Gadgets Tópico dos Drones

Lagmm, estou a ver os vídeos do Gonçalo Madureira, ele diz que dá para assinar, digitalizar e enviar.
Edit: pelo menos para o registo na plataforma.
Edit2: na descrição do vídeo colocou uma nota a dizer que afinal só com cartão ou CTT.
 
Última edição:
Já agora aproveito para esclarecer uma dúvida, é possível voar em zonas de jurisdição militar? Se sim, a quem se pede a autorização? ANAC também?

Para voar com um drone que tenha camara precisas sempre de licença da AAN, que é uma entidade militar. Por isso o pedido à AAN resolve logo tudo. Mas nas zonas com restrições militares pode demorar mais, pelo que convém pedir com mais antecedência.

Boa tarde lagm e restantes membros, no site da AAN tenho que efetuar o registo. Faço isto uma e apenas uma vez, certo? Ou preciso de fazer algo cada vez que quiser andar com o drone? No meu caso não vou voar nem perto de espaço aéreo militar, nem aeroportos.

Além dos registos e seguros quando a legislação estiver concluída, é preciso SEMPRE licença da AAN, excepto se o drone não tiver nenhuma câmara. Adicionalmente precisas de autorização da ANAC para todas as excepções, como voo para lá da linha de vista, ou voo nocturno, voo acima dos 120 metros, etc... Adicionalmente precisas de autorização do ICNF se voares uma reserva natural (quase todas as serras portuguesas), se voares na orla marítima precisas de autorização da capitania, e para voar nas zonas de influencia dos aeródromos é preciso acrescentar a autorização da entidade que gere o aeródromo. E para captar imagens de monumentos, museus ou edifícios classificados, também é preciso autorização da entidade gestora.

Espero não ter esquecido nada.
 
Pensei que resolvia a questão da assinatura digital porque tenho chave móvel digital ativa. De facto agora com a CMD é possível assinar digitalmente os documentos, no meu caso não foi possível pois dava-me um erro de não estar ativa, fui ao site autenticação do governo e pensei que poderia ativar mas infelizmente diz-me que só presencialmente nos serviços, lá vou eu para a fila. Mas fica a dica, quem tiver ativa a assintura digital já não precisa de leitor de cartões, basta a CMD.
 
Bem, estas burocracias todas para voar está a fazer-me desistir da compra.. então é necessário pedir uma licença de voo com 12 dias de antecedência??
 
Não stress com isso e que isso não te tire o prazer...
É burocrático sim, mas em 24h normalmente tens a autorização e podes ficar tranquilo e de consciência tranquila.
 
Bem, estas burocracias todas para voar está a fazer-me desistir da compra.. então é necessário pedir uma licença de voo com 12 dias de antecedência??
É o normal neste país, infelizmente!
Também estou em vias de comprar um, mas "isto" não me vai demover.
 
É verdade que há muita norma e burocracia, mas basta verificar que cada vez mais há um número maior de utilizador, e claro com ainda experiência a aprender.
Talvez no dia, em que um drone cair, de 1kg cair ao bater num poste e danificar o vossa viatura, veja a importância de haver um registo e identificar.

O mesmo acontece com as cartas de condução. Sim é burocracia, mas nada que 1 minuto nos tire a segurança
 
É verdade que há muita norma e burocracia, mas basta verificar que cada vez mais há um número maior de utilizador, e claro com ainda experiência a aprender.
Talvez no dia, em que um drone cair, de 1kg cair ao bater num poste e danificar o vossa viatura, veja a importância de haver um registo e identificar.

O mesmo acontece com as cartas de condução. Sim é burocracia, mas nada que 1 minuto nos tire a segurança
Mas uma vez tirada a carta não é preciso andar a requerer autorização para conduzir. Claro que deve haver limitações sobre alguns locais, que nalguns seja necessário autorização, agora no resto do espaço, na minha opinião, é só burocracia.
Cumps
 
Não stress com isso e que isso não te tire o prazer...
É burocrático sim, mas em 24h normalmente tens a autorização e podes ficar tranquilo e de consciência tranquila.

Neste momento, só é possivel pedir com pelo menos 5 dias de antecedência. Quem não planeia as coisas ou deixa para a ultima será dificil voar legal.
 
Desculpem perguntar, mas o que podemos comprar sem haver tantos stresses com licenças?

Estava a pensar num drone que pesa quase meio quilo e já vou pensar melhor se compro ou não.
 
é mais a norma que a excepção.
Não sei a realidade em todos os países, mas eu quero comprar um para usar por cá e na Suíça a onde vou algumas vezes por ano e lá as coisa são bem mais simples.
2019_Drohnenguide_V3_gross_multi_en.jpg

Mais informações aqui
 
As autorizações são necessárias para as zonas restritas. Vão para o campo e já não têm que esperar 12 dias. Têm que ter o drone registado à mesma (espero não estar a dizer asneiras).
 
o problema é esse termo "campo".
tens zonas militares ou areas protegidas (parques naturais) que a area é muito maior que o que precisava ser IMO (area de foz coa ou sintra-cascais) que lixa tudo, mais depressa (e perto) voas ao pe do aeroporto de lisboa que nessas areas.
 
Back
Topo