Workstation para Arquitectura

zoidberg

Folding Member
Boas,

Necessitava de saber qual será a melhor config para um computador para arquitectura.
A aplicação principal a usar será o revit (http://www.micrograf.pt/aec/revitbuilding/).

Li isto em relação ao CPU ser dual ou single core. ( estou a pensar num C2D E6600).

Ainda n sei nada sobre qual será a melhor grafica, mas lí que deverá ser no minimo de 256MB..

Em relação à ram, tb li que 3GB seria o recomendado pois os 32bits do sistema operativo limitam a isso..

O monitor seriam 2 de 20'' ( estou a pensar em APPLE Cinema Display de 20'' ). qual é o melhor monitor em termos de fiabilidade de cores e cansaço de vista (aspectos mais importantes).

O preço será no maximo de 1500€ para a torre e 800€ para o monitor

Agradecia toda a ajuda possivel se puderem ajudar na torre+monitor melhor, se for só na torre ou só no monitor, conto com a vossa experiência, pois será para comprar 3 maquinas destas e o investimento é muito alto.

mt obrigado pela vossa ajuda :)

ps: já foram encomendados os monitores APPLE para sabado dia 24-02-2007, caso exista alguma justificação para voltar atras, avisem, fundamentem e digam qual é o melhor ;)

Depois desta thread e de todas as opiniões do ppl da TZ e do que encontrei na net, penso que esta será a melhor config. O que acham?


monitor 2x Apple cinema display 20''
Caixa - COOLERMASTER ELITE 330 BLACK - 40€
Fonte - SILVERSTONE STRIDER SST-60F 600W - 130€
Motherboard - ASUS P5B-E PLUS CHIPSET 965 SOCKET 775 VISTA - 160€
Processador - Intel Core 2 Duo (Conroe) E6600 - 312€
Memorias - GskillDDR2 PC6400 HK2GB - 227€
Disco SO - Western Digital Raptor 74GB 10.000rpm - 180€
DVD R - NEC DV-5800 DVD-ROM 16x PRETO - 30€
Placa Gráfica – Nvidia QuadroFX3400 256MB +- 900€ ( preço visto na Internet e em lojas Internacionais, visto que não encontrei em Portugal sem ser por encomenda).

total: +- 2000€


Muito obrigado a todos os que participaram nesta decisão ;)
 
Última edição:
tks pelo post :)
sim será por ai, a empresa está disposta a pagar até 1500€ para a torre, e 800€ por monitor ( visto que sao 2x 20'' )
Quanto a preferencia de ser apple, pode n ser desde que me provem que há melhor e mais barato assim como fiavel ( tipo a DELL ou algo do género ) ;)
 
Caixa
Lian Li PC-V600B - 139€
Motherboard
Asus P5B-E Plus - 157,30€
Processador
Intel Core 2 Duo (Conroe) E6600 - 314€
Grafica
XFX GeForce 8800GTS 320MB GDDR3 560M - 334€
Disco SO
Western Digital Raptor 74GB 10.000rpm - 163,35€
Disco Storage
Western Digital 320GB SATA II - 101,89€
Fonte
LC Power Fonte 700W HYPERION - 104€
Memorias
Gskill DDR2 PC6400 HK 2GB - 219€
DVD RW
Nec AD-7170S Dual Layer 18x Preto -38,90€
Monitor
Samsung 22'' 225BW Cinza - 387,20€

Total: 1958,64€

Poupei te uns trocos e acho k esta configuraçao é mais k suficiente e tem mt boa qualidade, claro k podes mudar algumas coisas, cm a motherboard se kiseres, ou ate mm o monitor...
Esta é a minha opiniao...

EDIT:

so agora vi o teu post, adiciona outro monitor desses e mete uma 8800GTX... penso k da ainda dentro do orçamento...
 
mt simples...
processador: c2d e6600
board:p5b deluxe
mems:***** coisa como 2x1gb mais 2x512 (para dar os tais 3) e ao mesmo tempo fzr dual channel.
grafika: nvidia quadro fx (tens de ver se ha alguma loja k venda dessas graficas a nivel nacional), pois sao grafikas para profissionais (cad's e afins, por ai).
caixa: bela da cooler master stacker 830
disco:2x80gb raid 0 + 1 250gb para storage (tipo maxtor)
fonte:lc power (500w pa cima para alimentar esse monstro)
monitor: a samsung anda com uns d 20' wide engraçados, n sei o modelo ao certo mas têm boa qualidade d imagem e n cansam.


Cumps
 
a configuração do j118 parece-me boa, peca no entanto na gráfica, eu trocava-a por uma nvidia quadro fx, investia na melhor possível tendo em conta o orçamento.

