Winchesters nao gostam de frio

Gandalf

I fold therefore I AM
Pois é. Ontem fui buscar o meu 3500+ .09 com uma Gigabyte 939 ultra. Tudo bem ate a por na prom. Ou seja assim que a temp baixa dos 0º começa o inferno .. bios crasha, impossivel de instalar/repair/correr qq tipo de windows pois sao reboots constantes. Assim que a temp sobe dos 0º fica tudo ok e acaba-se os probs.

No xtreme ha mais malta a queixar-se do mesmo com a msi (nforce) e asus (via) ... por isso presume-se que possa ser mesmo do cpu.

La vai a prom ser posta a leilao .. :mad:

http://xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=44530
 
Já sigo há bastante tempo esse problema tanto em aqui como no xtreme...
Estranho acontecer a uns e a outros não, será bad e good samples :rolleyes: ???
Já agora, não será possivel efectuar o rma nestes caso visto estarmos a aplicar 1 tipo de cooling no cpu e este não trabalhar propriamente com ele??
Abraço!
 
Bem afinal não é das Msi nem Asus, tá visto que é mesmo dos cpu's, o estranho é que à pessoal que não têm problemas e a maior parte têm aqui no forum já tão 2 confirmados.
 
Para a semana já devo ter o 3500+ e a k8ns ultra.
Se alguem quiser fornecer prommy para ver se o mesmo acontece..
Não há solução?!
 
E eu sou um deles....

A bios do onepagebook para MSI parece que ajudou alguém a ter alguns progressos, mas ainda paira a incerteza no ar, pois começaram a aparecer mais casos com outras boards...

Tenho exactamente o mesmo problema que alguém colocou no extreme: até aos -44º tudo ok (mais ou menos), disso para baixo começa a descambar.

Quanto a mim, e a esta altura do campeonato, estamos mesmo perante um caso de CPU, mas ainda não me dou por vencido :)

"Gostaria" mesmo que fosse das boards (chipset's), pois esta já ia para RMA na segunda ou terça e ficava à espera de uma K8T890 ou NForce4... Se for do processador é que o caso está mesmo mau.
 
A conclusao e que sera mesmo dos cpus. Ha uma soluçao aparente que e colocar o vcore no maximo, deixar ir o cpu ate aos 32º +-, e so ai ligar a prom/vs. Pelo menos li que assim ja nao ha freezes. Tenho de exprimentar .. mas a pachorra e mto pouca, depois de umas horas de volta daquilo começa-me a faltar paciencia e ainda vai e tudo janela fora.
 
Estou espantado com este problema.
Estive a ver a thread do xtreme e não consigo perceber.
Onde vai o CPU buscar a informação que está a funcionar abaixo de zero?
Não é das boards, não é de nenhuma info do SO porque isso acontece ainda durante a instalação.
A unica coisa que me ocorre é o cpu fabricado a 0.09 deve ter dificuldade a trabalhar a essas temperaturas. Mas isso imaginaria que fosse algo fisico e não comandado por qq sistema electronico. Mas como alguns cpus parece que funcionam a teoria vai por agua abaixo.
Que cena marada:(
 
metro, pelo contrario...o facto de trabalhar bem com uns e mal com outros pode precisamente indicar um problema fisico e uma dificuldade em o cpu trabalhar a certas temps.

quem falou em rma do CPU...onde está dito que o CPU é suposto trabalhar a essas temps?
 
Andr0m3da disse:
metro, pelo contrario...o facto de trabalhar bem com uns e mal com outros pode precisamente indicar um problema fisico e uma dificuldade em o cpu trabalhar a certas temps.

quem falou em rma do CPU...onde está dito que o CPU é suposto trabalhar a essas temps?

É pelo menos a unica explicação que encontro. Porque isso acontece antes do SO estar instalado. O CPU não tem nenhum chip que lhe diga a que temperatura está.
Mas que é esquisito lá isso é.
 
Mas aí é controlado pela bios, foi como alguns casos em que as boards não arrancavam sem ter uma fan conectada no cpu fan.
 
Como o Andromeda diz e bem e um problema quase de certeza fisico com o cpu. Pura e simplesmente recusa-se a trabalhar abaixo de 0º.

Nao me parece que tenha nada a haver com as boards.
 
Andr0m3da disse:
quem falou em rma do CPU...onde está dito que o CPU é suposto trabalhar a essas temps?

Exacto Andr0m3da mas tb não há nada k diga k não o possamos fazer, se até as próprias empresas k os fabricam por vezes os "fornecem" para benchmarks em k estes vão ser usados em situações como a k estamos a discutir, até k ponto será viável fazer o rma do mesmo ou n?
É essa a minha questão!
 
Lembrei-me agora. Vi na thread do xtreme que supostamente o charlie terá conseguido colocar o cpu dele com dry ice.
Se assim for a teoria cai por terra.
 
Rma ta fora de questao e mais que obvio. o cpu funciona e mto bem a ar e mesmo WC. Algo se passa no nucleo .. espanta-me que isto aconteca sinceramente.
 
Na minha opinião é mesmo de facto defeito na parte fisica, pois se aos passar os 0º ele bloqueia, algo dentro do nucleo deve ter dificultade em passar a informação, temos que ver que o salto foi grande, tamos a falar de algo muito mais pequeno, 0,09nm. O facto de alguns dar pode ser mesmo que alguns sejam melhor fabricados, tal como quando se consegue um Oc melhor nuns e outros não.

Agora uma coisa, não poderá ser do "shim" entre o core e o "cooler". pode ganhar gelo nessa zona, será que retirando isso como um user fez não resolve a situação? É arriscado, mas é uma solução.....

No caso dos intel, acontece o mesmo ou não? Embora sejam tecnologias diferentes, os nucleos internos tem a mesma dimenção embora a AMD tenha uma tecnologia diferentes nos seus nucleos.
 
artsite disse:
No caso dos intel, acontece o mesmo ou não? Embora sejam tecnologias diferentes, os nucleos internos tem a mesma dimenção embora a AMD tenha uma tecnologia diferentes nos seus nucleos.

Nope, os intel de 90nm dão-se mt bem com o frio.
 
Pelo que tenho estado a ler, pode ser ate mais simples.
A maneira que o winchester passa o erro de temperatura á board e diferente da maneira do newcastle. Logo as boards recebem a informaçao de erro, pois nao sabem como lidar com temps negativas, dai passarem-se.

Sobre a formaçao de gelo, nao me parece mesmo nada. E que e instantaneo .. assim que aparece o 0º na bios .. pimba começam os erros, dai a suposiçao que possa ser uma ma forma de comunicaçao entre a board e o cpu.

Este cpu parece excelente .. 2500mhz a 1.4v com um cooler pior que o stock e sem testar ainda mais.
 
Gandalf disse:
Pelo que tenho estado a ler, pode ser ate mais simples.
A maneira que o winchester passa o erro de temperatura á board e diferente da maneira do newcastle. Logo as boards recebem a informaçao de erro, pois nao sabem como lidar com temps negativas, dai passarem-se.

També acho que é provavel que seja isso ou relacionado com isso.
 
Quanto a moded bios .. se for este o caso podera ser uma soluçao. Mas estou mais confiante que os fabricantes metam ca fora bios oficiais com este problema resolvido.

Aqui fica os 2500 a ar sem qq tipo de voltagem extra. Ainda deve dar mais uma beca.

2500.jpg
 
Back
Topo