VHS e Camara de Filmar para PC

Sweety

Power Member
Boas!
Sou nova aqui no fórum mas penso que estou a colocar a minha dúvida no local correcto.
Estive a pesquisar e não encontrei uma resposta que me esclarecesse.
Pretendo passar algumas filmagens que tenho em cassetes VHS tal como as que tenho em cassetes de câmara de filmar (Hi8), para o PC e posteriormente gravar em DVD.
O meu vídeo é um Philips VR7471/16 e a minha câmara de filmar é uma Sony CCD-TR717E (ligações s-video e video/audio - cabo amarelo e preto em ambas as extremidades). A minha placa gráfica é uma ASUS RADEON 9200SE que não sei se fará as funções que quero...

Placa Gráfica:
2005355s299hz.jpg

Cabo da Placa Gráfica:
svideo4pina3eu.jpg


Entretanto... se a minha placa gráfica não der para o que quero... estava a pensar em comprar esta placa.

Aguardo respostas da vossa parte para me ajudarem...

Muito obrigada,
Laura Oliveira
 
Pela foto da tua placa, em principio, não tem funções de captura de vídeo. A placa que estás a pensar comprar serve na perfeição para essa finalidade, já converti videos através de um processo análogo a esse usando uma placa Pinnacle PCTV. Se achares importante, equaciona também a resolução máxima de gravação de vídeo, que vem discriminada nas especificações de cada placa.

Cumprimentos.
 
Benvinda ao Techozone!!!

Bem se queres converter os teus filmes em DVD, o melhor a fazer para que a qualidade se mantenha o mais "original" possivel, acho que tens que aproveitar a camara de filmar e utiliza.la como "conversora" a tua camara deve ter uma portinha i-link, vulgo Firewire...através dessa porta e ligando-a ao Pc podes através de vários programas "ripar", ou melhor converter o conteudo das tuas cassetes no disco...depois desse AVI das tuas cassetes podes criar o que quiseres!
Ah o Ulead Video Studio faz capturas e dá para editar AVI, criar DVD. Se arranjares esse programa ficas safa...capturas, editas e crias DVD's n1 unico programa que é dos melhores!
Espero que te tenha esclarecido
Neste caso,
1 jinho
 
Saudações, camaradas...

A ideia do migueloliv também me ocorreu, mas na altura fiz uma pesquisa na internet e essa câmara de filmar (hi8), segundo o que li, não tem ligação firewire (ilink), por isso a conversão tem de ser feita analógicamente com uma placa de captura de vídeo, a menos que essa especificação tenha sido omitida no site que consultei. De qualquer forma o sweety pode averiguar isso na própria câmara. Depois digam qualquer coisa.

Cumprimentos.
 
Não tenho a certeza do que vou dizer porque já nao me lembro bem. Mas há uns tempos tentei "ripar" da uma cassete que tinha de uma camara sony com firewire e nao conseguir por ser Hi8 (analógico) mas hoje em dia passo tudo o que quero com cassetes Digital8 (digitais...).

Se o objectivo é apenas passares o que tens para DVD aconselho a compra de uma placa TV do genero da Asus MyCinema (a mais barata que deve andar por volta dos 25-35€ nova - o a caixa desta está no fundo de um caixote, nao me apetece ver o modelo lol). É do genero dessa que indicaste, mas se gostares mais dessa e essa suportar a resoluçao máxima compra essa que para o efeito vai dar ao mesmo. Depois disso aconselho o uso de cabos S-Video para ligares a camara/video ao computador.
Depois de te decidires e comprares, basta instalares drivers e afins, e se nao tiveres cabeça e/ou nao for preciso editares usa o Nero (ou os programas que vêm com a Asus que indiquei) para fazeres tudo - capturar, converter e gravar. Se tiveres um CPU porreiro até fazes isso em tempo real.
Caso queiras editar, lê as outras respostas.

Cumps
 
Exacto, eu tenho uma câmara de filmar que usa cassetes Digital8, tem uma ligação ilink, a única contrariedade é que o meu computador não tem placa firewire. o_Õ Seja como for, liguei à placa PCTV usando os cabos audio/vídeo convencionais e funciona muito bem. Para ligar ao vídeo gravador é igual. Para codificar o vídeo, sugiro até o VirtualDub, o interface não é propriamente intuitivo, mas é compensador em termos de versatilidade. Se quiserem ter pouco trabalho, um programa do género do Ulead Video Studio, que já foi sugerido, é capaz de ser melhor. Para criar dvd's que possam ser lidos pelos leitores domésticos também já usei o TMPGenc. Mas é uma estopada, comprei um leitor preparado para ler divx, xvid, etc.

