• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade para 3700x

Petrov9

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Sem valor fixo, quero ter um bom pc mas sem exageros. Entre 700/800€?!

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade CPU+Mobo+RAM & Caixa+Fonte

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming 1080p 144hz (possibilidade de upgrade para 1440p 144hz, daqui a uns anos)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
1 ano (ou meses) - GPU

5) Como é composto o teu computador actual?
Caixa ATX Cooler Master N300
Fonte Corsair TX650 (com +- 8 anos, não modular)
Mobo Asus H81M-C
Processador Intel i5 4460
Ram 2x8gb ddr3 1600mhz

A aproveitar:
Gráfica RX580 8gb ddr5
SSD Crucial BX100 120gb
SSD Samsung 500gb
HDD 7200RPM 500gb
Monitor Asus VG248QE

6) Vais fazer Overclock?
Talvez, mas sem exageros.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, silêncio, look)
NZXT H500

b. Processador (AMD)
Ryzen 3700x - já comprado!

c. Motherboard (chipset, formato)
B450 Tomahawk?
Rams - corsair vengeance 3200mhz 2x8gb (brancas ou rgb pro)

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
Corsair TX550 vs Seasonic Focus Plus Gold 550w

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Não


11) Contexto, comentários adicionais.
Boas pessoal, ontem avancei com a compra do 3700x e gostava que me confirmassem que o resto da build que tenho pensada faz sentido. Tenho lido a maioria dos posts aqui feitos, e peço desculpa se é muito repetitivo para vocês, mas também gostava de ter uma opinião direta no que vou inventar :)

A ideia é aproveitar os armazenamentos e a gráfica RX580 do meu último PC (recomendado por vocês há 4 anos! eheh) e comprar cpu, mobo, rams, e também caixa e fonte para algo mais apresentável (vidro lateral e fonte modular). Vou fazer as comprar todas na amazon btw.

A caixa queria branca e decidi que vou pela NZXT H500. A fonte tenho dúvidas de qual a melhor entre Corsair TX550 e Seasonic Gold 550w. Também tenho a dúvida se o Gold compensa mesmo vs Bronze, tendo em conta que quero que a fonte dure bastante.

Depois a outra dúvida que tenho é na motherboard, queria o melhor custo/performance e não queria nada ir para as x570, mas gostava de confirmar se a B450 Tomahawk não é uma opção budget para o 3700x.

Agradeço desde já as ajudas!
 
Meh, eu sei que o 3600 compensava mais para gaming relação qualidade/preço, mas apanhei o 3700x por 340 euros e encomendei. Depois também queria muito o cooler Wraith Prism RGB que é brutal, e comprado à parte eram uns 50 ou 60 euros :(
Vou ter o PC na sala, e embora não queira RGBs em tudo, este cooler e talvez as rams ficava fixe.
 
Acho que poderias ter poupado no CPU mas assim ficas com algo mais future proff portanto não é grave. A B450 Tomahawk pelo menos com o 3600 não tinha problemas nenhuns com a mesma e em termos de VRM's não deve ter problemas em CPU's até ao 3900x portanto parece-me ser uma boa escolha, a caixa está boa e a fonte qualquer uma dessas é boa compra portanto diria literalmente a mais barata, rams compra qualquer kit de 3200mhz com CL16, quaisquer velocidades acima disso não compensam o ganho que se ganha com o que se gasta.
 
Obrigado. O CPU só deve vir em Agosto, entretanto vou comprando as outras componentes nos proximos dias, conforme as subidas/descidas de preços.
Tenho lido q vao sair novas versões das B450, adaptadas para o zen 2? Se sairem entretanto ainda retomo aqui o assunto.
 
Como tinha dito o CPU ainda vai demorar a chegar, como tal ainda não comprei a Motherboard, pelos problemas com BIOS e também com os novos lançamentos das versões MAX. Gostava da vossa opinião sobre o que seria melhor pensando um pouco mais à frente (futorologia lol).

Comprei o 3700x e jogo em 1080p, tou mais que bem servido. Daqui a uns 4 anos, quando o CPU não for tão forte como hoje em dia (comparativamente ao resto da build), provavelmente vou mudar para um ecrã 1440p, o que deve dar mais foco à Gráfica e retira pressão do CPU certo? Estou só a prever que posso ter CPU para uns 6+ anos.
Não seria bom comprar uma X570 entry level (180 euros) para ter PCI 4.0? Teria mais tarde facilidade para suportar SSD e GPU 4.0?

Caso esteja a pensar mal informem-me ahah, sei que n existe mta futurologia por aqui, secalhar o melhor era só comprar a tomahawk e poupar 60 euros. Mais tarde vender e comprar o que existisse.
 
O PCIe 4.0 vai manter-se irrelevante para a esmagadora maioria de nós por muitos anos, ainda. Eu não ia por X570 apenas por ele. Ainda para mais para ter na sala, se pudesse evitar uma ventoinha no chipset, melhor.

