Evento The Game Awards 2023 (7 de Dezembro)

Não sei se consegui passar a minha ideia, mas para mim o Starfield devia estar nomeado.

Pois. Mas pelo entendimento que se faz do teu texto dos que estão nomeados jogaste o The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e o Super Mario Bros. Wonder.

As pessoas encarregues de organizar a lista de nomeados jogaram todos os que lá estão, penso eu.

Jogares 33% dos jogos da lista e dizeres que para ti o Starfield deveria estar nomeado não me parece fazer grande sentido.
 
Última edição:
Pois. Mas pelo entendimento que se faz do teu texto dos que estão nomeados jogaste o The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e o Super Mario Bros. Wonder.

As pessoas encarregues de organizar a lista de nomeados jogaram todos os que lá estão, penso eu.

Jogares 33% dos jogos da lista e dizeres que para ti o Starfield deveria estar nomeado não me parece fazer grande sentido.
Eu nem te devia responder porque sei bem para onde queres levar a conversa...

Mas para que não fiquem dúvidas... Eu gostei mais do Starfield do que do Zelda e do Mário... Mas reconheço algumas falhas do Starfield e aceito que o Mario e o Zelda estejam nomeados e o Starfield não, são todos jogos de qualidade elevada.

Quanto aos outros, não joguei mas tenho interesse em jogar e acredito que são jogos que estão nomeados com toda a justiça. Mas quando os jogar tirarei as minhas conclusões.

Já que gostas de extrapolar o que eu digo fica com esta: Aceito perfeitamente os nomeados! Mas deixa eu gostar do Starfield, posso? Obrigado.
 
Eu nem te devia responder porque sei bem para onde queres levar a conversa...

Mas para que não fiquem dúvidas... Eu gostei mais do Starfield do que do Zelda e do Mário... Mas reconheço algumas falhas do Starfield e aceito que o Mario e o Zelda estejam nomeados e o Starfield não, são todos jogos de qualidade elevada.

Quanto aos outros, não joguei mas tenho interesse em jogar e acredito que são jogos que estão nomeados com toda a justiça. Mas quando os jogar tirarei as minhas conclusões.

Já que gostas de extrapolar o que eu digo fica com esta: Aceito perfeitamente os nomeados! Mas deixa eu gostar do Starfield, posso? Obrigado.

És livre de dizer que o Starfield foi para ti o melhor do ano, dentro dos que jogaste. O que seria se não o fosses. Não foi isso que quis dizer.

Apenas não penso que faça sentido dizeres que o Starfield deveria estar nomeado para GOTY (uma lista de candidatos feita por outras pessoas e não por ti) sendo que não jogaste 66% dos jogos que lá estão.

Não sei se consegui passar a minha ideia, mas para mim o Starfield devia estar nomeado.

Se formos pelo teu argumento e apenas em formato de exemplo, imaginemos que só tinhas jogado 6 jogos este ano e um deles teria sido o Forspoken. Segundo o que estás a querer passar "para ti" o Forspoken nessa situação deveria ser nomeado.

Relembro, isto é apenas um exemplo.

Ora bolas. Para alguém dizer que para si o Starfield deveria ter sido nomeado não convém jogar os outros jogos todos que lá estão para termos de comparação?

É o mesmo que todas as pessoas que têm o Sea of Stars como o melhor jogo que jogaram em 2023. Não terem jogado nenhum jogo nomeado e dizerem que o Sea of Stars é que devia lá estar.
 
Última edição:
Apenas não penso que faça sentido dizeres que o Starfield deveria estar nomeado para GOTY (uma lista de candidatos feita por várias pessoas e não por ti) sendo que não jogaste 66% dos jogos que lá estão.

Se vamos ser assim tão picuinhas, não há forma de comentarmos neste tópico. O user disse apenas que achava que o Starfield devia ser nomeado na lista, e teve o cuidado de dizer que era o seu GOTY. Parece-me um comentário perfeitamente razoável.

Há vários prémios GOTY por ano, e não sei até que ponto isto acaba por ser uma decisão técnica e objetiva, ou existem outros interesses. Na lista, dos vencedores do prémio referido do tópico, parece-me bater certo como Witcher 3, Zelda BotW, God of War, Sekiro e o Elden Ring - acho que foram jogos que trouxeram algo de novo na altura que vieram, e deixaram marcas na industria e nos jogadores. Em 2023, qualquer um destes jogos continuam a ser uma experiência única e memorável.
 
Última edição:
Por essa ordem de ideias apenas deveria dar opinião quem os jogou a todos?

Não me choca que seja renhido entre o BG3 (pela qualidade e complexidade do jogo) e o Alan Wake.

