PlayStation PlayStation 4 Pro - Tópico Oficial

E a Scorpio será mais uma nova xbox 2?

Isso gostava de perceber, porque a diferença da xbox one para a scorpio é bem maior do que a diferença da ps4 para a PRO.

Não sei se será fácil lançar um jogo para a scorpio e para a xbox one, parece-me que é como lançar um jogo para a ps3 e para a ps4 normal. As diferenças são demasiado grandes.

Para isso o jogo tinha de vir muito pior graficamente para ser possivel correr na one.

Acho que a scorpio deveria ser considerado uma nova geração de consolas e não uma consola de a meio de geração à semelhança da PRO.
 
Primeiro jogos Pro mal optimizados, surpreende ainda alguém?

Tendo em conta o mesmo cpu,as mesmas mémorias e uma gráfica da AMD na mesma,sim,surpreende um bocado. Não estamos em 2013.

Alguém tem a lista de jogos que na PRO vão correr a 1080p 60fps? Estou a ver que vai ser complicado com o CPU que a consola tem isto ser possível.

É pena terem melhorado bastante o GPU e o CPU continuar a parecer um cpu de tablets. Cada vez estou com menos esperança de jogos 1080p/900p a 60fps o que é pena. Parece-me que com o tempo vai dar para perceber que esta consola vai ser mesmo para ter apenas melhor resolução. Não estou a ver, nem mesmo em jogos mais fechados, a correr a 60fps. Era o sonho ver um uncharted 4 a 1080p 60fps, mas será isso possível? até posso estar enganado mas não me parece assim como o Rise of tomb raider corre a 1080p 60-40fps de oscilação. Então em jogos open world apenas vai servir para manter os 30fps fixos.

Na minha opinião era melhor a sony ter melhorado mais o CPU na pro e aumentar o preço da consola mais uns 50€ de forma depois tambem competir melhor com a Scorpio. Isto para dizer que em lá para o final de 2018 parece-me que vai sair nova consola Sony.

Acredito que quem tenha tv´s a 1080p até pode ter melhor eye candy e melhores texturas, mas apenas isso, frame rate vai continuar quase igual.

É bom o pessoal não ficar a pensar que a PRO é uma PS5 e vai fazer milagres nos jogos, porque isso nao me parece possivel e a resposta para isso é apenas 1 palavra: CPU.

E aposto que num PSVR novo para tirar partido dessa consola e corrigir certos aspectos do presente PSVR.

Definitivamente, desengane-se quem pensa que a PS4 Pro é uma PS5... nem essa é a intenção da Sony (e muito bem, por respeito aos seus 40 ou mais milhões de utilizadores)

Entretanto, fica este artigo (que comprova que até uma revisão de meio da geração, tem uma fase gestacional própria e onde as otimizações ainda não estão estabilizadas):

Inside PlayStation 4 Pro: how Sony created the first 4K gaming console. Digital Foundry talks tech with Mark Cerny

http://www.eurogamer.net/articles/d...tation-4-pro-how-sony-made-a-4k-games-machine

Bem, assim sendo então já podemos dizer que a PS4 e Xbox One são maquinas de 1080p sem falhas e a Xbox One S é uma maquina de jogos 4K também.Se upscales já considerado nativo, é na boa. Próxima geração é para o 8K!


E a Scorpio será mais uma nova xbox 2?


Lá para Maio/Junho do ano que vem ficamos a saber o que é. O mais importante vai ser as memorias e o cpu. A gráfica já é jeitosa,pelo menos em comparação com o que equipa a One neste momento.
 
Definitivamente, desengane-se quem pensa que a PS4 Pro é uma PS5... nem essa é a intenção da Sony (e muito bem, por respeito aos seus 40 ou mais milhões de utilizadores)

Entretanto, fica este artigo (que comprova que até uma revisão de meio da geração, tem uma fase gestacional própria e onde as otimizações ainda não estão estabilizadas):

Inside PlayStation 4 Pro: how Sony created the first 4K gaming console. Digital Foundry talks tech with Mark Cerny

http://www.eurogamer.net/articles/d...tation-4-pro-how-sony-made-a-4k-games-machine

Duas notas. A primeira, o 1GB DDR3 adicionado para ajudar nas tarefas do OS. A segunda nota, vai para a confirmação de algo que já aqui tinha dito.

