X800/Gf6800 -> Agp versus PciExpress

Nemesis11

Power Member
Esquecendo que está nos graficos o 3400, fica a comparação:

2536.png


2537.png


2538.png


2539.png


2540.png


2545.png


2541.png


2543.png


The coming pages offer two performance comparisons; first, a comparison of NVIDIA's AGP 8X and PCI Express x16 solutions as well as a comparison of ATI's AGP 8X and PCI Express x16 solutions. We ran the PCI Express x16 solutions on Intel's 925X board and the AGP 8X solutions on Intel's 875P board. Since the performance between the two is basically negligible, thanks to high latency DDR2 memory, we have ourselves a pretty decent AGP vs. PCI Express performance comparison. We also kept GPU clock and memory clock speeds identical across both platforms, so that we truly have a useful performance comparison.

http://www.anandtech.com/printarticle.html?i=2091

A diferença é 0 ou perto disso para as duas graficas. Por enquanto o PciEx ainda não representa qq vantagem, mesmo a 1600 com AA e AF.
 
Última edição:
Álias muito à imagem de toda e qualquer nova tecnologia introduzida no mercado de consumo... deixa-o pousar, deixa-o pousar!
 
para primeira versao de pci-e nao está nada mal , deixa-o pousar :P

btw gostei de ver a x800xt a frente da 6800u em alguns benchs de jogos :P ( versao AGP8X)

cumps
[]
 
Strakata disse:
Sim, alguns, mais concretamente 3 em 8.

Hehehehe... ;)

Gostei de ver, por um lado, já que é sinal que o HSI "integrado" no core da NV45 porta-se muito melhor do que os anteriores resultados do HSI separado na placa.

Relativamente à x800XT, não percebo a inclusão da X800XT Platinum Edition... Aliás, nem percebo a existência (lol, ve-se que existe) da placa, mas tasse...


Mas fundamentalmente é importante e interessante verificar que pelo menos perdas não existem, e temos que ver que quando o AGP saiu, também não existiram ganhos na altura de lançamento.
 
With this article, we were also trying to put an end to the ATI vs. NVIDIA PCI Express debate. Our conclusion? The debate was much ado about nothing - both solutions basically perform the same. ATI's native PCI Express offering does nothing to benefit performance and NVIDIA's bridged solution does nothing to hamper performance. The poor showing of NVIDIA under Far Cry and Warcraft III is some cause for concern, which we will be looking into going forward. We will keep you all updated on any and all findings with regards to that issue as we come across them.

Mas leram o artigo todo?
 
Eu li isso, mas não meti o quote porque ele na parte do Far Cry tem isto:

Far Cry is actually the only game that we've tested where PCI Express has a significant performance penalty when compared to AGP 8X. ATI's performance actually doesn't drop much at all, but NVIDIA's PCI Express loses a whopping 30%; we're hoping that this is a driver bug, which it most likely is, since it's the only situation where such a large performance hit is seen.

No warcraft a diferença não é muita.
Como isto só acontece em dois jogos (é mais só no Far Cry, mas ok), eu acredito que o problema não esteja no Hardware, mas sim a nivel de drivers(?). Se for por causa do jogo puxar mais que os outros, vamos ver isso a acontecer no doom3/Half life 2.
É um caso a acompanhar.
 
Ha 1 problema! As plataformas de PCI-E e AGP são diferentes.

Uma tem DDR a outra tem DDR2, diferentes ***** , cpu etc. :007:

Uma comparação real so quando sair o ***** da Via com slot AGP e PCI-E.
Tb nessa altura jah deve haver drivers mais maduros, jah k agr as companhias começam a alocar a maior parte dos recursos para os PCI-E

Tlx nessa altura se notem algumas diferênças, pricipalmente graças aos drivers.
Agr jogos a tirar partido do 1:1(upstream/downstream) so la pro natal :(
 
