• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade ao "velhote"

psyched

Power Member
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Orçamento é 500-600 euros ou menos. As compras serão feitas quando valer a pena.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
UPGRADE

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
1080p, 1920x1080
Jogo de tudo um pouco.

c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Não me importo de ir fazendo conforme vão aparecendo upgrade que valham a pena.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Processador: INTEL i5 2500 K
Placa mãe: Asus Maximus IV Gene-Z
Memória RAM: GSKILL KIT 4GB DDR3 1600MHZ RIPJAW X (CL6)x2
Placa Gráfica: VTX3D R9 290
HDD/SSD: Samsung F3 1TB Sata II 32MB e SSD de 480 gb
Fonte (PSU):Seasonic s12 de 620w
Cooling:Scythe Yasya

6) Vais fazer Overclock?
Neste momento tenho um ligeiro overclock. Segui indicações que me li aqui no forum. Mas já foi há tanto tempo que já n me lembro como o fiz....

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).




b. Processador (Intel ou AMD)
>

c. Motherboard (chipset, formato)
>

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>

e. Gráfica (Single , Nvidia ou AMD)
>


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
não

11) Contexto, comentários adicionais.

A minha ideia é manter o PC mais ou menos actualizado. Antigamente ia comprando peças, algumas usadas. Agora já n faço um upgrade desde que comprei a gráfica aqui nos usados há uns anitos.
Só compro algo se valer mesmo a pena, para ter o máximo "bang for the buck". Não tenho probs em comprar nos usados.
Escolhi a Resolução de 1920*1080 por causa do monitor que ainda serve bem e porque tenho ideia que para jogar com resolução superior ou com mais frames requer uma máquina mt mais potente.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Obrigado pela atenção e ajuda.
 
Na minha opinião, não te compensa fazeres mais upgrades a esse PC. Com esse orçamento, se quiseres fazer upgrade ao CPU (que é o elemento mais fraco) gastas praticamente o dinheiro todo porque precisas de CPU + Motherboard + RAM. Com o dinheiro que sobra não consegues fazer um upgrade à GPU que compense. "De tudo um pouco" não é muito explícito, mas eu diria que essa gráfica ainda consegue correr de tudo um pouco com bom desempenho. Eu aconselhava-te a esperar mais um pouco, juntares mais uns 200-300€ e aí sim, fazias um upgrade a sério com CPU + MB + RAM + GPU.
 
Obrigado pelas sugestões, mas reparei que recomendam MB da Gigabyte e MSI.
As da Asus estão com algum prob? O cashback era de aproveitar ...
 
Só dão cashback com os Ryzen 2000, e os valores envolvidos acabam por não compensar, na minha opinião, em relação a boards mais sólidas de outras marcas.
 
Eu não ligo muito ao bling bling da MB, pensei que fosse melhor e tem algumas features como a cena do OC automático e a placa de som integrada supostamente melhorzita que o normal que pensava que valia a pena.
 
Já comprei a gráfica e o 3600x
Ia para comprar uma das MB que recomendaste e vi a Motherboard Gigabyte B450 Aorus Elite a 81.50, vale a pena?
Que ram compro? velocidade latencia marca?
Vi as G.Skill Kit 16GB (2 X 8GB) DDR4 3600MHz Ripjaws V Black CL18 a 75.90, CAS Latency 18-22-22-42

Obrigado pela ajuda.
 
Vou aproveitar este tópico para saber o que aconselham de fazer um upgrade no meu Toshiba L750D-1G5 e onde fazer, se acharem por bem fazer esse upgarde.
Está com a última actualização do windows e o que eu noto é lentidão (com todas as actualizações do windows, penso) a abrir o chrome ou edge (é mais rápido com este) e quando tem mais de 4 abas abertas.
Não me perguntem sobre hardware pois sou um nabo
Valerá mais a pena comprar um novo?
Obrigado e desculpem a intrusão.
 
Última edição:
@Atlan: Mais RAM e um SSD melhorariam a experiência, mas o processador é bastante fraco, pelo que seria melhor arranjar um portátil novo. Mesmo um recondicionado abaixo de 200€ seria bastante superior.
 
@Atlan: Podes abrir uma thread na secção de portáteis.
Novo, tens agora um Lenovo S145-15API-735 a 300€, ou um bundle mochila + rato + Lenovo S340-363 a 400€, que são best buys.
Recondicionado, é uma questão de veres as opções no eBay/itzoo. Vê o tópico respetivo.
 
Back
Topo