Nintendo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Duas opiniões nos opostos [emoji846]

Eu partilho mais da última, sigo nesta fase o caminho geral antes de explorar todos os recantos e atacou tudo o que aparece ou guardo, porque os custos em armas pode não compensar ainda a batalha
 
É essa a magia do Zelda.
Não somos obrigados a combater quando estamos a explorar. Além do mais, devido à liberdade do jogo é extremamente fácil criar armadilhas, seja utilizar a gravidade contra os nossos inimigos e mandá-los montanha abaixo, usar o fogo e todo o tipo de objectos.

Eu simplesmente adorei jogar o BotW em Master Mode. Fez-me ver o jogo completamente de outra forma. Fui obrigado a cozinhar, usar poções, o meio ambiente, as magias, etc. Coisa que no modo normal foi sempre a descascar.
 
Acho que entrares neste jogo antes de teres jogado o BOTW contribuiu para isso, já que o TOTK expande as mecânicas apresentadas no BOTW. Em relação ao equipamento, tem em consideração que não é necessário lutar contra todos os inimigos que te aparecem à frente. Também não gosto da mecânica, mas há que saber adaptar às circunstâncias e trocar para armas mais fracas ou mais fortes conforme o adversário e também escolher as batalhas. E o jogo diz-te qual o caminho principal. Tu é que escolhes se segues o caminho ou se exploras.

Se o TOTK for demasiado aberto para ti, considera experimentar um Zelda mais linear tipo o remake do Link's Awakening. Oferece algum incentivo à exploração, mas é mais tradicional e tem uma experiência mais guiada.

De qualquer forma, não há nada de errado em não se gostar de um jogo por muito bom que seja. Nenhum jogo vai conseguir agradar a todos.

Concordo a 100%

Na Switch começar com o Link's Awakening. Um zelda clássico refeito para os tempos modernos. É linear, mas também tem exploração. As dungeons são clássicas (e melhores que nos últimos dois jogos).
A seguir, passar para um 3D. Skyward Sword precede o BotW mas continua a ser linear, contudo já sentes algum grau de liberdade.
E só depois, se apanhares o bichinho pelo universo Zelda tentar primeiro o BotW e depois o TotK.

Eu próprio que adorei ambos, espero que a Nintendo esteja a trablhar num Zelda 'clássico'. 2D ou 3D, não me interessa.
 
Concordo a 100%

Na Switch começar com o Link's Awakening. Um zelda clássico refeito para os tempos modernos. É linear, mas também tem exploração. As dungeons são clássicas (e melhores que nos últimos dois jogos).
A seguir, passar para um 3D. Skyward Sword precede o BotW mas continua a ser linear, contudo já sentes algum grau de liberdade.
E só depois, se apanhares o bichinho pelo universo Zelda tentar primeiro o BotW e depois o TotK.

Eu próprio que adorei ambos, espero que a Nintendo esteja a trablhar num Zelda 'clássico'. 2D ou 3D, não me interessa.
Eu comecei com o Ocarina e acabei por desistir já frustrado no Water Temple. Não gostei do jogo.
Pensei que Zelda não era para mim, mas dei uma chance ao Link Between Worlds precisamente por ser numa perspectiva diferente.
Adorei. Ainda hoje acho-o um jogo incrível e um dos melhores Zeldas.

Entretanto já joguei o Links Awakening (que sofre um bocado na estrutura, uma vez que é um jogo muito antigo e isso acaba por se notar) e também, já depois do BotW, o Skyward Sword HD (que acho super clunky e muito linear, embora em termos de dungeons seja dos melhores da série).

O BotW mudou completamente a relação que tinha com a série, mas é claramente uma espécie de "terceiro" género de Zelda.
 
Os fãs de Zelda ou até mesmo apenas deste jogo que me desculpem mas eu não consigo continuar este jogo.
Já joguei muito jogo na vida, já joguei vários tipos de jogo, mas este jogo é demais para mim. Andar aqui a construir coisinhas para poder avançar no jogo, tento avançar pelo mapa vou sempre dar a sítios que nem sei como ultrapassar, armas que se partem, etc.

