Ubuntu 8.10 ltsp / Thinclients

nepper

Power Member
Boas tardes a todos....

Depois de passar por um tópico sobre ThinClients resolvi este, se acharem que devia estar nesse tópico agradecia que o movessem para lá.

Na minha escola existem alguns computadores obsoletos e resolvi implementar (com uma das minhas turmas) uma solução Terminais Leves (LTSP).

A ideia inicial é criar uma pequena rede a funcionar assim, e depois se a coisa resultar bem partir para algo mais abrangente, nomeadamente disponibilizar PC's na sala de alunos para este poderem aceder à Internet, realizarem trabalhos e porque não jogarem qualquer coisa on-line :).

Para iniciar o projecto e olhando para os recursos existentes decidi colocar como servidor uma máquina com estas características:
P IV
3 X 256 MB Ram
20 GB HD
2X Ethernet

Para os terminais tenho máquinas desde Pentium até PIII :)

Para minha surpresa a instalação do servidor foi bastante simples, onde apenas tive de configurar o IP para aceder à rede da escola e o IP para a rede LTSP, depois foi só esperar que a instalação terminasse e o sistema arrancasse.

Ainda só experimentei ligar uma máquina mas fiquei realmente surpreendido com o arranque da máquina a partir da rede (com cabo cruzado) bem como a resposta do terminal a navegar na Internet. Por falta de tempo ainda não tive tempo para experimentar correr aplicações do OpenOffice.

Agora vou experimentar ligar mais alguns terminais a ver até onde o sistema se aguenta.

Bem depois de um testamento tão grande gostaria de deixar algumas perguntas:


1-Quantos terminais poderei ligar ao servidor acima descrito? Qual a memória que cada um deles ocupará?
2-Poderei usar o Xubuntu para servir de Servidor? (Penso que ficaria mais leve)
3-Qual o software que deverei instalar no servidor para deixar um sistema pronto para navegar na net? (Flash, java, ....)
4-Como disse no ínicio este projecto, se tiver sucesso, será pra implementar a larga escala e para ligar uns 10 computadores. Para uma dimensão física desta envergadura quais as caracteristicas aceitávies para o servidor se aguentar????

Desde já o meu obrigada :)
NePPEr
 
Última edição pelo moderador:
Visto ser uma dúvida, o melhor será aqui.
A nível de requisitos, por ex, o K12LTSP diz
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Server Hardware: There are two ways to implement your LTSP server: A single classroom server for 2-10 workstations or a large lab or building server for 20-30+ workstations.

[/FONT]
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif] Classroom Server 5 clients[/FONT]


  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]CPU: One PIII 1 gig or faster[/FONT]
  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]RAM: 512mb + (50mb for each client)[/FONT]
  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]HD: ATA/100 10+gig IDE[/FONT]
  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Network: (2) 100/base cards and a 100base hub (8 or 16 port)[/FONT]
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Comments: Today's new workstations are perfectly suitable for powering 2-5 thin-clients. See our classroom tour page for an example of this solution. You can get by with slower computers, but once you get used to the speed it's hard to go back!

Note: A K12LTSP server also makes a perfect cable modem gateway/firewall and household terminal/file server.

[/FONT]
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Lab or Building Server 10+ clients[/FONT]

  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]CPU: Two or more PIII or Xeon processors. AMD now has dual Athlon solutions but we have not tested any. (Offers?) ;-^)[/FONT]
  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]RAM: 2gig or more (512mb + 50mb for each client) More ram = more speed[/FONT]
  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]HD: UW SCSI drives, one for applications and one for /home[/FONT]
  • [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Network: (2 or more) 100/base cards and 100base hubs/switch (16 or 24 port, switches are much faster with more clients)[/FONT]
[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Comments: RAM - More is better One thing is clear when using K12LTSP and Gnome or KDE, you'll need ram. This is especially true if you're running OpenOffice. More ram will make your server faster as frequently used files are cached. Too little ram will bring your server to a crawl as it starts swapping memory to the hard dirve. If you run out of memory, performance will be unacceptable.[/FONT] [FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]Using LTSP for large numbers of clients successfully depends entirely on how the workstations are used. Any solution will be hard pressed to answer requests from 30 students all launching applications at the same time while workstations spread around the building will rarely be active all at the same time. One server can easily handle 30+ clients in this case.[/FONT]
http://www.k12ltsp.org/install.html

Um artigo de interesse : http://www.tuxradar.com/content/ltsp-thin-clients-made-easy
 
Boas noites, quanto à mudança de tópico tens toda a razão :) erro meu :sad:

Obrigada pela resposta, vou ver esses links atentamente.

O que eu pensava é que era preciso bem mais que 50MB para cada cliente :009:

Agora é por mãos à obra para por isto a funcionar, e caso a coisa resulte bem passar isto para a tal rede mais alargada...

Se alguém por acaso estiver a desenvolver alguma coisa deste género digam qualquer coisa.

NePPEr
 
Back
Topo