Vida de programador

sinceramente, eu ainda não sou programador, no entanto é o que quero ser.. neste momentos estou no curso tecnologico de informática.. passei para o 12 agora.. o ultimo ano do curso.. de seguida faço intensão de ir para LEI - univ do minho... e digo-te uma coisa.. programar para quem gosta e tem prazer nisso.. tal como eu ^^ :P é simplesmente fenomenal..
o que mais gosto é quando nos poêm 1 problema e agente se agarra a ele e chega ao fim e ve o final.. é uma sensação fabulosa..
no entanto para programador só quem gosta mesmo.. bem como outras coisas... não vão para trabalhos que não gostem.. só mesmo se não tiverem outra hipotese.. por trabalhar contrariado não dá com nada.
 
Huhhh pessoal. queria perguntar uma coisa a todos os programadores aqui.

É MUUUUUIIIIIITO dificil?
É aborrecido ser programador?
É daqueles empregos em que nos torna-mos "nolifers" ?
Dá para ter uma vida normal....normalmente? (familia)

Resp kuando puderem plz cya

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!
Se estás a pensar ser programador, tenho um conselho para ti: "Muda de curso, e vai para professor de educação física".

Brigádux.
 
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!
Se estás a pensar ser programador, tenho um conselho para ti: "Muda de curso, e vai para professor de educação física".

Brigádux.

lol, Isso é mt bruto...

A verdade é que como em todo o lado, quem corre por gosto não cansa... Aqui o contexto é exactamente o mesmo, a programação TEM DE INTERESSAR UMA PESSOA, cáso contrario não se vai a lado nenhum. Por outro lado, depois de se estar agarrago à programação, é como um vicio que não se consegue largar e nesse caso trabalha-se (ou programa-se) mais do que qualquer trabalhador normal.... Ou porque se vai pa cama a pensar num código, ou a pensar como resolver um problema... enfim, ando sempre a pensar em desenvolver algo... e a minha esposa, gestora de uma entidade, chega a casa e o trabalho acabou.... fica a questão .... "Programar ou Vida de Familia?" eu tb não sei responder,,,
 
Heyas all..

Suponho que esses restantes talvez devam tentar outra vez, mas se o motivo pelo qual eles não tenham passado a essa cadeira for "eu não percebo nada de programação para além dos objectivos que a programação tem", digo-te já que não tenho muitas esperanças para eles, e que fico com uma pena enorme.

Só comentar o post aqui do Miguel...

Eu diria para tentarem ainda mais uma vez, isto pela minha experiência...

Eu quando entrei para a FCT, queria ir trabalhar com electrónicas e companhias (entrei para Eng. Electrotécnica, no qual ainda me mantenho..), e na altura, espetaram-me logo com uma cadeira de programação (P1, onde se dava Pascal ), fi-la sem saber nada.. (eu nem sabia o que era um argumento de uma função..) e estava sempre a queixar-me, para quê programar? Isto é chato como tudo, e não gosto nada disto..

Depois tive P2 (C++), chumbei 2 vezes á cadeira, á 3º dediquei-me como devia, simplesmente adorei é tudo tão lógico, e faz tudo muito sentido (pelo menos para mim)

Resultado hoje sou programador e penso que não quero fazer outra coisa da vida.

Para concluir, penso que às vezes é preciso insistir um pouco, para se saber se realmente se gosta daquilo ou não.. a mim foi preciso 3/4 anos para me aperceber disso... (se calhar um pouco mais do que a maior parte do pessoal), mas sou feliz a programar ( frase completamente geek..)


Aí está o que eu temia... É precisamente isso o que eu estou a dizer. Parece extremamente duro e de um pessimismo aterrador, não parece? Concordo, mas a realidade por vezes é assim: dura. É que tenho pelo menos dois exemplos vivos de indivíduos que até se querem mesmo esforçar para fazer programas que funcionem como lhes é pedido e por muito mais que eu lhes explique o que eles devem fazer, eles continuam sem perceber como traduzir as minhas palavras numa linguagem de alto nível.

Nem toda a gente pode ter veia para programar, tens que haver pessoas que programem, montem máquinas, construam casas etc etc...

Eu concordo, e não me parece que seja duro, ,a vida é mesmo assim, e as pessoas têm de o aceitar, se as pessoas não têm capacidade e/ou vontade para exercer um certo tipo de actividade, devem partir para outra, e não perder mais tempo...

Já agora a nível de curiosidade, os que se dizem programadores, em que área é que estão actualmente inseridos!?

Eu estou neste momento numa pequena empresa a programar para WEB (somos 10 tipos).

E está tudo... hasta all [[]]
 
Chegou a vez do meu comentário.

