Windows 11 - Tópico Geral

@Revoltado

Se já tens win10, podes fazer upgrade para o win11 gratuitamente, se quiseres fazer uma fresh install podes descarregar o win11 diretamente do site da Microsoft gratuitamente instalar, ficas apenas com a personalização limitada e adquirir a licença mais tarde online por uma bagatela.

quanto a versões depende do uso que vais dar, entre home e pro, apenas difere em algumas funcionalidades, podem vir a ser uteis ou não para ti.

Updates, quando surgirem alguns são facultativos outros de segurança tens de ir instalando, mesmo sendo apenas para usar em casa, agora problemas que possam surgir isto é um bocado na lotaria, depende do pc, a sua constituição, e o que uses instalado a nível de softwares, eu sempre fiz updates e nunca tive problemas desde que o Windows 11 foi lançado, como outros que tiveram alguns, outros tiveram muitos e tiveram de regredir ao win10.

Mas a esta altura do campeonato se a maquina for nova ou relativamente recente, é instalar o win11 e ir fazendo os updates, não vale apena andar a bloquear os mesmo, se surgir algum problema isso é relativamente fácil de resolver, desinstalando o ultimo update.
 
É uma máquina/build nova que vou ligar pela primeira vez hoje ou amanhã,no PC velho que ainda estou a usar estava no windows 7 ainda.
De todas as diferenças que vi entre o win 11 Home e Pro a única que achei interessante era essa dos updates por isso é que achei que perguntar valia a pena mas já estou mais esclarecido.Obrigado.

Cumps
 
Malta estava habituado ao W10 há muito tempo trabalho/casa. Recentemente comprei um laptop em que trás o W11 e estou achar meio confuso falta de habito algumas coisas. Assim muito rapidamente todas as apps que instalo onde é que estão? No W10 abria a aba Windows e aparecia de A-Z todos os programas que estavam instalados neste aqui só aparece os que usei mais recente? Algum truque ou atalho?
 
Malta estava habituado ao W10 há muito tempo trabalho/casa. Recentemente comprei um laptop em que trás o W11 e estou achar meio confuso falta de habito algumas coisas. Assim muito rapidamente todas as apps que instalo onde é que estão? No W10 abria a aba Windows e aparecia de A-Z todos os programas que estavam instalados neste aqui só aparece os que usei mais recente? Algum truque ou atalho?

Um mais longo:
 
Malta estava habituado ao W10 há muito tempo trabalho/casa. Recentemente comprei um laptop em que trás o W11 e estou achar meio confuso falta de habito algumas coisas. Assim muito rapidamente todas as apps que instalo onde é que estão? No W10 abria a aba Windows e aparecia de A-Z todos os programas que estavam instalados neste aqui só aparece os que usei mais recente? Algum truque ou atalho?

Não há truques, simplesmente houve alguma mudanças, que requer reaprender novamente os cantos há casa, nada de anormal, está lá tudo, só que algumas coisas mudaram de sitio, outras passaram a estar ingratas de outra forma, outras funções desapareceram, claro que agora custa um pouco, mas daqui a uns tempos já andas normalmente.
 
Uma questão sobre uma coisa a ver se isso é possível de se fazer no 11 ou se realmente não dá.
Como já devem saber dá para colocar aplicações na tray do menu start e abrir uma aplicação que esteja colocada em primeiro lugar à esquerda pela combinação das teclas Windows key + 1 e por ai fora.

O que eu queria saber é se existe alguma combinação de teclas que dê para fechar essa aplicação sem ter que escolher a opção fechar no menu da mesma ou no icone da tray dela?

Eu tenho uma aplicação colocada na posição 2 que abre com a tecla windows key + 2 ora é um overlay que funciona juntamente com um jogo para indicar rotas para coisas no jogo entre outras coisas mais.

