Zoom "extremo" em fotos como mostram os filmes

@angelofwisdom

claro que com determinados limites, mas é possível

;)

seja como for, é um grande avanço ter um algorítmo que te dá 3 ou 4 hipóteses, em vez de nenhuma. Não é que eu veja CSI, portanto não posso dizer se é assim ou não na série... mas conseguir especificar um resultado; se não for possível na realidade, também não andará assim muito longe disso. Certamente agências do género do FBI terão tecnologias deste e de outros tipos sobre as quais nunca ouvimos falar... Quer dizer, tudo isto são especulações a partir do momento em que não conhecemos tudo... mas acho que é possível, estou convicto :)
 
Neste momento, podes estar certo. Mas eu estava a dizer que a evolução das digitais pode torná-las superiores às analógicas, portanto se o único problema é a profundidade de cor, acredito que isso possa ser "contornado" num futuro próximo :)
Aquilo a que eu me referia é... existe alguma coisa que as câmaras analógicas tenham que seja mesmo impossível as digitais virem a ter? O facto de as analógicas trabalharem directamente com o "mundo real", e as digitais o transformarem em pontos é que me fez sempre pensar que as analógicas seriam eternamente superiores às digitais. Mas se as analógicas têm, no fundo, os pixeis à sua maneira, então estão ao mesmo nível de capacidade. Apenas ainda não temos tecnologia para elevar as digitais à qualidade das analógicas.

@ bluei16_, tenho de concordar com o ruimoura quando ele diz que isso é outra história. Repara, quando tiram uma foto a um indivíduo, e a cara deste apenas ocupa, imagina, 30x30 pixels, podes saber que é uma pessoa, mas se sou eu ou és tu, não dá para distinguir. Claro que formos os únicos suspeitos, podem arranjar forma de descobrir qual de nós é. Mas não é possível fazer um enhance suficientemente bom para devolver a face perceptível.
E, numa matrícula, há caracteres que podem ser facilmente confundidos com outros. O 3, o 8 e o B, o I e o 1. Se uma matrícula for 31-31-BI, eles até podem ler 81-BI-31 ou BI-31-81, porque tendo em conta a qualidade da imagem, a informação disponível pode ser demasiado ambígua para uma correcta interpretação.

(duas notas: tudo o que disse aqui é da minha opinião pessoal, e eu tenho usado o termo "câmaras analógicas" sem saber se é o termo correcto ou não. Se não for, agradeço que me corrijam :) )
Há outras vantagens e não te posso garantir que num futuro o que hoje não é possivel passe a ser. Por exemplo, nas analógicas nao tens controlo de brancos... Mas num futuro as digitais podem tb nao precisar. A partir do momento que passas para o digital tens um limite, podem haver situações em que, por nao haver esse limite, o analógico consiga mostrar o que queres e o digital não.
É como no som. Tu mal consegues distinguir um som a 44.1kHz para um a 96kHz, por exemplo. Mas se as gravações fossem feitas a 44.1, onde supostamente já não notas diferença, o resultado final ia ser uma b****. Percebes a ideia? Agora saber onde pára a tencnologia...

Cumps
 
A grande diferença entre imagens captadas com camaras analogicas (filme), e digitais (pixels), está na profundidade de cor,(como ja foi aqui dito), e na definiçao e promenor dos meios tons.

Falando de uma forma não tão tecnica, mas explicita:

O filme consegue registar mais promenores e produndidade de cor, devido ao facto de se usar material fotosensivel,(hologenetos de prata), com maior sensibilidade á luz e de reduzidas dimenções, o (grão).

Estou ciente, num futuro próximo, e com os avanços da tecnologia, as imagens captadas em pixels, irão ter as mesmas carecteristicas que as imagens captadas em filme.

Não concordo com o que disse o Joeljunior, "nas analógicas nao tens controlo de brancos...".

- O branco em fotografia é a Luz !
Logo, para se conseguir boas imagens tem-se de exercer um bom controle da luz, na exposição e profundidade de côr.

Aliás, mesmo nas camaras digitias, para se conseguir boas imagens, terá de haver um bom controle de exposição.

