Ubuntu, aconselham??

Syriamn

Power Member
Estive hoje no site do Ubuntu e estava a pensar em mudar de ares (estou algo cansado do Vista).

Quem conhece? O que acham? Aconselham?

Que cuidados a ter para o instalar?

Participem!! Obrigado
 
Bom, apesar de estares na secção errada (um pouco mais abaixo e estavas lá!):

Introdução ao GNU/Linux & *nix World - Como começar
[GUIA] Ubuntu - Instalação passo-a-passo
Ubuntu 9.04 [Dúvidas]

APLinhares disse:
- Vantagens:
  • Algumas das vantagens já foram antes referidas. Nomeadamente a de ser desenvolvido pela comunidade o que em princípio propicia a correcção de bugs, e dá um software mais estável e optimizado.
  • Na maior parte dos casos é grátis.
  • É muito seguro. Virtualmente não há verdadeiro malware. O que pode acontecer é o utilizador provocar uma falha de segurança no sistema e aí torná-lo vulnerável. Informação acerca disso aqui.
- Desvantagens:
  • Definitivamente alguns equivalentes open-source para certas aplicações "profissionais" em Windows são muito inferiores aos seus originais (que não costumam estar suportados em Linux).
  • Os jogos open-source são - geralmente - inferiores aos proprietários que não têm versões nativas para GNU/Linux).

E na minha opinião, se realmente queres mudar de "ares" então o melhor primeiro será instalares o Ubuntu com o wubi e veres por ti próprio se te agrada. Ubuntu é uma distro amigável dos noviços, e é um bom começo no mundo open-source. Tenho-o usado no meu dia-a-dia e até hoje não registei grandes problemas a nível de SO, mas há pessoas que podem vir a ter grandes chatisses devido a incompatibilidades e coisas do género (até na 1ª vez que se usa), por isso.. o máximo que te posso aconselhar é instalares, usares e ver se gostas. Qualquer dúvida dirige-te à secção apropriada ;)
 
Última edição:
se vale a pena para substituir o vista não sei, mas o para substituir o XP vale de certo! eu uso ubuntu e gosto bastante, acima de tudo porque não sou um grande jogador nem uso programas muito técnicos, pelo que isto não acarreta nenhuma desvantagem para mim!
 
Back
Topo