O problema é que andar a fechar isso pelo menu da aplicação faz perder tempo, o jogo está em modo janela fullscreen porque esse overlay só funciona assim com o jogo nesse modo, haverá uma combinação de teclas que dê para fechar essa aplicação?

Espero que tenham percebido aonde quero chegar, eu não pretendo fechar o jogo, o que até é fácil de fazer por uma combinação de teclas ou pelo menu do mesmo, apenas pretendo encerrar o overlay mantendo o jogo a funcionar.
 
Uma questão sobre uma coisa a ver se isso é possível de se fazer no 11 ou se realmente não dá.
Como já devem saber dá para colocar aplicações na tray do menu start e abrir uma aplicação que esteja colocada em primeiro lugar à esquerda pela combinação das teclas Windows key + 1 e por ai fora.

O que eu queria saber é se existe alguma combinação de teclas que dê para fechar essa aplicação sem ter que escolher a opção fechar no menu da mesma ou no icone da tray dela?

Eu tenho uma aplicação colocada na posição 2 que abre com a tecla windows key + 2 ora é um overlay que funciona juntamente com um jogo para indicar rotas para coisas no jogo entre outras coisas mais.

O problema é que andar a fechar isso pelo menu da aplicação faz perder tempo, o jogo está em modo janela fullscreen porque esse overlay só funciona assim com o jogo nesse modo, haverá uma combinação de teclas que dê para fechar essa aplicação?

Espero que tenham percebido aonde quero chegar, eu não pretendo fechar o jogo, o que até é fácil de fazer por uma combinação de teclas ou pelo menu do mesmo, apenas pretendo encerrar o overlay mantendo o jogo a funcionar.

Eu acho que percebi. Da mesma maneira que abres a aplicação com o WIN+número (consoante a posição), também querias um atalho no teclado que desse para a fechar.

Eu acho que não existe tal atalho nativamente. O máximo que existe nesse contexto é ao carregares novamente no mesmo atalho, isso minimiza a aplicação que foi aberta. Tipo, WIN+1 abre o Explorer, carregando novamente em WIN+1 minimiza o Explorer. Não fecha.

Acho que vais ter mesmo que utilizar um software como o Taskbar Commander ou 7+ Taskbar Tweaker ou idêntico. Atenção que nunca usei, mas eu acho que dá para fazer o que tu queres.
 
Eu acho que percebi. Da mesma maneira que abres a aplicação com o WIN+número (consoante a posição), também querias um atalho no teclado que desse para a fechar.

Eu acho que não existe tal atalho nativamente. O máximo que existe nesse contexto é ao carregares novamente no mesmo atalho, isso minimiza a aplicação que foi aberta. Tipo, WIN+1 abre o Explorer, carregando novamente em WIN+1 minimiza o Explorer. Não fecha.

Acho que vais ter mesmo que utilizar um software como o Taskbar Commander ou 7+ Taskbar Tweaker ou idêntico. Atenção que nunca usei, mas eu acho que dá para fazer o que tu queres.
Existe uma combinação de teclas que fecha qualquer coisa aberta seja um jogo ou janela.
Mas não fecha algo que esteja a correr em plano de fundo juntamente com um jogo, só vai fazer é que o jogo seja encerrado num instante juntamente com a aplicação aberta que corre com o jogo que fecha se o jogo for fechado.

Isso está associado ao rato, que é um rato MMO que tem uma grelha de vários botões no lado esquerdo, mas não me lembro que teclas são essas teria que instalar o software do rato para ver isso porque ele não precisa do software para funcionar mas o software desse rato é bastante bom e está na versão 1.0 já à anos porque não tem problemas nenhuns dai que nunca precisou de update algum. Acho que podes ver que teclas de atalho o Windows 11 usa pesquisando por isso no google e vendo a lista dessas teclas todas.