Acredito que o jogo possa ser muito bom mas para mim chega.
Curioso para ler a tua experiência com jogos Nintendo. Eu tenho muita pouca experiência por nunca ter tido uma consola Nintendo. No entanto pelo que vou vendo de reviews e gameplay os jogos não me parecem ser a 8 maravilha do mundo.
 
Curioso para ler a tua experiência com jogos Nintendo. Eu tenho muita pouca experiência por nunca ter tido uma consola Nintendo. No entanto pelo que vou vendo de reviews e gameplay os jogos não me parecem ser a 8 maravilha do mundo.
Eu tenho mesmo muita pena de não ter apreciado o jogo, porque mundo é fantástico e Zelda é algo adorado pelo mundo todo.
Já tinha jogado o Majoras Mask mas nem cheguei a terminar.
 
Se eu não tivesse jogado (e terminado) o BOTW antes de pegar na sequela, penso que também havia de me sentir perdido no TotK, porque o jogo expande o espaço do open-world e as mecânicas. Acho também que não havia de apreciar tanto este jogo. Sinto-me perfeitamente confortável neste mundo, e mesmo assim há aquele sentimento de novidade com as novas mecânicas.

Acho que o pessoal devia começar com o BOTW antes de pegar neste. E no BOTW, diria que é importante passar aquela primeira fase até ter o paraglider. Eu desisti do jogo inicialmente porque achei o jogo muito difícil, ora estava a perder com os inimigos porque tinha apenas um pau que me quebrava sempre, estava a procura de uma forma aceder ao quick healing que não havia, estava constantemente a cair da montanha abaixo porque não tinha stamina, ou quando chegava finalmente ao destino... morria de frio. Aquela primeira parte é tramada, não me divertiu nada e desisti!

Meses depois voltei ao jogo, fui ao YoUTube ver uns tutorials para newbies, e lá consegui passar essa primeira parte até ter o paraglider. Uma vez passada esta parte, somos convidados a visitar as quatros regiões do mapa... e a aventura começa, e aqui comecei a ver porque é que este jogo é soberbo. Para mim, o BOTW continua a ser o melhor open-world que já joguei, e agora sem dúvida vai ser destronado pelo TotK.
 
Curioso para ler a tua experiência com jogos Nintendo. Eu tenho muita pouca experiência por nunca ter tido uma consola Nintendo. No entanto pelo que vou vendo de reviews e gameplay os jogos não me parecem ser a 8 maravilha do mundo.

Jogar e ver jogar são experiências completamente diferentes.

Enquanto não experimentares a sério não vale a pena fazer grandes julgamentos.
O Snake Eater tem agora o seu primeiro grande contacto com uma consola da Nintendo.

Eu antes de arranjar uma 3DS há 10 anos nunca tinha tido uma consola Nintendo nem contacto com os jogos deles.
E mesmo no início, também não me entrou os jogos e franchises todos.
Não gostei de Fire emblem (que vinha com a minha consola). Odiei o Ocarina of time e pensei que nunca mais ia jogar um Zelda.

Estava no mesmo lugar de cepticismo de muitos. Especialmente porque, tirando na minha infância com platformers, sempre tendi a gostar de jogos mais “adultos”, “cinemáticos” etc.

Só depois de algum tempo é que comecei a perceber que a gameplay/jogabilidade, mecânicas e level design são o core da filosofia de um jogo Nintendo.

Julgar um Mário pelo valor nominal é ser demasiado redutor. Mas entendo que é a forma mais fácil e “óbvia” de julgar à partida um jogo Nintendo.
Sim é um canalizador num mundo de cogumelos e tem de derrotar um monstro tartaruga gigante que adora raptar princesas e outras coisas.
Mas Mário na verdade não é isso.

É controlos dinâmicos que ainda hoje se tentam replicar com grande grande dificuldade.

