[Media Player] TV Box - Melhores opções neste momento

Com essas características e preços, um Firestick, quando em promoção, são sempre excelentes opções.

Aliás, se chromecast (protocolo) não for uma necessidade, até tenho preferência por FireOS. É mais snappy e não há aquele arrastar de menus do Google TV.
Pois, é que nem se compara. Esse "snappy" que se consegue num FireStick com 2gb de RAM, para conseguir em Android TV seriam precisos uns 4gb :rrotflm:
 
Com essas características e preços, um Firestick, quando em promoção, são sempre excelentes opções.

Aliás, se chromecast (protocolo) não for uma necessidade, até tenho preferência por FireOS. É mais snappy e não há aquele arrastar de menus do Google TV.

tenho uma experiencia diferente. tenho o chromecast 4k no quarto e o firestick max na sala. Não vejo nenhuma vantagem do firestick para o chromecast. É mais complicado instalar apps no firestick e o a interface é pior e mais confusa. no chromecast se nao gostarmos da interface instalamos o projectivy launcher e está resolvido. no firestick nem dá para colocar o launcher a arrancar de origem.
 
@portucoin, Fire Stick 4k gen2, se é só para stremio e youtube smart ficas bem com a Fire Stick 4k gen2. Claro que o CCWGTV 4k é uma opção e se estiverem a ~49EUR o 4k e ~29EUR o HD ainda "justifica" para quem quer muito ter algo com chromecast e digo isto porque realmente até o CCWGTV HD se safa muito bem na app NOS TV e a fazer chromecast e o próprio UI do Googletv não é tão lento como o do Android TV que é de cortar os pulsos até numa Nvidia Shield Pro.

No entanto estes ícones horrorosos do novo update do Google TV são preocupantes, de notar que o interface do UI do Google TV continua "snappy" tanto no 4k como no HD, mas nem se compara com o "snappy" de uma Fire Stick 4k Max gen2. E à falta de chromecast já alguém experimentou a app Air Screen?! Que loucura LOL

E já agora a qualidade de imagem das Fire Stick 4k gen2 é muito superior à dos CCWGTV 4k e HD e ainda vai melhorar porque ainda estão longe da qualidade de imagem que consigo numa Fire Stick 4k gen1 com Fire OS 6 Android 7.1. Nem falo dos problemas que se tem nos CCWGTV 4k e HD neste Android 12 que temos de ir às opções de desenvolvedor e desativar os overlays de hardware sempre que reiniciam o aparelho ou têm "jerky" playback na maioria das apps de streaming.

Para além de que a Fire Stick 4k gen2 já tem Wifi6, come AV1 no youtube smart que é um mimo e ainda faz DTS-HD (core na maioria das apps, dts-hd só no Kodi 21) passthrough. Já o CCWGTV 4k só faz DTS passthrough do core, mas não é em todas as apps.
 
Última edição:
@Catrabinas

O @analisator pediu um dispositivo para correr Netflix e MEO, lançou para o ar o Thomson Streaming Stick 140G que é um dispositivo com um S905Y4 que custa 55€ na Amazon.es. Um Firestick 4K Max, por exemplo, quando em promoção, fica nos 45-50€ mais 8€ do Express2ME. Outros modelos mais fracos, ficam mais em conta.

Neste caso especifico, com as especificadas pedidas, eu recomendo adicionar um "qualquer" (com Android 9+) Firestick à lista de dispositivos a considerar. Vai ficar muito bem servido.


BTW, para uso pessoal, eu não escolheria um Firestick. Mas isso é porque eu, tal como tu, tenho algumas necessidades que o FireOS infelizmente não permite.
 
Última edição:
Tenho um problema com a minha firestick 4k gen 1. quando Tenho ver conteudo via stremio que Tenha Dolby vision e hdr fico com a imagem preta. Esta num projector que so suporta hdr. Parece me que o problema é nao dar para escolher entre dv ou hdr , ja li na net muita gente com o mesmo problema, mas podia ser que alguem aqui soubesse resolver. Obrigado!
 
