Windows 9 pode ser lançado em Novembro de 2014

...e ignorância e desleixo.

Não deixa de ser ad hominem.

Eu não vejo problema de usar o Modern num desktop com teclado e rato.

Não fui eu que te acusei de ter medo ou preconceito.

...estava a falar do arcaico Menu Iniciar.

Arcaico para quem? Nunca ouvi alguém queixar-se do mesmo.

Carregas no botão aparece o Modern com programas e atalhos tal como antes aparecia o Start Menu com programas e atalhos. Qual é a duvida?

Dúvida? Nenhuma. Incómodo e limitação? Alguma e completamente desnecessária. Mas ainda bem que o forçaram. Lá ajudou as vendas do surface, e não voltam a repetir o mesmo erro no futuro.

Mas não tens o Ambiente de Trabalho tradicional para abrir várias aplicações ao mesmo tempo?

E o que não abre no ambiente de trabalho mas apenas no Metro?

Desde a primeira hora escrevi que a Microsoft devia ter dado a opção. Mas isso foi em 2012 quando saiu o 8 e as pessoas não sabiam que raio era aquilo.

E estamos em 2014 onde continua a existir descontentamento. Tanto é que o start menu vai regressar no 9 (actualizado certamente, tal como foi no XP cujas alterações ninguém se queixou).

Ao menos não aquele que as pessoas tanto pedem (logo o 9 não vai prestar para nada :confused: ).

O que as pessoas (que se queixam) pedem é um menu iniciar intuitivo, em cascata, sem ocupar o ecrã inteiro. E uma interface mais focada no utilizador de desktop.
 
a 'cena' de se tirar o menu iniciar foi acima de tudo desculpada por um argumento simples, que pode nao estar documentado mas é facilmente observavel.. Num mundo em que cada vez mais há aplicações para isto e para aquilo temos alguns cenários:

Usam se poucas apps, estas cabem bem na barra de tarefas, OSX like - simples e fácil de lá chegar
Usam se 'algumas apps', ponto 1 + aplicações nao sao lançadas a nao ser para 'ler ficheiros' e nao precisam de icons
Usam se bastantes apps, ponto 2 + aplicações no Ecra iniciar, faceis de chegar.
Usam se IMENSAS apps, ponto 3 + type-to-search
Power users, "legacy é que é"

Ora a maior parte dos utilizadores estão nos primeiros pontos e não no ultimo, e se há coisas que sempre se criticou no Windows vs Concorrente (OSX) foi que este ultimo era fruto de simplicidade e o Windows não.. foi por isso que decidiram usar este método.. pq ninguém está para correr cascatas e cascatas de Menu Iniciar (legacy) a procura de determinada aplicação.. Ninguém o faz, tirando alguns casos. Ora então a simplicidade do type-to-search está lá, e é tudo centrado nisso.

O problema está e sempre esteve no colocarem isto como um ponto central num sistema que nao precisa disto como ponto central.. O windows 8.1 ajuda nisso dando a opção do Ecra iniciar nao ser a primeira coisa que vemos no sistema.. Está entao lançado o futuro.. Agora é so ir 'dando uns toques'.. E o windows 9, na verdade um 8.2 - mas a ideia é essa também, trata-se disso + adicionar capacidades sasonais que irão surgir (sei lá, como a leitura de media 4K out of the box, etc e tal)

Eu nao gostei e não sou grande apreciador do Metro.. mas como user do 8 desde o day one que surgiu no MSDNAA e a passagem para o 8.1 é: Qual metro? Raramente o vejo.. tudo o que preciso está na barra, e o que nao está é pq a aplicação so abre quando preciso de abrir determinada aplicação.

O Menu iniciar ia cair em desuso da forma que tinha, o problema foi o passo radical e a forma pouco ortodoxa que levou. O Iniciar era desorganizado (o Linux na maioria das distribuições determinava automaticamente o tipo de conteudo e organizava em secções como "office", "imagem", "internet", etc; o OSX tem uma estrutura bem mais desorganizada, mas a barra serve perfeitamente) e O Menu cascata nao era intuitivo.. era Lixo no ecra.. o Windows 7 ja tinha resolvido parte disso..

