WesternDigital RAPTOR 150GB

Yonah

Banido
WD DOUBLES WD RAPTOR® CAPACITY TO 150 GB
World's Highest Performance SATA Hard Drive Also has Double the Cache, Additional Features for Enterprise Applications

LAKE FOREST, Calif. - Jan. 3, 2006 - Western Digital Corp. (NYSE: WDC) today announced that it has doubled the capacity of its next-generation 10,000 RPM WD Raptor® enterprise Serial ATA (SATA) hard drive to 150 GB and has increased the performance of the popular drive with additional features for server and networked storage applications.

Enterprise storage system vendors are increasingly embracing SATA hard drives as a reliable and cost-effective choice for servers and storage systems. When WD originally introduced the WD Raptor - its first SATA drive - in 2003, approximately 14 percent of hard drives used in multi-user applications were SATA technology, according to Gartner. The market research firm expects that portion to grow to 19 percent in 2005 and 30 percent by 2009.

"WD continues to lead the industry with the broadest enterprise SATA lineup: WD Raptor delivers enterprise reliability and performance, and the company's RAID Edition drives - WD Caviar RE and WD Caviar RE2 - deliver enterprise capacity and reliability," said Tom McDorman, vice president and general manager of enterprise storage for WD. "Building on customer demand and market adoption for enterprise SATA drives, the 10,000 RPM WD Raptor delivers the greatest performance and reliability of all SATA hard drives available."

Performance and Reliability of SCSI at Significantly Less Cost

The new, 150 GB WD Raptor maintains its high performance in servers and networked storage, where rotational vibration from multiple spinning hard drives robs performance, with its RAFF™ (Rotary Accelerometer Feed Forward) technology. The next-generation drive also offers best-in-class random I/O performance with native command queuing (NCQ), which increases performance by intelligently ordering multiple simultaneous read and write commands, which is common in demanding, multi-user workloads such as servers. Sixteen MB cache furthers the drive's ability to serve and record data quickly for multiple users. The drive offers an average seek time of 4.6 milliseconds (ms).

The enterprise-class mechanical and electronics platform of WD Raptor is designed to meet the 24x7 demands of the enterprise environment. Continuing to be the world's most reliable SATA hard drive, WD Raptor is reliability-rated at 1.2 million hours MTBF (mean time between failure) in high duty cycle environments and is backed by a five-year warranty.

WD Raptor Availability and Pricing

WD Raptor 150 GB (model WD1500ADFD) hard drives are currently shipping in volume. Estimated retail pricing for WD Raptor is $299.99 USD. WD Raptor is available now on the company's online store (www.westerndigital.com), where customers can take advantage of free standard shipping.

Additional information about WD Raptor hard drives may be found on the company's Web site at http://www.westerndigital.com/products.

WD press release
Esperemos que os de 36 e 74 desçam de preço com esta nova entrada.
 
Os meus de 74 já estão vendidos :)

Venham 2 de 150:)
Bonito era raid 0 com 4 destes... :009: :009:
Estou curioso em relação a temperaturas em funcionamento... Os meus de 74 já... Digamos.. Dão um calorzinho :)
 
Era bonito era ... 600 gigas pro galheiro ao minimo "peido" dum deles :P

Eu pelo menos "só" fico sem 300 gigas se ficar sem 1 dos discos :lol:
 
Última edição:
Isso é verdade, mas até é possivel recuperar parte dos dados quando um RAID 0 vai à vida. Há uns programitas que dão para fazer isso, até certo ponto claro, tipo File Scavenger, se não me falha a memória. No entanto, é sempre bom ter backup da tralha importante, como por exemplo ter um disco aparte do raid, grandinho, como eu costumo fazer. ;)

Estes discos são muito atraentes, sem duvida, mas um raid destes meninos vai ficar um pouco pro carote. Ando meio indeciso entre um Raptor WD74 ou dois Hitachi Deskstar. À partida o raid dos hitachi deve compensar mas devem fazer muito mais granel e aquecimento.
 
Eu gastei menos de 200€ num Raid de 4 Hitachis de 80 e não posso estar mais contente. O meu unico problema foi ter comprado a SLI-D em vez da DR, pelo que enchi os SATA's todos.
 