É um level design refinado como poucas franchises. (Ver vídeo em baixo)


Zelda é a mesma coisa.
Dá para resumir a uma banalidade de busca da princesa.
Mas é pioneiro no sistema de lock on (z targeting) que uma grande maioria dos jogos hoje utiliza.
Uma franchise que torna puzzles em algo simples e divertido e te faz sentir inteligente e recompensado.

Se fores ao BotW/TotK, estes são dos primeiros open world emergentes com físicas avançadas e sem grande linearidade no percurso que escolhes fazer.
Tens puzzles como as Karok Seeds que não têm comparável em open worlds, que não te faz “hand holding” para os resolver embora seja incrivelmente simples.
Hoje já vês jogos como Hogwarts Legacy a tentar copiar a mesma ideia mas de uma forma muito mais aborrecida e sem qualquer magia.

Existe realmente um factor Nintendo em muitos dos jogos. E isso é um expertise e uma cultura própria deles.
Estamos a falar de um empresa que depois de 40 anos ainda tem muitos dos criadores e programadores originais a trabalhar nestas franchises…

Por isso diria que a “8a maravilha” não dá para ver nos jogos da Nintendo. É preciso mesmo sentir.

Andar aqui a construir coisinhas para poder avançar no jogo

Também tenho ali o jogo parado há uma semana porque não me apetece andar a construir “coisinhas”.
Eventualmente irei pegar nele tal como aconteceu com o botw que adorei mas para já a vontade é pouca.
Vocês avançaram muito pouco no jogo não? Foram para além da área inicial?
É que a área inicial dá a conhecer quase todas as mecânicas e dá muito enfase na parte de construir.

Mas na verdade, tirando os shrines que obviamente tiram muito partido disso, até agora não sinto obrigatoriedade de estar sempre a construir coisas.

Já fiz 2 temples, e vou com umas 40h. Se construo coisas? Sim. Se me sinto obrigado a faze-lo para progredir? Nem por isso. Há quase sempre alternativas, não fosse este jogo a sequela do BotW que é um dos jogos mais "livres" dos últimos anos.

___

Na verdade esse sentimento eu também compreendo. Jogos demasiado complexos também me deixam um bocado de pé atrás. Ter de construir coisas e ser "criativo" é algo que acaba por me repulsar um bocado nos jogos porque me parece "trabalho" (até porque o meu trabalho do dia a dia já é criativo) e eu quero é relaxar.

Mas não sinto nada disso depois de 40h. No inicio custou um bocadinho a adaptar mas agora estou em paz com as mecânicas de construção, e até acho bastante simples e lógico. Super "grounded" e bem definido em termos da forma como funcionam.
E quase sempre opcionais.
 
Última edição:
Fiz a área inicial e cheguei a central huryle, apanhei a missão seguinte e parei.

Ya é muito pouco ainda. Levaste com uma banhada de construção nas primeiras horas :) Se jogaste BotW agora chegou a tua hora de "brilhar", na exploração pura.

Os shrines deste jogo, IMO, são bem melhores que os do BotW. E é por causa das mecânicas novas.
É aí que vais aprendendo o básico que depois te ajuda a "evoluir" a forma lógica de pensar neste mundo.
 
A minha experiência com o Zelda também é algo caricata... Joguei ao BOTW como primeiro Zelda e não gostei nada, joguei poucas horas e desisti. Passados uns meses forcei-me a jogar outra vez e digamos que gostei mais um pouco, fiz o jogo todo mas basicamente foi só fazer shrines e missões principais. Gostei do jogo mas para mim não passava de um jogo bom. Passado algum tempo o meu irmão começou a jogar o jogo e falava-me de coisas que eu não fazia a mínima ideia do que ele estava a dizer, porque ele explorou muito e eu não tinha explorado quase nada. Voltei a jogar o jogo e a experiência foi totalmente diferente. Passou de jogo bom a jogo incrível.

Agora estou no TOTK... Bem que jogo incrível, quando pego na switch só a largo quando acaba a bateria. Que vício, brutal e muito provavelmente para mim o melhor jogo de sempre, ultrapassando o The Last of us. Curioso eu ter uma preferência assumida pela Xbox mas os dois melhores jogos que já joguei serem um da PlayStation e outro da Nintendo 😂
 
Se fores ao BotW/TotK, estes são dos primeiros open world emergentes com físicas avançadas e sem grande linearidade no percurso que escolhes fazer.