Qualquer conteúdo DV das apps de streaming funciona na Fire Stick 4k gen1 se a tv for DV como é óbvio. Eu recomendo correres o diagnóstico de audio e video que estás nas settings -> display & sounds -> Audio and Video diagonostics. Se lá estiver DV tem de dar visto que pela página de especificações da Fire Stick 4k gen1 ela consegue reproduzir DV profile 9 e os profiles usados nas apps de streaming em DV não passam do 5/6. Já em UHD Blu-ray está no profile 7 e 8, mas o @abraxas888 está mais por dentro desse assunto.

Isto de dizerem que a Fire Stick 4k gen1 é capaz de reproduzir até ao profile 9 de DV é na teoria, na prática a reproduzir estes profiles mais altos fará o tal fallback para HDR na maioria dos casos. Mas é abusar da Stick se queres que te diga.
 
Última edição:
Qualquer conteúdo DV das apps de streaming funciona na Fire Stick 4k gen1 se a tv for DV como é óbvio. Eu recomendo correres o diagnóstico de audio e video que estás nas settings -> display & sounds -> Audio and Video diagonostics. Se lá estiver DV tem de dar visto que pela página de especificações da Fire Stick 4k gen1 ela consegue reproduzir DV profile 9 e os profiles usados nas apps de streaming em DV não passam do 5/6. Já em UHD Blu-ray está no profile 7 e 8, mas o @abraxas888 está mais por dentro desse assunto.

Isto de dizerem que a Fire Stick 4k gen1 é capaz de reproduzir até ao profile 9 de DV é na teoria, na prática a reproduzir estes profiles mais altos fará o tal fallback para HDR na maioria dos casos. Mas é abusar da Stick se queres que te diga.
Nunca usei dispositivos da Amazon para essas finalidades, esperar DV ou conversões de DV para outros formatos, em conteúdos que não os de apps oficiais, é capaz de não dar os melhores resultados, se sequer der algum resultado 😞
Edit: esqueci-me do Fire TV Cube 2, esse parece que dá cartas em muitas frentes, com Coreelec.
 
Última edição:
@Catrabinas

O @analisator pediu um dispositivo para correr Netflix e MEO, lançou para o ar o Thomson Streaming Stick 140G que é um dispositivo com um S905Y4 que custa 55€ na Amazon.es. Um Firestick 4K Max, por exemplo, quando em promoção, fica nos 45-50€ mais 8€ do Express2ME. Outros modelos mais fracos, ficam mais em conta.

Neste caso especifico, com as especificadas pedidas, eu recomendo adicionar um "qualquer" (com Android 9+) Firestick à lista de dispositivos a considerar. Vai ficar muito bem servido.


BTW, para uso pessoal, eu não escolheria um Firestick. Mas isso é porque eu, tal como tu, tenho algumas necessidades que o FireOS infelizmente não permite.

percebo se entramos em questoes mais tecnicas que até possa ser um bom dispositivo.

mas eu nunca o recomendaria a um familiar ou utilizador comum, já tive várias pessoas a perguntarem-me a opiniao entre escolher um chromecast ou um firestick e eu recomendo sempre o chromecast pela facilidade de utilizacao.
 
Caros, obrigado pelas opiniões prestadas sobre o tema.

No entanto, embora me tenham convencido que fico com melhor hardware pelo mesmo preço com o Firestick, não estou interessado, pois é um risco para mim. Para além das apps indicadas no post inicial pretendo fazer o seguinte:

- Instalar o projectivity launcher, e torná-lo o launcher por defeito (parece que os updates recentes do Fire OS não é possível mudar o stock launcher e está cada pior com ads);
- reconfigurar botões do comando remoto;
- o chomecast protocolo é algo que uso de facto e dá jeito para mostrar fotos e vídeos a partir do telemóvel;
- sideloads de apps (muito fácil em android tv, já no fire OS parece que a amazon está a tentar impedir);
- poder instalar apps a partir da Play store (suspeito que na amazon store tenho menos variedade, teria sempre o sideload, mas voltamos à interrogação do ponto anterior, e sem updates automáticos)

Considero-me um power user, mas não a um nível extremo. Faço o setup inicial de mudar o launcher, reconfigurar botões, e sideload de algumas apps que não consigo instalar a partir da store. Depois disto, é para usar e esquecer o tinkering com configs.
Tenho um projector Nebula capsule 3 com Goggle TV, e consegui fazer tudo isto (é Android 11). Talvez com o FireOS conseguisse investigar e dar a volta... talvez, mas não tenho pachorra para isso!

