Técnica [TUTORIAIS] Tópico de entreajuda - Edição de imagem e técnica (ler primeiro post).

@matavelhos
Isso que te aconteceu é perfeitamente normal. Principalmente em ambientes de montanha. Esse efeito é atmosférico. Na edição do raw é que podes disfarçar isso.
O WB é "irrelevante" aqui. Ok, fica com outra tonalidade, mas levas com o "haze" na mesma (só que mais "quente"). Para minimizares isso é usares o "Dehaze", tens que compensar depois com o WB porque o Dehaze tem tendência a tornar as fotos mais frias.
 
Basicamente isso é a humidade que está no ar a reflectir e desviar a luz, é basicamente uma soft box natural que reduz o contraste. Para atenuar fisicamente esse efeito podes utilizar um polarizador.
 
Mais uma dúvida.

Como é que vocês fazem HDR? ou como mesclam fotos com várias exposições?

Por exemplo:

3 fotos com exposições distintas (auto brackets na máquina)
Saem 3 .Raw
Editam os Raw e depois mesclam/fazem HDR

Ou fazem primeiro o HDR/mesclagem e depois editam?
 
@matavelhos

Se usas o Lightroom é só seleccionares os raws (2 ou mais exposições) e "Merge to HDR". Dessa "fusão" nasce um DNG que podes editar como se um raw normal se tratasse.
 
Nao sabia bem onde enquadrar este pedido de opiniao por isso vai nesta thread.

Daqui a duas semanas vou fazer uma viagem de 2semanas ao Vietnam (comecar no norte e acabar no sul). Se quanto 'a camara nao tenho duvidas, pois so tenho a 80D, quanto 'as lentes nao tenho certezas. Que aconselham a levar comigo?

Entre:
Canon 10-18mm
Canon 17-55mm f/2.8
Canon 55-250mm
Canon 24mm f2.8
Sigma 30mm f/1.4

Estou inclinado a levar 10-18 + 17-55. Tripe tenho quem me empreste la e cartao levo um de 32gb e talvez compre outro la.
 
Eu levava 17-55 e 55-250 para quando quiseres comprimir uma paisagem.
So te desejo uma excelente viagem, conheco varias pessoas que ja la foram e so falam bem. SW Asia e' uma viagem que vou ter que fazer :D
 
Nao sabia bem onde enquadrar este pedido de opiniao por isso vai nesta thread.

Daqui a duas semanas vou fazer uma viagem de 2semanas ao Vietnam (comecar no norte e acabar no sul). Se quanto 'a camara nao tenho duvidas, pois so tenho a 80D, quanto 'as lentes nao tenho certezas. Que aconselham a levar comigo?

Entre:
Canon 10-18mm
Canon 17-55mm f/2.8
Canon 55-250mm
Canon 24mm f2.8
Sigma 30mm f/1.4

Estou inclinado a levar 10-18 + 17-55. Tripe tenho quem me empreste la e cartao levo um de 32gb e talvez compre outro la.

Muito sinceramente, eu levava a 10-18 para as paisagens, é quse um crime não levares isso. A 55-250 para uns apanhados ao longe, retratos mais naturais etc, e depois tentar encaixar aí a 17-55 ou a 30. Se só consegues levar uma, então a 17-55 pela versatilidade.
 
Levava a 10-18, a 24 se for a STM nem ocupa espaço, e a 55-250.
Tens aí kit para fazer tudo.
Provavelmente vão ser mesmo estas 3 que me vão fazer mudar para Canon.
 
Última edição:
Complicado. Tendo em conta a minha pouca experiência:

10-18 é obrigatória tendo em conta as fantásticas paisagens que há por lá (pelo que vejo)
55-250 é uma das lentes que eu mais uso e mais gosto de usar, por isso não consigo não aconselhar esta. Até porque é bastante boa para retratos com alguma descrição e até faz um bokeh decente.
24mm que deve ser pancake porque não ocupa espaço e ficavas com uma prime qb

ou a Canon 17-55mm para ficar com todas as distâncias focais.

Quando é viagens temos sempre que pensar no que queremos carregar e muitas vezes temos que deixar as melhores para trás por causa do tamanho / peso.
 
Olá depende do tipo de fotos que vais fazer, eu quando estive lá levei 24mm, 35mm e talvez a 85mm (esta não me lembro).
Se estas a pensar em caminhar muito em cidades, convem ires mais leve e normalmente as primes servem para isso, mas também tens que estar confiante que as prime vão dar para o que queres, as zooms são mais versáteis.

Não te esqueças de levar pelo menos mais uma bateria e do adaptador para as fichas electricas, eu nomalmente compro um adaptador e levo uma ficha tripla para ligar vários carregadores.
 
image.png


Ajuda nisto sff :p

Estou a usar a clone stamp tool para apagar uma pessoas, mas ao "pintar" pinta como se tivesse uma opacidade menor que 100%, mas os valores estão todos a 100, alguém sabe porquê?
Como podem ver a pessoa ainda se vê como se a opacidade estivesse menor.

Obrigado.
 
Sem ver mais nada, dizia-te para confirmares a opacity e fill de todos os layers, e mudava o Sample de Current Layer para All layers.

E volta a fazer o clone.
 
Nao sabia bem onde enquadrar este pedido de opiniao por isso vai nesta thread.

Daqui a duas semanas vou fazer uma viagem de 2semanas ao Vietnam (comecar no norte e acabar no sul). Se quanto 'a camara nao tenho duvidas, pois so tenho a 80D, quanto 'as lentes nao tenho certezas. Que aconselham a levar comigo?

Entre:
Canon 10-18mm
Canon 17-55mm f/2.8
Canon 55-250mm
Canon 24mm f2.8
Sigma 30mm f/1.4

Estou inclinado a levar 10-18 + 17-55. Tripe tenho quem me empreste la e cartao levo um de 32gb e talvez compre outro la.
Sei que já vem tarde, mas fica o voto...e seria interessante depois dizeres quais levaste e dar o feedback ;)

Do teu kit, eu levaria a 10-18, a 17-55 e a Sigma, nada mais. A Sigma para a noite e as outras para o dia.
Só levaria teleobjectiva na forma de superzoom, que nem eu nem tu temos nos kits.

Se fosse do meu kit, levava a 10-18, 18-55, 35mm, e talvez não resistisse a meter a 85mm, mas contando que ela não tivesse uso. É que trocar de lente para a teleobjectiva custa sempre...
 
Levei 3 objectivas: a 10-18, 17-55 e 55-250.

Se fosse agora tinha deixado a 10-18 ca' (ou substituido pela Sigma). A 17-55 andou quase sempre na maquina (a ter so uma lente e' SEMPRE esta). A 55-250 ainda deu para uns retratos e umas fotos diferentes.
 
Back
Topo