Tribunal Italiano autoriza ModChips nas consolas

Esta frase disse tudo:

The decision was focused on an interpretation of Italian law relating to a company's right to limit the use of its products once they have been sold, with the final conclusion being that "the product's owner can use it as they see fit".
 
Sinceramente a comparação com os carros da Fiat é ridícula... o juiz deve ser um kota qq q nem sabe o que é "SOFTWARE" :-D

Enfim é um assunto delicado... usar o chip para ver movies e acabar com as restrições da região td bem... o problema são sempre os jogos piratados...:rolleyes:

Tou curioso para ver como vai ser com a próxima geração de consolas... à Playstation sempre deu jeito o chip e a próxima deve ser fácilmente crackável... só que a Sony não pode admitir isto e tem que lutar contra os chips.

Acho que deviam fazer como a Nintendo e apostar em formatos de media não standard... o problema depois são os custos e a compatibilidade com DVD.
 
Eu concordo com a frase "the product's owner can use it as they see fit" desde que isso não interfira com outras leis já existentes.
O acto de meter o chip não devia ser considerado ilegal visto que não vai contra nenhuma lei por si só.
CONTUDO muitas das coisas que se fazem com o chip (jogar com copias, etc...) são ilegais e serão essas que deverão ser julgadas.

O problema só surge porque a maior parte das aplicações que fazes do chip é ilegal. Mas o chip em si não o deveria ser.

Por exemplo, também posso comprar um filme em DVD, mas não é por ele ser meu que o posso ver no retroprojector da faculdade com audiencia.
 
Originally posted by LastCaress
Por exemplo, também posso comprar um filme em DVD, mas não é por ele ser meu que o posso ver no retroprojector da faculdade com audiencia.

mas podes risca-lo, parti-lo, mete-lo onde quiseres e ate come-lo... é teu... desde k nao o emprestes, vendas, reproduzas em publico ou faças copias ta tudo bem
 
Originally posted by Tafinho
Discutível...

Não é assim tanto! :P Apesar de já terem havido sessões de DivX na minha fac eheheh!

Não sei se há alguma clausula especial para estudantes (como por exemplo há o direito de fazeres fotocopias de certos textos desde que seja num interesse escolar/cientifico). De qualquer maneira não sei se ver o Moulin Rouge pode ser considerado "interesse cientifico" :P

"mas podes risca-lo, parti-lo, mete-lo onde quiseres e ate come-lo... é teu... desde k nao o emprestes, vendas, reproduzas em publico ou faças copias ta tudo bem"

Exacto. Eu acho que essa posição é a que se deve adoptar no chip : Podes te-lo desde que não o uses para ver jogos copiados, divX de filmes que não possuas, etc... :P
 
O Juis italiano só fez foi bem, não sei para que é que são essas bocas negativas.
Claro, Claro... vamos todos comprar jogos de 75€...
O preço não é nada chulo nem nada....
Quem gosta mesmo realmente de um jogo compra o original desse tal jogo, tal e qual como eu faço.
Se não fossem as cópias , os chips,mp3 e etc ainda os Dvd's, jogos, cd's custavam fortunas em vez do baixo custo, nalguns casos ainda elevado(Cd's de música e jogos), deste tipo de material.
30€ por um Dvd com 1 filme original é na boa.
Agora 20/25€ por 1 cd de música , nem pensar.
+ de 50€ por 1 jogo, nem pensar nisso.

Acho muito bem a existencia dos chips e metodos alternativos aos originais, porque foi devido a isso que a industria se desenvolveu a favor do consumidor.
Não sejam hipocritas ao ponto de dizer que o chip devia ser ilegal, e que o chip é maligno e que isto e aquilo...
Ilegalidades existem muitas mas muitas são com mais boas finalidades que más.
É como aquela frase do Skatan : “Fazer algo errado não é condenável , o que é condenável é faze-lo pelo motivo errado.”
Deixem mas é de ficar tão nervosinhos quando se fala acerca de chips aqui no forum.