Apesar da programação sempre me ter facisnado, desde pequeno, até a 9º ano não sabia praticamente, nada, queria começar a aprender mas acho tudo tão complicado. Depois na altura do 10º, a familia queria que fosse para Cientifico Natural, o meu mano para Eletrotecnica pois também apredia programação e eu para Informática. Só decidi isso, quando fui-em inscrever no 10º ano e a prof. perguntou, "Vai ser que curso?" ... decidi na hora ... Tecnológio de Informática :)

Depois de dar os primeiros passos em Pascal, o conhecimento foi sempre exponencial. Adoro programar, posso dizer que praticamente desisti de jogar jogos, para dedidar mais tempo a aprendizagem e a programar. Um pequeno problema meu é que adoro tudo o que tenha a ver com informática, logo programação faz parte de uma das vertentes, outra vertente é desenho, no qual também adoro, e espero conciliar as duas e trabalhar num emprego que concilie as duas.

Voltando mais ao tópico, passo a vida a programar, e principalmente tenho visão para os problemas. Seja onde tiver, e em qualquer hora do dia, ao ir dormir, nas aulas, etc ... sempre que aparece um problema, tempo logo achar solução e se for necessário aplicar programação aplico.

Entrei este ano para MIEIC (Eng. Informática) na FEUP, e deparei-me (2º semestre) com C++ em que tinha que fazer vários projectos. Um mal terrivel é que eu só adoro programar naquilo que gosto, ou seja, não gostava de fazer os projectos em C++, mas uma coisa automática que fazia, é que mal lia o problema, já estava a imagina a solução que iria ter. Quando chegava o prazo para entregar, lá começava a trabalhar, e como tal, só começava a programar apartir da 1 da manha, não antes porque não havia vontade :P

Cheguei a fazer programas da 1 da manha até as 9 e meia, passar a noite a trabalhar, mas como já disseram, dá gosto chegar ao fim e ter tudo a funcionar ... e não me arrependo de ter feito, claro que se tivesse ganhado gosto já tava feito a mais tempo, mas só para provar que mesmo sem gosto é divertido e possivel programar :)

Hoje em dia só me apetece deixar a faculdade e começar a trabalhar em programação, porque apesar de adorar o que aprendo na faculdade e tudo o resto (gosto imenso de estudar na faculdade, para além do conhecimento que se adquire) também gosto de trabalhar e programar já que faço sempre isto nos tempos livros, crio projectos pessoais ou de amigos que pedem sempre uma ajuda.

Acho que chegou a altura que começar a trabalhar para ganhar dinheiro, porque cada vez mais as exigencias de computador aumentão e o dinheiro não cai do ceu :)
 
Gostei bastante deste topico.Por um lado esclarece nos a nos,ainda estudantes de como sera a nossa vida professional quando sairmos da faculdade.
Quanto a programação em si,eu andei no tecnologico de informatico no secundario,nunca tinha tocado numa linguagem de programação antes,e no entanto mal dei pascal(que é bastante fraco ja agora) adorei..e quanto mais aprendo de programaçao,mais quero saber.Claro que ha uma ou outra linguagem que nao gosto tanto ( haskell..).
Como em tudo,se gostas nao aborrece,e aprendes facilmente.
 
Epa ta a ter grande adesão o tópico! e tem me esclarecido muito thankx folks ;)

mas queria saber uma coisinha....faz alguma diferença ir para ciências e tecnologias ou para a área de informática? não é a mesma coisa?

E outra coisa....o que é um eng. de software?

WFA; Best regards
Pedro Bessa
 
Segundo a (excelente) analogia que já li aqui algures, os programadores são os pedreiros e o eng. de software é o arquitecto/eng. civil... :lol:
 
mas queria saber uma coisinha....faz alguma diferença ir para ciências e tecnologias ou para a área de informática? não é a mesma coisa?

Quanto à area de informática de que tu falas, não sei o que se aprende, mas eu ando no curso de ciências e tecnologias e lá não aprendes nada de informática mesmo. Tenho Matemática A e Física e Química A em que se dá coisas que serão essenciais saber quando for para a faculdade, mas informática mesmo (e programação em específico) não se dá nada. Quem anda em ciencias e tecnologias e quer se iniciar em programação, por exemplo, tem de aprendê-la "por conta própria". Daí que outros cursos de informática sejam mais vantajosos neste aspecto que ciências e tecnologias.

Relativamente à thread, achei também um assunto bastante interessante e que abriu os olhos a muita gente. Ou pelo menos a mim, abriu-me os olhos. Já vi que a gente só se safa se gostarmos mesmo disto. Felizmente que gosto por programação não me falta. :D
 
@SpeedDragon:

Quando li o teu post, vi que sou um pouco parecido contigo: quando foi a altura para a matrícula é que escolhi o curso, a parte de gostar de desenho.

Mas também fiquei com umas dúvidas, estou num curso profissional de programação e gestão de sistemas informáticos, tenho muita programação (5 horas por semana) e por vezes sinto-me "farto" daquilo, mas outras e quando consigo resolver os problemas da forma que quero sinto-me que estou no "caminho certo".

Agora o que gostava de saber é se realmente vai dar para aplicar o que vou aprendendo (Programação, Sistemas Informáticos) depois em Artes Gráficas, ou Design. Uma área onde trabalhe com Imagem.
 
loster, para já e é isso que eu faço, aplico a programação ao design, criando páginas de net. É a maneira mais facil de aplicares as duas coisas, utilizando uma simples página HTML, ou avançando mesmo para algo "hardcore" como Flash Dinamico, aonde podes fazer coisas do outro mundo.