"2.13GHz CPU and 911MHz GPU in Pro mode, running at 1.6GHz and 800MHz respectively in base PS4 mode in order to lock back-compat with the standard model"

Isso gostava de perceber, porque a diferença da xbox one para a scorpio é bem maior do que a diferença da ps4 para a PRO.

A diferença de potência entre a PS4 Pro e a Scorpio é semelhante à diferença de potencia entre a PS4 e a One. Diria que é uma questão difícil de responder para já.

Bem, assim sendo então já podemos dizer que a PS4 e Xbox One são maquinas de 1080p sem falhas e a Xbox One S é uma maquina de jogos 4K também.

É? Não estarás a confundir jogos em 4K com streaming de video em 4K?
 
Essas duas frases não se contradizem?

Eu podia ter dito de forma mais completa, mas não, não se contradizem. Não quando não sabes a estratégia que a MS tem para a Scorpio, a não ser que "não terá jogos exclusivos, mas que jogos VR serão exclusivos". No caso da PS4 Pro essa estratégia já se sabe. O jogos que existirem numa versão, existem na outra, sejam tradicionais ou VR.
 
Eu podia ter dito de forma mais completa, mas não, não se contradizem. Não quando não sabes a estratégia que a MS tem para a Scorpio, a não ser que "não terá jogos exclusivos, mas que jogos VR serão exclusivos". No caso da PS4 Pro essa estratégia já se sabe. O jogos que existirem numa versão, existem na outra, sejam tradicionais ou VR.

Mas para dizer que não há exclusivos na Scorpio significa que os jogos tem de existir para xbox one e Scorpio? Não percebi muito bem quando afirmaram isso...
 
Eu podia ter dito de forma mais completa, mas não, não se contradizem. Não quando não sabes a estratégia que a MS tem para a Scorpio, a não ser que "não terá jogos exclusivos, mas que jogos VR serão exclusivos". No caso da PS4 Pro essa estratégia já se sabe. O jogos que existirem numa versão, existem na outra, sejam tradicionais ou VR.

Estava a falar da certeza seguida de duvida.Falas sem saber do cpu e memorias,mas depois dás latitude suficiente porque não sabemos como é que isto vai tudo se desenrolar.


É? Não estarás a confundir jogos em 4K com streaming de video em 4K?

Indo pela maneira como a Eurogamer encaixa a Pro, não,não estou a confundir. Se upscales já permitem falarmos de como a Sony criou a primeira consola para gaming em 4K,por arrasto os upscales da One S também contam.

Mas para dizer que não há exclusivos na Scorpio significa que os jogos tem de existir para xbox one e Scorpio? Não percebi muito bem quando afirmaram isso...

O que sair na Scorpio tem de sair na One. Isso foi o que alguns tipos da divisão disseram. Assume-se que estavam a falar de first partys,já que eles não tem controlo sobre produtoras/estudios externos. E mesmo nesse caso não se sabe bem como vai ser esse trabalho.

Nesta altura do campeonato só vamos ter respostas em Maio/Junho.E mesmo assim não vão ser tantas quanto isso.Ao presente ritmo mesmo depois do lançamento ainda se vai andar a apalpar terreno,baseado na presente situação com a Pro e o primeiro ano da PS4/Xbox One.
 
Estava a falar da certeza seguida de duvida.Falas sem saber do cpu e memorias,mas depois dás latitude suficiente porque não sabemos como é que isto vai tudo se desenrolar.

Estás a desconversar. Sabemos quantos TFLOPS a PS4, PS4 Pro, Xbox One e Scorpio têm. O resto é matemática. A diferença PS4 -> One é semelhante à diferença Pro -> Scorpio. Agora, não se sabe que estratégia a MS vai ter para com a Scorpio.

Simplificando, embora em termos de hardware a Scorpio não seja propriamente next-gen comparativamente à PS4 Pro (porque apresenta a mesma diferença de potencia entre a PS4 e a One), não significa que a MS não venha a tratar a Scorpio como next-gen (em termos de software).

Indo pela maneira como a Eurogamer encaixa a Pro, não,não estou a confundir. Se upscales já permitem falarmos de como a Sony criou a primeira consola para gaming em 4K,por arrasto os upscales da One S também contam.