Cumprimentos.
 
Mas se ela arranjar uma camara mais recente...tem o problem resolvido!Tem é que ter espaço no disco, por a captura é 13Gb/hora!!!!é mta fruta!!!
Espero que tenha ajudado
() and ***
 
Benvinda ao Techozone!!!

Bem se queres converter os teus filmes em DVD, o melhor a fazer para que a qualidade se mantenha o mais "original" possivel, acho que tens que aproveitar a camara de filmar e utiliza.la como "conversora" a tua camara deve ter uma portinha i-link, vulgo Firewire...através dessa porta e ligando-a ao Pc podes através de vários programas "ripar", ou melhor converter o conteudo das tuas cassetes no disco...depois desse AVI das tuas cassetes podes criar o que quiseres!
Ah o Ulead Video Studio faz capturas e dá para editar AVI, criar DVD. Se arranjares esse programa ficas safa...capturas, editas e crias DVD's n1 unico programa que é dos melhores!
Espero que te tenha esclarecido
Neste caso,
1 jinho

Realmente estive a procura do que poderá ser essa portinha i-link e não sei o que será... mas duvido que tenha... as únicas ligações que encontro são de s-video e as tais do cabo vermelho/amarelo (audio/video)! A hipótese que ponho é se a minha placa gráfica dará... visto que tanto a câmara como a minha placa tem ligação s-video em comum e trazia um cabo com s-video/extremidade amarela (penso que será a parte áudio, não percebo muito disso)!

Saudações, camaradas...

A ideia do migueloliv também me ocorreu, mas na altura fiz uma pesquisa na internet e essa câmara de filmar (hi8), segundo o que li, não tem ligação firewire (ilink), por isso a conversão tem de ser feita analógicamente com uma placa de captura de vídeo, a menos que essa especificação tenha sido omitida no site que consultei. De qualquer forma o sweety pode averiguar isso na própria câmara. Depois digam qualquer coisa.

Cumprimentos.

Já "informei" no comentário ao post anterior que penso que não haverá essa ligação firewire... talvez se me explicarem o seu aspecto, poderei tentar ver se haverá algo semelhante =P

Não tenho a certeza do que vou dizer porque já nao me lembro bem. Mas há uns tempos tentei "ripar" da uma cassete que tinha de uma camara sony com firewire e nao conseguir por ser Hi8 (analógico) mas hoje em dia passo tudo o que quero com cassetes Digital8 (digitais...).

Se o objectivo é apenas passares o que tens para DVD aconselho a compra de uma placa TV do genero da Asus MyCinema (a mais barata que deve andar por volta dos 25-35€ nova - o a caixa desta está no fundo de um caixote, nao me apetece ver o modelo lol). É do genero dessa que indicaste, mas se gostares mais dessa e essa suportar a resoluçao máxima compra essa que para o efeito vai dar ao mesmo. Depois disso aconselho o uso de cabos S-Video para ligares a camara/video ao computador.
Depois de te decidires e comprares, basta instalares drivers e afins, e se nao tiveres cabeça e/ou nao for preciso editares usa o Nero (ou os programas que vêm com a Asus que indiquei) para fazeres tudo - capturar, converter e gravar. Se tiveres um CPU porreiro até fazes isso em tempo real.
Caso queiras editar, lê as outras respostas.

Cumps

Falei desta placa porque fui à ***** e disseram-me que só tinham aquela placa de momento... digamos que em Setúbal não tenho muitas mais opções e a bons preços... se souberem de algo mais barato e que me sirva digam qualquer cena =)

Exacto, eu tenho uma câmara de filmar que usa cassetes Digital8, tem uma ligação ilink, a única contrariedade é que o meu computador não tem placa firewire. o_Õ Seja como for, liguei à placa PCTV usando os cabos audio/vídeo convencionais e funciona muito bem. Para ligar ao vídeo gravador é igual. Para codificar o vídeo, sugiro até o VirtualDub, o interface não é propriamente intuitivo, mas é compensador em termos de versatilidade. Se quiserem ter pouco trabalho, um programa do género do Ulead Video Studio, que já foi sugerido, é capaz de ser melhor. Para criar dvd's que possam ser lidos pelos leitores domésticos também já usei o TMPGenc. Mas é uma estopada, comprei um leitor preparado para ler divx, xvid, etc.

Cumprimentos.

Digamos que em termos de programas também não estou dentro do assunto... mas disseram-me que provavelmente o "simples" windows movie maker bastava. depois logo se ve... agora quero é resolver esta "embrulhada" em que me meti... LOL VHS já era... =P

Muito obrigada a todos os que ajudaram... mais alguma "sugestão" força!!!
 
