Um portátil para trabalho: Asus ou HP?

Devias ter acrecsentado os respectivos preços à poll... faz toda a diferença :p

Variam todos entre 1100€ e 1400€. E é claro que dependendo do local de venda as diferenças são várias. Procurei que houvesse uma certa homogeneidade de características, embora se possa, à partida separar em grupos pela dimensão da memória em disco ou velocidade do processador. A questão que aqui deixo subjacente é se o "peso" da marca se poderá sobrepor a uma menor velocidade ou memória de cache, por exemplo?

Provavelmente, e depois de mais algumas análises dos resultados que for obtendo e das vossas observações, apertarei a malha, lançando outra poll. :)

Cumps.
 
A POLL sofreu algumas alterações. Tentei separar mais as águas e dar melhores hipóteses de escolha.
Eu sei que a escolha final será minha. Mas gostaria dos vossos contributos, não esquecendo de vista o meu 1º Post, ou seja, a finalidade a que se destina o Portátil.

Na 1ª versão da Poll estava a ocorrer um empate de 2 votos para cada lado entre
LG P1-J332P ( T7200; 2.03Ghz; 4 Mb cache; 120 GB HDD) e ASUS F3JP-AP076C ( T7200; 2.0GHz;120GB) [pelo que pude interpretar tendo em conta os posts anteriores]; e 1voto também no Tsunami Seeper 727V.

Desculpem lá o reset dos votos, mas teve de ser :(

Vontem aqui :009:
 
Última edição:
Comparando

Caríssimos, Procurando fazer um 1ª balanço dos resultados tanto da Poll como o que aqui foi sendo dito, parece que para as opiniões manifestadas tendem para considerar as 3 opções que se seguem (tentei colocar uma tabela, mas não consegui):

351%5Cimages%5Cproducts%5C1220%5C1220_m.jpg
b_speeder734t.jpg
hp-pavilion-dv6000-notebook-pc-series_190x170.jpg


ASUS F3JP-AP076C
/
Tsunami Speeder 772V /HP Pavilion dv6179ea

Processador
Intel Core2 Duo T7200 a 2 Ghz com 4Mb de cache
Intel® Core 2 Duo T7200 (2.0GHz FSB667 4MB)
Intel® Core™ 2 Duo T5600 a 1,83 GHz com 2MB de cache de nível 2
BUS: 667MHz


Memória
2048MB (1024X2) DDRII
1024MB SODIMM DDR2 (exp. até 2GB)
Intel® 945PM

2048 MB (2 x 1024 MB) DDR2

Disco
120GB SATA
120GB SATA
120 GB SATA 5400 rpm

Placa Gráfica
ATI Radeon X1700 512mb Hyper Memory
ATI Mobility Radeon X1600 512MB (256MB dedicada)
NVIDIA® GeForce™ Go 7400 com 256 MB de memória de vídeo TurboCache™ incluindo
128 MB de memória vídeo dedicada PCI Express®

Comunicações
Wireless LAN
Bluetooth
Wireless LAN
Bluetooth
Wireless LAN

ASUS F3JP-AP076C
/
Tsunami Speeder 772V /HP Pavilion dv6179ea

Interface
1 x Jack para Auscultadores
1 x Jack para Microfone
1x Line-in Jack
1 x Jack RJ11 Modem para linha telefónica
1 x Jack RJ45 para LAN
4 x Porta USB 2.0, 1x porta IEEE 1394
1 x TV Out (S-Video)
1 x Express Card
1 x Porta DVI
1 x Porta VGA


1 saída p/ Monitor externo e 1 S-Video Out
5x USB + 1 Firewire + e-SATA
MIC, Headphones e 2 Audio Jacks
1 Slot Express Card + 1 Card Reader 3 em 1 (SD/MS/MMC)


1 porta VGA
3 portas USB 2.0
1 IEEE-1394
1 conector RJ 11 para modem
1 conector RJ 45 para Ethernet Saída S-video TV
Porta de infravermelhos para controlo remoto (Controlo Remoto opcional)
2 portas de saída de auscultadores c/ SPDIF Digital Audio e 1 porta de entrada de microfone
Conector de ancoragem para cabo

Ecrã
Wide 15.4" TFT WXGA
Wide 15.4" TFT WXGA
Wide WXGA de 15,4 pol.

Autonomia
Lítio 6 células: 4800mAh, 3S2P, 53.28WHrs
Bateria Smart Li-Ion, 6 celulas, 4800mAh, até 180min auton.
???????????