Estás a confundir porque os upscales da One S são para vídeo e não para jogos. O artigo do EG fala em "4k gaming". A PS4 Pro vai ser a primeira consola onde se vai poder jogar em 4K (seja via checkerboard rendering ou nativamente). Onde está a confusão?
 
O que sair na Scorpio tem de sair na One. Isso foi o que alguns tipos da divisão disseram. Assume-se que estavam a falar de first partys,já que eles não tem controlo sobre produtoras/estudios externos. E mesmo nesse caso não se sabe bem como vai ser esse trabalho.

Tem controlo sobre os jogos externos porque nao podem ser lançados sem autorização do proprietário da plataforma.
Basta nao autorizarem nenhum jogo Scorpio que nao tenha versão One.
Nao é diferente do que a Sony faz ao impor versão PS4 Pro para jogos saídos a partir de Outubro(?) e com mínimo de 1080p, etc.
 
Tenho seguido este tópico com atenção e sinceramente o que me parece é o seguinte:

A Sony ao lançar esta versão da PS4, está a dizer aos que adquiriram a PS4 "normal" que mais um tempo e adeus.

Faz-me lembrar uma coisa que me irrita na EA relativamente ao jogo FIFA, ou seja compramos o jogo, e chega ao verão o jogo pura e simplesmente deixa de ter actualizações.
Ora se quero ter planteis actualizados, tenho de comprar o novo FIFA que sai em Setembro / Outubro, está muito mal feito isso, pois se venderam x mihões de cópias, custava muito fazerem actualizações dos planteis?
Sendo que os novos FIFA que saem todos os anos, trazem sempre melhorias a nível gráfico, jogabilidade etc, quem quer comprar por essas questões ótimo, mas quem não quer, porque não pode ou porque não quer, o minimo era a actualização dos planteis, no minimo.

O mesmo se passou com o Uncharted, sairam os 3 primeiros para a PS3, e a Naughty Dog borrifou-se para quem tem PS3 e fizeram unicamente para a PS4, fiquei lixadissimo com isso, pois é um jogo que adoro, e que não tendo uma PS4, não poderei completar a serie.

Estou a pensar adquirir uma PS4 para o Natal, mais para jogar com a minha filha mais velha, até estava interessado em comprar a slim, mas depois de estar a ler isto tudo, e ver um video que o user @Torak colocou neste post #396312 uma coisa é certa é que as editoras vão produzir apenas para a PRO deixando a "normal" de lado.

Mas dar 400€ por uma consola...upa, upa, puxadote...mais ainda que o VR está descartado pois dar mais 400€ por isso está completamente fora de questão, não estou a dizer que não valha o dinheiro, mas para a minha carteira, está completamente fora de questão.

O que queria mesmo era uma consola, que daqui a 4/5 possa estar a disfrutar da mesma como hoje, e não que me dure apenas 2 a 3 anos, pois com o tal lançamento para 2018 da Scorpio, a Sony certamente irá lançar a PS5...

Ah e espero sinceramente, que a Sony tenha consideração a quem gastou o seu dinheiro nas PS4, principalmente as primeiras e que faça uma boa campanha de "devolução" pela nova PRO.
 
@Yorda9 não me parece que a Sony queira chatear 40milhoes de utilizadores. E para além do mais os jogos são os mesmos. Não se de fazer jogos pra PS4 e outro pra PRO. O jogo base é da PS4. Claro que o jogo vai ser melhor pra Pro, mas falar em dizer adeus, não me parece.
 
@MBMacas, pois também acho que a Sony não queria chatear essa gente toda, mas... se calhar já é a minha teoria da conspiração.

Lá está, na parte que me toca, desde que os jogos na PS4 corram bem, para mim está ótimo, se comprar um bundle da slim com 1 jogo + 2 comandos por 250€, prefiro do que dar 400€ só por uma PRO sem mais nada.
Até porque, como já referi, não faço intenções de comprar o VR, pois uma PRO+VR+Câmara+1 Move são cerca de 900€, a minha mulher pedia-me logo o divórcio...

Como referi, tenho é receio de comprar uma slim, e daqui a 2 anos estar "desactualizada" pois saiu a PS5 para combater a Scorpio....
 