Em relação ao filmes e música serem reproduzidos livremente em público acho uma ideia errada, acho muito bem teres que pagar taxas para o fazer.
Para tal só tens é que pagar uma taxa para poderes reproduzir filmes em público, a quem não sei, mas de resto é assim.
É exactamente como para tocares música numa loja, bar,discoteca, pagas uma taxa a SPA e tocas o que queres e bem te apetece utilizando os meios que quiseres (Cd original, cópia, mp3...).

Cumprimentos
 
Originally posted by Dutchman.Pt
Deixem mas é de ficar tão nervosinhos quando se fala acerca de chips aqui no forum.

Deves tar com alucinações tu... :rolleyes:

Só compra originais a 70€ quem quer... mandar vir do estrangeiro a 40/45€ é uma hipótese ao alcance de qq pessoa com acesso à Net e um cartão Visa Electron (ou seja qq cartão MB).

CDs e DVDs a mesma coisa... a menos 5 e 10€ lá fora.

Sim os preços são altos mas quando vale a pena paga-se. E sim a pirataria é útil para testar as coisas antes de as comprarmos mas muita gente não tem a honestidade de depois ir comprar o original... mm qd tá a 15€ em super promoção :rolleyes:

E os preços dos jogos estão altos é verdade mas os próprios jogos têm custos de produção cada vez maiores... e 70€ é novidades para consolas porque mesmo para PC as novidades cá custam 50€ e mandando vir de fora cerca de 30/35€.

Hipócrisia é dizer que o chip não é problema para ninguém e que não causa prejuízos... conheço muita gente que nunca na vida comprou um jogo original e no entanto jogam tudo o que vai saindo... desde putos a gajos de 30 e tal anos.

Cada vez mais há aquela ideia do "não tenho de pagar porque é que o hei-de fazer" e isso advem da facilidade com que se arranjam as coisas.

É um assunto interessante de discutir e não para andar a mandar bocas... toma um Xanax q passam-te logo os nervos...
 
Originally posted by Dutchman.Pt
30€ por um Dvd com 1 filme original é na boa.
Agora 20/25€ por 1 cd de música , nem pensar.
+ de 50€ por 1 jogo, nem pensar nisso.
"Nem pensar nisso"? O que te safa é a pirataria, pq senão pagavas e não bufavas. Ou então, limitavas-te ás demos gratuitas e já ias com sorte.
"€20\€25 pop um cd de música nem pensar?" Isso é a ideologia napster a funcionar. Vê lá se abres os olhos, pq até há bem pouco tempo, se querias ouvir uma música das duas uma: ou a ouvias na rádio e aproveitavas para gravar ou compravas o cd\disco\cassete. Estás é mal habituado, e qto maior a mama, maior a vontade de mamar.:rolleyes:
Originally posted by Dutchman.Pt
Ilegalidades existem muitas mas muitas são com mais boas finalidades que más.
É como aquela frase do Skatan : “Fazer algo errado não é condenável , o que é condenável é faze-lo pelo motivo errado.”
Ah, é a lógica do "se isto é menos mau então já pode ser feito?" Vê se cresces, pá! E a respeito da frase, espelha bem a porcaria que vai nessa cabeça. É compreensível se fôr dita por um puto de 14 anos, pq se o autor fôr mais velho, passa de compreensível a lamentável.:rolleyes:
Concordo plenamente com o argumento do "uma vez comprada, passa a ser minha e faço da consola o que quiser", mas respeitando as leis. Por muito mais que guinchem, a pirataria não vai fazer com que os preços dos produtos baixem. E isso é uma realidade.
 
É pa pirataria ja todos nos fizemos de uma coisa ou de outra, a piraaria sempre esteve lado a lado dos jogos, dos filmes e das musicas, fosse 'a 20 anos atras com decks duplos de k7s para jogos do spectrum e musica e ter dois videos para copiar filmes qdo os alugavamos no videoclube, ate agora com gravadores de cd e dvd modchips internets e afins...

