Ups, explicação...

Sapudo

Power Member
Queria comprar uma ups, no entanto estou aqui com algumas dúvidas.

1- Todas elas tem um valor, tipo 600VA, 700VA, etc. Não estou a perceber o que são estes valores, mais concretamente o que é que eles queres dizer.

2- Com o tempo as baterias que vêm com as ups devem ficar 'viciadas' e os tais 20, ou 30 minutos que aguentam devem decrescer para valores bastantes menores, correcto? É possivel trocar essas baterias, ou mais vale comprar outra ups?
 
VA quer dizer literalmente Volt-Ampere que é a medida de potência aparente (S). Este valor relaciona-se com a Potência activa (P mede-se em W) e com a Potência reactiva (Q mede-se em VAr) considerando o factor de potência ou coseno de fi ou seja o ângulo entre a primeiro harmónica de tensão e corrente. S^2=P^2+Q^2
A potência aparente pode ser visto como uma maximizante da potência disponibilizada pela UPS uma vez que com o factor de potência ideal (cos fi = 1) corresponde exactamente à potência activa dado que P = S * cos fi
Como as UPS caseiras trazem electrónica maravilhosa duvido que façam factores de potências desses portanto vê também qual é o máximo de potência activa que suportam
Tipicamente dá para trocar as baterias das UPS.
 
Ok, agora em português se faz favor :D. Não, fora de brincadeiras, isso são termos técnicos, e eu quero saber é por exemplo se uma ups de 700VA é suficiente, se é demais, se é de menos para um PC+monitor+impressora.

Quero saber intrepretar o valor escrito na ups, olhar para lá e ver 700VA e dizer; olha, isto para um PC (com uma fonte de 400W, AMD2800+, 1DVDRW, 1CDRW, 2 discos(120Gb+250Gb(ambos SATA))+monitor+impressora já chega e sobra.

Tás a perceber o que quero dizer?

Fico grato pela tua resposta.
 
As UPS de x VA geralmente tb fornecem o máximo de potência activa ou seja de Watts (W)
Além dos 700 VA não tens outro número em W?
 
qual era a marca e o modelo da ups que estas a pensar em comprar?em principio uma de 700va deve chegar para isso se nao fizeres overclock e tal,mas na minha opiniao se calhar nao era mal pensado comprares uma ups de 1000 ou mesmo 1400va,pq imagina daqui a uns tempos queres fazer um upgrade ao pc e a de 700 pode ja nao se aguentar.
 
timber disse:
As UPS de x VA geralmente tb fornecem o máximo de potência activa ou seja de Watts (W)
Além dos 700 VA não tens outro número em W?
Tem escrito 300Watts/500VA .

gatohumano disse:
qual era a marca e o modelo da ups que estas a pensar em comprar?em principio uma de 700va deve chegar para isso se nao fizeres overclock e tal,mas na minha opiniao se calhar nao era mal pensado comprares uma ups de 1000 ou mesmo 1400va,pq imagina daqui a uns tempos queres fazer um upgrade ao pc e a de 700 pode ja nao se aguentar.
Estava a pensar em adquirir uma da APC, penso que são as melhores que andam por aí no mercado. Pelo menos quando pergunto é o que dizem...


gatohumano disse:
a minha e de 700va(450w) mas tb ja vi de 700va(400w) e acabei de ver agora 700va(350w)
O problema é como o o gatohumano diz. Diferentes marcas, e valores diferentes. Se não estou enganado, penso que a melhor é a que diz 700VA(450W), correcto??
 
750 VA (375W)... 1000 VA (500W)

Mas pelo q sei.. varia consoante a marca.. mas tb não deve ser assim tanto...