Pois, se eu optasse por 4 hitachis também enchia os SATAs, mas vou começar só por dois. Neste momento tenho um samsung sata 1 de 160gb q apesar de jeitoso, já não satisfaz.

Se não tens mais SATAs sempre podes desenrascar com um IDE mais gordo, não é elegante mas para backup e para despejar tralha, tipo coisas sacadas do P2P ou mesmo os temps destes programas é uma boa solução. A fragmentação destes programas consegue mesmo arruinar com a performance dos discos. Claro q ter uma máquina aparte para isso é o ideal. :)
 
A questão por aqui anda entre 4 hitachis ou 2 dos raptors novos... :rolleyes: :rolleyes:
Isto é que ando aqui numas nuvidas... Por um lado 4 discos imediatamente... Por outro lado 2 mas com hipotese de upgrade mais tarde para 4 com uma performance mesmo...:001: :001: :001:
Não sei mesmo o que fazer :S
 
Como alguém já aí disse... RAID0 para storage (4x150GB=600GB) = tonizice...
1 Disco rebenta... e puff...lá se vai a storage toda.
 
pois... mas desculpa lá, para mim se 4x150 GB (600GB) não é para storage...

... então n sei para que possa ser.

O meu Windows só ocupa 1 GB...
 
Eu respondo para que possa ser... E obvio que não uso os raptors para storage... Isto é... eu tenho os raptors com tudo o que é software e cenas não muito importantes... E OBVIO que para dados importantes tenho um disco à parte :002: Sozinho sem raid... O raid 0 de 4 raptors é obvio que é apenas para teres o melhor desempenho em termos de leitura escrita e latência existente para desktop, ficando mano a mano e mesmo sendo melhor que muitos sistemas scsi :)
E obvio que não é para storage... Mas mesmo assim
Não entendo essa moda de dizer mal do raid... Se um dos discos for ao ar perdem a info que tinham em todos... Se tiverem um disco apenas e esse for ao ar perdem também a info... Tal como os dados de um disco podem ser dificilmente recuperados tb os dados de um disco de raid podem... Mas não vale o trabalho... Pelo menos para o tipo de dados que tenho no pc... Não é um save de um jogo ou um screenshot que me estragam a vida :p Coisas importantes tenho sempre nos discos do raid no disco de storage (maxtor 160 gb) e ainda no meu Mp3 que tem sempre uns 60 mb para backup de trabalhos and so on...
E uma questão de organização.. E do tipo de sistema que se quer... Repito mais uma vez que é obvio que discos deste tipo ainda por cima um raid de 4 não são para storage mas sim para desempenho extremo... Ou então para uma junção das duas coisas para quem não tenha muitas coisas importantes... Lá que é uma diferença... Por exemplo... No maxxtor 160 gb que tenho com mp3 a minha playlist no winamp a primeira vez que adiciono o directório (cerca de 69 gb +10000 files) demora cerca de 20-30 segundos até ter a playlist totalmente carregada... Com o raid que tenho dos dois raptors de 74 gb é quase instantâneo...

:) Imagino os novos, que se fala no tópico, com sata 2 150 (maior capacidade é na mairoria das vezes maior velocidade visto ser possivel ter mais dados por prato) e tantas pipizisses novas... um raid de 2 já deve ser bastante fofo :)...
Tou mesmo na duvida entre os hitachi 80 4discos e 2 destes... Sim porque de momento não poderia comprar logo 4 raptors 150 gb... Teria de ficar uns tempos com 2 :(
A ver vamos:001: :001: :001:
 
Já que nos alongamos na questão eu penso q de uma forma geral deverá ser:
- Raid0 com 2, 3 ou 4 discos rápidos - objectivo máxima performance. Neste array deverá ficar o Windows, pagefile, programas mais exigentes (photoshop, CAD's e afins) e claro, os jogos.
- Single disk - Storage pura, backups, programas mais básicos (office, etc), P2P's e respectivos temporários.

A questão que se levantará é se compensa a diferença de performance entre 2 Raptors em raid0 ou 2 hitachis tendo em conta o preço. A relação é quase 1/4...
 
Back
Topo