A outra vertente mais "pro" é programador de jogos, aonde tens que criar objectos e programa-los, mas ai já é mesmo algo muito mais dificil. Penso que uma solução engraçado é combinar Flash com 3D :)
 
mas queria saber uma coisinha....faz alguma diferença ir para ciências e tecnologias ou para a área de informática? não é a mesma coisa?

Não tem nada a ver. É muito diferente.
Como já disseram, em ciencias não aprendes absolutamente nada de informática.

Eu segui Ciências e Tecnologias (acabei este ano o secundário) porque ainda não tinha bem definido o que queria para o futuro e então fui para o mais abrangente dentro da área que eu gosto.
Aprendi coisas que admito serem completamente inuteis para o curso que vou seguir (engenharia informatica), mas nunca nunca me arrependi da escolha que fiz. Por exemplo, se calhar quando estava a estudar biologia/geologia pensava "Epa ando aqui a ter trabalho e nunca mais vou precisar disto", mas agora consigo ver que foram conhecimentos importantes para a formação não como estudante, mas sim como pessoa.
 
Não tem nada a ver. É muito diferente.
Como já disseram, em ciencias não aprendes absolutamente nada de informática.

Eu segui Ciências e Tecnologias (acabei este ano o secundário) porque ainda não tinha bem definido o que queria para o futuro e então fui para o mais abrangente dentro da área que eu gosto.
Aprendi coisas que admito serem completamente inuteis para o curso que vou seguir (engenharia informatica), mas nunca nunca me arrependi da escolha que fiz. Por exemplo, se calhar quando estava a estudar biologia/geologia pensava "Epa ando aqui a ter trabalho e nunca mais vou precisar disto", mas agora consigo ver que foram conhecimentos importantes para a formação não como estudante, mas sim como pessoa.

Concordo completamente.. acabei o 11º agora e tambem pensava para que estava ali a estudar aquelas coisas que uma pessoa nunca vai precisar de saber mas e mais por cultura geral e porque conhecimento é sempre bom.

Estou a pensar em ir para o curso de redes e comunicaçoes e vi que tambem tem uma cadeira de programaçáo..

São importantes as bases de matematica do secundario ou nem por isso (nao tenho ligado muito lol)?

Fiquei coma duvida de o que é realmente programar pois só sei fazer paginas html e algum flash.

Se souberem algum site bom com algumas bases, nao para aprender a programar mas sobre as linguagens e aplicaçoes etc etc podia postar ou mandar pm.


sry pelo testamento

cumps
 
Concordo completamente.. acabei o 11º agora e tambem pensava para que estava ali a estudar aquelas coisas que uma pessoa nunca vai precisar de saber mas e mais por cultura geral e porque conhecimento é sempre bom.

Estou a pensar em ir para o curso de redes e comunicaçoes e vi que tambem tem uma cadeira de programaçáo..

São importantes as bases de matematica do secundario ou nem por isso (nao tenho ligado muito lol)?

Fiquei coma duvida de o que é realmente programar pois só sei fazer paginas html e algum flash.

Se souberem algum site bom com algumas bases, nao para aprender a programar mas sobre as linguagens e aplicaçoes etc etc podia postar ou mandar pm.


sry pelo testamento

cumps
Se queres começar a programar aconselho vivamente que dês uma vista de olhos á linguagem Pascal.
É extremamente fácil de entender, começas a ver resultados desde muito cedo que te motivam a continuar, e acima de tudo é uma base de lançamento para muitas outras linguagens.

Eu comecei a aprender mesmo antes de entrar no secundário, no verão antes. Um amigo ensinou-me nuns minutos como utilizar os tão famosos "writeln" e "readln", a partir daí já não quis outra coisa :x2:
 
humpf ao menos tiveste quem te ensinasse isso é muito bom...

algum site que ensine algumas coisitas de pascal? n importa que seja em inglês. É que para pascal já tenho editor...
 
BOas eu tenho aqui uma grande duvida eu tb queria sequir para informatica so que estou mal informado o que se segue a partir do 9º lembram-se quais sao os tipos de cursos etc.. tudo obrigado
 
Sim, linguagem Pascal é ou deveria ser sempre a base para programação, entende-se facilmente o que cada pedaço de código faz.

Acima de tudo programar não é só saber fazer programas. Têm que primeiro perceber o problema, mesmo que não conseguirem acabá-lo têm de perceber o que ele faz.

O problema em passar primeiro a compilar código (a parte em que passam para o pc) é que ficam sem perceber grande coisa. Pode parecer chato aqueles pseudo-códigos todos, mas quando é na escola os professores contam muito se souberem fazer o programa "em cima do joelho".

Eu nem tanto, mas um colega meu só queria passar a programar no pc, e ficou muitas vezes sem perceber a sintaxe da linguagem Pascal.

Se quiseres Lobito, posso te dar alguns códigos base, depois vais te remediando. Passa também pelo Portugal-a-Programar.org
 
Back
Topo