Thread feedback & overclocking AMD Vega

Boas,

Também fiz Undervolt na minha, mas por enquanto dei só um OC nas memórias, porque estou sem tempo. A minha tem memórias Samsung :)

P6 - 1537 - 1000mv
P7 - 1592 - 1025mv
PL - 50%
HBM2: 900 - 950mv

Tanto as temperaturas como o consumo baixaram que era o meu principal objectivo. Como o meu monitor é 2560x1080 75Hz não tenho grande interesse em expremer FPS's :). Quando tiver tempo penso fazer um perfil economico.
 
Alguem sabe de algum programa que de para ver a quanto trabalha as tensões, core clock, etc, da Gpu. Pois se usarmos os perfis da wattman nao deixa ver....
 
o HWiNFO64 mostra alguma informação
Mas não mostra o que pretendo, já o usei para fazer algumas configurações, mas não é a mesma coisa.
Pois quando usamos os perfis da wattman (Económico, Equilibrado, Turbo) aparece algo como esta imagem, sem poder ver o que realmente consta.
1.jpg

E eu pretendia algo isto
2.jpg

Onde conseguimos ver que valores se encontram lá. Já instalei alguns programas e nenhum conseguiu me dar esta informação.
Alguém conhece algum.....
 
O que eu pretendo é saber estes valores
1.jpg

tanto na Gpu, como na memoria, temps, etc....

Reparei agora que habilitaram os estados de 1 a 5, pois antigamente estava bloqueados e só havia o 6 e 7 para configurar.
Já estão a muito estes novos estados?
 
Finalmente percebi que o Afterburner não funciona minimamente bem com estas Vega e, após mexer e remexer no Wattman, obtive sucesso com a Pulse Vega 56 e a Seasonic S12ii 520w!

https://imgur.com/zBPHvhA

Battlefield V 1080p custom settings - ~140W máximos e clocks ~1500mhz

https://imgur.com/ebxlMnb

Battlefield V 4K custom settings- ~150W máximos e clocks ~1425mhz

https://imgur.com/FtdgOM2

Amanhã se tiver possibilidade ainda tento optimizar mais :)
 
950 mv para 1600 mhz? não é demasiado pouco?

Até os clocks que consegues são algo baixos, com os mesmos 1602 e 1025mv chega a 1560 por vezes aqui.

Uma pergunta, vale a pena abaixar o volts para o P1 que deve ser em idle?
 
Estou a ser bastante conservador claro.

Deixando o clock a 1602mhz e subindo para 1000mv já vai para os ~1550mhz reais. Sobe também o consumo de 140w para 160w e pelo que percebi os ganhos no desempenho são mínimos.
 
Testei agora 3 "profiles" no Wattman (alem do default) no superposition 1080p Extreme:
1 - Default, 1483/800 @ 1200mv - 4083 pontos
1481/800, 182w GPU, 390-425w UPS, 69ºc max temp
2 - 1527/850 @ 965mv, 20% power limit: 4024 pontos
1435/850, 154w GPU,325-360w UPS, 64ºc max temp
3 - 1602/875 @ 1025mv, 20% power limit - 4312
1536/875, 184w gpu, 380-406 UPS, 69ºc max temp
4 - 1602/900 @ 1000mv, 20% power limit - 4296
1516/900, 173w gpu, 360-390w UPS, 66ºc max temp

Nota, o consumo da UPS inclui o monitor (Samsung 24"), NAS com 2 discos, fita de LED com 2 metros e switch gigabit, não tenho medidor individual.

Realmente undervolt é mesmo um must have. Tanto posso ter praticamente a mesma performance, mas com uma queda considerável do consumo e um pouco de temp ou ganhar uma boa performance (quase 6%) e ainda reduzir um pouco o consumo.

Tenho usado o "profile 2" pro dia-a-dia por causa das temps elevadas de verão. É praticamente o mesmo consumo que tinha com uma GTX 970, mas com bem mais performance :002:

O 4 não teve praticamente impacto nenhum na performance e com mais uma redução de consumo face ao 3 por isso parece bem para quando vier o inverno.

A memória estica bem pelos vistos, será 100% seguro usar a 900 24/7 a 0,950mv?
 