Por isso diria que a “8a maravilha” não dá para ver nos jogos da Nintendo. É preciso mesmo sentir.
Decidi fazer quote destas duas frases apenas e discordar do que dizes.

O Metal Gear Solid V (não era tão Open World) já tinha físicas bem avançadas. Mas ainda assim o Death Stranding que é um Open World puro tem mecânicas ainda mais avançadas que o MGS V. Agora dizer que o BOTW e o TOTK são dos primeiros com físicas avançadas é muito exagerado.

Sinceramente não consigo perceber como sentes a 8a maravilha do mundo nos jogos Nintendo. Há jogos de outras empresas (nem falo de exclusivos) que conseguem ser bem superiores aos exclusivos Nintendo. Para mim os jogos Nintendo são para diversão pura, lá isso são. Se quisermos um jogo muito mais sério e que nos consiga marcar profundamente em termos de história tens exemplos recentes como é o caso do Red Dead Redemption 2.
 
Sinceramente não consigo perceber como sentes a 8a maravilha do mundo nos jogos Nintendo. Há jogos de outras empresas (nem falo de exclusivos) que conseguem ser bem superiores aos exclusivos Nintendo. Para mim os jogos Nintendo são para diversão pura, lá isso são. Se quisermos um jogo muito mais sério e que nos consiga marcar profundamente em termos de história tens exemplos recentes como é o caso do Red Dead Redemption 2.
Isto resume o porquê de ter adquirido a Switch e passado 1 ou 2 meses ter vendido para adquirir uma PS4 na altura.

É uma consola excelente (talvez a melhor) para jogar com a família/amigos mas no que toca a jogos single player, fica muito aquém. Tu vais sentir isso na pele não tarda.

Cheguei a jogar o BOTW e por muito que tentasse fazer o esforço, simplesmente não deu. Reconheço que tem ali umas mecânicas interessantes e um potencial enorme, mas não é jogo para mim.
 
Última edição:
Isto resume o porquê de ter adquirido a Switch e passado 1 ou 2 meses ter vendido para adquirir uma PS4 na altura.

É uma consola excelente (talvez a melhor) para jogar com a família/amigos mas no que toca a jogos single player, fica muito aquém. Tu vais sentir isso na pele não tarda.

Cheguei a jogar o BOTW e por muito que tentasse fazer o esforço, simplesmente não deu. Reconheço que tem ali umas mecânicas interessantes e um potencial enorme, mas não é jogo para mim.

Depende. Isso é muito pessoal e vai variar de pessoa para pessoa.
Eu comprei a Switch para jogar os exclusivos da Nintendo e tenho uns quantos que comprei que ainda não joguei (pikmin 4 ou paper mario, por exemplo).
Vai depender obviamente dos gostos de cada um. Só nos três Xenoblades disponíveis para a consola tens 300 horas de jogo. Os vários Marios etc. Há jogos single player suficientes para mim e limito-me à Nintendo. E há pessoal que prefere comprar jogos como Octopath Traveler ou Final Fansy antigos para a Switch.
Depois sim, se quiseres jogar algo como RDR2 ou GTA5 tens de ir para outras bandas.
 
Decidi fazer quote destas duas frases apenas e discordar do que dizes.

O Metal Gear Solid V (não era tão Open World) já tinha físicas bem avançadas. Mas ainda assim o Death Stranding que é um Open World puro tem mecânicas ainda mais avançadas que o MGS V. Agora dizer que o BOTW e o TOTK são dos primeiros com físicas avançadas é muito exagerado.

Sinceramente não consigo perceber como sentes a 8a maravilha do mundo nos jogos Nintendo. Há jogos de outras empresas (nem falo de exclusivos) que conseguem ser bem superiores aos exclusivos Nintendo. Para mim os jogos Nintendo são para diversão pura, lá isso são. Se quisermos um jogo muito mais sério e que nos consiga marcar profundamente em termos de história tens exemplos recentes como é o caso do Red Dead Redemption 2.