Peso
2.95kg (Bateria de 6 células)
2,96Kg ( com bateria de 6 células)
2,99 kg (6 células)

Preço aproximado
1390,00Euros
1320,00Euros
1200,00Euros

Algumas conclusões:
1- Sony não parece ser escolha (também não constava das minhas opções iniciais de escolha)
2 - Isto de escolher para os outros é sempre mais fácil pois pode-se dar largas à carteira...

Dúvidas ainda não esclarecidas:
1- A minha ideia não é que façam a escolha por mim, apenas desejo alguma compreensão acerca do peso que cada um dos componentes num computador têm numa determinada performance. Assim, por exemplo, o que é mais importante uma pláca gráfica mais "potente" como sería o caso da
NVIDIA® GeForce™ Go 7400, ou o processador ([FONT=&quot]Intel® Core 2 Duo T7200)?
2- [/FONT]T5600 faz muita diferença de T7200? Esta diferença pode ser compensada por outro aspecto da máquina?

Obrg. Cumps.

 
Última edição:
Processador

Vencedores: Tsunami e Asus



Memória

Vencedores: Tsunami e HP


Placa Gráfica

Vencedor: Asus

Comunicações

Vencedores: Asus e HP

Preço aproximado

Vencedor: HP


Desprezei algumas coisas que achei desnecessárias ou que davam "empate", mas segundo as minhas contas fica:

Asus: 3 pontos (melhor componente gráfica)
Tsunami: 2 pontos (melhor combinação processador + ram)
HP: 3 pontos (melhor preço)
 
Reflexões de hora de almoço

Ora bem... :rolleyes: Portanto,...
O que seria desejável, e esticando até ao máximo do orçamento que coloquei à vossa disposição, o ideal seria:
  1. Processador - Intel® Core 2 Duo T7200 ( 1,83GHz ou 2.0GHz FSB667 4MB)
  2. Memória - 2048MB (1024X2) DDRII
  3. Placa Gráfica :
    1. ATI Radeon X1700 512mb Hyper Memory ou
    2. ATI Radeon X1600 512mb (256MB dedicada)

      [GeForce Go 256MB Dedicada (512MB Turbo Cache) ou GeForce™ Go 7400 128MB dedicada PCI (256MB Turbo Cache) não são necessariamente melhores tenho ideia que NVIDIA® GeForce™ gastam mais bateria e a função do portátil NÃO é jogos]

  4. Disco - 120GB
  5. Comunicações - Wireless LAN
    Bluetooth (embora este se possa resolver com uma Pen)
  6. 4 x Porta USB 2.0, 1x porta IEEE 1394
    1 x TV Out (S-Video)
    1 x Express Card
    1 x Porta DVI
    1 x Porta VGA
    Slot Express Card + 1 Card Reader 3 em 1 (SD/MS/MMC)

    (...para além das ligações áudio obviamente)
  7. Ecrã - Wide 15.4" TFT WXGA
  8. Autonomia - Pelo menos 3 horas (sem jogos obviamente)
And the winner is..... ASUS F3JP-AP076E que é mais de 1400 Euros :002:

Para além disso, e de conversas a ocorrer em outros Fóruns parece que os Asus têm problema de granulado no ecrã e o HP faz zumbido e gasta a bateria muito depressa (a confirmar a questão da placa gráfica..) :007:

O LG P1-J332P é muito lindo mas branco, no verão com 40º, a transpirar das mãos não é bom... (já estive com um nas mãos e fica logo sujo)

Por isso, caros colegas, retomo algumas questões:
  • faz muita diferença T5600 para T7200?
  • esta diferença pode ser compensada por alguma outra característica?
  • quando numa especificação está, por exemplo: 1024MB SODIMM DDR2 (exp. até 2GB ou 4GB), isto significa que se pode alterar a memória e fica como se fosse de origem RAM=2GB?
  • RAM = 1GB é NA PRÁTICA o mesmo que 1024MB (2x512Mb) ?
Agora o próximo passo será ir ao local onde penso comprá-lo a ver que opções o preços me dão...

A vossa ajuda tem sido útil, quanto mais não seja porque obriga a organizar opções e defenir estratégias.
:kfold:

P.S.: A Poll continua activa e podem clicar nas opções T5600 e T7200

Cumps.
 