Zar0n disse:
Tlx nessa altura se notem algumas diferênças, pricipalmente graças aos drivers.
Agr jogos a tirar partido do 1:1(upstream/downstream) so la pro natal :(
Natal de que ano? Se as actuais placas ñ usam na totalidade o agp x8 e ele já aqui anda aqui há pelo menos 1 ano, agora esperas que em 6 meses se vejam resultados com o pci-x x16?
Cada x mais o gpu é mais idependente do cpu e cada x mais as graficas tem mais ram ñ presisando de aceder á ram do sistema pra armazenar, por exemplo, texturas.... o agp x8 ainda vai dar bem prós gastos na proxima geração de graficas e mesmo assim duvido que venha a ser o botleneck mesmo daqui a 1 ano e meio. O pci-x pra graficas ñ vai surgir como uma nessecidade mas sim mais como uma evolução.
Agora se falarmos do pci normal para o pci-x... aí sim, RIP pci que os aninhos e as nessecidades ñ perdoam.
 
N se trata de usar a Bandwith total do bus, mas sim a sua capacidade de down/up 1:1 k o AGP n tem.
Ora como varios Programadores de jogos ja disserem isto pode servir para alocar mais tarefas do CPU no GPU.

E a sua implementação n é muito dificil. Da-lhe tempo olha k lah pro natal, n sei não... :cool:
 
Strakata disse:
Zealot,
Eu excluo o OpenGL se tu excluires o Direct3D, pode ser :D

Claro que podes! Eu não tenho nenhum jogo em OpenGL instalado no meu pc. O último foi o CoD, em dezembro/janeiro. E tu?
 
Zealot disse:
Claro que podes! Eu não tenho nenhum jogo em OpenGL instalado no meu pc. O último foi o CoD, em dezembro/janeiro. E tu?

Depois de sair o Doom3 e jogos baseados neste motor essa quantidade deve mudar radicalmente. ;)
 
SilveRRIng disse:
Depois de sair o Doom3 e jogos baseados neste motor essa quantidade deve mudar radicalmente. ;)

Não vás por aí que depois tens o Half Life 2, DX9 puro, e jogos baseados em ambos os motores. Que só daqui a um ano pelo menos é que vês qualquer coisa disso, e por essa altura já sairam novas placas gráficas.
Também não convém esquecer que a ATI tem um grande dedo no desenvolvimento do Doom 3, pois só mais recentemente, depois da bronca da Alpha leaked, é que a nVidia meteu o dedo do marketing.
 
O Carmack tem o maior "graphics engine franchising" do mundo dos jogos. Considero o Doom3 um jogo tipo Demo das capacidades deste motor. Devido ao marketing a id anda vai facturar muito com este jogo, mas ainda facturará mais quanto vender este motor aos outros developers. É mais aí que está o ganha pão deles. Basta pensarmos na quantidade de jogos baseados nos Quakes que sairam até hoje e que ainda continuam a sair.

O HL e a sua Valve/Steam com o CS, têm a vantagem de ser o jogo mais jogado online de sempre, mas circunscreveu-se a este jogo e respectivos mods.

É complicado concluir-se o que é que pesa mais, mas certamente seria muito precipitado considerar o OpenGL como uma linguagem morta/ultrapassada.

A ATI tem mais que se preocupar em desenvolver melhor os drivers para OpenGL. A participação deles no Doom3 é obrigatória. Só isso, por si só, diz bem da importância do jogo no futuro deste mercado.
 
Zealot disse:
Claro que podes! Eu não tenho nenhum jogo em OpenGL instalado no meu pc. O último foi o CoD, em dezembro/janeiro. E tu?

Eu tenho uma data deles, só a carrada de jogos que sairam com o motor do Q3 chega pa encher qualquer PC.

OpenGL ainda é importante para quem não liga à idade dos jogos. Oh belo quake2.
 
pois... a ati deixa mt a desejar com o opengl, parte dos drivers corrompem-me as texturas, sem contar com os drivers pa linux, instaveis, quedas de mais de 50% de performance nos drivers do win para linux. bahhhh são minorias ma têm direito a vida :D

Fala-se mt nas plakas bla bla bla, quando é que elas chegam ao publico? estas e as outras de gama media e baixa? Alguma previsão?

Pelo que vi.. as mb da intel não suportam agp8x neh? so pci-e neh?
 
Back
Topo