A Tomahawk é uma boa opção. Se já quiseres wireless embutido tb podes ver a pro carbon.
Pessoalmente até poupava mais uns € e ia pela B450-A Pro.

Quanto às MAX, se o CPU ainda demora a chegar podes perfeitamente aguardar e ver se elas aparecem nas lojas entretanto.
 
Recebi uma excelente notícia, a chegada prevista do 3700x passou de Agosto ou até Setembro para 30 de Julho!

Entretanto ia pedir mais um pequeno conselho, qual destas Rams (ambas 8gbx2 3000 cl15) aconselham dados os preços a que as consigo:


Ballistix Sport LT BLS2K8G4D30AESCK (8GBx2) - 78e
Corsair Vengeance LPX CMK16GX4M2B3000C15W (8GBx2) - 83e

Depois gostava de tentar puxa-las um bocadinho, para 3200 cl16 ou tentar mesmo 3600, se possível.

edit: entretanto reparei q os timings da ballistix são 15-16-16 e corsair 15-17-17. significa então que devo ir para a mais barata? tenho visto corsair mais pelos foruns, mas na loja alemã encontrei estas baratas e fiquei com a dúvida.
 
Última edição:
@Petrov9 Vai pelas Ballistix, essas memórias têm as Hynix e-die (AES no serial number) consegues puxá-las para 3600 cl16, no reddit tens vários posts de pessoal que fez o mesmo com timings e voltagens.
 
Viva, já adquiri as Ballistix conforme recomendado a bom preço, branquinhas 3000 cl15.

Já adquiri os componentes todos, excepto a Mobo. Como tinha dito não tinha urgência e estava à espera da "Max" em algumas das amazonias. De momento já aparece disponivel em algumas, e estou na dúvida qual a melhor opção tendo em conta os preços a q os devo conseguir:
MSI B450-A Pro - 75
MSI B450 Tomahawk - 100
MSI B450 Tomahawk max - 115
Gygabyte x570 Gaming X - 150
Asus TUF Gaming X570-Plus / Gygabyte x570 Aorus Elite - 185

Os pontos a ter em conta para esta escolha é que gosto sempre de boa relação qualidade preço, mas se conseguir algo future-proof melhor, e o visual tb conta um pouco, não gostei muito da 450-A Pro pois é acastanhada.

Cumps e obrigado
 
Eu ia para a tomahawk MAX

Aumentou o tempo de entrega estimada para 1 a 2 meses pelo preço que tinha mencionado zzzzzzzzzz. Não queria esperar tanto tempo, isto ta complicado.
As lojas portuguesas disseram-me por email que fazem o update à BIOS da Tomahawk normal, de forma gratuita. É uma boa opção, ou achas que os MBytes extra de cache da MAX podem ser realmente importantes?

Ainda acabo é por gastar os tais 150 pela X570 Gaming X, ou uns 170 pela Asus Prime X570-P e fico resolvido :(
 
Última edição:
Boas malta,

Já tenho as pecinhas todas prontas (que seguem em baixo), em principio no f-d-s vou montar:

Caixa NZXT H500 branca;
Fonte Corsair TX550m;
Mobo MSI B450-A Pro;
AMD Ryzen 3700x;
RAM Ballistix Sport 2x8GB 3000mhz cl15 brancas;
Gráfica RX580 8gb ddr5;
SSD Crucial BX100 120gb;
SSD Samsung 500gb;
HDD 7200RPM 500gb;

Dado que vou mudar de Intel para AMD, penso que seria melhor formatar o windows e limpar o PC. Atualmente tenho o windows instalado no SSD de 120gb, sendo que o SSD de 500gb tem apenas jogos, e o HDD tem diversos programas, multimédias e jogos também.

Será que me podem aconselhar onde será melhor instalar o windows? Se é boa ideia manter no SSD Crucial que tem cerca de 4 anos, ou se é melhor mudar para o SSD Samsung mais recente, e mais tarde possivelmente comprar um SSD m.2 por exemplo.

Obrigado
 
mete o windows no que tiver melhor velocidade de leitura e escrita

Ok, do que li têm a mesma velocidade de leitura sequencial, mas de escrita o samsung tem o triplo. Depois a velocidade de leitura aleatória é bastante melhor no samsung, portanto é melhor instalar neste novo SSD então.

Nesse caso, atualmente tenho apenas jogos (bastantes) lá instalados, tenho de formatar à mesma o SSD para instalar o Windows certo? Ou dá para manter tudo?
 
Tens de formatar.
Mas eu talvez metesse o windows no de 120, na mesma. Metia lá o windows e as aplicações "universais" mais usadas (browser, etc..)
A performance na prática vai dar no mesmo, e sempre te sobra mais espaço no de 500GB para a steam folder e afins.
 
Hmm, a questão é que secalhar daqui a uns tempos compro um SSD mais moderno e livro-me deste de 120gb, e depois dá muito trabalho mudar tudo novamente. Secalhar vou instalar no Samsung de 500GB. Obrigado
 
Back
Topo