AH????? cada hora ocupa 13GB????? Como é que eu vou meter isso tudo em simples DVD's??? agora assustaste-me!!!!

ocupa esse espaço antes da compressão, depois tens que pegar nesse ficheiro avi, editá-o (se for caso disso) e transformá-lo em DVD

ps: o Ulead Video Studio é um software bastante básico e não muito potente, o Premiere Pro é bastante superior e não é nenhum bicho de sete cabeças como se costuma apregoar
ps2: tens aqui uma imagem da saída firewire

camera_firewire.jpg


cumps
 
Última edição:
Olá, camaradas...

A ideia do migueloliv é boa, a única coisa que me preocupa é, tendo sido as gravações feitas numa cassete hi8 em formato analógico, se será possível transferir os dados através da ligação firewire de uma câmara de filmar digital. As minhas entranhas sugerem-me que não, mas nestas coisas viscerais já tenho falhado. Se o Sweety não tiver acesso a uma câmara mais recente eu próprio posso tentar testar com a minha, tenho andado para comprar uma placa firewire e tenho cassetes hi8 do tempo do paleolítico. Se entretanto o problema não estiver resolvido, amanhã ou depois posso fazer o teste.

Entretanto li isto:

Mas há uns tempos tentei "ripar" da uma cassete que tinha de uma camara sony com firewire e nao conseguir por ser Hi8 (analógico) mas hoje em dia passo tudo o que quero com cassetes Digital8 (digitais...).

Parece esclarecedor. Compra a placa, não só podes converter os vídeos como também ver televisão no monitor, ouvir rádio (bleargh!), etc.

Cumprimentos!
 
Última edição:
Bem é possivel "ripar" Hi8 em maq que só funcionem com digital, sei pq um amigo meu já fez!
Claro que os 13Gb/h são AVI "virgem"...mm assim é preciso ter disco...claro que o premiere é bom..mas não concordo com o "Helius" :

"ps: o Ulead Video Studio é um software bastante básico e não muito potente, o Premiere Pro é bastante superior e não é nenhum bicho de sete cabeças como se costuma apregoar"

Acho que é um programa bastante completo, ripa, edita e cria...e a conversão para DVD é das melhoras e mesmo com a perda que leva o algoritmo é bastante bom no produto final...as diferenças entre o master e o DVD são diminutas!
Bem Sweety espero que arranjes uma maq mais recente e se não tiveres firewire compra uma placa que vale bem a pena o dinero:)
Jinho e abraço respectivamente :P
 
ocupa esse espaço antes da compressão, depois tens que pegar nesse ficheiro avi, editá-o (se for caso disso) e transformá-lo em DVD

ps: o Ulead Video Studio é um software bastante básico e não muito potente, o Premiere Pro é bastante superior e não é nenhum bicho de sete cabeças como se costuma apregoar
ps2: tens aqui uma imagem da saída firewire

cumps

Obrigada pela imagem tão esclarecedora... realmente não tenho nada disso... LOL tenho todas as ligações no mesmo sitio na câmara menos essa portinha que me podia safar, mas não... lá terei que comprar a placa... Mais uma vez obrigada :D

Olá, camaradas...

A ideia do migueloliv é boa, a única coisa que me preocupa é, tendo sido as gravações feitas numa cassete hi8 em formato analógico, se será possível transferir os dados através da ligação firewire de uma câmara de filmar digital. As minhas entranhas sugerem-me que não, mas nestas coisas viscerais já tenho falhado. Se o Sweety não tiver acesso a uma câmara mais recente eu próprio posso tentar testar com a minha, tenho andado para comprar uma placa firewire e tenho cassetes hi8 do tempo do paleolítico. Se entretanto o problema não estiver resolvido, amanhã ou depois posso fazer o teste.

Entretanto li isto:

Mas há uns tempos tentei "ripar" da uma cassete que tinha de uma camara sony com firewire e nao conseguir por ser Hi8 (analógico) mas hoje em dia passo tudo o que quero com cassetes Digital8 (digitais...).

Parece esclarecedor. Compra a placa, não só podes converter os vídeos como também ver televisão no monitor, ouvir rádio (bleargh!), etc.