Presumo que esse software que referes não seja freeware. Posso testar até porque tenho software de backup que me permite testar qualquer coisa e repor o backup feito se algo corre mal, uso o Macrium Reflect versão 8 Home, tens a versão freeware desse software, versão 7, que podes ver no site deles e usar mas tens a desvantagem de que a média de recuperação que podes usar ter que ser um CD ou DVD enquanto que na versão paga podes criar uma pendrive de recuperação que usa o Windows PE para correr a aplicação de backup do software, é backup e restore, e a versão paga trabalha com ficheiros e pastas mas a freeware não te permite fazer isso, só backup e recuperação de discos ou partições.

mas é um dos melhores que por ai anda, eu tive muitos problemas com outros do tipo que testei e esse foi o único que nunca me deu quaisquer problemas.

Mas eu também não sei ao certo se uma aplicação que é overlay e trabalha com um jogo possa ser fechada tanto por esse softwares de que falas ou outro qualquer sem com isso provocar o fecho do próprio jogo também.

Tem menu que permite sair do overlay dentro do jogo mas perde-se algum tempo a selecionar essa opção no menu de contexto disso aberto no jogo que permite outras alterações que se queria fazer.

Mas de uma forma simples dá para fechares qualquer coisa que abras sem teres que o fazer pelo X de uma janela ou por um menu. Podes saber qual é essa combinação de teclas que faz isso, se não sabes procura a informação sobre as teclas de atalho do Windows 11 que tens lá isso na lista toda.
 
Reparei agora que as ferramentas que te disse já são antigas, pelo que acho que não suportam o novo taskbar do Windows 11. No entanto, esta ferramenta não precisa de recorrer ao taskbar: AutoHotkey. É grátis.

Estive a testar isto e funciona, inclusivé para programas que não têm o foco como é o que tu queres. E não requer o programa ser aberto primeiro com o AutoHotkey para o fecho depois funcionar.

O chato é que isto envolve escrever os scripts em código. E tens que correr o script (clicar duas vezes em cima com o cursor) para o atalho ficar ativo.

Testei agora com o abrir e com o fechar da calculadora, ou seja, dois scripts ao mesmo tempo, tu só deves precisar de um, que é o de fechar:

Criei um ficheiro chamado "opencalc.ahk" com o seguinte conteúdo lá dentro:

Código:
!+v::
Run, calc.exe
return

A primeira linha é o atalho no teclado, "!+v" quer dizer Alt+Shift+V. Isto vai abrir a calculadora.

Depois criei outro script chamado "closecalc.ahk" com o seguinte conteúdo lá dentro:

Código:
!+b::
IfWinExist Calculator
{
    WinClose, Calculator
}
return

Assim, quando usar o atalho Alt+Shift+B, o script deteta se a calculadora está ligada e, se estiver, fecha.

Agora tens é que adaptar o atalho do teclado que queres e o "sítio" onde está o executável. Em vez "!+" que significa Alt+Shift, se quiseres usar WIN+(tecla qq), usa "#" em vez "!+".

Para mudares o local onde está a aplicação, em vez de colocares calc.exe na segunda linha, podes meter (sítio inventado)

Para abrir, caso queiras:
Código:
Run, "C:\Program Files\ProgramOverlay\Overlay.exe"

Para fechar:
Código:
WinClose, Overlay.exe
(neste último, não sei se precisas de usar apenas o Overlay.exe ou o sítio completo, é questão de ires tentando.
 
Última edição:
Reparei agora que as ferramentas que te disse já são antigas, pelo que acho que não suportam o novo taskbar do Windows 11. No entanto, esta ferramenta não precisa de recorrer ao taskbar: AutoHotkey. É grátis.

Estive a testar isto e funciona, inclusivé para programas que não têm o foco como é o que tu queres. E não requer o programa ser aberto primeiro com o AutoHotkey para o fecho depois funcionar.

O chato é que isto envolve escrever os scripts em código. E tens que correr o script (clicar duas vezes em cima com o cursor) para o atalho ficar ativo.