Sinceramente e por principio sou contra a pirataria apesar de ja a ter praticado antes e de haverem situações em que eu acho que a pirataria até pode servir para a divulgação de produtos, eu nao me importo de pagar 69.5€ por um jogo original de PS2, so o mês passado foram dois (subsidio de natal rula), é a maneira que as software houses têm de pagar os jogos que fazem, alem disso quem não quizer pagar 70€ por uma nobidade pode sempre esperar um bom bocado mais e comprar uma versão platinnum do jogo ou encontra-lo 'a venda numa loja de material em 2ª mão a preços bem mais acessiveis (ainda 'a pouco tempo comprei o Diablo2 + LOD por 30€ para o PC) acho que qdo usufruimos de um serviço temos de pagar por ele :P

A decisão do Juiz Italiano é a mais acertada num estado de direito onde se presume que todos os individuos actuam de boa fé, se assim não fosse e vivessemos num estado opressivo não podiam ser vendidas armas pq uma pessoa poderia cometer um crime com elas, não seriam vendidas bebidas a quem tivesse carta de condução (ou a quem chegasse com os pes aos pedais de uma bicicleta) pq podiamos conduzir bebados, etc etc etc. O juiz agiu em conformidade com a liberdade civil existente no pais dele, sim, é logico que os modchips podem ser utilizados em actividades ilegais, mas tb têm aplicações legais, como ver dvd's de outras regiões, e enquanto eles possuirem essa capacidade legal não podem ser considerados ilegais, nem em Italia e provavelmente nem aqui em Portugal (como estado de direito que somos), se fossemos a banir tudo o que pode ter uma aplicação ilegal nem tomates podiamos comprar pq eles podem ser arremessados 'a cabeça de transeuntes ou ministros :P

Numa side note: Nunca apliquei nem tenciono aplicar um Modchip na minha PS2, não que não tenha possibilidades ou oportunidades para o fazer mas por uma questão de principio, qdo quero ver dvd's de outras regiões uso um leitor de dvd multiregião :P E não uso "copias de segurança" apesar de achar que todos nos deviamos ter o direito de das fazer de maneira a salvaguardarmos o nosso material original (ja perdi mais do que um jogo de PS por causa de riscos) ou então que a garantia que e' dada a qdo da compra de um jogo fosse vitalicia mesmo em casos de riscos devido 'a impossibilidade de fazermos essas mesmas copias. Alias entendo a utilização de copias e cracks para podermos usar essas mesmas copias nessa prespectiva.
 
Concordo contigo Triston... o problema é que isto pode ser interpretado como um "a pirataria passou a ser legal"...

Eu tb podia instalar chip na XBOX e brincar com as possibilidades daquilo mas o pouco tempo que já tenho é para jogar e já mt tempo gasto eu na net :P

As cópias são boas para testar os jogos e para evitar más compras... mas tb a alternativa é ir vendendo os jogos. Já passaram por mim mts jogos q depois de acabados vendi-os (Kung Fu Chaos, DOA Beach...) mas outros vale a pena guardar.

Qt aos jogos a 70€ vai a www.cdwow.com ou www.loaded247.co.uk e manda vir bem mais barato ;)

Caganamata a grande diferença da pirataria para outros "roubos" é q não traz consequências directas e arranja-se tudo facilmente.
 