Se calhar é uma discussão um bocado infrutífera.
Primeiro porque essa é (claramente) a tua série favorita de jogos.
E depois porque eu pouco joguei do MGS V, e tu também pouco jogaste do TotK (e nada do BotW).

De qualquer forma, do que me lembro e recordo do MGS V, o jogo tem uma gameplay emergente é verdade. Super dinâmica. No entanto, como disseste, é um open world mais reduzido e com foco extremo no combate e stealth, mais do que tudo o resto.
Não me lembro de ter físicas assim tão avançadas quanto isso, tinha era bastante variedade de combate.
Em termos de liberdade de progresso o BotW é muito mais aberto, uma vez que é possível ir da área inicial para o fim do jogo.

Já nem falo do Death Stranding que surge depois do BotW, e não me espantava nada que tivesse sido inspirado na forma como ambos retratam a solidão e navegação a pé de terrenos desconhecidos.
O Death Stranding vai muito mais a fundo nas mecânicas de navegação e exploração que o BotW. Mas não acho que seja melhor que o BotW no seu todo, e sobretudo mais divertido.

Eu não disse que eram os primeiros mas sim dos primeiros. Ser "o primeiro" não é a coisa mais importante, é importante é fazer bem o que se propõe.

Porque é que estás a ser assim tão rápido a julgar os jogos da Nintendo quando só agora tens uma consola para os poderes julgar? Estás a ter duvidas na tua decisão é isso?
É que eu posso dizer o mesmo sobre os jogos das outras empresas. Se vamos por aí...

Eu adoro o RDR2, mas são coisas completamente diferentes. Não é pela história que um BotW marca. É pela experiência e criatividade.
O RDR é ultra avançado graficamente, mas também tem os seus defeitos ao nivel de estrutura e de gameplay (incrivelmente entediante em termos de movimento hiper realista por exemplo).

É uma consola excelente (talvez a melhor) para jogar com a família/amigos mas no que toca a jogos single player, fica muito aquém. Tu vais sentir isso na pele não tarda.

Acho que é apenas a tua percepção, porque o que não faltam são jogos single player na Switch.
Aliás essa é a razão para eu ter uma Switch de resto. Não é para jogar multiplayer.

Xenoblade 1,2 e 3. – cada um com umas 200h.
Zelda Link Between Worlds, Skyward Sword, BotW e TotK – Entre 20h a 200h.
Super Mario Odyssey – 30-50h
Astral Chain – 20h
Luigis Mansion 3 – 15h-20h
Super Mario 3D World + Bowsers Fury – 15h-30h
Metroid Dread – 10h
Metroid Prime Remake – 15h

E isto são só jogos que eu tenho ou me vou lembrado e que são publicados pela Nintendo. Não faltam outros jogos third pary.

Se quiserem continuar a falar deste assunto é melhor leva-lo para o topico respectivo da consola para não continuar com o offtopic.
 
Se calhar é uma discussão um bocado infrutífera.
Primeiro porque essa é (claramente) a tua série favorita de jogos.
E depois porque eu pouco joguei do MGS V, e tu também pouco jogaste do TotK (e nada do BotW).

De qualquer forma, do que me lembro e recordo do MGS V, o jogo tem uma gameplay emergente é verdade. Super dinâmica. No entanto, como disseste, é um open world mais reduzido e com foco extremo no combate e stealth, mais do que tudo o resto.
Não me lembro de ter físicas assim tão avançadas quanto isso, tinha era bastante variedade de combate.
Em termos de liberdade de progresso o BotW é muito mais aberto, uma vez que é possível ir da área inicial para o fim do jogo.

Já nem falo do Death Stranding que surge depois do BotW, e não me espantava nada que tivesse sido inspirado na forma como ambos retratam a solidão e navegação a pé de terrenos desconhecidos.
O Death Stranding vai muito mais a fundo nas mecânicas de navegação e exploração que o BotW. Mas não acho que seja melhor que o BotW no seu todo, e sobretudo mais divertido.

