USB 3.0: 10x mais rápido

Isso é muito bom, mas uma coisa que desconhecia é que o USB comia muitos recursos ao CPU... Não era melhor alem de desenvolverem uma maior rapidez tornar semelhante ao fw de maneira a libertar mais a carga ao CPU?
 
USB 3.0 Proposed

Intel has announced the formation of the USB 3.0 promoters group, a consortium that aims to create a "super speed personal USB interconnect."

The first members of the promoter group (HP, Intel, Microsoft, NEC Corporation, NXP Semiconductors and Texas Instruments) said that USB 3.0 will deliver more than ten times the data transfer bandwidth of USB 2.0, which tops out at 480 Mb/s. The new interface will be designed to be used in consumer electronics and mobile applications and able to deal with digital media file sizes that are likely to exceed 25 GB.

Intel stated that USB 3.0 will be based on current USB technology and ports and cabling will be backwards compatible; however version 3.0 will offer enhancements for better protocol efficiency and lower power consumption. The development group will also integrate an upgrade path to optical capabilities for USB. A completed USB 3.0 specification is expected to be released in the first half of 2008.



Source: TG Daily

cumps
 
Anda Pois.

Só falta discos rigidos que conseguem escrever a essa velocidade..:-D

EDIT:

Se isto realmente é verdade, entao isto pode afectar as velocidades das nets nao? ou de outro periferico qualquer

Existe 10Gbps mas tu nao precisas disso para ligar dois PCs...

Por exemplo: se tiveres vários PCs ligados a um servidor com um switch usas uma porta de 10Gbps para ligar o servidor ao switch e ligas uma ligação "normal" de 1Gbps/100Mbps a cada PC.
Ou seja, a rede deixa de estar tão lenta porque em vez do servidor ter de partilhar 100Mbps por (vamos supor) 20 PCs já partilha 10Gbps por 20PCs...
Fiz-me entender?

Isto só para tentar nao pensar que por ter ligaçoes dessas vamos passar a ter net mais rápida (:004:) ou discos "ultra" rápidos lol

Cumps
 
Existe 10Gbps mas tu nao precisas disso para ligar dois PCs...

Por exemplo: se tiveres vários PCs ligados a um servidor com um switch usas uma porta de 10Gbps para ligar o servidor ao switch e ligas uma ligação "normal" de 1Gbps/100Mbps a cada PC.
Ou seja, a rede deixa de estar tão lenta porque em vez do servidor ter de partilhar 100Mbps por (vamos supor) 20 PCs já partilha 10Gbps por 20PCs...
Fiz-me entender?

Isto só para tentar nao pensar que por ter ligaçoes dessas vamos passar a ter net mais rápida (:004:) ou discos "ultra" rápidos lol

Cumps

Tem lógica o que dizes, mas o problema que o Smeagol falou mantinha-se. O server ia precisar de muitos discos diferentes a fornecer informação através da rede de 10Gbps para o switch. 10GBPs é quanto? 1280 MB/s não? Mas assim já se sabe que o bottleneck não tá na rede ;)
 
Espero que a latência também seja melhorada em relação ao USB 2.0. :)

Como as velocidades mais elevadas são conseguidas com uma ligação óptica, e o controlador USB 3.0 também foi modificado para esse fim, a latência deverá ser substancialmente mais baixa do que nas ligações de cobre normais.
 
Tem lógica o que dizes, mas o problema que o Smeagol falou mantinha-se. O server ia precisar de muitos discos diferentes a fornecer informação através da rede de 10Gbps para o switch. 10GBPs é quanto? 1280 MB/s não? Mas assim já se sabe que o bottleneck não tá na rede ;)
Um servidor nunca vai ter um só disco e, aqui, é obvio que só vamos ter mais rendimento (com o que existe hoje) no caso de termos vários discos a serem lidos ao mesmo tempo.
Se for tudo do mesmo disco... Pronto, sabemos o que acontece lol

Mas voltemos ao tópico ;)
 
Hum... será que o USB 3.0 vai cumprir as espectativas? e será que haverá já na altura periféricos capazes de realmente aproveitar o USB3.0 no seu melhor, ou quase? é algo que gostaria de ver:P

Abraço
 
Tem lógica o que dizes, mas o problema que o Smeagol falou mantinha-se. O server ia precisar de muitos discos diferentes a fornecer informação através da rede de 10Gbps para o switch. 10GBPs é quanto? 1280 MB/s não? Mas assim já se sabe que o bottleneck não tá na rede ;)

Os 10Gbps são muito úteis, mesmo em PT muitas empresas com 4Gbps esgotavam a largura de banda . Poucas, mas já algumas, começam a ter interfaces a 10Gbps.
Não se esqueçam que existem mais perifericos alem de hdds...

Cmps.
 
Isso posso fazer já, as boards fazem boot por USB, basta arranjar um pen de 4 gb pelo menos e espetar lá um Linux, XP ou outro OS "pequeno" (o vista nao cabe :D)

Não vai ser é la muito rapido...

Ainda não existe xplite, nlite para o vista? O problema acho que é mais "o vista não presta"

Lá se vai o eSata ?

You are the weakest link, goodbye!

Cumprimentos.
 
Última edição:
O eSata foi inventado com que objectivo? Ligar impressoras, scanners e todo o tipo de dispositivos?
Eu tinha ideia que o eSata foi inventado para ligar discos rigidos e se assim foi então nao percebo porque vai acabar com o surgimento do USB3. É a mesma questão do FireWire que mesmo continuando mais lento, teoricamente, é preferível ao USB.

Além disso podemos ligar qualquer disco Sata sem precisarmos de um caixa ou adaptador no caso do eSata porque a ligação é a mesma equanto que se ligarmos por USB temos de ter um adaptador e não me parece que fiquei isso mais barato que um cabo...
 
O eSata foi inventado com que objectivo? Ligar impressoras, scanners e todo o tipo de dispositivos?
Eu tinha ideia que o eSata foi inventado para ligar discos rigidos e se assim foi então nao percebo porque vai acabar com o surgimento do USB3. É a mesma questão do FireWire que mesmo continuando mais lento, teoricamente, é preferível ao USB.

Além disso podemos ligar qualquer disco Sata sem precisarmos de um caixa ou adaptador no caso do eSata porque a ligação é a mesma equanto que se ligarmos por USB temos de ter um adaptador e não me parece que fiquei isso mais barato que um cabo...

sata não é igual a esata, os connectores são diferentes e precisas de adaptador também, relê o topic novamente, na primeira página tens um post a explicar isso.
 
Back
Topo