No meu pc vou agora trocar de gráfica por uma quadro de entrada de gama, e ainda agp, (é o que um orçamento de estudante permite) para poder trabalhar mais fluentemente no revit.


nexp
 
Última edição:
boas, tks pelos posts ppl :)

em relação a config do j118 penso que:
-caixa seja mt cara para o pretendido
-gráfica n sei se será a mais adequada
-o disco raptor parece-me bem e uma vez que existe file server, os 74GB chegam ( o de 320GB não é necessário)
-gravador de dvd penso que n seja necessário
-memória, os 3 GB justificam?

ou seja:

?Caixa

Motherboard
Asus P5B-E Plus - 157,30€

Processador

Intel Core 2 Duo (Conroe) E6600 - 314€

?Grafica


Disco SO
Western Digital Raptor 74GB 10.000rpm - 163,35€

?Fonte
LC Power Fonte 700W HYPERION - 104€ ( talvez seja mt cara, uma de 550W deve chegar)

?Memorias
Gskill DDR2 PC6400 HK 2GB - 219€

?DVD R

?Monitor
Samsung 22'' 225BW Cinza - 387,20€





realmente só restam duvidas em relação ao monitor, gráfica e quantidade de memória ( o resto até está parecido ao que pensei)

Zero_Cool_PT, a grafica que indicaste pode ser uma opção, mas tenho de ter em conta o preço

axam que o samsung compete com o monitor da apple? tenho medo que o barato possa vir a sair caro.. ( durabilidade)
 
Última edição:
boas :)

em relação ao hardware, com excepção das memórias e da placa gráfica está tudo fino ;)

em termos de RAM, talvez tenha vantagem comprar já um kit 2x2GB, e usufruir apenas de 3.1-3.4GB até estar disponivel um SO 64bits (e aí sim, por os 4GB a render :D) Acho que esta opção é preferível à de ter 2GB de RAM apenas, pois para o tipo de aplicação que vais correr, quanto mais RAM melhor ;)

no que toca à placa gráfica, se gostarem muito de ti, uma Quadro FX 3500 era mesmo a melhor escolha (não há comparação possível...) mas custa por volta de €1200...por isso precisam mesmo de gostar muito de ti :P

falando de monitores, os Cinema Display são muito porreiros e bonitinhos (são Apple ;)) mas uma escolha mais acertada seria, na minha opinião um par de NEC 20WMGX2 (estão a €600 na inforlândia...não procurei noutros sítios)...assim ainda te sobram uns cobres para um colorímetro (um LaCie BlueEye PRO deve ficar por €350...ainda fica dentro do orçamento)

A vantagem dos Cinema Display para os monitores comuns está em grande parte no painel utilizado (IPS)...estes NEC utilizam um painel com tecnologia semelhante (mas mais actualizada :D e têm um contraste significativamente superior aos Apple - algo que me parece ser bastante importante para o programa que referiste)

EDIT: sim...a fonte é capaz de ser overkill...uma 550W green power deve chegar (embora para esta máquina eu investisse um pouco mais na fonte...qualquer coisa como uma SILVERSTONE STRIDER SST-60F 600W (€130)...não esquecer o tipo de trabalho que estes PCs vão suportar...e que vão estar ligados longas horas...é um investimento maior agora, mas pode sair mais barato a médio prazo...)
 
Última edição:
bom post setekh :)
ora então analizando a questão, 2x2GB é um pouco caro n justificará comprar 3GB (2x1GB + 1GB) e não desperdiçar ram? visto que o upgrade para o vista, não será para já, ate pq o revit não esta optimizado para 64bits ainda..
em relação aos monitores, tens aí um bom ponto. esses NEC parecem mt bons, mas serão fiaveis?
Os pc's vão estar ligados 8x5 (normalmente ) o que não me parece ser mt para uma fonte 550w green, embora consoante a gráfica terei de ver qual a melhor fonte.
Estando a Quadro FX3500 fora de questão(preço), que gráfica aconselham?
 
Eu deixava isso com os 2 GB com vista a por 4 Gb no futuro.

Quanto ao monitor epá a Apple não faz monitores, só faz embrulhos bonitos. Se quiseres descobrir de quem é painel até podes comprar o mesmo monitor noutra marca qq.

Mesmo assim os Cinema Display em certas alturas até costumam ter preços competitivos. O que não é de todo o caso actual portanto compra outro monitor qualquer.

Mas esse 225BW é mais um monitor multimedia all-round e não propriamente um monitor de fidelidade de cor. Eu tenho um e gosto bastante dele. O 215 qq coisa acho que já tem um painel mais virado para o que te interessa (cor).
 
