deixava ligado 24h.
 
Eu tenho um cilindro de 50L Edesa que se estiver ligado 24H sem usar consome 3x mais do que se programar o meu banho para a hora x e aquecer só 3h e tomar banho.

Eu trabalhei 9 anos em automação a efectivamente criar sistemas para aumentar a eficiênciade sistemas, entre outros controlo de AQS, efectivamente existem vantagem em certos cenários no controlo de termo acumuladores, mas por aqui sempre digo que não faz diferença para o user comum, cenário que indicaste e gastares 3x menos é incrivelmente suspeito.
 
user comum, cenário que indicaste e gastares 3x menos é incrivelmente suspeito.
Pode não ser um cenário comum. Pode não aquecer a água até mais do que uns 40ºC e gastar os 50L de água todos no banho. E o termoacumulador também pode ter umas perdas horríveis (e estar configurado para ter água a temperaturas muito altas), o que faz com que ligue a resistência várias vezes durante o dia. Acho que só mesmo fazendo um perfil de consumo do dito cujo se poderia avaliar a situação.
 
Back
Topo