Cumprimentos!

ver TV no PC... grande nível... LOL bem... realmente só tenho aquela camara de filmar... apesar de ter só uns 5/6 anos custou-me os olhos da cara e não vou deixá-la de lado só porque é coisa do século passado.. por isso estou motivada para conseguir passar as cenas para dvd...
Vou comprar a placa este fim de semana... a ver vamos como me safo com aquilo =P

Bem é possivel "ripar" Hi8 em maq que só funcionem com digital, sei pq um amigo meu já fez!
Claro que os 13Gb/h são AVI "virgem"...mm assim é preciso ter disco...claro que o premiere é bom..mas não concordo com o "Helius" :

"ps: o Ulead Video Studio é um software bastante básico e não muito potente, o Premiere Pro é bastante superior e não é nenhum bicho de sete cabeças como se costuma apregoar"

Acho que é um programa bastante completo, ripa, edita e cria...e a conversão para DVD é das melhoras e mesmo com a perda que leva o algoritmo é bastante bom no produto final...as diferenças entre o master e o DVD são diminutas!
Bem Sweety espero que arranjes uma maq mais recente e se não tiveres firewire compra uma placa que vale bem a pena o dinero:)
Jinho e abraço respectivamente :P

Depois experimento esse programinha =P pode ser que me safe com ele... =) entretanto lá tenho que comprar a dita placa... e não espero arrepender-me porque sei que vai ser um bom investimento :D

Obrigada a todos por tudo =P
 
Mais uma missão bem sucedida! :D Começo a achar que somos uma espécie de Navy Seals do apoio técnico! Fiquei intrigado com a possibilidade de usar a ligação firewire da câmara digital para converter cassetes gravadas com um sistema analógico, vou experimentar com a minha. Já que estou galvanizado vou aproveitar para converter para DVD os meus episódios de "Uma casa na pradaria". :D Obrigado pela dica, migueloliv.

Um abraço para todos!
 
Olá, camaradas...

A ideia do migueloliv é boa, a única coisa que me preocupa é, tendo sido as gravações feitas numa cassete hi8 em formato analógico, se será possível transferir os dados através da ligação firewire de uma câmara de filmar digital. As minhas entranhas sugerem-me que não, mas nestas coisas viscerais já tenho falhado. Se o Sweety não tiver acesso a uma câmara mais recente eu próprio posso tentar testar com a minha, tenho andado para comprar uma placa firewire e tenho cassetes hi8 do tempo do paleolítico. Se entretanto o problema não estiver resolvido, amanhã ou depois posso fazer o teste.

Entretanto li isto:

Mas há uns tempos tentei "ripar" da uma cassete que tinha de uma camara sony com firewire e nao conseguir por ser Hi8 (analógico) mas hoje em dia passo tudo o que quero com cassetes Digital8 (digitais...).

Parece esclarecedor. Compra a placa, não só podes converter os vídeos como também ver televisão no monitor, ouvir rádio (bleargh!), etc.

Cumprimentos!

Pois, eu ja nao tenho nenhuma Hi8 para testar, por isso nao dou garantias. De qualquer maneira ligado por S-Video nao se vai perder muita qualidade da fita Hi8. Para ficar mais barato e simples, eu usava a placa TV que sugeri (ja vi algumas pessoas a usa-la e falaram bem dela), capturava as Hi8 e VHS por um cabo S-Video mais RCA para audio, e fazia tudo no Nero Vision.
Escolhi este software para ela por ser praticamente um "winzard" e fazer bem o que ela quer. Desde cortar cenas, meter um efeito ou outro entre elas, meter uns titulos e fazer uns menus +/-. Se o CPU for porreiro ainda podes Capturar e converter directamente para MPEG2 (formato do DVD) e poupas muito espaço em disco.

Cumps
 
A Asus Mycinema não é uma placa gráfica com funções de captura de vídeo? Talvez fosse melhor comprar uma placa construida unicamente para captura de vídeo, sempre fica com mais funções e conserva a placa que já tem. Há muito por onde escolher, uma placa USB seria até mais fácil de instalar. Mas depois logo compras a que mais te aprouver. :D Eu acho que deviamos aproveitar e abrir uma thread sobre o assunto, ando à procura da "Ana dos cabelos ruivos" em VHS e ainda não encontrei.
 
A Asus Mycinema não é uma placa gráfica com funções de captura de vídeo? Talvez fosse melhor comprar uma placa construida unicamente para captura de vídeo, sempre fica com mais funções e conserva a placa que já tem. Há muito por onde escolher, uma placa USB seria até mais fácil de instalar. Mas depois logo compras a que mais te aprouver. :D Eu acho que deviamos aproveitar e abrir uma thread sobre o assunto, ando à procura da "Ana dos cabelos ruivos" em VHS e ainda não encontrei.


LOL vou comprar aquela da ***** :D
 
Não, não é nenhuma placa gráfica. É mesmo só de captura. Só a sugeri porque esta tenho a certeza que captura com a resolução total e é um bocado mais barata, além de, como já disse, conhecer pessoas que falam bem dela.
 
Back
Topo