Xiaomi Mi 9 / Xiaomi Mi 9 SE

Será interessante ver a comparação com a edição normal.

Xiaomi Mi 9 Transparent edition will have a special 7P f/1.47 camera...Mi 9 Explorer) 7P lens. 7P means the lens will actually have 7 optical elements - typically high-end cameras have 5P or 6P lenses, but Xiaomi went a step further.
https://m.gsmarena.com/xiaomi_mi_9_...have_a_special_7p_f_147_camera-news-35616.php

gsmarena_002.jpg
 
Será interessante ver a comparação com a edição normal.

Xiaomi Mi 9 Transparent edition will have a special 7P f/1.47 camera...Mi 9 Explorer) 7P lens. 7P means the lens will actually have 7 optical elements - typically high-end cameras have 5P or 6P lenses, but Xiaomi went a step further.
https://m.gsmarena.com/xiaomi_mi_9_...have_a_special_7p_f_147_camera-news-35616.php

gsmarena_002.jpg
Excelente! Uma chapada de luva branca para os que dizem que a Xiaomi não aposta na fotografia dos seus equipamentos :)
 
Excelente! Uma chapada de luva branca para os que dizem que a Xiaomi não aposta na fotografia dos seus equipamentos :)
E não apostava, para conseguir os preços que sempre fez sem reduzir na performance teve que fazer escolhas, e a fotografia era um ponto onde poderiam poupar, não existe milagres.
Neste momento muita coisa começa a mudar, desde a separação da marca Redmi relativamente á marca Xiaomi passando pelo aumento de preços, entre outras...
Agora, que é facto adquirido que a fotografia é um dos pontos mais importantes para quem adquire um Smartphone, há que mudar estratégias para dar aquilo que os clientes querem sem afectar muito os preços e manter as vendas, daí talvez a necessidade de transformar um modelo "Redmi" numa marca, ficando encarregue com toda uma gama de smartphones com excelente rácio preço/qualidade, focando a marca Xiaomi em voos mais altos mantendo os valores concorrenciais relativamente á concorrência.
Estou encantado com esta Xiaomi e gostaria seriamente de experimentar a MUI, possivelmente não será assim tão má relativamente ao Android puro.
Tenho um OnePlus 5T que continua a ser uma excelente máquina, mas desde o update para o Android 9 que o software já teve melhores dias, e esta câmara não está á altura do equipamento em questão.
 
Isso vamos descobrir é depois no software.
Certo, sem dúvida é importante, mas começa tudo já com a aposta num bom hardware, com um sensor fraco não há software que faça milagres. E claro que o inverso também se aplica. Mas a aposta está cada vez mais lá, penso que disso não há dúvida, há um caminho a percorrer sem dúvida, mas penso que a Xiaomi está no bom caminho :)
 
Pelos testes, que valem o que valem.

A câmara continua a precisar de melhoramentos.

No entanto, com o gcam e tudo mais, fica no ponto. :p
Qualquer câmara vai continuar a precisar de melhoramentos..

Acho que o exercício está a ser mal feito. Deviam era estar a postar na thread do Galaxy S10, iPhone XS Max e perguntar porque é que pelo dobro do preço a diferença face ao Mi 9 é quase imperceptível.
 
Não percebo muito (nada) de fotografia, mas isto pode mitigar a ausência de OIS? https://www.gizchina.com/2019/02/17/mi-9-closed-loop-motor-explained/
Esta tecnologia é exclusiva dos smartphones, não existe na fotografia a sério.
De qualquer maneira, parece-me que ela interfere com a estabilização óptica de imagem para conseguir um foco mais rápido, mas pergunto eu, os smartphones não focam suficientemente rápido? Resumindo, não acho que a ausência do OIS não tem a ver com esta tecnologia mas antes com a do facto de ter um sensor maior (não só em pixels mas também em tamanho físico), o que obriga a ter uma lente maior também, e se tivesse OIS teria provavelmente de usar mais espaço do que com um sensor de 12mp nativo.
Continuo a achar ridículo, preferia que o smartphone (este e muitos outros) fosse mais espesso e tivesse uma bateria maior e mais espaço para outras coisas como o OIS, por exemplo. O Mate 20 Pro tem um sensor semelhante (talvez igual) e também não tem OIS.
Tenho um amigo meu que tem um e eu estive a fazer uns testes, incluindo a fotografar em raw, e claramente o resultado em jpeg é muito inferior áquilo que se obteria com um processamento de imagem melhor. O Mi9 padece do mesmo problema, o processmento da câmara deixa muito a desejar...

