Tomadas protegidas contra picos de tensão

Pq é que é tão cara então? Há tomadas protegidas contra picos bem mais baratas! E a tomada com proteçao contra picos mas igual a esta é so mais cara 2,5euros! Não deixa de ser estranho
 
Essas tomadas se tiver que deixar de passar picos deixa, a não ser aquelas mais caras que é capaz de ter melhores filtros.

UPS é muito melhor...dificilmente deixa queimar algo.
 
Pq é que é tão cara então?

Provavelmente porque é Legrand (marca reconhecida) e porque não estás a comprar em quantidade.


Essas tomadas se tiver que deixar de passar picos deixa, a não ser aquelas mais caras que é capaz de ter melhores filtros.

UPS é muito melhor...dificilmente deixa queimar algo.

"Se tiver que deixar passar picos deixa"... Explicação altamente técnica/científica... enfim.

As protecções contra sobretensões têm um limite de amplitude/tempo para dissipar a energia extra correspondente à sobretensão. Mete lá 30 kV (sim, quiloVolt!) na entrada duma tomada ou UPS de 230 V durante uma hora a ver se não torras as protecções das duas, e se calhar algo mais.

A única vantagem da UPS poderá ser conseguir (não sei se consegue) não deixar o pico "passar" da tomada para a alimentação do PC. E claro, no caso de falha de energia originada por uma perturbação da rede, o PC pode continuar a ser alimentado durante algum tempo.
 
Provavelmente porque é Legrand (marca reconhecida) e porque não estás a comprar em quantidade.




"Se tiver que deixar passar picos deixa"... Explicação altamente técnica/científica... enfim.

As protecções contra sobretensões têm um limite de amplitude/tempo para dissipar a energia extra correspondente à sobretensão. Mete lá 30 kV (sim, quiloVolt!) na entrada duma tomada ou UPS de 230 V durante uma hora a ver se não torras as protecções das duas, e se calhar algo mais.

A única vantagem da UPS poderá ser conseguir (não sei se consegue) não deixar o pico "passar" da tomada para a alimentação do PC. E claro, no caso de falha de energia originada por uma perturbação da rede, o PC pode continuar a ser alimentado durante algum tempo.

a ups é tal e qual como as tomadas, a nivel de protecções de pico, protege até um certo ponto, se o pico for superior ao que ela está preparada para proteger passa para a frente, mas é claro uma tomada contra enventuais picos não vai fazer grande coisa, principalmente se for daqueles casos em que a rede electrica na area de residencia seja instavel, logo a melhor opção é recorrer a ups que sempre protege o pc nestas situação dando tempo de o desligar em segurança e previne a instabilidade sobre o pc, pois os picos podem causar bastantes danos se forem freq.

tenho um colega que mora numa terreola e tem o mesmo problema e dado a situação optou por uma ups, e fala-me muita vez que aquilo é uma vergonha a ups está n vezes ao longo do dia a acusar no display picos e falhas consecutivas coisas que são fracções de segundo, mas é o suficiente para lixar alguma coisa...
 
Provavelmente porque é Legrand (marca reconhecida) e porque não estás a comprar em quantidade.




"Se tiver que deixar passar picos deixa"... Explicação altamente técnica/científica... enfim.

As protecções contra sobretensões têm um limite de amplitude/tempo para dissipar a energia extra correspondente à sobretensão. Mete lá 30 kV (sim, quiloVolt!) na entrada duma tomada ou UPS de 230 V durante uma hora a ver se não torras as protecções das duas, e se calhar algo mais.

A única vantagem da UPS poderá ser conseguir (não sei se consegue) não deixar o pico "passar" da tomada para a alimentação do PC. E claro, no caso de falha de energia originada por uma perturbação da rede, o PC pode continuar a ser alimentado durante algum tempo.

Por isso mesmo é que aconselhei UPS...

O preço que vais dar por uma tomada dessas, compras "quase" um UPS, faz dois em um, protege e consegue ter algum tempo o pc ligado, para conseguir encerrar em segurança.

Expliquei da maneira que soube melhor, alem do mais não somos todos "expert", a minha area de conhecimento não é bem esta.

Se o OP tiver uma fonte minimamente "decente" é meio caminho andado para ter protecções para os restantes componentes do pc.
 
Última edição:
Por isso mesmo é que aconselhei UPS...

O preço que vais dar por uma tomada dessas, compras "quase" um UPS, faz dois em um, protege e consegue ter algum tempo o pc ligado, para conseguir encerrar em segurança.

Expliquei da maneira que soube melhor, alem do mais não somos todos "expert", a minha area de conhecimento não é bem esta.

Se o OP tiver uma fonte minimamente "decente" é meio caminho andado para ter protecções para os restantes componentes do pc.

E a minha fonte é minimamente decente ?? Com uma fonte +- n é necessário ups?
 
E a minha fonte é minimamente decente ?? Com uma fonte +- n é necessário ups?

ser necessário ou não cabe-te a ti dicidir , face ao que conheces em relação a estabilidade da rede electrica em tua casa no dia a dia, se a coisa é estavel, e estás só a precaver picos é algo raro, e a fonte for decente não vais ter grandes problemas, agora se for como referi atras instavel, o ideal é recorrer a uma ups para evitar surpresas desagradaveis, alem do mais uma ups boa não são nenhuma exurbitancia na actualidade face a uns belos anos atras que eram uma fortuna...
 
E a minha fonte é minimamente decente ?? Com uma fonte +- n é necessário ups?

Com essa Nox não meto as minhas mãos no fogo, mas deve ter as protecções necessarias, como o touromelga disse cabe a ti dicidir a compra de um UPS ou não.

Se a fonte tiver protecções, se queimar, queima a fonte e dificilmente queima o restante, com um UPS tens isso como fosse uma "firewall", filtra a partir dali, logo se ouver um pico mais forte, a fonte não sofre.
 
Sim, a fonte tem protecções. Mas, na verdade, será sempre melhor comprar uma ups! Como funciona exatamente a ups? é uma espécie de uma tomada contra picos que permite encerrar o pc em segurança? Alguem que me explique isto melhor por favor!
 
Penso que um UPS é basicamente o que disse em cima! Um aparelho com protecçao contra picos, que regulariza a eletricidade, capaz de armazenar energia, o que faz com que se possa desligar o pc em segurança!
 
Sim, Por acaso estes dias tive na empresa da minha namorada onde estava instalado 2 UPS, volta e meia dava um bip, penso que é pequenas oscilações da corrente onde ele retifica.
 
Back
Topo