Outra coisa.. normalmente aconselham a não ligar Impressoras a UPS, verifica com o teu manual se tal aviso é feito.. já vi esses avisos em algumas marcas. Alêm disso.. tb não deve ser nesses 20m q tás sem luz q deves precisar da impressora..
 
sim as apc sao das melhores mas tb sao muito caras,a minha comprei em 2ª mao,tenho ouvido falar bem das mustek eles teem uma de 1000va e nao e muito cara,quanto ao nao ser aconselhavel ligar impressoras nas ups penso que isso e mais nas impressoras a laser pq teem um consumo de pico muito elevado.
 
gatohumano disse:
tenho ouvido falar bem das mustek eles

Mustek , são do best! :-D

Naaaaa, as mustek sao de usar e deitar fora. 8o
As baterias que substituis sao tao caras como comprares uma UPS nova. Alem disso as Mustek são lacadas a quente, depois de aberta (para mudar baterias), ja fica uma porcaria... Pq achas que são tao baratas...?
A 1º UPS q tive foi assim.
 
as baterias ficam caras se comprares na marca,eu na minha apc comprei 2 bats de 12v 17ah por 30€ cada,eu tinha comprado a ups em 2º mao com as bats ja gastas,fiz um cabos grossos para ligar as bats ca fora pq nao cabem la dentro,as que estavam la dentro eram de 7ah.
 
Flyer disse:
Timber assim em termos básicos n se pode ekipar o valor de VA ao valor em W ?

Thankx
Se a carga for uma resistência ou tiver um comportamento resistivo (como uma fonte com PFC activo) sim podes considerar isso sem erro ou com erro completamente desprezável. Agora com outro tipo de cargas é uma aproximação muito grosseira (até porque não está do lado da "segurança"). A maioria das cargas que se tem em casa são indutivas e portanto consomem energia reactiva logo consequentemente o valor em VA é sempre maior ao valor em W. A EDP no entanto para consumidores domésticos só factura a activa (W) portanto geralmente é igual ao litro.
gatohumano disse:
a minha e de 700va(450w) mas tb ja vi de 700va(400w) e acabei de ver agora 700va(350w)
O que estás a ver aí basicamente é a qualidade dos conversores de electrónica de potência. Mesmo assim comparando com outro tipo de aparelhagem são todos maus.
A de 450 W naturalmente é a melhor. Mas um factor de potência de 0,64 é bastante rasca.

Em relação a escolher UPS eu geralmente dimensiono tudo para o pior caso como faço no dia a dia. Isso implicava simplesmente somar a potência da fonte com o consumo máximo do monitor e comprar uma UPS equivalente. Estilo 400+100 e comprar uma UPS de qqcoisa VA/500 W.
Mas maior parte do pessoal não tem a fonte no máximo (nem nunca vai ter porque o material que tem dentro do PC simplesmente não vai lá) e portanto estava a gastar dinheiro a mais por isso olhem comprem um valor um pouco abaixo e depois vejam pelo software da UPS se chega.
 
Timber estive aki a falar com um rapazito e ele tb me falou disso com seno e coseno e o raio, mas resumindo disse-me que para "pessoas como eu" (whatever that means :D:D) corrente contínua VA=W qdo tens corrente alterna, podes considerar por alto 70 por cento de VA em W.

Pelo q li no teu post é mais ou menos isso :D mas assim fica mais resumido :D:D

BTW: ele tb me disse que UPS (ele n percebe nada de informatica) ou um outro qq device que anuncie700VA e depois dê 400 ou coisa parecida em W é uma grande merd@ no que concerne aos conversores ou lá o q ele lhe chamou...ao "miolo" pronto !! :D
 
Sim em corrente contínua esta conversa toda não se aplica. Existe simplesmente os Ws. Nem faz sentido falar de S (VA). Ele deu-te um conselho bastante bom. Basicamente mandou-te considerar uma factor de potência de 0,7 que se repares é melhor que essas UPSs todas que vem para aí. Uma hipotética UPS de 700 VA daria 490 W.
Mas eu é que gosto que escrever esta merdalhada toda (aliás já é a 5 ou 6 vez que o faço)
Esse amigo teu faz o quê?
 
Flyer disse:
..

BTW: ele tb me disse que UPS (ele n percebe nada de informatica) ou um outro qq device que anuncie700VA e depois dê 400 ou coisa parecida em W é uma grande merd@ no que concerne aos conversores ou lá o q ele lhe chamou...ao "miolo" pronto !! :D

é os conversores da corrente de entrada! se nao estou em erro, as boas ups teem sempre um conversor de corrente de entrada sinusoidal......(se me enganei, ta ai o timber para corrigir.... :x2: )
 
Back
Topo