Eu não disse que eram os primeiros mas sim dos primeiros. Ser "o primeiro" não é a coisa mais importante, é importante é fazer bem o que se propõe.

Porque é que estás a ser assim tão rápido a julgar os jogos da Nintendo quando só agora tens uma consola para os poderes julgar? Estás a ter duvidas na tua decisão é isso?
É que eu posso dizer o mesmo sobre os jogos das outras empresas. Se vamos por aí...

Eu adoro o RDR2, mas são coisas completamente diferentes. Não é pela história que um BotW marca. É pela experiência e criatividade.
O RDR é ultra avançado graficamente, mas também tem os seus defeitos ao nivel de estrutura e de gameplay (incrivelmente entediante em termos de movimento hiper realista por exemplo).



Acho que é apenas a tua percepção, porque o que não faltam são jogos single player na Switch.
Aliás essa é a razão para eu ter uma Switch de resto. Não é para jogar multiplayer.

Xenoblade 1,2 e 3. – cada um com umas 200h.
Zelda Link Between Worlds, Skyward Sword, BotW e TotK – Entre 20h a 200h.
Super Mario Odyssey – 30-50h
Astral Chain – 20h
Luigis Mansion 3 – 15h-20h
Super Mario 3D World + Bowsers Fury – 15h-30h
Metroid Dread – 10h
Metroid Prime Remake – 15h

E isto são só jogos que eu tenho ou me vou lembrado e que são publicados pela Nintendo. Não faltam outros jogos third pary.

Se quiserem continuar a falar deste assunto é melhor leva-lo para o topico respectivo da consola para não continuar com o offtopic.

Subscrevo tudo o que dizes a 200%!
 
Mas ainda assim o Death Stranding que é um Open World puro tem mecânicas ainda mais avançadas que o MGS V. Agora dizer que o BOTW e o TOTK são dos primeiros com físicas avançadas é muito exagerado.

O que consegues fazer no Totk nem se compara com o death Stranding, são fisicas bem mais avançadas. Mas isso até podes procurar em videos.

Há jogos de outras empresas (nem falo de exclusivos) que conseguem ser bem superiores aos exclusivos Nintendo.
Deste a resposta na frase anterior a essa, que foi esta:
Sinceramente não consigo perceber como sentes a 8a maravilha do mundo nos jogos Nintendo.
Exatamente, não consegues perceber, e dai achares que outros jogos, que provavelmente são mais básicos e fáceis de entrar, são superiores.

Cada um vai ter sempre a sua opinião e nem todos podem ter a mesma opinião, mas o consenso geral dos jogadores e reviewers é que o Totk é um dos melhores jogos de sempre, senão mesmo o melhor de sempre.

O Botw para mim já estava lá em cima no topo, embora ainda continue a achar o The Witcher 3 o melhor que já joguei. O Totk ainda só brinquei um pouco, mas já deu para ver que é superior em tudo em relação ao Botw, por isso estou curioso para ver se no final da minha aventura, vou considerar o Totk o melhor jogo que já joguei.

PS: Não sou fanboy da Nintendo, como toda a gente sabe, simplesmente analiso o jogo com transparência e se realmente me parece o melhor que já joguei, digo-o sem qualquer problema.
 
@Snake Eater
Larga o assunto.
As pessoas não sabem aceitar que este jogo não é o melhor do mundo nem perfeito.

Lá estás tu com a conversa da perfeição. É incrível como trazes sempre esse argumento quando NINGUÉM disse isso.

Parece que é mais dificil aceitarem que o que cada um gosta /= qualidade

Só porque não gostamos de uma coisa não quer dizer que essa coisa seja má.

Olha: eu não gosto de jogar Tetris. Não tenho jeito.
O Tetris é um mau jogo? Não.
É um dos jogos mais importantes e relevantes de sempre (se não mesmo o mais importante de sempre)? Sim.
É um jogo perfeito? Não, nenhum jogo é perfeito.
 
Back
Topo