Video 4K 50Fps H265 aos soluços

eskivel

Power Member
Boa noite.
Tenho o Media Player Classic com os Klite codecs e sempre que meto vídeos da Canon r6 em 4K 50Fps com codec h265 em play, os vídeos dao aos soluços, sendo impossível a visualização.
O estranho é que se correr o vídeo no Premiere consigo editar sem problemas o vídeo é visualizar na perfeição. Alguém sabe o que pode ser?

As especificações do meu PC sao:
RYzen 1600
Nvidia 1660
500Gb SSD
32Gb Ram
 
Última edição:
eskivel

tens de procurar o codec indicado para visualizar os vídeos feitos na Tua Canon não devem vir nenhum compatível no pacote Klite, no Premiere consegues porque tem os codecs dele.
 
Ja procurei e não encontro nada.
Supostamente é o codec 10 bit 4.2.2 H.265 que vem com os lav filters no klite.
Se for 4k 25fps, o playback corre sem problemas
 
O mpc-hc por norma não precisa de "codec packs" nenhuns. É o player que uso e não tem problemas por exemplo com videos 4K 60fps e precisamente a usar H265 e 10bit.
 
O mpc-hc por norma não precisa de "codec packs" nenhuns. É o player que uso e não tem problemas por exemplo com videos 4K 60fps e precisamente a usar H265 e 10bit.
Verdade. Por alguma razão só me acontece nos vídeos 4K 50FPS H265 com cerca de 350mbps vindos da canon! Nos vídeos 6K do autelevo h265 também me acontecia o mesmo. Não consigo perceber porquê mesmo.

Se for um filme normal corre sem problemas
 
Bitrate de 350mps? Isso é brutal. Queres carregar aí um vídeo curtinho para eu testar na minha máquina?

Na verdade 325mbps.
Deixa me intrigado correr tudo na perfeição no premiere quando supostamente deveria ser ao contrário por ser muito mais pesado.
Não me dá jeito nenhum ter de carregar tudo no premiere para fazer selecção de videos


https://we.tl/t-RWq4rFXeQo
 
Última edição:
o VLC player nem dá imagem, o media player classic não consegue em condições, nem forçando uma RTX 2080 super que tenho neste portatil a fazer decoding . o premier deverá estar a baixar a resolução

o problema parece-me ser os 4:2:2.
a tua 1660 faz decoding de 4:2:0 como a minha 2080, mas 4:2:2 não, e o octa core que tenho aqui e o 5600x no outro pc não chegam...

ou mudas de 4:2:2 para 4:2:0 ou o unico hardware que me parece suportar a coisa sao a 12ª geração da intel:

Version 8 (Tiger Lake, Rocket Lake, Alder Lake, Raptor Lake)The Tiger Lake (microprocessor), Rocket Lake, Alder Lake & Raptor Lake adds VP9 12-bit & 12-bit 4:4:4 hardware decoding and HEVC 12-bit 4:2:0, 4:2:2 and 4:4:4 hardware decoding.[18] Gen12 Xe will also support native AV1 decode, which includes 10-bit 4:2:0 16K stills and 10-bit 4:2:0 8K, 4K and 2K video.[19] Hardware encoding for VP8 was dropped and hardware decoding is only available on Tiger Lake.[20]
 
o VLC player nem dá imagem, o media player classic não consegue em condições, nem forçando uma RTX 2080 super que tenho neste portatil a fazer decoding . o premier deverá estar a baixar a resolução

o problema parece-me ser os 4:2:2.
a tua 1660 faz decoding de 4:2:0 como a minha 2080, mas 4:2:2 não, e o octa core que tenho aqui e o 5600x no outro pc não chegam...

ou mudas de 4:2:2 para 4:2:0 ou o unico hardware que me parece suportar a coisa sao a 12ª geração da intel:

Version 8 (Tiger Lake, Rocket Lake, Alder Lake, Raptor Lake)The Tiger Lake (microprocessor), Rocket Lake, Alder Lake & Raptor Lake adds VP9 12-bit & 12-bit 4:4:4 hardware decoding and HEVC 12-bit 4:2:0, 4:2:2 and 4:4:4 hardware decoding.[18] Gen12 Xe will also support native AV1 decode, which includes 10-bit 4:2:0 16K stills and 10-bit 4:2:0 8K, 4K and 2K video.[19] Hardware encoding for VP8 was dropped and hardware decoding is only available on Tiger Lake.[20]

Pois não consigo perceber o que se passa.
A minha grafica faz decoding até 4:4:4
Isso poderia fazer sentido, mas o Premiere corre o vídeo em Full resolution e High Quality.
Os vídeos 4K 25FPS também são 4:2:2 e correm na perfeição no media player classic.

