• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Sim, a caixa estou a desenhar, ainda não está finalizado, mas tenho tudo idealizado...a ideia é não sobrar 1mm, é feita a medida para estes componentes.
Estou a espera que chegue a fonte para fazer os ensaios finais das medidas e furações.

vou estar apenas pendente de arranjar alguem que me faça o corte em aluminio e me faça 2 ou 3 soldaduras.

os cabos gostava de arranjar alguém por ca que os fizesse, não queria estar a mandar vir de fora.

As specs
i7 10700
Noctua nh-l9i
Z490i
32gb ram 3200
M.2 970 evo 1Tb
Hdplex 400w
Rtx 2070 super
 
Este cooler vai ser mais que suficiente
Se aquele pequeno tranbolho da intel que vem na caixa serviria...

Este i7 tem TDP de 65w...o cooler é indicado para cpus de 65w, vou estar tranquilo como um esquilo! :biglaugh:

o cpu é bloqueado, não ha clocks :p
E não podemos comparar a eficiência de um intel 4th gen com um 10th gen ;)

ate vai sobrar oxigenio lol
 
Última edição:
Este cooler vai ser mais que suficiente
Se aquele pequeno tranbolho da intel que vem na caixa serviria...

Este i7 tem TDP de 65w...o cooler é indicado para cpus de 65w, vou estar tranquilo como um esquilo! :biglaugh:

o cpu é bloqueado, não ha clocks :p
E não podemos comparar a eficiência de um intel 4th gen com um 10th gen ;)

ate vai sobrar oxigenio lol
65w, mas com o turbo vai a 150W, vais ter que limitar isso com o XTU ou na bios. De origem vai andar facilmente a bater 80-90.

O trambolho da intel serve para um celeron ou algo assim :D
 
preciso de ajuda:

tenho uma caixa que desenhei a medida, mas preciso de alguém que me faça o resto, o corte em aluminio.

alguém conhece alguma empresa na zona de Lisboa que faça o corte em CNC?

Cumprimentos

Experimenta falar com a Gravoplot, é uma gráfica em Sintra, mais focada em Sinalética. Fui lá recentemente e eles estavam a fazer experiências com corte em latão, eles andam sempre a inovar pode ser que te safes com eles. A malta lá é 5*
 
Finalmente tive tempo para montar a máquina que estava à espera da NZXT H1. Não reparei que tinha a câmera a fazer crop, as fotos não estão espetaculares mas vou guiar-vos um pouco pelo que é fazer montar uma build nesta caixa.

Componentes:

CPU: AMD Ryzen 5 3600
Board: ASRock B550 Phantom Gaming-ITX/ax
Mems: G.SKILL Ripjaws V Series 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600 (PC4 28800) Intel XMP 2.0 Desktop Memory Model F4-3600C16D-16GVKC
SSD: Silicon Power P34A80 M.2 Gen 3 NMVe 1TB
GPU: vou esperar pela 3070, entretanto montei uma 2070 super emprestada

yOwqEJw.jpg
GEpxruj.jpg
GPMnlRn.jpg
IjQFMS8.jpg


O manual da H1 é péssimo, mas a própria caixa vem com instruções para orientar o processo. O painel frontal em TC sai facilmente puxando, mas é difícil não deixar impressão digital.

GMbGZEk.jpg
xj9CPdI.jpg


Por detrás do painel frontal, conseguimos ver já o desenho dual chamber, e o raiser cable já pré-instalado. A tampa superior esconde os cabos já pré-instalados na fonte modular incorporada.

58IZ6nm.jpg
L6efy17.jpg


Passando ao painel traseiro, sai da mesma forma que o frontal, só puxar. Aqui já conseguimos ver que os cabos da fonte já vêm devidamente roteados e presos. A fonte vem com uma extensão já instalada que leva a tomada até à base da caixa (onde fica o IO). É desta face da caixa que se fará a exaustão do ar quente, tal como é possível perceber já pela colocação da fonte.

oVWqvIX.jpg
DdF57z6.jpg


As laterais e topo da caixa formam uma peça única, que desliza para cima sem esforço, revelando o nosso intake num dos lados: fonte de alimentação e AIO de 140mm. É necessário remover 2 parafusos para abrir o AIO e dar acesso ao lugar da motherboard. Nota negativa para a qualidade destes parafusos, à primeira tentativa desfiz a cabeça de um deles e tive que furar o parafuso de um lado ao outro com o berbequim para o remover.

dh2JVSL.jpg


Com os parafusos removidos, o AIO possui uma dobradiça que permite dar acesso onde irá ser instalada a motherboard. O bloco do AIO vem montado de forma a indicar exactamente como deve ficar depois de instalada a board e processador, portanto não precisamos de instruções aqui. O bloco vem com a mounting plate Intel montada mas traz obviamente a mounting plate AMD, que é facilmente instalada sem ferramentas.

oCxIvvE.jpg


O passo de instalar a board é bastante simples. Todos os cabos, quer de alimentação quer do AIO estão roteados de forma perfeita, pelo menos para esta board! Só precisei usar uma abraçadeira para que os cabos do AIO não ficassem tão soltos.