Quanto ao Thomson que sugeri, em vez do stick, talvez vá para a box (Thomson Streaming Box 240G), pois as portas USB + Ethernet podem vir a dar jeito. Tenho aqui uma review interessante (em espanhol):

Outra possibilidade seria a Xiaomi TV Box S 2nd Gen, mas ainda só está em Android 11 (deverá receber o update para 12, mas a coisa correu mal na 1st Gen). E não encontro mais nada neste preço com android 12, excepto o Chromecast 4k (mas sem codec AV1)
 
Mas isso é um pedido completamente diferente do que fizeste inicialmente. Pediste uma box para correr Netflix e MEO com AV1. 😁

Com Fire TV não consegues fazer muitas dessas coisas. Se tivesses dito logo isso ninguém te iria falar em Firesticks.


Essa box parece ser uma boa opção para o que pretendes. A Mi box, seja qual for a versão, não é muito querida neste tópico. 😁
 
Mais uma vez obrigado pleo feedback!

Mais para o final do ano ou início do próximo, irei comprar uma TV OLED da LG ou Samsung, e ideia é depois mudar a box para a TV nova, pois nem webOS nem Tizen servem para a maior parte das apps que eu preciso. A única coisa que me parece que irei perder na TV nova com esta box será HDR10+ e Dolby Vision (no caso de ir para a LG, pois as TVs samsung não têm Dolby Vision).

Acham que justificaria ir para uma box Nokia 8010 e ficar já preparado para HDR10+ e Dolby Vision, tendo em conta que custa o dobro da Thomson? Há uma parte de mim que pensa que não, pois posso sempre usar algumas apps de streaming nativas do OS da TV, e as que tenho de usar na box (como a da MEO) nem sequer suportam HDR. Por outro lado, também teria mais ram, armazenamento, Wi-Fi 6 e Gigabit Ethernet.

Outro use case que não mencionei antes: faço partilha de mkvs pela rede local (SFTP server) e pretendo abrir na box com file browser/MX Player/VLC. No entanto, os ficheiros que tenho em 4k e HDR contam-se pleos dedos, é quase tudo FullHD...
 
Ficas bem com a Thomson ou Strong Leap S3+ (bem é como quem diz...) que é a mesma coisa e até mais barata, mas se tens orçamento para uma Nokia 8010 eu ia logo era para uma Homatics R Box 4k Plus que até está em promoção, apesar de ainda ser ~120 EUR e ter só Android 11 (com Android 12 para beta tester se quiseres ser cobaia, testas e depois se não gostas revertes para o A11).

No entanto e como já aqui foi explicado, DV a sério é com boxes com S922x-J. Apesar do coreelec estar a tratar do assunto para o S905x4-K que duvido que esteja à altura do S922-x por causa da capacidade das gpus usadas. O S922-x usa a Mali G52 e o S905x4 usa a Mali G31 que é muito inferior e já é usada desde o S905x2 LOL Isto porque reproduzir os profiles mais exigentes de DV exige mais da GPU e não tenho a certeza de que a Mali G31 seja capaz de reproduzir DV FEL. Resta esperar pelo S905x5 porque até ver existem poucas opções com S928x-J com certificações netflix 4k, mas existem, só que suporte a nível de DV só deve aparecer lá para 2026 LOL

Já agora, qual é a tua operadora?
 
Última edição:
Mais uma vez obrigado pleo feedback!

Mais para o final do ano ou início do próximo, irei comprar uma TV OLED da LG ou Samsung, e ideia é depois mudar a box para a TV nova, pois nem webOS nem Tizen servem para a maior parte das apps que eu preciso. A única coisa que me parece que irei perder na TV nova com esta box será HDR10+ e Dolby Vision (no caso de ir para a LG, pois as TVs samsung não têm Dolby Vision).