Tenho seguido este tópico com atenção e sinceramente o que me parece é o seguinte:

A Sony ao lançar esta versão da PS4, está a dizer aos que adquiriram a PS4 "normal" que mais um tempo e adeus.

Faz-me lembrar uma coisa que me irrita na EA relativamente ao jogo FIFA, ou seja compramos o jogo, e chega ao verão o jogo pura e simplesmente deixa de ter actualizações.
Ora se quero ter planteis actualizados, tenho de comprar o novo FIFA que sai em Setembro / Outubro, está muito mal feito isso, pois se venderam x mihões de cópias, custava muito fazerem actualizações dos planteis?
Sendo que os novos FIFA que saem todos os anos, trazem sempre melhorias a nível gráfico, jogabilidade etc, quem quer comprar por essas questões ótimo, mas quem não quer, porque não pode ou porque não quer, o minimo era a actualização dos planteis, no minimo.

O mesmo se passou com o Uncharted, sairam os 3 primeiros para a PS3, e a Naughty Dog borrifou-se para quem tem PS3 e fizeram unicamente para a PS4, fiquei lixadissimo com isso, pois é um jogo que adoro, e que não tendo uma PS4, não poderei completar a serie.

Estou a pensar adquirir uma PS4 para o Natal, mais para jogar com a minha filha mais velha, até estava interessado em comprar a slim, mas depois de estar a ler isto tudo, e ver um video que o user @Torak colocou neste post #396312 uma coisa é certa é que as editoras vão produzir apenas para a PRO deixando a "normal" de lado.

Mas dar 400€ por uma consola...upa, upa, puxadote...mais ainda que o VR está descartado pois dar mais 400€ por isso está completamente fora de questão, não estou a dizer que não valha o dinheiro, mas para a minha carteira, está completamente fora de questão.

O que queria mesmo era uma consola, que daqui a 4/5 possa estar a disfrutar da mesma como hoje, e não que me dure apenas 2 a 3 anos, pois com o tal lançamento para 2018 da Scorpio, a Sony certamente irá lançar a PS5...

Ah e espero sinceramente, que a Sony tenha consideração a quem gastou o seu dinheiro nas PS4, principalmente as primeiras e que faça uma boa campanha de "devolução" pela nova PRO.
Por acaso a sony ao lançar a slim está a dar o sinal que não vai abandonar a mormal (se bem que aqui a sony só nos jogos first party é que tem voto na materia), nem vai fazer campanhas de retoma.
Se a sony achasse fulcral a renovação da "frota" não lançava a slim. E se estivesse preocupada com os consumidores não enganava alguns menos informados ao lançar a slim antes da Pro.
 
Actualmente os ciclos de vida de novas consolas é no máximo de 4/5 anos e mesmo assim depende, se a concorrência lançar melhor a Sony tem de igualar, logo o ciclo é definido pelo mercado. Estou a contar com a ps5 em 2018. Entretanto no próximo mês vou comprar a pro.
 
Por acaso a sony ao lançar a slim está a dar o sinal que não vai abandonar a mormal (se bem que aqui a sony só nos jogos first party é que tem voto na materia), nem vai fazer campanhas de retoma.
Se a sony achasse fulcral a renovação da "frota" não lançava a slim. E se estivesse preocupada com os consumidores não enganava alguns menos informados ao lançar a slim antes da Pro.

Concordo contigo, se bem que a Sony por norma lança sempre versões slim, assim foi com as antecessoras PS2 e PS3.

No entanto um bundle PS4 PRO + 1 jogo deverá rondar os 450€, e tens a slim a rondar os 300€ com o mesmo bundle, são cerca de 150€ de diferença, se justifica essa diferença? Epá penso que sim, mas por exemplo para o uso que dou, penso que não se justifica essa diferença, pois jogo de vez enquando, não sempre.
E também, seria mais para jogar o Uncharted 4, FIFA 17 e alguns para mais novos para jogar com a minha filha mais velha.

Actualmente os ciclos de vida de novas consolas é no máximo de 4/5 anos e mesmo assim depende, se a concorrência lançar melhor a Sony tem de igualar, logo o ciclo é definido pelo mercado. Estou a contar com a ps5 em 2018. Entretanto no próximo mês vou comprar a pro.