F1i0vSX.jpg


Último passo é instalar a gráfica. Rodando a caixa 180 graus temos acesso à chamber oposta onde vai viver a gráfica. Como podem ver o espaço é enorme e acomoda a maioria das gráficas actuais. Instalação super simples também, apenas remover 2 parafusos que vão segurar a gráfica. Mais uma vez, os cabos de alimentação para a gráficas estão ali já à mão de semear!

4R8irDT.jpg


Gráfica instalada. Como podem ver ainda sobra espaço! No entanto, em termos de profundidade parece estar rés-ves! As fans da gráfica ficam coladas a esta lateral, o que significa ar fresco permanente sem necessidade de fans adicionais para intake.

caPHtuK.jpg


Voltando por momentos à traseira da caixa, podemos ver por onde é que a gráfica vai fazer exhaust. Não é perfeito porque o ar vai ter de sair por convecção e pressão positiva, mas já pensei que talvez seja possível adicionar duas Noctua A4 ali (a largura são 45mm por isso teoricamente possível). Fica mais uma vez claro o design dual chamber, o ar da gráfica não se mistura com o ar do resto do sistema!
adnch0c.jpg
BeBkX1H.jpg


Descendo um pouco a imagem, da para ter uma noção do clearance entre o radiador e o bloco. Dado não existir nenhuma fan de sistema, esta proximidade acaba por ser bem vinda já que o airflow vindo do radiador arrefece os restantes componentes.

A NZXT está de parabéns, é uma caixa belíssima e com uma densidade e qualidade de construção inacreditáveis!

8LQa4my.jpg
 
Última edição:
Estou encantado com a Phanteks Enthoo Evolv Shift Air , será que vou conseguir colocar uma placa gráfica como a RTX3090 que parece que ocupa 3 slots ?
Depois tenho outra questão, as bombas de water cooling continuam a fazer aquele ruído constante que se propaga por umas quantas divisões da casa ou já estão tão silenciosas como as ventoinhas silenciosas?
@FELiYCORA Essa caixa também parece ser porreira e mais flexível, achas que dá para colocar uma placa gráfica de 3 slots? Esse WC já vem com a caixa não é? Faz muito barulho ?

Eu gosto de ter um computador silencioso, sou bastante sensível ao ruído quando estou pela net, a ver um vídeo ou a desenhar. Ao ponto de ter gasto uma pipa de massa em ventoinhas e dissipador para não o conseguir ouvir mesmo com a tampa aberta.
 
Estou encantado com a Phanteks Enthoo Evolv Shift Air , será que vou conseguir colocar uma placa gráfica como a RTX3090 que parece que ocupa 3 slots ?
Depois tenho outra questão, as bombas de water cooling continuam a fazer aquele ruído constante que se propaga por umas quantas divisões da casa ou já estão tão silenciosas como as ventoinhas silenciosas?
@FELiYCORA Essa caixa também parece ser porreira e mais flexível, achas que dá para colocar uma placa gráfica de 3 slots? Esse WC já vem com a caixa não é? Faz muito barulho ?

Eu gosto de ter um computador silencioso, sou bastante sensível ao ruído quando estou pela net, a ver um vídeo ou a desenhar. Ao ponto de ter gasto uma pipa de massa em ventoinhas e dissipador para não o conseguir ouvir mesmo com a tampa aberta.

Sim, vem com AIO para o CPU. Em idle é completamente silenciosa, apenas precisei de fixar as RPM da WC pump porque aquilo no modo automatico de controlo da board faz uns barulhos estranhos. Basicamente mexi nas RPMs ate um valor que minimiza as frequencias que me irritam. Quanto à gráfica, acho que o máximo são 2.5 slots.
 
Estou encantado com a Phanteks Enthoo Evolv Shift Air , será que vou conseguir colocar uma placa gráfica como a RTX3090 que parece que ocupa 3 slots ?
Depois tenho outra questão, as bombas de water cooling continuam a fazer aquele ruído constante que se propaga por umas quantas divisões da casa ou já estão tão silenciosas como as ventoinhas silenciosas?
@FELiYCORA Essa caixa também parece ser porreira e mais flexível, achas que dá para colocar uma placa gráfica de 3 slots? Esse WC já vem com a caixa não é? Faz muito barulho ?

Eu gosto de ter um computador silencioso, sou bastante sensível ao ruído quando estou pela net, a ver um vídeo ou a desenhar. Ao ponto de ter gasto uma pipa de massa em ventoinhas e dissipador para não o conseguir ouvir mesmo com a tampa aberta.

tive uma durante 1 mês e tive de a trocar.. penso que nessa caixa a não ser que vás completamente para WC (cpu + gpu) não te vais safar com temps...
além que uma de 3 slots não cabe lá.. na altura a 1080ti que tinha era de 2.5 slots e não cabia, o vidro não fechava..
Posso também dizer que mesmo sem o vidro do lado da gráfica ela aquecia muito..

e depois uma coisa muito irritante era o facto de o ar quente que entrava muito dificilmente conseguia sair, ent cada vez que acabava a jogar todas as ventoinhas continuavam a bufar forte durante muito tempo!

TL;DR uma caixa a evitar se fores jogar ou algo que puxe intensivamente da gráfica..
 
Back
Topo