Trata-se de uma filosofia diferente das empresas. A Sony interessa-se por cada mercado, porque dá-lhes boa imagem e porque cada mercado contribui para o todo (foi graças a isso que a PS3 recuperou nas vendas). Por outro lado, a Microsoft só se interessa em grandes números, logo, apenas aposta no mercado doméstico e no UK. Quando a coisa não corre tão bem, as vendas destes dois mercados dificilmente compensam isso.
Portugal é a Sonyland porque a Sony investe e porque a Microsoft não investe. A Sony interessou-se em conquistar mercado desde cedo. A Microsoft nunca se interessou. Até a Nintendo, que teve uns últimos anos difíceis devido às baixas vendas da Wii U e ao baixo output de jogos, foi mais activa em Portugal que a Microsoft. Again, eu sei a questão existente à volta do orçamento da Xbox Portugal, mas eles não são propriamente criativos nem proactivos. Nem sequer usam os sites para lhes dar publicidade.
Trata-se apenas do core business de cada empresa. O da Sony e Nintendo é entretenimento o da microsoft é software. Nada tem a ver se os números são grandes ou pequenos, mas sim o foco de cada empresa.
Falando aqui do nosso País , isto só vai deixar de ser a Sonyland se a Sony deixar de comercializar a playstation aqui. É dos poucos países onde conseguiu que o nome da marca ficasse o nome do produto, isto devido ao sucesso da PS2. Se a Nintendo não consegue destronar a Sony daqui não é a microsoft que o vai fazer, porque pura e simplesmente não lhe interessa. Isto tendo em conta o presente panorama, claro.
Mas o que realmente interessa aqui , é que ainda vamos tendo alguma escolha e entre consolas ainda prefiro a Microsoft do que a Sony, devido aos jogos que uma tem e outra não.
Agora se realmente valerá a pena adquirir a Scorpio ? Para mim e no que me é apresentado no momento, não vale a pena. Estou satisfeito com a qualidade gráfica na xbox one, não gosto de VR, não tenho a mania dos pixeis e dos FPS, jogo num monitor 1080p ( tão cedo não vou mudar ) e prezo muito o silencio da consola .