Pois, era isso que me estava a referir, dar 250€ / 300€ para em 2 anos ficar desactualizada...custa a dar esse dinheiro por esse motivo.
 
Também depende do uso que se dá, eu conheço pessoal que comprou a ps4 e só joga fifa ou pes, não jogam mais nada, isso sim não justifica, agora se jogas bué de jogos ao longo de 3 anos dificilmente dizes que foi mau investimento. De qualquer forma é sempre dinheiro seja 300€ ou 400€, o que eu costumo aconselhar é a vender a que se tem para comprar outra, quem vai comprar pela primeira vez basta esperar que saia a pro que depois arranja a ps4 normal usada com garantia a bom preço.
 
Também depende do uso que se dá, eu conheço pessoal que comprou a ps4 e só joga fifa ou pes, não jogam mais nada, isso sim não justifica, agora se jogas bué de jogos ao longo de 3 anos dificilmente dizes que foi mau investimento. De qualquer forma é sempre dinheiro seja 300€ ou 400€, o que eu costumo aconselhar é a vender a que se tem para comprar outra, quem vai comprar pela primeira vez basta esperar que saia a pro que depois arranja a ps4 normal usada com garantia a bom preço.

Pois precisamente, como já referi, sou um jogador casual, não um hardcore gamer, daí que penso que para o uso que lhe vou dar, um bom bundle da slim seja o ideal.
 
Concordo contigo, se bem que a Sony por norma lança sempre versões slim, assim foi com as antecessoras PS2 e PS3.

No entanto um bundle PS4 PRO + 1 jogo deverá rondar os 450€, e tens a slim a rondar os 300€ com o mesmo bundle, são cerca de 150€ de diferença, se justifica essa diferença? Epá penso que sim, mas por exemplo para o uso que dou, penso que não se justifica essa diferença, pois jogo de vez enquando, não sempre.
E também, seria mais para jogar o Uncharted 4, FIFA 17 e alguns para mais novos para jogar com a minha filha mais velha.

A diferença é que antes não havia a pro. Quem tinha a slim e a normal tinha a mesma consola.

Esses jogos vão funcionar todos. Fica só aquela inveja que podias estar a jogar um versão com uns gráficos melhores.

Eu vou ter essa inveja, mas o meu backlog é tão grande que chega a PS3. Não faz grande sentido pensar que tenho que mudar para a Pro, porque um ao outro jogo futuro fique melhor, ou até mesmo os antigos (quando os comprei estava contente com aqueles gráficos )

Eu compraria a Pro se fosse comprar agora, no entanto não sei se é a escolha obrigatória para todos os perfis de utilizadores.
 
Entrevista muito interessante do Mark Cerny..
http://www.eurogamer.net/articles/d...tation-4-pro-how-sony-made-a-4k-games-machine

Resumo retirado do Neogaf:

Additional 1GB of DDR3 RAM - used to swap out non-games apps (eg Netflix) from the 8GB of GDDR5

512MB available to developers for 4K render targets and framebuffers

Another 512MB utilised for handling a 4K version of the dynamic menu front-end

New ID buffer for tracking triangles and objects, opening the door to advanced spatial and temporal anti-aliasing

4K framebuffers either created from simpler geometry-only rendering or more advanced checkerboarding

Some developers - eg the developers of Spider-Man and For Honor - producing their own 4K techniques based on four million pixel framebuffers

Double the compute units, laid out like a mirror of the original PS4's GPU. Half the CUs deactivate when running in base PS4 mode

2.13GHz CPU and 911MHz GPU in Pro mode, running at 1.6GHz and 800MHz respectively in base PS4 mode in order to lock back-compat with the standard model

AMD Polaris energy efficiency improvements enabling more power in a console form factor

Delta colour compression technology arrives in PS4 Pro, maximising memory bandwidth. Not seen in PS4

Primitive discard accelerator culls triangles from the scene that aren't visible

Enhanced 16-bit half-float support

Improvements for running multiple wavefronts on the compute units - more work per CU

New features from AMD roadmap - the ability to run two FP16 operations concurrently instead of one FP32, plus the integration of a work scheduler for increased efficiency

Advanced multi-resolution support for increased performance in VR titles
 
Back
Topo