Artigo Um mês com o Vista

2º dia com vista

Pensei que ia começar com uma boa exprienci, quando migrei finalmente para vista, mas infelismente nao está a ser assim tao bom.
Apos 1 dia de utilizaçao, qual o meu espanto quando vejo o PC a arrastar-se todo. Nao instalei nenhum novo programa, nem mexi em configuraçaoes.
A utilizaçao media da RAM ontem andava nos 28%, hoje colou nos 98%. O computador esta sempre a aceder ao disco por cada operaçao que faço (esta sem ram, e esta a consumir o ficheiro de paginaçao ao maximo). Abro um programa, fica cheio de breaks a ler o disco. Minimizo alguma coisa, arrasta-se todo.

Nao é nenhuma aplicaçao que está a fazer tal consumo. O CPU está em idle. Imagino que seja o superfech.

O superfech era suposto aumentar a performance, nao diminuila drasticamente:mad:!
 
Não é de todo normal essa situação... eu tenho o vista actualmente, no portatil tambem... ja fiz varias instalacoes nestes pcs e nunca aconteceu tal coisa.

O meu colega tambem tem no portatil e funciona todo a 100%... :confused:
 
exxtreme, é nesse computador do My System? é muito estranho.

Vê quais os processos que tens a correr. Não é normal.

É neste PC do my system.

Também acho muito estranho, alem de nao ter usado o vista em casa, ja tenho alguuma expriencia com ele, e nao tive problemas.

Ja vi os processos, mas parece star tudo normal. 48 processos, nenhum sem consumos excessivos.

Mas tive a investigar, e estou a desconfiar do steam, desligueio, e houve melhorias.
Vou fazer uns testes.
Nao digo que a culpa seja do vista, mas fiquei um pouco desiludido. Mas vou tentar ver a causa.
 
Bem vejo aqui pessoas a falar mal do vista porque parece que compraram uns computadores pré formatados de origem e cheios de lixo que só encrava o SO e depois dizem que são supostos técnicos, um técnico saberia que a melhor coisa a fazer a um PC quando se compra é formatar e instalar o SO limpo seja ele vista ou xp e depois sim já podem reclamar mas isso claro se realmente souberem formatar e instalar os drivers correctos o que não me parece que seja o caso, mas vamos ao que interessa, é claro que se tiverem um PC com menos de 2GB de memoria não é nada conveniente instalarem o vista mas se instalarem também funciona embora se note uma perda de performance em relação ao xp e para esses casos é recomendável o xp, agora se tem uma maquina recente com 2GB de memoria ou mais e um processador 64bits e querem melhor performance o vista ultimate 64bits é o sistema operativo ideal para quem gosta da Microsoft, para quem não gosta da Microsoft resta o Linux, já que no meu ponto de vista o Mac para mim nem entra na equação pois acho demasiado horrível mas é apenas a minha opinião.
A pouco tempo comprei um portátil Toshiba A200 21T formatado com vista e aquilo não se arrastava então sem mais demora dividi o disco em 3 e instalei o xp sp3 32bits e o vista ultimate sp1 64bits em dual boot e mais uma partição de backup e não é que ficou rápido, e para minha surpresa ainda ficou mais rápido no vista e o 3dmark e o pcmark não me costumam enganar, se calhar foi apenas uma coincidência mas a verdade é que de 3 computadores que tenho só um esta como single boot com o xp porque já é um P3 1Ghz velhinho com 512mb de memoria e claro que se lhe instalasse o vista não ia ficar muito satisfeito com o resultado e depois dizia que o vista era uma porcaria mas nos outros pc´s tenho dual boot e uso 90% o vista o xp já quase só lá esta porque sou casmurro e gosto de me agarrar ao passado e pode um dia fazer jeito e como hoje em dia os discos são grandes aquele espaço estar ocupado por ele não me faz falta e é um bom sistema para em caso de duvida da funcionalidade de algum software experimentar lá para tirar duvidas.

Não se agarrem ao passado com unhas e dentes a não ser que queiram ficar parados no tempo ou as vossas maquinas não permitam o upgrade pois estas discussões já aconteceram quando saiu o xp, tirando esses casos usem vista e não se arrependem e se realmente se arrependerem ou usam dual boot ou voltam a usar o xp, também é fácil fazer uma imagem com o acronis para não terem de estar a formatar tudo de novo.
 
Última edição pelo moderador:
Por acaso dos poucos que tenho conhecimento que já utilizam Vista ficaram bastante satisfeitos. Eu pessoalmente usei no inicio e +/- de 3 em 3 meses formatava o PC e metia-lhe o Xp. Depois passados os 3 meses fazia o mesmo e metia o Vista. Sempre a mudar portanto. Até que agora sim, com o Sp1 parece que estabilizou e está aqui um bom SO, que aconselho a todos a usar. Ele é muito mais user-friendly e não só no visual mas também nos problemas. Ou seja, quando existem conflitos ou problemas são muito mais fáceis de resolver.

Apenas tenho pena de uma coisa, é que consuma muito mais bateria do que o XP num portatil. Instalei no meu e aquilo come um pouco de bateria. Mas como é obvio não se pode ter tudo.
 