Última edição:
Tks ppl :)
ora então analizando a questão, 2x2GB é um pouco caro n justificará comprar 3GB (2x1GB + 1GB) e não desperdiçar ram? visto que o upgrade para o vista, não será para já, ate pq o revit não esta optimizado para 64bits ainda..
em relação aos monitores, tens aí um bom ponto. esses NEC parecem mt bons, mas serão fiaveis?
(Timber, o samsung 215 TW,tb parece mt bom, e a pergunta é a mesma)
Os pc's vão estar ligados 8x5 (normalmente ) o que não me parece ser mt para uma fonte 550w green, embora consoante a gráfica terei de ver qual a melhor fonte.
Resumo da torre:
-----------------------Já Decidido ----------------------------
Motherboard
Asus P5B-E Plus - 157,30€
Processador
Intel Core 2 Duo (Conroe) E6600 - 314€
Disco SO
Western Digital Raptor 74GB 10.000rpm - 163,35€
DVD R
um qualquer de 20€ chega

--------------------Por Decidir-----------------------------
?Caixa
COOLERMASTER ELITE 330 BLACK - 40€ ( parece-me bem boa para o efeito , e barata )
??Memorias
kingston DDR2 667Mhz 1GB - 78€ x 3 = 234€ (por 3GB de ram, o que acham? )
???Fonte
LC Power 550W Silent Giant 140mm Green Power - 44.5 ( parece-me bem )
???Grafica


Escolhendo estes componentes, fica tudo a volta de 1000€, o que sobra 500€ para uma gráfica / +1GB de ram
 
Última edição:
Não conheço as particularidades do chipset dessa board mas estou muito convencido que colocando essa configuração de DIMMs (sem pares) perdes o duplo canal na memória. Se alguém conhecer melhor pode confirmar isso.

Quanto à fiabilidade dos monitores uum olha só tive dois Samsungs, um está lá agora e o outro é um CRT que não está porque estou farto dele. Tem uns 5 ou 6 anos e funciona bem. E o tubo não está degradado.
Os NECs ainda devem ser melhores.

Além disso considerando o preço actual dos LCDs e o que podes comprar daqui a uns 2 anos (o período da garantia) pessoalmente a fiabilidade não me preocupa muito. Daqui a 2 anos haverá TFTs muito melhores pelo mesmo preço ou inferior. Isto à imagem das placas gráficas por exemplo. Ninguem se preocupa muito se duram 2 anos. Uma placa gráfica com 2 anos não interessa a ninguém.

Isto é uma questão de "preocupação" porque não duvido que tanto os monitores da Samsung ou da NEC duram bem mais que 2 anos.
 
sim perde o dual channel, se keres mm 3gb mete um kit de 2gb e um kit de 1gb...
em relaçao ao monitor tenho um samsung e aconselho, nec nunca experimentei nem nunca vi nenhum, mas se o timber diz k sao bons é pq sao.
 
e o cansaço de vista? é menor? :) espero que seja =, pq da experiencia de amigos meus que trabalham com apple cinema display dizem que n cansam nada a vista. Agora se ja experimentaram outros n sei...
O que é que define o Cansar da vista? contraste, brilho, resolução?
Bem em relação à ram, já vi que o dual channel realmente importa, pelo que vou optar por colocar 2gb para já.
O que acham da caixa e da fonte?
PS: vou colocar no tópico principal o resumo das conclusões a que já cheguei para ver o que falta decidir
 
e o cansaço de vista? é menor? :) espero que seja =, pq da experiencia de amigos meus que trabalham com apple cinema display dizem que n cansam nada a vista. Agora se ja experimentaram outros n sei...
O que é que define o Cansar da vista? contraste, brilho, resolução?
Bem em relação à ram, já vi que o dual channel realmente importa, pelo que vou optar por colocar 2gb para já.
O que acham da caixa e da fonte?
PS: vou colocar no tópico principal o resumo das conclusões a que já cheguei para ver o que falta decidir
Acho que continuas a falar no teu raciocinio por considerar que os Apple Cinema Display tem algum tipo de particularidade ou engenharia especial

São apenas paineis de qualidade num embrulho de alumínio. A Apple não fabrica paíneis (aliás a Apple não fabrica praticamente nada)
 
o problema será mm o preço.. 1000 e tal € é quase o preço do computador :| e apenas deverá ir para os 1500/1600 no maximo, mas que é uma bela gráfica é...

Bem, depois de uma discussão com a empresa, chegou-se a conclusão que eles querem mesmo os apple display's ( já estão encomendados e eles precisam para 2º feira.. como nenhuma das opções estaria disponivel para esse dia, ficaram esses ) nem vale a pena discutir mais :| pelo que apenas vou ter opinião em relação à torre...
 
Já que não podes optar pela Quadro Fx 3450, opta pela Quadro Fx 1400 128Mb, que também é certificada para modelação 3D e CAD, e o preço é menor.
 
Back
Topo