Upgrade ao disco do MB C2D 2.0GHz

Só para complementar com mais informação sobre o assunto:

http://www.macosxhints.com/article.php?story=20080215072351407

Parece que a questão tem mais a ver com o SATA e o SATA2, mas parece que os discos SATA2 têm jumpers que efectuam o downgrade para SATA.

Mas há quem instale SATA2 onde antes tinha SATA e tudo funciona correctamente...:cwm3:

Afinal a cena do disco tinha o seu quê de fundamento ... É ler as explicações do jumper e funciona na mesma ...
 
Boas!

Cá estou eu, conforme prometido.

Então, é assim, isto de mudar o Disco ao MacBook, é super simples! (MacBook C2D 2.0 com Mac OS 10.5 Leopard e disco USB com o Time Machine)

1º Passo - Ligar o Time Machine e deixá-lo fazer seguranças;
2º Passo - Comprar um disco 2,5'' SATA de QUALQUER tamanho ( eu comprei este http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=35048&cat=2019);
3º Passo - Munirem-se de uma chave Phillips e uma de estrela;
4º Passo - Siguam estas instruções para trocarem os discos http://www.youtube.com/watch?v=uuyi-NWLLz4;
5º Passo - Ligam a máquina e colocam o DVD do Leopardo, formatam a partição/partições do novo disco, e instalam o SO;
6º Passo - No final ele pergunta se quer repor seguranças ou seguir, escolham repor seguranças do Time Machine e...

Voilá! O meu querido Mac de volta com tudo no lugar mas agora com 230GB livres!!!!!!!:D:D:D:D

ATENÇÃO AOS MITOS:
a. Não há limitações nenhumas da Motherboard relativamente ao limite de capacidade dos discos;
b. Discos SATA2, também dão mas confirmem se os jumpers dão para fazer downgrade para SATA, embora haja quem diga que funcione na mesma com SATA 2.

Conclusão:

Processo simples, tão simples (+/- 3 horas) que até eu consegui fazer... :lol:e que me custou 98€ (disco SATA 320Gb), ao invés de 255€ que me pediram numa loja de manutenção autorizada pela APPLE (netcetera), para me fazerem o upgrade para um disco de 160Gb! Por que me disseram que o meu MacBook não suportava discos maiores de 200Gb!!!!!!!!!:rcarton:
 
Última edição:
ATENÇÃO AOS MITOS:
b. Discos SATA2, também dão mas confirmem se os jumpers dão para fazer downgrade para SATA, embora haja quem diga que funcione na mesma com SATA 2.

A norma SATA2 é retrocompativel. Caso o disco não tenha jumpers, ele negoceia automaticamente a ligação, ou seja se a board não suportar SATA2, ele automaticamente funciona em SATA1.
 
5º Passo - Ligam a máquina e colocam o DVD do Leopardo, formatam a partição/partições do novo disco, e instalam o SO;
6º Passo - No final ele pergunta se quer repor seguranças ou seguir, escolham repor seguranças do Time Machine e...

É preciso mesmo instalar o SO? A partir do dvd do leopard, não basta formatar o novo disco e restabelecer imediatamente o último backup do timemachine? Ou será que esta opção só é possível com um disco externo firewire, sendo que, com um usb, é necessário instalar primeiro o SO? Já fiz esta pergunta várias vezes e ainda ninguém me respondeu..
 
É preciso mesmo instalar o SO? A partir do dvd do leopard, não basta formatar o novo disco e restabelecer imediatamente o último backup do timemachine? Ou será que esta opção só é possível com um disco externo firewire, sendo que, com um usb, é necessário instalar primeiro o SO? Já fiz esta pergunta várias vezes e ainda ninguém me respondeu..

Não a percebo esta tua questão , pois eu quando coloquei o novo disco ele só se formata se inserires o DVD do SO e ao formatar instala automaticamente o Leopardo. Quando ligas o disco externo onde efectuaste o Time Machine aí ele pergunta se queres repor as seguranças.
Pelo menos foi assim que eu fiz, nem sei se há outra maneira...

Quando se troca um disco por outro maior por norma fica um pouco mais pesado e a aqecer mais certo?

Antes pelo contrário, no meu caso ficou mais rápido, quanto ao aquecimento... não notei nada!
 
Não a percebo esta tua questão , pois eu quando coloquei o novo disco ele só se formata se inserires o DVD do SO e ao formatar instala automaticamente o Leopardo. Quando ligas o disco externo onde efectuaste o Time Machine aí ele pergunta se queres repor as seguranças.nada!

Bom, era só para ver se dava para poupar o tempo de instalação do leopard já que vou ter que restaurar o backup do time machine de qq modo..
É que o meu disco morreu há uns dias, e eu só volto a lisboa na semana que vem. Tenho andado a informar-me do que terei que fazer para ter tudo de novo a funcionar. Aqui a questão prendia-se com o facto de o disco ser firewire ou usb. Não sei porquê, tenho a ideia de que se o disco externo fosse firewire poderia restaurar logo o backup para o disco recém formatado. Por outro lado, sendo um disco usb, teria primeiro que instalar o leopardo, de modo a instalar os drivers ou algo assim, para o comp poder reconhecer o disco externo.
Ao fim ao cabo não é uma questão assim tão importante como isso. Tem mais a ver com curiosidade.

obrigado de qq modo
 
Vou desenterrar este tópico, porque depois de um ano e picos do meu ultimo upgrade ao disco (de 80Gb para 320Gb, 5,200RPM) já estou, novamente sem espaço.