Seja na fotografia convencional ou digital, a Luz, será sempre a matéria prima do fotófrafo :)

Entre a ficção, produção de efeitos e montagem nas séries do CSI, acredito que exista software para a manipulação de imagens, que nós não conhecemos.

O mesmo acontece com software, que nunca vem para o mercado e que é inventado e fabricado por encomenda por estudios de cinema, para a realização de determinados filmes.

Um ABC :)
 
A grande diferença entre imagens captadas com camaras analogicas (filme), e digitais (pixels), está na profundidade de cor,(como ja foi aqui dito), e na definiçao e promenor dos meios tons.

Falando de uma forma não tão tecnica, mas explicita:

O filme consegue registar mais promenores e produndidade de cor, devido ao facto de se usar material fotosensivel,(hologenetos de prata), com maior sensibilidade á luz e de reduzidas dimenções, o (grão).

Estou ciente, num futuro próximo, e com os avanços da tecnologia, as imagens captadas em pixels, irão ter as mesmas carecteristicas que as imagens captadas em filme.

Não concordo com o que disse o Joeljunior, "nas analógicas nao tens controlo de brancos...".

- O branco em fotografia é a Luz !
Logo, para se conseguir boas imagens tem-se de exercer um bom controle da luz, na exposição e profundidade de côr.

Aliás, mesmo nas camaras digitias, para se conseguir boas imagens, terá de haver um bom controle de exposição.

Seja na fotografia convencional ou digital, a Luz, será sempre a matéria prima do fotófrafo :)

Entre a ficção, produção de efeitos e montagem nas séries do CSI, acredito que exista software para a manipulação de imagens, que nós não conhecemos.

O mesmo acontece com software, que nunca vem para o mercado e que é inventado e fabricado por encomenda por estudios de cinema, para a realização de determinados filmes.

Um ABC :)
Estás a dizer-me que uma fotografia fica mais "amarela" ou mais "azul" consoante a abertura e velocidade que usas? Hm...
 
Eu acho que o controlo dos bancos, em analógico é um problema que não existe. Só depende da qualidade do filme. Mas eu não percebo muito disto.
 
Eu acho que o controlo dos bancos, em analógico é um problema que não existe. Só depende da qualidade do filme. Mas eu não percebo muito disto.
Exacto, é uma coisa que varia com o filme mas nada que se compare com um CCD... Foi só um exemplo mas de qualquer maneira jamais varia com a entrada de luz ou com a velocidade.

Cumps
 
Errado!!!

O controle dos brancos em analógico é um problema a resolver e que existe!

Aliás existe também no digital ( já o disse atrás)!

No filme, varia do tipo de filme a usar: luz do dia ou tugstenio

E estás errado Noeljunior!
- Varia também com a entrada da luz e velocidade! E isto aplica-se, seja no convencional ou digital!

Exemplo: Se aumentar o valor de diafragma/e reduzir o obturador, ou reduzir o diafragma e aumentar o obturador, de uma exposição considerada "correta", o branco fica mais cinzento, e o filme ou o CCD, subexposto!
(entendeste mal, quando perguntavas, no tópico atrás se ficava mais amarelo ou azul)

Aconse-lho a leres os métodos e a técnica do grande mestre, Ansel Adams :)
 
Não sei ao que chamas controlo de brancos mas para mim, e muita gente, controlo de brancos é deixar o branco mais branco. Portanto tem a ver com a fotografia ficar mais "amarela" ou mais "azul" e não mais cinzenta.
 
Última edição:
Não sei ao que chamas controlo de brancos mas para mim, e muita gente, controlo de brancos é deixar o branco mais branco. Portanto tem a ver com a fotografia ficar mais "amarela" ou mais "azul" e não mais cinzenta.

Tens razão... aplica-se a toda e qualquer cor... até ao cinzento... regular os brancos é simplemente o que o nome indica, não percebo qual é a confusão... cor de rosas e verdinhos e afins incluidos :rolleyes:
 
A teoria do balanço de brancos acenta no facto de se se acertar o branco as outras cores ficam correctas.

O branco funciona como uma bússola. Se se souber onde se está o resto é fácil.

Por isso é que há pessoal que faz o balanço de brancos com o famoso cinzento Kodak. É uma referência.
 
Back
Topo