Originally posted by caganamata
"Nem pensar nisso"? O que te safa é a pirataria, pq senão pagavas e não bufavas. Ou então, limitavas-te ás demos gratuitas e já ias com sorte.
"€20\€25 pop um cd de música nem pensar?" Isso é a ideologia napster a funcionar. Vê lá se abres os olhos, pq até há bem pouco tempo, se querias ouvir uma música das duas uma: ou a ouvias na rádio e aproveitavas para gravar ou compravas o cd\disco\cassete. Estás é mal habituado, e qto maior a mama, maior a vontade de mamar.:rolleyes:

Ah, é a lógica do "se isto é menos mau então já pode ser feito?" Vê se cresces, pá! E a respeito da frase, espelha bem a porcaria que vai nessa cabeça. É compreensível se fôr dita por um puto de 14 anos, pq se o autor fôr mais velho, passa de compreensível a lamentável.:rolleyes:
Concordo plenamente com o argumento do "uma vez comprada, passa a ser minha e faço da consola o que quiser", mas respeitando as leis. Por muito mais que guinchem, a pirataria não vai fazer com que os preços dos produtos baixem. E isso é uma realidade.

1º caso :

Bem pouco tempo ? Hum... Sinceramente não sei desde quando tenho net em casa... Dial-Up com Telepac (mop username), mas olha que desde esses tempos que anda tudo na net e cada vez a quantidade de coisas na net é maior.
E olha que bloquearam ou passou-se a pagar muito conteúdo que nesses tempos era gratuito e legal.
Antigamente alguém comprava a K7/disco/Cd , emprestava a outra pessoa e a cadeia de cópias ia andando, tal e qual como agora. O que mudou actualmente é a facilidade de cópia e o seu baixo custo, mais nada. Ok, tens mais um meio! Podes arranjar contéudos de "amigos" teus via Net , nem precisas de sair de casa e de comprar um Cd/K7 para onde gravar o contéudo, ele vai directamente para o teu Pc, prontinho a ouvir.
Tudo evolui, a pirataria também.

Korben, Cagapostadepescada e quem acha a pirataria uma crime imoral e tudo o mais de negativo :

Façam favor de desligar os vossos programas Peer 2 Peer, mais conhecidos por, Soulseek, E-Mule, Kazaa, etc...
Aproveitem também e destruam todos os vossos cd's/k7 que contenha tudo o que for conteudo para o qual vocês não tenham o original. Basta 1 música gravada numa compilação pessoal vossa e que vocês não tenham o cd/K7 original com essa música para o terem que destruir, porque pelo vosso ponto de vista comportamentos desse tipo(pirataria) são MUITO MAUS e IMORAIS.
O mesmo metódo é para aplicar aos vossos jogos e filmes.
E já agora, é bom que o vosso SO e restantes programas nele contidos tenham sido mesmo comprados e tenham uma licença legal para eles porque senão toca de formatar o disco e desligar esses computadores.

Enfim, quem nunca teve/tem/terá nada pirateado que atire a primeira pedra...
Deixem-se de hipocrisias...

Cumprimentos
 
Dutchman se queres ser picuinhas já desde o Spectrum que somos todos piratas... como te disse (é pena teres interpretado como te dá jeito) já em várias threads não é esse o problema.

Piratear já todos o fizemos se quiseres usar a definição exacta da palavra... a questão é se tens a iniciativa de depois pagares pelas coisas.

Sacar cenas dá muito jeito para não comprar certos jogos... o Enter the Matrix por exemplo estive a um passo de o comprar... depois de o experimentar nunca mais lhe peguei. Nem agora a preço de saldo aquilo vale a pena.

A mesma coisa com o Angel Of Darkness... por outro lado jogos como o Max Payne 2 e afins se ainda não tenho é por pouco tempo porque os vou comprar sooner or later.
Música a mm cena... saco e depois compro o original... se é de alguém que já conheço nem chego a sacar pq compro o original qd sai.
Movies normalmente vejo tudo o q me interessa no cinema...

A facilidade em sacar as coisas dá imenso jeito a quem a sabe usar... podemos comprar só mesmo aquilo de que gostamos porque já sabemos o que estamos a comprar.