Estava agora a pensar num disco de 500Gb, mas não sei se vale a pena um com 7,200RPM, pois aumenta a performance da máquina, mas segundo alguns relatos, gasta mais bateria e é mais barulhento!

Alguém que tenha colocado um disco de 7,200 num MacBook Branco 2.0 e possa dar aqui a sua experiência?

O que acham, manter os 5,200 ou passar para 7,200?
 
Vou desenterrar este tópico, porque depois de um ano e picos do meu ultimo upgrade ao disco (de 80Gb para 320Gb, 5,200RPM) já estou, novamente sem espaço.

Estava agora a pensar num disco de 500Gb, mas não sei se vale a pena um com 7,200RPM, pois aumenta a performance da máquina, mas segundo alguns relatos, gasta mais bateria e é mais barulhento!

Alguém que tenha colocado um disco de 7,200 num MacBook Branco 2.0 e possa dar aqui a sua experiência?

O que acham, manter os 5,200 ou passar para 7,200?

Boas,

Eu ainda não tenho o meu MBP, mas quando o tiver vou trocar o disco de 250Gb que vem de origem por este. Falam muito bem deste modelo e dizem que é bastante rápido para um disco de 500Gb a 5400rpm (encontras várias reviews na net).

cump's
 
Última edição:
Vou desenterrar este tópico, porque depois de um ano e picos do meu ultimo upgrade ao disco (de 80Gb para 320Gb, 5,200RPM) já estou, novamente sem espaço.

Estava agora a pensar num disco de 500Gb, mas não sei se vale a pena um com 7,200RPM, pois aumenta a performance da máquina, mas segundo alguns relatos, gasta mais bateria e é mais barulhento!

Alguém que tenha colocado um disco de 7,200 num MacBook Branco 2.0 e possa dar aqui a sua experiência?

O que acham, manter os 5,200 ou passar para 7,200?

Eu tenho de 7200 rpm da WD de 320GB, tinha um Hitachi de 200GB que avariou. Este não faz qualquer ruido. Não comprei de 500GB porque 320GB foi o mairo que arranjei na altura.

Mas eu sou daqueles que nunca está satisfeito com a performance por isso não sou muito de fiar. Batria não é comigo. Quase nunca uso em modo de bateria e quando preciso ela nunca dura o tempo suficiente por isso...
 
Pois, eu queria aumentar o espaço e a performance, mas que me deixasse bateria para estar 2 ou 3 horas sem me ligar à corrente... secalhar não podemos ter tudo....

Até porque também nem sequer encontro 2,5 de 500GB a 7,200 Rpm...:(
 
Tens o seagate 7200.4 ST9500420AS: 500GB, 7200 RPM e 16MB Cache.
Existe também a versão com sensor de queda, é o ST9500420ASG, não indicado porque entra em conflito com os sensores dos MB/MBP.

As primeiras unidades tinham alguns problemas de performance, se estiveres interessado tem atenção se a revisão é a 0002SDM1.

A performance é muito semelhante ao WD Scorpio Blue 500GB 5400 rpm, agora tu é que sabes se compensa pagar mais um pouco pelo seagate.

Comprei o meu online na computeruniverse.com por 125€ já com portes, já leva quase 2 meses e estou satisfeito com ele, bem mais rápido que o hitachi que tinha.

Fica aqui um printscreen do xBench 1.3:

attachment.php


Óbvio que queria fazer o upgrade para um SSD com alguma qualidade, mas o preço do GB ainda é obsceno. :007:
 
Última edição:
Não testei matematicamente a diferença de autonomia com este disco, mas penso se existir diferença é muito pequena.
 
Dúvida sobre disco a comprar

Boas.

Alguém me pode informar se um Macbook 13" Black Late 2007 trabalha em SATA2?

É que estava a pensar fazer upgrade para o disco referido abaixo (versão sem sensor de choque), mas se não trabalhar em SATA2 se calhar nem vale a pena o de 7200 RPM, (o que ganho na velocidade de acesso, perco na transferência de dados), apesar do mesmo estar à venda por apenas 59,90 euros.


Seagate Momentus 7200.4 SATA 3Gb/s 320-GB Hard Drive - ST9320423AS



Andei tb a ver os WD Scorpio Blue e Black mas, segundo a WD, os SATA deles não funcionam com o OS X.

Obrigado :)
 
Tal como foi pedido e agora que tenho o meu MBP e o WD Scorpio Blue, aqui fica o bench do xBench 1.3:

imagem2d.png


Só demonstra que os discos Sata da WD funcionam em Mac OS X. :)

cump's
 
Obrigado Legion!

Já agora, onde compraste?

De nada.

O WD Scorpio blue comprei na Way2buy, pelo que me pareceu a loja é de confiança (pelos vários "relatos" do pessoal aqui no fórum) e também onde encontrei este HDD mais barato.

Mas como tu és do Barreiro, talvez seja melhor para ti comprar na *****. :)

cump's
 
Última edição:
Não a percebo esta tua questão , pois eu quando coloquei o novo disco ele só se formata se inserires o DVD do SO e ao formatar instala automaticamente o Leopardo. Quando ligas o disco externo onde efectuaste o Time Machine aí ele pergunta se queres repor as seguranças.
Pelo menos foi assim que eu fiz, nem sei se há outra maneira...

Sei que esta mensagem já é "velhinha", mas pergunto se não seria melhor o SuperDuper neste processo de upgrade de disco

1- Ligar o disco externo ao mac
2- correr o superduper para fazer um clone bootável para o disco externo
3- montar o disco novo
4- "bootar" com o disco externo.
5- Fazer o format do novo disco para mac
6- clonar o disco externo para o disco interno
done!
 
Back
Topo