Comprei um portátil novo, instalei o Vista (tenho mesmo de ter também um sistema MS e o XP nem pensar) e está perfeito como já estava no meu anterior portátil.
 
tenho o vista ultimate instalado no seguinte pc, pentium dual core 3,3 , 2 gb ram ddr-2 533, nvidia 7300 le,numa board da asrock, o pc tem 2 anos e meio, ou seja quando saiu não havia aqueles autocolantes a dizer vista ready e essas tretas, mas a diferneça do xp para o vista foi brutal, uso o aero sem quaisquer problema, as maiores diferenças que notei face ao xp foi o tempo de boot muito mais rápido, a velocidade nos torrens de upload subiu talvez porque o xp faça um maior uso do disco,os bloqueios que raramente acontecem duram poucos segundos...
e é mais bonito lol...

Vista http://www.*****/Smileys/default/biggrin.gif
 
Eu também não percebo a paranoia de dizer que o vista precisa de alta maquina com 4GB de ram e não sei quantos cores! Tenho o vista 32bit num amd 3200+ que está na minha assinatura e corre que é um mimo e já o outro que tenho montado, um P4 D630 3.0 + 2GB + Asus P5AD2 Premium, corre também bastante bem. Ambos sem problemas de drivers.

Claro que o meu core 2 duo do portatil porta-se melhor, mas para sistemas com 4 anos se não me engano até está mt bom.
 
Para que não haja dúvidas:

Tive aqui o Ultimate 64, durante umas semanas. Basicamente, tinha o uTorrent +Emule ligados, 24/7.

Começava nos 30%, e passados 3 dias, já ia acima dos 80%.

Agora vem o curioso.....

Abrir Mozilla, gravar DVD`s, navegar entre as partições....era mais penoso, do que qd o liguei, no primeiro dia....
Como podem dizer que é mais rápido, no final?

Enfim, para já estou com o XP, e com 2G, funciona muito bem, mesmo 1 semana após estar ligado.

Qd tiver 4G de RAM ou mais, penso na Visto...

Agora venham dizer que não tenho máquina......:wow:
 
Eu estou à 24h com o vista 64 bits Ultimate.

Resolvi dar-lhe uma hipótese, apesar de não gostar da versão 32bits.

Por acaso tenho umas duvidas e se calhar vcs podem-me ajudar.
Existe algum Messenger apenas para 64bits? Existe um pack de codecs que funcione em Vista?
Pergunto isso porque o Live messenger que uso dá-me uns "freezes"manhosos assim de repente... E o pack de codecs que uso agora é antigo (Ace mega codecs) e se calhar pode nem dar, mas ainda não testei isso.


Coisas que gostei até agora:
- o facto dos meus 4 Gb de ram serem todos usados :009:

Coisas que não gostei:
- o live messenger tem freezes frequentes que detesto. Fica uns 5 mins sem responder
- A minha webcam não é reconhecida e não existem drives para 64bits. Entende-se porque ela tem uns 5 anos, mas assim tenho de gastar €€€.
 
Eu estou à 24h com o vista 64 bits Ultimate.

Resolvi dar-lhe uma hipótese, apesar de não gostar da versão 32bits.

Por acaso tenho umas duvidas e se calhar vcs podem-me ajudar.
Existe algum Messenger apenas para 64bits? Existe um pack de codecs que funcione em Vista?
Pergunto isso porque o Live messenger que uso dá-me uns "freezes"manhosos assim de repente... E o pack de codecs que uso agora é antigo (Ace mega codecs) e se calhar pode nem dar, mas ainda não testei isso.


Coisas que gostei até agora:
- o facto dos meus 4 Gb de ram serem todos usados :009:

Coisas que não gostei:
- o live messenger tem freezes frequentes que detesto. Fica uns 5 mins sem responder
- A minha webcam não é reconhecida e não existem drives para 64bits. Entende-se porque ela tem uns 5 anos, mas assim tenho de gastar €€€.

- Windows Live Messenger: É da Microsoft e funciona perfeitamente no Vista 64-bit. O problema vem do teu PC.

- Pack de Codecs: Eu uso o K-Lite Codec Pack. Existe este K-Lite Codec Pack 64-bit, mas como podes ler na descrição é para outros progrmas de 64-bit apenas. Eu aconselho-te a usares o K-Lite Codec Pack 32-bit, deve funcionar perfeitamente.

The 64-bit versions of Windows can run 32-bit software perfectly fine. So it is recommended to use the regular K-Lite Codec Pack when possible.

Na minha opinião, quanto ao software da Webcam, a culpa não é do Vista 64-bit, mas sim da empresa que não fez drivers para 64-bit.
 
Eu também não percebo a paranoia de dizer que o vista precisa de alta maquina com 4GB de ram e não sei quantos cores! Tenho o vista 32bit num amd 3200+ que está na minha assinatura e corre que é um mimo e já o outro que tenho montado, um P4 D630 3.0 + 2GB + Asus P5AD2 Premium, corre também bastante bem. Ambos sem problemas de drivers.

Claro que o meu core 2 duo do portatil porta-se melhor, mas para sistemas com 4 anos se não me engano até está mt bom.

O meu também corre relativamente bem o Vista 32-bit, corre ligeiramente melhor o XP, já o de 64-bit (com 2GB de RAM) nota-se ao fim de umas horas que começa a arrastar! O 64-bit é menos "poupadinho"... pergunto-me como será o 7.

Mas agora estou com Ubuntu... se voltar para Windows devo ir para Vista Home Premium 32-bit.
 
Última edição:
Back
Topo