Acham que justificaria ir para uma box Nokia 8010 e ficar já preparado para HDR10+ e Dolby Vision, tendo em conta que custa o dobro da Thomson? Há uma parte de mim que pensa que não, pois posso sempre usar algumas apps de streaming nativas do OS da TV, e as que tenho de usar na box (como a da MEO) nem sequer suportam HDR. Por outro lado, também teria mais ram, armazenamento, Wi-Fi 6 e Gigabit Ethernet.

Outro use case que não mencionei antes: faço partilha de mkvs pela rede local (SFTP server) e pretendo abrir na box com file browser/MX Player/VLC. No entanto, os ficheiros que tenho em 4k e HDR contam-se pleos dedos, é quase tudo FullHD...
Vais comprar um Mercedes (Oled) e meter-lhe pneus de bicicleta (Thomson)? Sim, mais vale pneus de mota (Nokia 8010). A Nokia tem um suporte razoável em Coreelec, não sei é se dá para meter uma versão de Coreelec com conversor DV VS10 como na AM6 e AM6B+ da Ugoos, que te permite transformar FullHD, por exemplo, em Dolby Vision de uma forma aceitável. Mas serão coisas para repensares melhor quando tiveres a Oled e a quiseres usar na sua plenitude.
 
Última edição:
@abraxas888 O S905x4-K não consegue "ainda" (e talvez nunca) reproduzir o DV FEL pelo coreelec (muito menos no Android TV). Mas consegue o DV MEL e fazer o fallback para HDR do FEL. Tenho uma Ugoos X4Q Plus que safa-se bem no coreelec, mas quando tento reproduzir algo com DV FEL profile 7 ao fazer o fallback às vezes fico com imagem cheia de interferência e falhas. O DV MEL consegue reproduzir, mas como usa um ficheiro dovi modificado (ou seja, a box é S905x4 sem licenças dv) e por vezes também tem falhas na reprodução desses ficheiros.

Para o que o @analisator quer acho que uma box com S905x4 ou S905y4 é indiferente, mas entre uma box com 4GB RAM vs 2 GB RAM e 8/16GB storage vs 32/64GB storage, wifi6, ethernet gigabit e S905x4-K com licenças DV vs S905y4 sem licenças nenhumas, acho que vale a pena ir para uma Nokia 8010 ou Homatics R Box 4k Plus, isto se houver orçamento.
 
@Alphanumeric,

A Amazon Alemã manda para cá algumas versões, que lhes chama de "internacional". Mas para teres acesso a todas as versões, podes comprar na Amazon Espanhola usando o serviço de reencaminhamento dos CTT express2me.

@analisator,

Acho muito azedo gastar 100-140€ numa box "apenas" por causa de 4GB de RAM. O SoC, regra geral, é o mesmo usado em boxes de 50€. Custa-me cair nessa "armadilha". Mas por outro lado, neste momento, não compro nada que não tenha 4GB de RAM. 😂

Há uns tempos comprei uma Kinhank-G1 por 55€ e, para o meu uso, é um mimo. Mas não recomendo porque tem sempre DV/HDR ligado e updates, até ver, são zero. Como 90% do conteúdo que vejo é ligado a um monitor não me incomoda nada, mas para ligar na TV da sala foi logo posta de parte.

BTW, a app MEO tem HDR em alguns canais. Na Eurosport 4k, por exemplo. Não que isso interesse para alguma coisa, mas fica a nota.
 