Não tendo jogado ao Zelda nem ao Mario (e não sendo propriamente fã de ambos) não consigo perceber o "lugar cativo" que têm neste tipo de prémios, sendo que me parecem "mais do mesmo" - sobretudo este último - em termos de inovação. Não que isso seja propriamente negativo, pelo que se vê pela fanbase.

Dos restantes acredito que o Spider-Man possa fazer um brilharete.
 
Se vamos ser assim tão pecuinhas, não há forma de comentarmos neste tópico. O user disse apenas que achava que o Starfield devia ser nomeado na lista, e teve o cuidado de dizer que era o seu GOTY. Parece-me um comentário perfeitamente razoável.

Há vários prémios GOTY por ano, e não sei até que ponto isto acaba por ser uma decisão técnica e objetiva, ou existem outros interesses. Na lista, dos vencedores deste prémio, parece-me bater certo como Witcher 3, Zelda BotW, God of War, Sekiro e o Elden Ring - acho que foram jogos que deixaram marcas na industria e nos jogadores.

Disseste tudo. Mas há que levar estes prémios a sério?

Os meus filmes favoritos se for preciso nem uma única nomeação para Óscar têm. E falo de filmes que para mim e muita gente são autênticas obras de arte e formas perfeitas de como produzir e realizar cinema. No entanto o público geral acha que os Óscares são indicadores do que deve ser cinema.

Qualquer tipo de prémio possui vários tipos de subjetividade. Eu sinceramente fico contente de ver obras de que gostei a serem merecidamente recompensadas, fico-me por aí. Não é por ganhar ou perder um prémio que muda a opinião que tenho das respetivas.
 
Por essa ordem de ideias apenas deveria dar opinião quem os jogou a todos?

Não me choca que seja renhido entre o BG3 (pela qualidade e complexidade do jogo) e o Alan Wake.

Não tendo jogado ao Zelda nem ao Mario (e não sendo propriamente fã de ambos) não consigo perceber o "lugar cativo" que têm neste tipo de prémios, sendo que me parecem "mais do mesmo" - sobretudo este último - em termos de inovação. Não que isso seja propriamente negativo, pelo que se vê pela fanbase.

Dos restantes acredito que o Spider-Man possa fazer um brilharete.
Por acaso acho que será renhido entre BG3 e Zelda. Apenas porque Alan Wake 2 não é tão "popular" como o Zelda. Já para não falar da fanbase da Nintendo que vai votar em força.
Independentemente disso, fico muito contente por Alan Wake 2 ter tantas nomeações porque merece pelo todo o amor investido pela Remedy, apesar de achar o BG3 um jogo superior. Considero os dois os meus GOTY.
 
Todos os 6 nomeados são sequelas de IP's já estabelecidos e nenhum IP novo (um deles até é um remake), mas apenas 2 na minha opinião conseguiram reinventar a roda, o BG3 e o Alan Wake 2.

Os outros 4 são evoluções dos jogos anteriores.

Como tal, acredito que o premio ficará entre o BG3 e o Alan Wake 2, sem nunca esquecer o ToTK, pois mesmo sendo um jogo muito similar ao BoTW, será sempre um dos favoritos.
 
O voto do publico conta apenas 10% para a decisão final.

Pior ainda. É uma proposta de interação com mínimo relevo. Mais vale acabarem com essas votações. Apenas promovem discórdia.

Não consigo mesmo levar isto a sério. Apesar de que alguns vencedores de anos anteriores serem jogos que me deram imensa estima jogar.
 
Na minha opinião sim. Mas cada um é livre de ir votar no jogo que quiser, mesmo que tenha sido o único.
E já os jogaste a todos, os da lista?
O voto do publico conta apenas 10% para a decisão final.
Mesmo que fosse a 100%, o resultado seria o mesmo. Quem discorda contestaria a isenção e até a relevância dos prémios, e quem concorda seria acérrimo defensor.

No fim é só um autocolante para meterem nas capas dos jogos/publicidade, e na prática serve apenas para alertar os mais distraídos que andam aí jogos que são considerados excepcionais e que devem ser jogados.
 
Por acaso acho que será renhido entre BG3 e Zelda. Apenas porque Alan Wake 2 não é tão "popular" como o Zelda. Já para não falar da fanbase da Nintendo que vai votar em força.

Da lista, eu apenas joguei o BG3 e o Zelda. O que posso dizer é que ambos são excepcionais - o tipo de jogo que só aparece cada 5-10 anos.