Última edição:
Eu apanhei uma Sapphire Vega 56, e ando a apontar para algo como o teu perfil 4, onde a performance deve ser bem aceitável para o consumo que faz. Mas faz-me alguma confusão o core não conseguir atingir aquilo que é configurado, é algo que não estou habituado a ver.

Ontem à noite, andei nisto sem perder muito tempo, e tenho 1602 (1050mv) / 850 (950mv) e tinha obtido algo à volta de 5600 pontos em 4k. Não andei a aumentar o power limit porque honestamente preciso é de manter as temps controladas, visto que isto é em ITX. Acho que vou tentar cortar mais uns mv no core, e aumentar a memória para 900 ou 925.

Não tenho é forma de medir consumos, infelizmente.
 
Última edição:
Sim, o Profile 4 é o melhor em performance/consumo, não sei se consigo melhorar ainda mais (ou seja tentar manter os 4300 pontos com menos consumo ainda).

Em ITX é complicado ter um animal destes, o ideal é teres algo como o "profile 1" para o verão.

Ligaste na SF600 com 1 ou 2 cabos?

E como vai as temps?

É algo que me deixou surpreendido, aquece muito pouco, ou seja tem um cooler bem capaz!

Daí que me faz confusão como a Vega VII com um mastodonte de cooler e um consumo médio inferior que da Vega 64, faz 80 graus core e ultrapassa dos 100 no "hotspot"...
 
Última edição:
Fiz agora um teste, sem crash, a 1602 (1025) / 900 (925), e tive bons resultados:
j9aSqMxpT1KOtPUVDJbVVA.png


Até agora, tem-se dado bem em temps, mas não fiz ainda algo como 1h de stress test, por exemplo. Ainda tenho que ver isso. Mas ando a tentar fazer com que não abuse. Também, ainda não joguei algo que sinta que me matasse isto completamente, o vermintide 2 em extreme até corria, com o drop eventual aqui e ali, mas algo me diz que o CPU vai-me limitar alguns casos, mais que a gráfica. Por agora, só a vi chegar-se aos 70ºC quando andei a mexer no power limit. Se o mantiver nos 0%, ela não abusa. Tenho que fazer um teste mais longo, mas não me apetece deixar de jogar para testar... You know :P...

EDIT: tenho estado a mexer com isto, no furmark, para tentar puxar alguma performance e valores, e chego a uma conclusão... É estupidamente dificil fazer o core clock subir muito. Tive que meter voltagem automática, meter 10% de power limit, e consegui que em furmark, ela puxasse ~1450 de core, e os 950 da HBM. O power draw, obviamente que subiu para 198w. Mas isto mostra que, pelo menos no meu chip, não é nada "barato" subir o core disto.

EDIT2: em perfil equilibrado, volto a bater na trave dos 1450. Parece-me que não vou conseguir ir acima sem pagar bem em energia, logo, calor. Pena, tinha esperanças de pelo menos conseguir os 1500 sem demasiados problemas.
 
Última edição:
70 graus em pleno inverno! como é possível teres temps mais altas que eu com 30 graus de ambiente??

Tens bom cooling na caixa? qual a RPM que a fan da gráfica chega? aqui o max RPM está a 1660 rpm
 
Pois, eu percebi depois. Como nunca fiz um OC tão detalhado, há coisas que me escapavam. Basicamente, o PL controla/limite o total que a placa consome. Consegui chegar a um valor que, por agora, me deve chegar.
R9lgILvcSByc9H3AvD9zmw.png

Imagem original: https://prnt.sc/mksw54

PL - 3% - 185w de consumo, com fans a 2380 faz-me 69ºC estáveis na minha ITX, que tem falta de ar frio a entrar. Vou ter que mandar vir 2 fans de 80mm slim, e ver se consigo meter mais alguma de 120mm no topo ou assim. Não se esqueçam que isto está numa ITX, uma Cougar QBX Kaze, com um AiO para o CPU. Eu hei de tirar umas fotos do interior amanhã ou sexta.

Com isto, consegui no furmark um alcance super estável de clock à volta de 1480. Tendo em conta as minha limitações de temperatura, isto está bastante bom. A parte chata, é que tanta RPM ouve-se um bocado. Mas também foi a testar a gráfica ao limite, o que não é mau. Amanhã tenho que testar isto em jogo, a ver se é estável.
 
Back
Topo