Usas ou nao pulseira anti-estatica

usas pulseira anti-estática?

  • sim

    Votes: 6 4,2%
  • não

    Votes: 136 95,8%

  • Total voters
    142
... ou se calhar usaste uma chave de fendas magnetizada.

neps... não cheguei a tirar a board da caixa, e a caixa não tem parafusos na tampa... logo n cheguei a usar chaves algumas...

foi limpo a sopro e depois memorias e o dissipador do cpu foram a pincel... quando voltei a meter tudo no sitio e liguei ardeu um chip junto ao socket...
 
sorry perguntar isto .... mas já agora onde é que posso arranjar essa pulseira? :confused::confused:
Boa pergunta... Já não se se a minha veio com o kit de ferramentas da Belkin que comprei ou se a arranjei noutro sítio...

Anyway, muito provavelmente deves conseguir encontrar à venda numa loja de electrónica, porque as pulseiras também são usadas em aplicações electrónicas.

Ou então podes fazê-la. Só precisas de uma pinça metálica, fio condutor com uma protecção por fora (borracha ou tecido), possivelmente com capacidade de esticar e encolher (a minha é tipo mola, tem tendência para se encolher em espiral), terminação metálica para tocar na pele, e uma banda elástica confortável para o pulso. Só tens de ter a certeza que a terminação metálica toque no pulso, e que o fio condutor ligue a pinça metálica à terminação, sem cortes.

... ou se calhar usaste uma chave de fendas magnetizada.
Pois, essas são uma bênção e uma cruz ao mesmo tempo... Embora, pelo menos teoricamente, se só tocarem nos parafusos que suportam a board e os espelhos dos slots de expansão, não vejo grandes razões para por si ser a causa de boards mortas... Não há pontos de contacto entre as zonas sensíveis do PCB e a zona dos parafusos...

No kit da Belkin que arranjei (eu sei, parece publicidade. Mas não é, acontece que por acaso é o que comprei, ainda está disponível e é relativamente barato para a quantidade de coisas que tem...) trazia um bom substituto para as chaves de fendas magnéticas, por acaso.

Não sei o nome, por isso vou descrever a ferramenta: trata-se de uma espécie de caneta (imaginem uma caneta normal, tipo Bic, sem ponta nem carga dentro) com três arames em espiral dentro, dobrados na ponta. Numa das pontas da "caneta" há uma abertura, por onde saem as pontas dobradas; na outra ponta há um êmbolo com mola, que as controla. Carrega-se no êmbolo, as pontas dobradas saem e abrem uns 2~3cm, solta-se o êmbolo e as pontas recolhem. Isto é perfeito para agarrar peças pequenas em sítios onde os dedos não chegam ou para segurar em parafusos pela ponta da ranhura, apontá-los no buraco e dar-lhes a primeira volta, para ficarem seguros e ser só ir lá com a chave de fendas.

Acreditem, desde que descobri esta técnica não quero outra coisa... :P Os níveis de stress para aparafusar parafusos complicados de apontar diminuíram para perto de zero... hehe

Cumps.

Miguel
 
explica lá então...
Só se se estiver a referir a algum "perdigoto" perdido, bastante comum quando sopramos...

Ainda assim, é muito azar... Já soprei imensas vezes para hardware, e nunca me aconteceu semelhante coisa. Até já limpei hardware com os dedos ou com papel, a tocar em vários pontos de solda ao mesmo tempo, e nunca aconteceu nada mau...

Cumps.

Miguel
 
O pó comum armazena carga.

Ao soprares ele sai dum sitio com carga X, para um sítio que não tinha carga.

É semelhante ao teres as mãos com carga a uma tensão diferente de onde vais tocar..

BZZT
 
Sim...isso também já é a levar para o ridículo. Não estou a dizer que não aconteça e que não esteja correcta a teoria, só que são daquelas que acontece uma em mil e nunca se chega a saber o que causou o problema.

Daqui a pouco estão dizer que o computador fica melhor com pó porque se se limpar pode-se estragar alguma coisa :D
 
:O

Fui o unico a dizer que sim? :eek:
Eu uso porque nos meus pcs antigos estilo pentium 2 e mmx queimava as memorias que era uma coisa linda, sempre que mexia aquilo fritava, mesmo com a fonte desligada, a unica razão era electricidade estática.
 
Boa pergunta... Já não se se a minha veio com o kit de ferramentas da Belkin que comprei ou se a arranjei noutro sítio...

Anyway, muito provavelmente deves conseguir encontrar à venda numa loja de electrónica, porque as pulseiras também são usadas em aplicações electrónicas.

Eu não estou a dizer que as chave de fenda magnetizadas estragam os componentes, mas por quando um parafuso cai dentro da caixa, nós temos o vicio de ir buscar esse mesmo parafuso com a chave magnetizada e pode haver contacto com a MB e estragar algum componentezito da MB.
 
Eu não estou a dizer que as chave de fenda magnetizadas estragam os componentes, mas por quando um parafuso cai dentro da caixa, nós temos o vicio de ir buscar esse mesmo parafuso com a chave magnetizada e pode haver contacto com a MB e estragar algum componentezito da MB.
Pois, lá isso é verdade. Não esquecer, porém, que mesmo não tocando a chave em nada, a mera proximidade dos campos magnéticos da mesma pode causar complicações...

Cumps.

Miguel
 
Não.

Deixo o cabo de alimentação ligado na fonte e desligo a fonte pelo botão, depois cada certo tempo vou tocando no metal da caixa. Óbvio que a tomada tem terra.
 
ninguem usa pulseira nestes dias (nem eu :p)
vejam la..tou a tirar curso de informatica..e foi uma coisa que os profs ainda nem falaram..usar pulseira..
por vezes ate com o pc a trabalhar eu brinco :) por ex: ver a temp da minha graficazita, ligar um cooler de fonte por cima da pcb para refrigerar a parte de tras, tudo com o pc ligado e sem pulseira (obs: o cooler até está ligado a um transformador de 12v, que em tempos foi o carregador de bateria duma luz de campismo) :)
 
Back
Topo