Explica me lá com que base dizes isso, já que até passas te pelo tópico do RN7 para dizer que o mesmo tirava melhores fotos que o mi9.

O DXO deu uma pontuação de 107 salvo erro á câmara do mi9 e tu dizes baseado num site onde nem sequer alojaram as fotos, que o Rn7 é melhor.
Não levem a DxOMark demasiado a sério. Os gajos eram bons quando faziam testes a sério para câmaras DSLR mas faziam-no a partir dos ficheiros em formato raw. Nos smartphones fazem-no a partir do jpeg e aí entre muito em jogo o processamento de imagem do smartphone.
Há muita coisa ali que não é tão científica como muita gente acha e há resultados que não se compreendem, para além da pontuação ser estranha, no mínimo. Por exemplo, quem já usou e fez "pixel peeping" num Pixel 2 ou 3 vê claramente que o resultado final é muito superior ao do Mate 20 Pro, mas, por alguma razão, a DxO Mark mete o Mate 20 Pro bem acima.
Eu, como fotógrafo entusiasta, e editor de imagem profissional, já comparei jpegs e raws de ambos os smartphones e o Mate 20 Pro será melhor apenas quando se fotografa em raw. O processamento de imagem é mau, ao contrário do que se diz por aí.
Se quiserem até publico aqui uma amostra de uma foto tirada em jpeg e raw, com o raw editado por mim, e vão ver que o resultado final é da água para o vinho, em favor do raw editado. Já com as fotos do Pixel é bem mais complicado tentar igualar o processamento deles.
Ou seja, isto tudo para dizer que não devem olhar para os resultados da DxOMark como sendo o site cuja verdade sobre a qualidade de um smartphone, no que toca à câmara, é absoluta. É a verdade deles, há outras verdades e melhor que isso, é verem os ficheiros de vários smartphones e compararem vocês mesmos...
 
Última edição pelo moderador:
Não levem a DxOMark demasiado a sério. Os gajos eram bons quando faziam testes a sério para câmaras DSLR mas faziam-no a partir dos ficheiros em formato raw. Nos smartphones fazem-no a partir do jpeg e aí entre muito em jogo o processamento de imagem do smartphone.
Há muita coisa ali que não é tão científica como muita gente acha e há resultados que não se compreendem, para além da pontuação ser estranha, no mínimo. Por exemplo, quem já usou e fez "pixel peeping" num Pixel 2 ou 3 vê claramente que o resultado final é muito superior ao do Mate 20 Pro, mas, por alguma razão, a DxO Mark mete o Mate 20 Pro bem acima.
Eu, como fotógrafo entusiasta, e editor de imagem profissional, já comparei jpegs e raws de ambos os smartphones e o Mate 20 Pro será melhor apenas quando se fotografa em raw. O processamento de imagem é mau, ao contrário do que se diz por aí.
Se quiserem até publico aqui uma amostra de uma foto tirada em jpeg e raw, com o raw editado por mim, e vão ver que o resultado final é da água para o vinho, em favor do raw editado. Já com as fotos do Pixel é bem mais complicado tentar igualar o processamento deles.
Ou seja, isto tudo para dizer que não devem olhar para os resultados da DxOMark como sendo o site cuja verdade sobre a qualidade de um smartphone, no que toca à câmara, é absoluta. É a verdade deles, há outras verdades e melhor que isso, é verem os ficheiros de vários smartphones e compararem vocês mesmos...
Não invalida o que disse

Melhor levar em conta a review da Gsm

Já todos sabemos que a DXO gosta de meter água às vezes, mas não deixa de ser referência, assim como nós estamos nos a "cag..." Para o antutu mas usamos como referência.
 
Desculpem a pergunta de novato das câmeras, mas o estabilizador optico de imagem é uma questão de hardware ou é algo que possa ser corrigido/implementado com patch de software?
Se é óptico, é hardware. Basicamente, um sistema de estabilização óptico usa sensores para detectar movimentos do smartphone e compensa, mexendo o conjunto do sensor e lente para o lado contrário.
O sistema de estabilização de imagem eletrónico EIS tem a mesma ciência mas só se aplica ao vídeo e como não há partes móveis, o sistema faz um "crop" na imagem e vai usando mais pixeis de um lado ou de outro do sensor para compensar o movimento do smartphone. O problema é que como é uma coisa que tem de ser feita em tempo real, exige muito do processador e acaba por ter um resultado muito inferior ao do sistema óptico, notando-se normalmente distorção nos cantos e efeitos marados. O EIS difere de marca para marca, mas ainda está longe de poder ser equiparado ao OIS. Em fotografia normal não há EIS, ou se houver, a resolução final vai ser menor do que a resolução do sensor...