Testei agora com o abrir e com o fechar da calculadora, ou seja, dois scripts ao mesmo tempo, tu só deves precisar de um, que é o de fechar:

Criei um ficheiro chamado "opencalc.ahk" com o seguinte conteúdo lá dentro:

Código:
!+v::
Run, calc.exe
return

A primeira linha é o atalho no teclado, "!+v" quer dizer Alt+Shift+V. Isto vai abrir a calculadora.

Depois criei outro script chamado "closecalc.ahk" com o seguinte conteúdo lá dentro:

Código:
!+b::
IfWinExist Calculator
{
    WinClose, Calculator
}
return

Assim, quando usar o atalho Alt+Shift+B, o script deteta se a calculadora está ligada e, se estiver, fecha.

Agora tens é que adaptar o atalho do teclado que queres e o "sítio" onde está o executável. Em vez "!+" que significa Alt+Shift, se quiseres usar WIN+(tecla qq), usa "#" em vez "!+".

Para mudares o local onde está a aplicação, em vez de colocares calc.exe na segunda linha, podes meter (sítio inventado)

Para abrir, caso queiras:
Código:
Run, "C:\Program Files\ProgramOverlay\Overlay.exe"

Para fechar:
Código:
WinClose, Overlay.exe
(neste último, não sei se precisas de usar apenas o Overlay.exe ou o sítio completo, é questão de ires tentando.
Isso já me permite fechar o overlay a correr no jogo, tenho que testar isso a ver se resulta.
Presumo que dê para associar a script a uma macro de teclado? Uma vez que uso teclado mecânico, um Asus CaveMore II wireless, que permite macros nas profiles das teclas que escolher deve dar.

Penso que quando se entra no Windows 11 seja preciso executar as scripts para depois usar os atalhos escolhidos certo? Executa-se as scripts uma vez apenas enquanto se está no Windows 11 e depois quando se liga novamente o pc?

Esso fica a correr em modo suspenso?
 
Isso já me permite fechar o overlay a correr no jogo, tenho que testar isso a ver se resulta.
Presumo que dê para associar a script a uma macro de teclado? Uma vez que uso teclado mecânico, um Asus CaveMore II wireless, que permite macros nas profiles das teclas que escolher deve dar.

Penso que quando se entra no Windows 11 seja preciso executar as scripts para depois usar os atalhos escolhidos certo? Executa-se as scripts uma vez apenas enquanto se está no Windows 11 e depois quando se liga novamente o pc?

Esso fica a correr em modo suspenso?
Não sei se dá para colocar no script uma tecla macro diretamente. Que string correspondente a essa tecla colocar-se-ia no código do script? Eu não sei. De qualquer maneira, não tenho teclas macro no meu teclado, não conseguiria experimentar.

Mas provavelmente dá nem que seja de modo indireto: defines o atalho "normal" no script e depois usas o software do teclado para associar, a uma dessas teclas macro, o atalho que definiste no script.

Eu já não tenho o programa instalado, mas penso que o Autohotkey te permite autoexecutares os scripts que queiras no startup do Windows: https://www.autohotkey.com/docs/v1/FAQ.htm#hotkeys-hotstrings-and-remapping

Não experimentei no modo suspenso, também não te sei responder a essa dúvida.
 
Não sei se dá para colocar no script uma tecla macro diretamente. Que string correspondente a essa tecla colocar-se-ia no código do script? Eu não sei. De qualquer maneira, não tenho teclas macro no meu teclado, não conseguiria experimentar.

Mas provavelmente dá nem que seja de modo indireto: defines o atalho "normal" no script e depois usas o software do teclado para associar, a uma dessas teclas macro, o atalho que definiste no script.