No imac m1 8Gb o vídeo corre na perfeição
 
Última edição:
A tua gráfica não faz 4:2:2
O Adobe não sei explicar
O mac já faz decoding
Pensei que tinha lido que sim.
De qualquer forma se for um ficheiro que eu exporto em 4:2:2 ou se forem ficheiros das mesma máquina mas a 25FPS lê perfeitamente. Aliás a minha lumix também são 4:2:2 e lê sem problema.
A explicação mais plausível que encontro era serem ficheiros pesados demais. Mas nesse caso teria que acontecer o mesmo no premiere, que por norma até tem mais dificuldades em correr os vídeos.

A explicação que mais sentido me faz é que o premiere me utiliza os recursos todos do PC correndo o vídeo sem problema e os players não
 
Última edição:
eskivel

Consegues fazer um pequeno clip e carregar para um centro de upload e meter aqui o link para se fazer uns testes, estou a achar isso no mínimo estranho não dar.
 
Pensei que tinha lido que sim.
De qualquer forma se for um ficheiro que eu exporto em 4:2:2 ou se forem ficheiros das mesma máquina mas a 25FPS lê perfeitamente. Aliás a minha lumix também são 4:2:2 e lê sem problema.
A explicação mais plausível que encontro era serem ficheiros pesados demais. Mas nesse caso teria que acontecer o mesmo no premiere, que por norma até tem mais dificuldades em correr os vídeos.

A explicação que mais sentido me faz é que o premiere me utiliza os recursos todos do PC correndo o vídeo sem problema e os players não
A tua Lumix TB deve ter uma bitrate diferente, digo eu. E 25fps vs 50fps faz diferença, ou seja,
Nos videos de 25fps, como fica a utilização de cpu e GPU no task manager?
 
A tua Lumix TB deve ter uma bitrate diferente, digo eu. E 25fps vs 50fps faz diferença, ou seja,
Nos videos de 25fps, como fica a utilização de cpu e GPU no task manager?
Lumix 50FPS - Bitrate 170 - Codec H264 4:2:0 - Processador 5% GPU 50% -- Playback perfeito perfeição
Lumix 25FPS - Bitrate 170 - Codec H264 4:2:2 - Processador 25% GPU entre 27% e 35% -- playback perfeito
Canon 25FPS - Bitrate 170 - Codec H265 4:2:2 - Processador entre 50% e 60% Gpu entre 28 e 38 % - Playback perfeito
Canon 50Fps - Bitrate 280 - Codec H265 4:2:2 - Processador entre 55% e 60% Gpu oscila entre os 0% e os 12% demasiadas vezes consoante as quebras de imagem
 
Última edição:
Para a bitrate 280 consegues gravar em h264?
Não.

https://en.wikipedia.org/wiki/Nvidia_NVDEC

Pelo que percebo a minha gráfica suporta até 4:4:4 em HEVC

De qualquer forma vi agora no Premiere e também não utiliza muito a gráfica para correr estes vídeos. Simplesmente utiliza o processador a 100% e se for demasiado tempo e não reduzir para 25Fps também começa a ficar mais lento embora funcione muito melhor que no player

Aliás a gráfica só deixa de trabalhar praticamente com os vídeos 50FPS mesmo sendo o mesmo codec dos 25FPS.

A única razão pela qual vejo o vídeo não correr bem é o cpu não conseguir fazer direito o decoding deste codec a 50FPS e a gráfica simplesmente não fazer nada enquanto em bitrates mais baixos trabalha
 
Última edição:
A minha interpretação dessa tabela e que 4:2:2 não e a mesma coisa que 4:4:4
Procurei na NET por Canon r6 e 4:2:2 e tens muita gente a queixar se do mesmo
E nas minhas 2 máquinas não consegui ver o vídeo em condições
 
Back
Topo