Última edição:
Cuidado que a diferença entre S905x4 e S905y4 pode não ser muito no "papel" mas é enorme na minha opinião. Basta irem ler as diferenças entre os processadores ARM Cortex-A35 (S905Y4 usa 4xCortex-A35) vs Cortex-A55 (S905x4 usa 4xCortexA55), mais especificamente na maneira como utilizam a RAM onde o Cortex-A55 como é óbvio dá pontapés ao Cortex-A35 a todos os níveis e outras instruções importantes. O S905Y4 (e o S905y2 antes dele) surgiu para satisfazer necessidades de poupança de energia e é recomendado a sua utilização em sticks/dongles e nunca em boxes

No entanto, quem é que segue as instruções/orientações dos criadores de hardware? Só as marcas mais profissionais, o resto quer é poupar e então metem SOCs mais baratos em boxes que até arrepia. Confiem que o desempenho do S905x4 é muito superior ao do S905Y4 e isto de quem tem os dois cá em casa em vários aparelhos. Claro que não é 50% de performance, mas é o suficiente para se notar e bem. Quanto às gpus, embora usem ambos a Mali G31 o S905x4 tem mais capacidade para usar esta gpu até ao máximo, já o S905y4 nem por isso.

Esta gpu não é nada de especial, mas continua a ser usada em praticamente todos os SOC desde o S905x2 até ao S905x4, com S905Y4,S905x3 e S905Y2 pelo meio, entre outros e nenhum deles está a usar as capacidades máximas da gpu até ao S905x4, aqui já se nota o tal "bottleneck" que aliás já se sentia um bocado no S905x3. Nas versões Y pode continuar a Mali G31 que não há mal nenhum, aliás o SOC S905Y5 já saiu, novinho em folha e usa que gpu? a Mali G31 LOLOLOL Bravo Bravo!!!

Depois claro, temos os SOCs a sério que são o S922x e S928x que têm 4xCortex-A73 + 2xCortex-A53 e 4xCortex-A76 + 1xCortex-A55 respetivamente. É aqui que se nota bem as diferenças porque já usam uma gpu muito superior Mali G52 e Mali G57 respetivamente. Podia mencionar agora os SOCs da Mediatek e tal que são usados nas Fire Sticks, mas não vale a pena porque também estes são utilizados com objetivos de poupança de energia embora estejam muito mais otimizados no que respeita à gpu usada.
 
Última edição:
Ninguém fez essa comparação @Eleleth69, ninguém falou sequer do s905y4.

Eu disse que acho azedo pagar 120€ por uma box que usa o mesmo SoC de uma box de 50€, e aqui referia-me ao S905x4.

E isto não sou eu a desaconselhar a compra, antes pelo contrário, no lugar dele, com o dinheiro dele (com o meu não 😁), seria a minha escolha. Da mesma forma que, neste momento, não compro uma box com menos de 4GB, não compro uma box com menos de um S905x4, etc. Mas acho azedo, acho que é um roubo, uma pouca vergonha cobrarem +100€ por boxes tão mas tão fracas. É uma critica ao mercado.

Mas enfim, é o que temos. Os SoC a sério, não parece haver meio das marcas lançarem uma box certificada com eles.


BTW, a Nokia 8010 está a 90€ em segunda mão na Amazon. Para box não me faz grande confusão ser em segunda mão. Pode ser uma opção para poupar uns trocos. Fica a dica.
 
Última edição:
@tWoBrO E fazes bem, mas mesmo o S905x4 como já disse usa uma gpu muito antiga. O S905x5 será o tal SOC mainstream a usar uma gpu recente, se a vai usar a 30-50-70%, isso não sabemos ainda. E a Gpu Mali G310 que será usado nos SOCs S905x5 já existe há 3 anos e como este artigo refere é muito mas muito superior à Mali G31. Só que estas coisas chegam sempre 3 anos depois de saírem não é verdade?! A G310 nem é nada de especial, o bicho será a G510, visto que a G610 e G710 nunca sairam para box de tv nenhuma. A G510 deverá ser usada no próximo SOC S929x talvez, a ver vamos.
 
Sim, concordo, o s905x4 continua a ser fraco, fraquissimo (!!!). É o que estou a dizer. Mas neste momento, em boxes com certificados é o temos.

A SDMC, que todas as operadoras por esse mundo fora usam, incluindo a MEO e a NOWO, tem uma box Android TV, com certificado Netflix, com um S928x, mas até ver, aparentemente, ainda ninguém lhe pegou.
 
Back
Topo