As coisas mudam, e ninguém vai estar a espera dos habitos.. os sistemas sao construidos pela necessidade do hardware e do mercado.. E não pensem ,para aqueles que falam 'ainda agora tive o 8, nao vou mudar para o 9' que isso é o problema da MS, a maior share das vendas é em sistemas novos OEM, e ai nunca vao perder.. porque todos os dias vendem se milhoes de Sistemas. E adicionalmente esta nova forma faseada de fazer as coisas, e se os preços baixarem, ainda vai facilitar mais tudo - olhem para o modelo usado pela Apple.


Meus caros, é a realidade, nao vos estou a contar historias de ser bonito ou feito, o que quero ou deixo de querer. =|

Venha o Windows 9, que centrem entao no 'melhorar' e que nos ofereçam sistemas com necessidades de hardware mais reduzidas (maior otimização por tanto) e com aplicações out-of-the-box melhores - com um bom leitor de ficheiros em modo Janela e não full screen como o atual, para permitir que o sistema tenha uma boa base como standalone.
 
Estava a evitar fazer de mau, mas:

Ia-vos pedir para dar como terminada a velha discussão de sempre.

Já sabemos que há que não goste/não se adapte ao Metro e quem o use/ignore/adore. Um pouco mais de on-topic no meio deste off-topic todo seria bom


Bons posts ;)
 
Parei de ler na primeira frase. O Windows 8 foi um sucesso de vendas a adoção pelos utilizadores? Não. O Windows 8 foi um "flop" (palavras do autor)? Só na cabeça de alguns. Se um flop tem mais market share que o todos os OSX e Linux combinados, então por favor, espero mesmo criar um startup que tenha uma "flop" desses, com 200 milhões de utilizadores.
 
Parei de ler na primeira frase. O Windows 8 foi um sucesso de vendas a adoção pelos utilizadores? Não. O Windows 8 foi um "flop" (palavras do autor)? Só na cabeça de alguns. Se um flop tem mais market share que o todos os OSX e Linux combinados, então por favor, espero mesmo criar um startup que tenha uma "flop" desses, com 200 milhões de utilizadores.

Se vires bem, todas as discussões são fermentadas por power users. Apenas foi considerado um flop para quem utiliza a informática diariamente, pois para quem não se interessa muito pela informática o que importa é funcionar e estar bonito... E o Win8 teve muita adesão por essa parte de utilizadores.
 
Muito sinceramente eu nao li nada do primeiro post nem dos comentarios, mas vi esta imagem


tão a gozar comigo? isto ta mesmo feio, parece feito por um miudo da primaria, que tem acontecido com os designers grafico?
fazem um vista todo bonitinho, melhoram para um 7 que eu gostei bastante, depois fazem um 8 que apesar de perder metade dos efeitos para ficar simples ate ficou bonito
e depois fazem uma imagem de apresentação do 9 feita por um miudo da primaria?
 
O W8.1 com os updates que vão sair em Abril já está muito bom, apesar de algumas coisas que continuo a não gostar o W8.1 está a ficar como o 8 devia ter saído, se o 9 vier colmatar/atender aos restantes desejos dos utilizadores venha ele.
 
Se vires bem, todas as discussões são fermentadas por power users. Apenas foi considerado um flop para quem utiliza a informática diariamente, pois para quem não se interessa muito pela informática o que importa é funcionar e estar bonito... E o Win8 teve muita adesão por essa parte de utilizadores.

Eu uso informática diariamente embora não seja um power user, mas também há muito pessoal que se acha power user quando na realidade não é... mas adiante.