Última edição:
o ideal seria:
  1. Processador - Intel® Core 2 Duo T7200 ( 1,83GHz ou 2.0GHz FSB667 4MB)
  2. Memória - 2048MB (1024X2) DDRII
  3. Placa Gráfica :
    1. ATI Radeon X1700 512mb Hyper Memory ou
    2. ATI Radeon X1600 512mb (256MB dedicada)

      [GeForce Go 256MB Dedicada (512MB Turbo Cache) ou GeForce™ Go 7400 128MB dedicada PCI (256MB Turbo Cache) não são necessariamente melhores tenho ideia que NVIDIA® GeForce™ gastam mais bateria e a função do portátil NÃO é jogos]
  4. Disco - 120GB
  5. Comunicações - Wireless LAN
    Bluetooth (embora este se possa resolver com uma Pen)
  6. 4 x Porta USB 2.0, 1x porta IEEE 1394
    1 x TV Out (S-Video)
    1 x Express Card
    1 x Porta DVI
    1 x Porta VGA
    Slot Express Card + 1 Card Reader 3 em 1 (SD/MS/MMC)
    (...para além das ligações áudio obviamente)
  7. Ecrã - Wide 15.4" TFT WXGA
  8. Autonomia - Pelo menos 3 horas (sem jogos obviamente)
Só vejo um portátil que tem isso tudo: Asus F3Jp com bateria de 9 células... :P

Para além disso, e de conversas a ocorrer em outros Fóruns parece que os Asus têm problema de granulado no ecrã
Se a Asus ainda não lançou um upgrade de bios para o F3Jp a corrigir isso (para o F3Ja e F3Jm já existe), não deve tardar muito em sair uma.

  • faz muita diferença T5600 para T7200?
Depende das tarefas. Para as que disseste no 1º post, não faz diferença nenhuma na prática.
  • esta diferença pode ser compensada por alguma outra característica?
Como disse, não faz diferença. Se queres meter mesmo o computador mais rápido nesses programas, opta por um disco de 7200rpm (10-20% mais rápido, um pouco mais barulhento, vibra mais o portátil, só há até 100gb, apenas disponível em barebones).
  • quando numa especificação está, por exemplo: 1024MB SODIMM DDR2 (exp. até 2GB ou 4GB), isto significa que se pode alterar a memória e fica como se fosse de origem RAM=2GB?
Sim. Mas, para alterares a memória, tens que abrir o portátil, perdendo a garantia.
  • RAM = 1GB é NA PRÁTICA o mesmo que 1024MB (2x512Mb) ?
1024 MB = 1 GB
512 MB = 0,5 GB
na prática e na teoria :P
2x512MB = 2 módulos (placas) de 512MB, o que faz 1024MB e funciona em dual channel, por ter 2 módulos (mais largura de banda do que com apenas 1 módulo de 1024MB)
 
Última edição:
Só vejo um portátil que tem isso tudo: Asus F3Jp com bateria de 9 células... :P

Pois... e existem outros das outra marcas pelas quais tenho preferência, como a HP. Só que já ultrapassa o orçamento...

Se a Asus ainda não lançou um upgrade de bios para o F3Jp a corrigir isso (para o F3Ja e F3Jm já existe), não deve tardar muito em sair uma.
Pelo fuzué que anda no outrp fórum, parece que já andam à espera há uma data de tempo...

Depende das tarefas. Para as que disseste no 1º post, não faz diferença nenhuma na prática.
Como disse, não faz diferença. Se queres meter mesmo o computador mais rápido nesses programas, opta por um disco de 7200rpm (10-20% mais rápido, um pouco mais barulhento, vibra mais o portátil, só há até 100gb, apenas disponível em barebones).
Obrigada pela resposta directa ao assunto. Mas o que me parece é que se quizer ter 4MB de memória cache tem de ser T7200. Isto não há bela sem senão .:p

Sim. Mas, para alterares a memória, tens que abrir o portátil, perdendo a garantia.
1024 MB = 1 GB
512 MB = 0,5 GB
na prática e na teoria :P
2x512MB = 2 módulos (placas) de 512MB, o que faz 1024MB e funciona em dual channel, por ter 2 módulos (mais largura de banda do que com apenas 1 módulo de 1024MB)

Thank you. Por acaso pensava que 2 somadas seria pior de que 1 inteira... Deduções de leigo.

Ainda não me decidi mas já avancei para a fase seguinte que é colocar a loja ao barulho (que também acha o ASUS F3JP-AP076C uma boa escolha). Vão saber de outras hipóteses (nomeadamente nos HP - pronto, é gosto pessoal...) que reunam os requisitos acima enumerados e dentro do preço. Claro que bom e barato é coisa que não hesiste, mas vamos ver o que se consegue arranjar.

Cumps.
 
Já vi que dás mais importância do que devias aos componentes, especialmente à placa gráfica... :p

Se não é para jogos, não te importes com a placa gráfica. Uma Geforce 7300 no máximo, para uns jogos não muito pesados. Uma GMA950 (gráfica integrada da Intel) dá conta do Vista, e é a mais barata (e fraca) que se pode arranjar num portátil.