Em termos técnicos, este último Zelda fez aquilo que nunca vi num open-world - a criação de objetos novos no open-world: podemos fundir qualquer item com as armas para criar uma nova arma, ou juntar peças do open-world para criar geringonças de navegação seja mar, terrestre ou no ar. Embora opcional, aqui a nossa imaginação e capacidade de engenho acaba por ser também um skill.

O BG3 por outro lado é um jogo bastante especial. É um jogo que replica de uma forma fidedigna o Dungeons & Dragons (D&D) jogado na mesa. É um jogo que nasceu de uma forma física (fora do PC) em 1974, mas que criou - ou influenciou fortemente - o gênero que hoje conhecemos por RPG nas suas muitas variantes. Damos pois a volta ao círculo ao lançarem em 2023 um jogo baseado na versão física. É pois um RPG que vai as origens e apresenta-o na sua forma mais pura. A quantidade de "caminhos" é estrondosa ao ponto de que é impossível alguém jogar da mesma forma numa walkthrough. A música e os NPCs são memoráveis, e a forma como as várias histórias se entrelaçam faz lembrar o Witcher 3. Levei foi cerca de 40 horas para entender como joga-lo, e cerca de 200 horas para completa-lo.
 
Última edição:
Não joguei todos. Por isso é que em momento algum disse que X jogo deveria lá estar e Y deveria sair.

O jogo de que mais gostei jogar este ano está lá. Se acho que merece ganhar? Não faço a mínima ideia, não os joguei todos.
Mas podes fazê-lo, é um dos propósitos deste tópico, as opiniões são apenas isso. Quem jogou os restantes que defenda a sua dama.
 
Por essa ordem de ideias apenas deveria dar opinião quem os jogou a todos?

Não me choca que seja renhido entre o BG3 (pela qualidade e complexidade do jogo) e o Alan Wake.

Não tendo jogado ao Zelda nem ao Mario (e não sendo propriamente fã de ambos) não consigo perceber o "lugar cativo" que têm neste tipo de prémios, sendo que me parecem "mais do mesmo" - sobretudo este último - em termos de inovação. Não que isso seja propriamente negativo, pelo que se vê pela fanbase.

Dos restantes acredito que o Spider-Man possa fazer um brilharete.
Jogos Nintendo.

Nem eu percebo mas a realidade é que estão sempre lá.

Mario Wonder não comprei ainda mas o TotK é mais um exemplo de um jogo completamente inflacionado pelo hype de ser um jogo Nintendo.


Não me chocava o Alan Wake fazer swipe aos prémios uma vez que da lista foi o meu favorito (apenas não joguei o Mario). Mas aceito BG3 ganhar porque realmente é um jogo excepcional a todos os níveis.
Mas já na X360 Alan Wake foi o meu jogo favorito por isso admito que posso ser bias na minha opinião sobre o jogo.

Quantas vezes um jogo ganhou o GOTY e estava nomeado para outra categoria e não foi ele que ganhou essa categoria? Já aconteceu.
Não digo que não.
Simplesmente acho improvável um jogo com os problemas do Starfield ganhar melhor RPG.
 
Última edição:
Não tendo jogado ao Zelda nem ao Mario (e não sendo propriamente fã de ambos) não consigo perceber o "lugar cativo" que têm neste tipo de prémios, sendo que me parecem "mais do mesmo" - sobretudo este último - em termos de inovação.

Tiraste-me as palavras da boca. Não consigo perceber como estes jogos estão na lista para jogo do ano. Só mesmo para agradar aos fãs da Nintendo.
 
Tiraste-me as palavras da boca. Não consigo perceber como estes jogos estão na lista para jogo do ano. Só mesmo para agradar aos fãs da Nintendo.

Eu tenho essa sensação com o Mario Wonder - sem o ter jogado, isto parece um bocado do mesmo.

Em relação ao TotK, eu comprei a switch só para jogar o BotW e o TotK, e valeu a pena. Neste momento, o TotK é o melhor open-world que já joguei, e duvido que apareça outro igual nos próximos tempos.

https://www.forbes.com/sites/paulta...ade-the-legend-of-zelda-tears-of-the-kingdom/
 
Não tendo jogado ao Zelda nem ao Mario (e não sendo propriamente fã de ambos) não consigo perceber o "lugar cativo" que têm neste tipo de prémios, sendo que me parecem "mais do mesmo" - sobretudo este último - em termos de inovação. Não que isso seja propriamente negativo, pelo que se vê pela fanbase.
Não podes dizer isso muito alto porque eu há anos que tenho essa opinião mas os fãs dizem que não, que inovam imenso de um jogo para outro.
Acho que hoje em dia um jogo qualquer inovar é muito difícil, já estamos numa altura em que a indústria tem pouco por onde evoluir.
 
Back
Topo