Acho piada àquele pessoal que defende a Playstation etc etc mas não compram jogos... até mete nojo... essas pessoas nem deviam ter direito à próxima versão da consola! >(
 
Originally posted by Korben_Dallas
Hipócrisia é dizer que o chip não é problema para ninguém e que não causa prejuízos... conheço muita gente que nunca na vida comprou um jogo original e no entanto jogam tudo o que vai saindo... desde putos a gajos de 30 e tal anos.
O chip pra mim nao eh problema nenhum. Sim, essas descricoes se puseres ai 17 anos ajustam k nem uma meia a mim. Nao me sinto ofendido, mas sei k ofendo outros. Cada um ofende-se com o k ker, eu por exemplo ofendo-me quando ouco "treuze" ou "hadje". Manias:rolleyes: .

Eu comprei k? 3? 4? 5 jogos originais desde sempre? Por ai... 1 deles o magnifico FF7 em platinum. Axam k me arrependo? Nadinha. Mas isso sou eu. Tou perfeitamente disposto a pagar, por exemplo, agora pelo COD porque preciso de cdkey pra jogar online! Ai sim, agora se nao precisar de comprar, nao vou mesmo comprar.

Eh esta a minha posicao tao valida como qualquer outra, contudo menos legal k outras. Nao estou interessado sobre isso nem preocupado. Mas isto sou eu.

Quanto ao topico so tenho mesmo a dizer k ate axo bem um gajo poder xipar a consola como se de um simples acessorio se tratasse em vez de uma coisa ilegal. O uso dele, porem, ja nao poderia ser legal devido aos direitos de autor e afins.

Atencao, isto nao eh flame nenhuma, eh apenas a minha posicao repito, tao valida como qualquer outra. :)
 
Originally posted by P4rthen0n
Eu comprei k? 3? 4? 5 jogos originais desde sempre? Por ai... 1 deles o magnifico FF7 em platinum. Axam k me arrependo? Nadinha. Mas isso sou eu. Tou perfeitamente disposto a pagar, por exemplo, agora pelo COD porque preciso de cdkey pra jogar online! Ai sim, agora se nao precisar de comprar, nao vou mesmo comprar.

Já pensaste que se todos fossem assim a indústria dos jogos já tinha desaparecido há muito tempo? :rolleyes:

E sim o problema da pirataria é que qq pessoa comete a ilegalidade na privacidade da sua casa... não há risco nenhum.

O que dizes é q só pagas pelo COD porque não tens outra hipótese para jogar online...

É a tua opinião, sem rodeios, e respeita-se na boa.
Não percebo é como é que uma pessoa que GOSTA de jogos não se sente minimamente "obrigado" a comprar os bons jogos que vão saindo...

Enfim vamos ver que medidas vão arranjando para combater a piratagem... como as coisas estão agora poucos são os métodos que resultam. Apesar de continuar a achar que a decisão da N para a GC foi simples e eficaz.
Podem ter menos consolas vendidas mundialmente mas ao menos que faz software para elas sabe que quem tem as consolas vai comprar jogos quase de certeza.
 
Ja pensei nisso Korben, mas nesse aspecto sou um autentico parasita pois aproveito-me do facto da maioria nao pensar como eu. Por exemplo, das pessoas k conheco k teem PS2, so conto duas com a consola xipada e consumidoras de copias (o Dutchman eh uma delas e o outro eh moderado); os restantes compram so originais e nao sao poucos... qualquer um deles tem mais originais do k eu tenho copias. Sera k nao sou tao monstro das bolachas assim?:p

Sim, comprar o jogo original eh ultima instancia. So mesmo se for imperativo e, considerar o jogo fora de serie, nao eh imperativo para mim. Sei k nao devia pensar assim e nao gosto de pensar assim, mas considero-me uma pessoa poupada, o k psicologicamente nao me permite isso. Nem dormia descansado :D. Ou seja, so me sinto "obrigado" a jogar os jogos ditos excelentes.
 
Back
Topo