Quanto ao CPU: às vezes faço underclock ao meu T7200, metendo-o a 1,5GHz para poupar bateria e barulho na ventoinha, e não noto quase diferença nenhuma na performance. Mesmo em jogos, a diferença não é assim tão significativa (descida de 55fps para 50, por exemplo; também depende do jogo). E, para teres uma ideia, um T5500 é a 1,67GHz. Os 4MB de cache, segundo alguns reviews que há por aí, dão apenas mais 3,5% de performance que os 2MB, o que também não é significativo.

Teres 2GB de ram é meio caminho andado :P

Um disco rápido também ajuda muito, mas actualmente todos os de 120GB são de 5400rpm, que é suficiente, apesar de uns serem mais rápidos que outros (por exemplo, os Hitachi/Seagate/Fujitsu são mais rápidos que Samsung/Western Digital/Toshiba).

Por isso, acho que devias considerar mais outros factores, como a qualidade de construção, os defeitos/problemas, a autonomia (número de células / performance), o design, a qualidade do ecrã, os extras e características exclusivas, o peso e o preço. Desde que tenha um T2300 (ou T5500, mais à prova de futuro) e 2GB de ram, ficas bem servido em termos de performance. O problema normalmente é mesmo encontrar com 2GB...

Se não te importares que a asssistência/garantia seja dada pela loja (e não pelo fabricante directamente), podes optar por um portátil baseado em barebones, que sai quase sempre mais barato e podes meter lá dentro o que quiseres. Por exemplo, este Compal HEL80 (sem SO) tem uma excelente relação qualidade/preço, e uma gráfica para jogos. Um Asus S96F com características q.b. e bateria de 9 células fica por cerca de 1000€. :002:
 
Última edição:
Já vi que dás mais importância do que devias aos componentes, especialmente à placa gráfica... :p
Por acaso não... tal como disse logo no 1º Post. Não sei bem porque ficaste com esta ideia

Quanto ao CPU: às vezes faço underclock ao meu T7200, metendo-o a 1,5GHz para poupar bateria e barulho na ventoinha, e não noto quase diferença nenhuma na performance. Mesmo em jogos, a diferença não é assim tão significativa (descida de 55fps para 50, por exemplo; também depende do jogo). E, para teres uma ideia, um T5500 é a 1,67GHz. Os 4MB de cache, segundo alguns reviews que há por aí, dão apenas mais 3,5% de performance que os 2MB, o que também não é significativo.

Teres 2GB de ram é meio caminho andado :P

Pois só que uma coisa vem atrelada à outra, e a diferença na memória de cache (parece que também li o mesmo post que leste) adquire significado quando se tem vários programas abertos a trabalhar. Não apenas 1 de cada vez...

O problema normalmente é mesmo encontrar com 2GB...
Estás a ver como a solução não é simples ?... :002:

Se não te importares que a asssistência/garantia seja dada pela loja (e não pelo fabricante directamente), podes optar por um portátil baseado em barebones, que sai quase sempre mais barato e podes meter lá dentro o que quiseres. Por exemplo, este Compal HEL80 (sem SO) tem uma excelente relação qualidade/preço, e uma gráfica para jogos. Um Asus S96F com características q.b. e bateria de 9 células fica por cerca de 1000€. :002:
A loja em princípio já está escolhida. Interessa-me sim a relação de proximidade para qualquer eventualidade. Embora este não seja o meu 1º computador, (nem mesmo portátil) e não tenha habitualmente problemas de maior (troca de motherboard "toma lá - dá cá"), gosto de dar negócio à vizinhança... geralmente arranjam-se uns preços mais geitosos :007:

Eu sei que tenho mais opções dentro da gama T5600:
Toshiba Satellite A100-498
HP Pavilion dv6179ea
fujitsu Siemens Amilo Xi1526 (ecrã 17" não quero, se tiverem por aí algum dentro do orçamento com ecrã 15,4" levarei em séria consideração)

... e o peso do bicho é um factor que levo (sériamente) em conta, mas não se pode querer o sol na eira e a chuva no nabal :p
Em relação à estética, por exemplo acho que os LG são muito bonitos, mas como já disse em post anterior, fica sujo num ápice ( já confirmei no Kit Market este sábado). Além disso a estética muda de estação em estação e não faço intenção de mudar de computador a cada viragem da Terra.:)

Cumps.
 
Barebone

Ok... esta dos barebones vou ter de me informar melhor. Mas já agora, na vossa opinião qual é o que oferece melhor garantia de qualidade. Este ou este ? Existem outras alternativas?

Cumps.
 
Back
Topo