Dizer que o metro UI é apenas aplicável a touchscreen e não é pratico são tretas, o metro UI tem uma vantagem enorme sobre o startButton habitual, essa vantagem chamasse personalização, perdi 20 minutos a organizar o meu start screen e aquilo ficou um luxo, muito mais pratico que andar pra cima e pra baixo no raio da cascata, encontro tudo rápido e facilmente num pestanejar de olhos e mantenho apenas atalhos indispensáveis no desktop e na taskbar, já não me lembro de precisar da searchbox para encontrar uma aplicação. E ainda existe outros goodies como montagem nativa de imagens.

btw, quem faz assim tanta confusão as diferenças do metro UI e não tem paciência para olhar, perceber e trabalhar/personalizar aquilo está bem desgraçado em qualquer distro linux e no OSX...
 
Tenho colegas que utilizam OS X e quando é para procurar qualquer coisa mais depressa os vejo a ir ao spotlight do que ao ambiente de trabalho ou à dock.

No Windows 7 quando preciso de algum programa, se eu escrever na pesquisa, este não costuma ser tão rápido como o OS X, mas ainda assim é bastante rápido.

Eu pelo menos falo por mim, eu quero um computador para utilizar e não para andar a brincar às costumizações, não tenho paciência para isso. Tenho um portátil velho com o Windows XP e o meu fundo de desktop é o Bliss/Alentejo :lol:

Já no 7 também é o que vem de origem que não sei o nome.
 
Assim como no OS X se colocam as aplicações que mais usamos na dock, e no ubuntu na barra lateral do unity, no windows, com o metroUI perde-se o mesmo tempo e fica lá tudo bem organizado. Mas pronto
 
Então e no Windows 7 não dá para afixar aplicações na barra de tarefas? Eu há muitos anos até usava a barra oculta (só aparecia quando eu lá passava com o rato), agora deixei-me disso e tenho sempre a barra fixa.
 
Então e no Windows 7 não dá para afixar aplicações na barra de tarefas? Eu há muitos anos até usava a barra oculta (só aparecia quando eu lá passava com o rato), agora deixei-me disso e tenho sempre a barra fixa.

Para quem usa carradas de software não é assim tão simples, uma simples dock ou a taskbar não chega e colocar montes de atalhos no ambiente de trabalho não é uma solução organizada.

No metro podes ordenar tudo por grupos para te facilitar o acesso, e se manteres essa organização dês que instalas o W8 não custa rigorosamente nada, são 15 segundos, podes mover os atalhos em estilo "drag and drop" logo mais simples, rápido e prático é impossível.

No final consegues encontrar qualquer aplicação que procures num piscar de olhos, basta clicar botão "windows" do teclado para aceder ao start menu e num segundo encontras o que precisas
também foi excelente a ideia de fazerem com que o quadrado onde se encontra o atalho mudar de cor consoante a cor predominante no icon (exemplos: quadrado do ccleaner é vermelho, o do virtualbox é azul, notepad++ é verde), isto torna extremamente mais fácil reconhecer um atalho no meio dos outros todos e é algo por qual nunca ninguém deu credito.

Para quem não tem montes de software também não necessita de usar o MetroUI, usa os atalhos no desktop e na taskbar como foi sempre até agora.

A coisa que acho irritante no W8 são mesmo os menus dos cantos, sempre a fazer popup quando precisamos de ir aos cantos com o rato mas isso também não é nada que uma rapida pesquina no google não resolva.

Atenção que não estou a dizer a ninguém que deva migrar para o W8, apenas defendo o que foi, na minha opinião, um bom trabalho por parte da MS (W8 e MetroUI) que tem sido muito subvalorizado e massacrado com criticas. Quando é preciso falar mal e criticar, muito bem, critico e falo mal, mas quando acho que devo defender também defendo.
 
Falaste à uns posts de Power Users, para contextualizar a minha resposta digo-te já que me considero um deles, uso PC desde o DOS 3 e Windows desde a versão 3, em 1992 começei a dar formação em informática, tenho certificações Microsoft, fui administrador de redes e à mais de 6 anos que sou consultor informático, programo em JAVA, Ruby, desenvolvo para a web e participo em projectos de desenvolvimento bastante relevantes inclusivamente a nível internacional.
Considero o ModernUI (aka Metro) um falhanço completo, não ouviram os users e agora andam a colocar remendos para corrigir a porcaria que fizeram.

