Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

A correr PCMark 8 a meio do teste, com um termómetro mediu 50 graus. O SSD Utility reportava 45 graus. Em idle ele reporta 42 graus.
O SSD está na placa Pci-Ex que vinha com ele. Está num local arejado. Não está debaixo de uma gráfica ou da parte de trás da board, onde nesta board está o slot M2 (Pci-Ex X2, por isso é que não o estou a usar).
Do pouco que usei não notei throtling, mas usei pouco e ainda não olhei para os resultados. Vou ver se noto alguma coisa nos números.
 
Ao utilizador comum nada, quer é o mais barato, sem sequer saber o que está a comprar. Mas para os "geeks" faz muita diferença. Os geeks, aqueles sabem o que é SLC, MLC ou TLC, interessa-lhes a tecnologia de um fabricante que demonstre fiabilidade.

As marcas não sobrevivem só com os geeks. Temos sempre uma visão distorcida com a questão de sermos geeks.
Sobre fiabilidade o único teste que temos é este: https://forum.zwame.pt/threads/ocz-vector-180-240gb-teste-de-longa-duracao.932441/

Não digo com isso que a Toshiba não o seja. A Samsung já deu provas que domina a tecnologia TLC.

A Toshiba também sabe uns truques.

Fui, e continuo a ser adepto de MLC, mas se tivesse que adquirir um TLC seria Samsung sem dúvida.

Óptimo. Pessoalmente não vejo uma marca que sirva para todos.
Aqui vejo a vantagem de a OCZ ter coberto os utilizadores que ainda não têm uma motherboard com M.2 ou uma motherboard com M.2 que não suporta M.2 2280 (por acaso temos uma dessas) e a outra vantagem prende-se com a disponibilidade de SSD desde os 128GB até 1TB. A Samsung só disponibiliza de 256GB e 512GB.

Estas são duas vantagens. Inlcuia uma 3ª que é de ter 5 anos de garantia com trocas. O serviço deixou de se chamar ShieldPlus mas é igual. O RevoDrive anterior não era abrangido.

A performance não podemos comparar já que não temos sample da samsung para testar.
Os preços poderemos ver em breve. No final para muitos utilizadores será este o ponto para decidir. Enquanto consumidor agrada-me sempre ter escolha e neste caso poder fazer um investimento menos (comprar o de 128GB) e ter o SSD que já tinha com ficheiros por exemplo ou poder ter 1TB se necessitar.
 
@Nemesis11 com o meu 950 PRO tenho o modo de compatibilidade desligado, até é aconselhado, e uso o driver da Samsung sim.

Eu não sabia que o modo de compatibilidade tinha que ser desligado no RD400. Só depois de ter problemas de estabilidade e contactar a OCZ é que percebi que podia estar o problema. E sim, depois de desligar o modo compatibilidade, não tive mais problemas.

Quanto a drivers. Vi agora que a Intel também tem drivers NVME para os seus SSDs NVME. Pergunto-me para que serve o driver Microsoft NVME que vem com o Windows. A meu ver alguém aqui fez mal o seu trabalho. Ou a Microsoft ou os storage vendors que não optimizaram as suas controladoras para um driver genérico.
 
normalmente o windows tem drivers genericos, estes equipamentos devem de ter particularidades de funcionamento em que para estarem a 100% necessitam do seu driver, alguns equipamentos não precisam porque ja sao tecnologia com alguns anos e o driver especifico em alguns casos já vem no windows e até é actualizado pelo windows update.

o driver compreendo, não me faz difrença, tenho de colocar drivers tb para as graficas, para o chipset intel, para a placa de som etc...
 
Não posso ver o vídeo, agora. Alguma carga é após alguns dados escritos ou após um período de maior actividade? Será thermal throttling?
 
@Nemesis11 dá uma vista de olhos a esta review:

http://www.pcper.com/reviews/Storag...ull-Review-M2-RevoDrive/Latency-Weighted-Perc

Há um problema qualquer com latências após alguma carga em cima deles. Eles falam mais sobre o assunto neste vídeo:

Obrigado pela chamada de atenção. Estive a ver a review e o video e de facto ela em alguns writes tem latência mais elevada que o normal. Não sei qual será a razão. Acredito mais que seja alguma coisa interna da controladora do que throttling.
O problema é que não estou a ver como replique isso nos meus testes. :( Aquele teste onde mostra a latência ao nível de uma cópia, é um teste custom deles. Se fosse um teste que pudesse correr aqui, eu corria, mas não estou a ver como. Se alguém tiver sugestões, estou a disponível para testar. Isto é, enquanto eu tiver o RD400, porque vou ter que o devolver à OCZ.
 
Podes tentar forçar um teste com QD=32 ou algo assim.

Utilizei o crystal mark nos meus SSD's e curiosamente tive um comportamento no OCZ parecido ao que eles referem utilizando um teste de 32GB com Seq Read QD=32

OCZ Vector 180 240GB:
rb8CpYp.png


Crucial BX100 240GB:
eJ0Rbdp.png


Samsung EVO 850 500GB (este meu deus! que lol!):
PNeWUW4.png
 
Já li a coisa. Parece ser mesmo o controlador a engasgar-se quando tem de escrever muitas coisas pequeninas ao mesmo tempo.
Felizmente ninguém vai por isto em servidores. :D Acho que para um utilizador comum aquilo deve ser transparente.
Mas era interessante saber o que a OCZ diz disto.

Mais off-topic, achei interessante ver que uma boa drive SATA ainda consegue ter latências mais baixas que qualquer NVMe actual. :D
 
Back
Topo