Eu já não tenho o programa instalado, mas penso que o Autohotkey te permite autoexecutares os scripts que queiras no startup do Windows: https://www.autohotkey.com/docs/v1/FAQ.htm#hotkeys-hotstrings-and-remapping

Não experimentei no modo suspenso, também não te sei responder a essa dúvida.
A macro só vai executar o atalho de teclas da colocado na script em si não é para colocar uma tecla de macro até porque o teclado nem tem desse tipo de teclas, usa as teclas normais que podem ter outras funções que se queria para além da ação que faz por defeito.

Uma questão que não explicaste, a script é colocada num ficheiro do Notepad certo? Depois para gravar isso que extensão tem que ter?
E outra questão, o código de uma script não dá para fechar diretamente na memória do pc uma aplicação que esteja em execução? Como sabes as aplicações a correrem em pano de fundo estão na memória física do pc ora queria saber se tem um código de script para fechar uma aplicação ai?
 
A macro só vai executar o atalho de teclas da colocado na script em si não é para colocar uma tecla de macro até porque o teclado nem tem desse tipo de teclas, usa as teclas normais que podem ter outras funções que se queria para além da ação que faz por defeito.

Uma questão que não explicaste, a script é colocada num ficheiro do Notepad certo? Depois para gravar isso que extensão tem que ter?
E outra questão, o código de uma script não dá para fechar diretamente na memória do pc uma aplicação que esteja em execução? Como sabes as aplicações a correrem em pano de fundo estão na memória física do pc ora queria saber se tem um código de script para fechar uma aplicação ai?
Sim, podes usar um qualquer editor de texto, gravas depois o ficheiro com a extensão *.ahk em vez da normal *.txt.

Se percebi bem a tua segunda questão, eu penso que permite configurar para fechar qualquer programa que esteja a correr em background, desde que saibas qual o executável e a sua localização de modo a fazeres essa configuração no script.

No, entanto, há executáveis do Windows que se reativam automaticamente. Tipo o Explorer.exe, por exemplo se criares um script para fechar o Explorer.exe, o Windows vai automaticamente lançá-lo novamente.
 
Vou comprar um portatil e provavelmente virá sem SO. Estou habituado a usar o windows (ainda que nunca tenha tocado no windows 11) mas ao ver os preços vai de 15€ a 100 e muitos. É normal o preço ser de 15/20? É que sou do tempo em que o Windows era sempre 150 para cima...
 
Pelo que tenho lido aqui no forum, e possivel instalares o windows sem pagar, ficando apenas com uma marca de água, e sem puderes mudar algumas configurações "apenas cosmeticas", sendo legal esta opção.
Penso que podes descarregar o SO a partir do site da microsoft
 
Tenho aqui uma situação estranha que não sei se será do meu Browser Google Chrome ou se isso será do Windows 11 que é o seguinte:
Aparece no Chrome no canto superior direito da janela jo local das extensões uma espécie de Overlay que diz isto: "sobreposição de desempenho"

Alguém sabe como tirar isso dai e se isso é algo que tem a haver com o Windows 11 em si? Não sei quando isso apareceu ai isso é um overlay que é transparente e dá para ver as extensões no outro lado mas torna-se chato ter isso e também não sei qual será o significado disso.

Agradecia que alguém dê-se uma ajuda nisso. No Edge está tudo normal.
 
Tenho aqui uma situação estranha que não sei se será do meu Browser Google Chrome ou se isso será do Windows 11 que é o seguinte:
Aparece no Chrome no canto superior direito da janela jo local das extensões uma espécie de Overlay que diz isto: "sobreposição de desempenho"

Alguém sabe como tirar isso dai e se isso é algo que tem a haver com o Windows 11 em si? Não sei quando isso apareceu ai isso é um overlay que é transparente e dá para ver as extensões no outro lado mas torna-se chato ter isso e também não sei qual será o significado disso.

Agradecia que alguém dê-se uma ajuda nisso. No Edge está tudo normal.
Isso não estará relacionado com o performance overlay da NVIDIA? Se calhar ativaste para o Chrome sem querer.

Mete aí um screenshot para a malta ver.
 
Back
Topo