Eu tanto no Windows como no Mac OS X uso a pesquisa (alt+q / cmd+space) para abrir os programas que quero e uso carradas de programas como dizes. No Mac OS X a pesquisa é mais eficaz.
Desde o 8.1 que só vejo o ModernUI quando me engano e carrego na tecla Windows, no Mac OS X também nunca uso o Launchpad ou a pasta de Aplicações da dock.

Cada qual usa da sua maneira, eu da minha parte ignoro totalmente o Modern UI pois não acrescenta nada nem nunca encontrei apps que me fizessem mudar de ideia.
A diferença entre o ModernUI e o Launchpad do Mac é que o Launchpad não tenta integrar o iOS no Mac OS X como a MS tentou fazer e acabou com uma valente manta de retalhos.

Espero que o novo CEO desfaça as loucuras do Balmer (já começou bem com o Office para iPad) e endireite a coisa, da minha parte apenas o meu desktop me segura ainda no Windows.
 
Falaste à uns posts de Power Users, para contextualizar a minha resposta digo-te já que me considero um deles, uso PC desde o DOS 3 e Windows desde a versão 3, em 1992 começei a dar formação em informática, tenho certificações Microsoft, fui administrador de redes e à mais de 6 anos que sou consultor informático, programo em JAVA, Ruby, desenvolvo para a web e participo em projectos de desenvolvimento bastante relevantes inclusivamente a nível internacional.
Considero o ModernUI (aka Metro) um falhanço completo, não ouviram os users e agora andam a colocar remendos para corrigir a porcaria que fizeram.

Eu tanto no Windows como no Mac OS X uso a pesquisa (alt+q / cmd+space) para abrir os programas que quero e uso carradas de programas como dizes. No Mac OS X a pesquisa é mais eficaz.
Desde o 8.1 que só vejo o ModernUI quando me engano e carrego na tecla Windows, no Mac OS X também nunca uso o Launchpad ou a pasta de Aplicações da dock.

Cada qual usa da sua maneira, eu da minha parte ignoro totalmente o Modern UI pois não acrescenta nada nem nunca encontrei apps que me fizessem mudar de ideia.
A diferença entre o ModernUI e o Launchpad do Mac é que o Launchpad não tenta integrar o iOS no Mac OS X como a MS tentou fazer e acabou com uma valente manta de retalhos.

Espero que o novo CEO desfaça as loucuras do Balmer (já começou bem com o Office para iPad) e endireite a coisa, da minha parte apenas o meu desktop me segura ainda no Windows.

Eu na minha opinião penso que acrescentou uma melhor forma de organizar aplicações, coisa que não existia no Windows.

Dizes que usas a pesquisa para abrir qualquer programa mas sendo um power user já deves conseguir isso de olhos fechados e a uma grande velocidade. Eu (e provavelmente a maioria dos users) por outro lado consigo ser mais rápido usando o Start Menu, facilmente dou erros a tentar escrever muito rapidamente o que torna a serchbox uma solução menos eficaz.

Tendo isto em conta não achas que o Metro seja uma melhor solução que a cascata ou searchbox? Eu, na minha experiência pessoal, estou a gostar e provou ser uma solução mais prática que o menu iniciar clássico, no inicio estranhei mas depois de me ambientar tornou-se tudo muito mais simples.
 
Para mim a searchbox é o melhor, uso-a desde que começou a ser útil, julgo que nos tempos do Vista ou do 7. Desde aí nunca mais usei a "cascata".
Claro que uso muito linha de comandos também, pelo que provavelmente estou mais habituado a teclar do que andar com o rato para tudo (é muito mais rápido usar apenas as teclas para muitas coisas desde que se saiba os atalhos).
 
Back
Topo