Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

A Toshiba lançou hoje o Toshiba RC100 com o objetivo de introduzir a todos os SSD NVMe com uma performance muito superior aos SSD SATA sem o custo elevado dos modelos com mais performance. Alia a isso um formato difícil de encontrar, M.2 2242 passando a ser dos M.2 mais pequenos no mercado.

Toshiba_RC100_Hero.JPG


A capacidade de armazenamento será de 120GB, 240GB e 480GB.

Toshiba_RC100_01.jpg


Toshiba_RC100_02.jpg


Os objetivos da Toshiba são claros. Acabar com a limitação do interface SATA mas a um preço controlado. Consumo baixo e sem necessidade de cabos (essa vantagem já existe em todos os M.2) de modo a poder ser opção em portáteis e mini pcs mais pequenos.

Toshiba_RC100_03.jpg


4 anos depois das primeiras motherboards a suportar NVMe passam a ser uma opção mais do que válida.

Toshiba_RC100_04.jpg


O baixo custo é conseguido juntando a memória flash com a controladora. Também explica a reduzida dimensão. O impacto na performance como já temos visto nas análises que temos feito existe por não ser usada DRAM mas não é expectável que seja algo que em cenários menos intensivos seja notado.

Toshiba_RC100_05.jpg


A linha de produtos da Toshiba com este lançamento. O topo de gama mantem-se com o Toshiba OCZ RD400, a gama baixa com o Toshiba OCZ TR200 e no meio este RC100 que teremos em breve para poder analisar.

Toshiba_RC100_06.jpg


O software já nosso conhecido que permite conhecer e otimizar o SSD.

Toshiba_RC100_07.jpg


A disponibilidade, como já referimos deve acontecer ainda esta semana com o preço recomendado para Portugal de 50,90€, 74,90€ e 136,90€ para os modelos de 120GB, 240GB e 480GB respetivamente.
 
Todas as motherboards que conheço suportam :)

IMG_3265.jpg


Um exemplo, Tens ali o parafuso colocado na posição dos M.2 2280. Os dois últimos números são o comprimento, mas tens mais duas "furações". Este RC100 não é tão comprido mas é perfeitamente compatível. Em alguns mini pcs o que acontece é não suportarem os 2280 por falta de espaço.
 
A mais barata está a definir o novo preço para 480/500Gb nos 100€. Nada mau, apesar de roubarem 20gb.

Resta saber se compensa para mais 1/3 do preço a RC100, e se esta não tem problemas de aquecimento ou de falta de dram. Duvido que se note a diferença.
 
É disto que precisamos, não só para ter NVME´s a preço mais acessível, mas também para baixar ainda mais os SATA. Fico à espera da análise da Zwame :)
 
Aqueles valores indicados serão para o RC100 ? 74,90€ por um nvme de 240Gb não me parece mal....

Os preços são para o RC100 sim.

É disto que precisamos, não só para ter NVME´s a preço mais acessível, mas também para baixar ainda mais os SATA. Fico à espera da análise da Zwame :)

Já está com a transportadora mas só o devemos ter para a semana. Também estou curioso. Se tiverem algum pedido especial para testar digam.

Já percebi. A foto é enganadora. Pensei q fosse um formato diferente, mais largo nos conectores, q o habitual. É é mais curto.

Sim, é apenas mais curto. É um M.2 "normal"
 
Estou aqui com uma duvida, tenhos os meus 4 sata ocupados com 2 ssd's e 2 hdd's será que se meter o M.2 vou continuar com as 4 sata? A board é uma MSI B350 Gaming Plus, estava a pensar no mais pequeno 120gb uma vez que é só para o SO, e metia os dois ssd's para jogos.
 
Estou aqui com uma duvida, tenhos os meus 4 sata ocupados com 2 ssd's e 2 hdd's será que se meter o M.2 vou continuar com as 4 sata? A board é uma MSI B350 Gaming Plus, estava a pensar no mais pequeno 120gb uma vez que é só para o SO, e metia os dois ssd's para jogos.

Na minha MSI perde uma porta ao ligar o m.2 :

"SATA1 port will be unavailable when an M.2 SATA SSD module has been installed in the M.2 slot."

Se for um M.2 PCIe então não perde nenhum SATA.
 
Mas isto é um SSD SATA, logo não deves perder os SATA.

Preço interessante para 480 GB, isso foi o que custou o meu Crucial MX200 de 500GB. Hora de ocupar o slot M2 da minha Z97 (limitado a PCI-e 2.0 2x)?
 
Acho que ainda ninguém falou na parte mais interessante deste SSD. Acho que é a primeira vez que vejo um SSD com a NAND e a Controladora no mesmo chip.
Eu acho este ponto muito interessante, porque se consegue ter um SSD num chip. Em todos os mercados onde o espaço é muito importante, este SSD é bem vindo. Portáteis, Mini-PCs, mercado industrial, mercado embedded, etc.

Não sei até que ponto não poderia caber num slot M.2 2230, que custuma ser o slot usado pelas placas Wireless.

Hoje em dia um computador x86 completo, pode ser mesmo muito pequeno. :) Exemplo:

5kT61yo.jpg
 
Wu colocava 3 vantagens.
1- Como o @Nemesis11 referiu ter a NAND e a controladora no mesmo chip que permite que seja tão pequeno.
2- O preço baixo
3- Performance comparando com SATA. Quando comparado com SSD NVMe já sabemos que não vai ter um excelente desempenho mas é uma melhor opção que um SATA para a mesma capacidade de armazenamento. Não substitui os SSD SATA com mais de 512GB de capacidade.
 
Back
Topo