Não invalida o que disse

Melhor levar em conta a review da Gsm

Já todos sabemos que a DXO gosta de meter água às vezes, mas não deixa de ser referência, assim como nós estamos nos a "cag..." Para o antutu mas usamos como referência.

Pessoalmente dou muito mais valor ás reviews da GSM Arena do que da DxO Mark, precisamente porque eles colocam lado a lado os smartphones e tu podes ver a diferença entre ambos e escolher. Há quem prefira a textura mais artificial e com menos detalhe da Huawei, eu cá prefiro a do Pixel (embora não tenha nenhum) porque tem mais detalhe embora mais ruído luminoso, mas a textura é mais natural. A nível de ruído cromático a Google dá 10-0 a qualquer marca.

Isso vamos descobrir é depois no software.
Verdade! Não é só colocar lá uma porrada de sensores e lentes e depois descurar a coisa mais importante que é o processamento de imagem.
A Google é o melhor exemplo disso.
 
Última edição pelo moderador:

Estás a querer relativizar coisas que não têm comparação.

A Mali sempre foi 'inferior' à Adreno. No entanto, não é perceptível para as apps de hoje em dia/jogos.

Fora que o SD855 também anda pelos S10+, dependendo da região.

Se formos por aí, o single core do Exynos também pulvariza o SD855 ficando a um niquinho do A12 Bionic.
 
Estás a querer relativizar coisas que não têm comparação.

A Mali sempre foi 'inferior' à Adreno. No entanto, não é perceptível para as apps de hoje em dia/jogos.

Fora que o SD855 também anda pelos S10+, dependendo da região.

Se formos por aí, o single core do Exynos também pulvariza o SD855 ficando a um niquinho do A12 Bionic.

Eu estou a querer relativizar? Eu escrevi "Para quem gosta de benchmarks". Não dei sequer a minha opinião. You are reading too much into it.
 
Não levem a DxOMark demasiado a sério. Os gajos eram bons quando faziam testes a sério para câmaras DSLR mas faziam-no a partir dos ficheiros em formato raw. Nos smartphones fazem-no a partir do jpeg e aí entre muito em jogo o processamento de imagem do smartphone.
Há muita coisa ali que não é tão científica como muita gente acha e há resultados que não se compreendem, para além da pontuação ser estranha, no mínimo. Por exemplo, quem já usou e fez "pixel peeping" num Pixel 2 ou 3 vê claramente que o resultado final é muito superior ao do Mate 20 Pro, mas, por alguma razão, a DxO Mark mete o Mate 20 Pro bem acima.
Eu, como fotógrafo entusiasta, e editor de imagem profissional, já comparei jpegs e raws de ambos os smartphones e o Mate 20 Pro será melhor apenas quando se fotografa em raw. O processamento de imagem é mau, ao contrário do que se diz por aí.
Se quiserem até publico aqui uma amostra de uma foto tirada em jpeg e raw, com o raw editado por mim, e vão ver que o resultado final é da água para o vinho, em favor do raw editado. Já com as fotos do Pixel é bem mais complicado tentar igualar o processamento deles.
Ou seja, isto tudo para dizer que não devem olhar para os resultados da DxOMark como sendo o site cuja verdade sobre a qualidade de um smartphone, no que toca à câmara, é absoluta. É a verdade deles, há outras verdades e melhor que isso, é verem os ficheiros de vários smartphones e compararem vocês mesmos...
posta la esses samples, fiquei curioso. talvez seja melhor no topico do mate 20
 
posta la esses samples, fiquei curioso. talvez seja melhor no topico do mate 20
Vou fazê-lo. Aqui já andava muito no off-topic.

Só por curiosidade, quando alguém tiver em mãos um Mi9, pode tirar umas fotos em raw+jpeg e colocar aqui as mesmas para eu poder editar e vermos a diferença entre o potencial do sensor e o processamento da app da Xiaomi?
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo