zyThuM

No geral estão todas boas mas a #2 está mesmo muito boa!

As várias linhas diagonais, a pose do tipo, o contraste entre os brancos e os pretos, muito bom mesmo. Grande momento.
 
Obrigado @APedro.

A #2 é mesmo daquelas que quando se vê a oportunidade não há como aproveitar. Também gostei bastante do resultado final.

Vão mais duas de hoje. Como esteve sol foi de passar umas horas na relva de papo para o ar, com a camera ao lado e de vez em quando apontar para cima.

1:


2:
 
Como o Apedro referiu a lines and layers está fantástica, enquadramento 5*, a cereja no topo do bolo é aquela bicicleta a passar.
 
Pescar é como tirar fotografias. Um jogo de paciência, o pescador espera pacientemente pelo o momento em que o peixe morde o isco, o fotógrafo espera pacientemente pelo o momento em que tudo esteja no seu devido lugar.
O pescador tem muito mais sucesso que o fotógrafo.

1:
 
Hoje foi dia de dar uma volta e de tirar umas fotos. Por aqui é um f-d-s prolongado, espero poder tirar mais umas fotos nos próximos dias.
As fotos têm registos diferentes e não tem necessariamente nada a ver uma com as outras, a única coisa em comum é terem sido tiradas no mesmo local, com menos de algumas centenas de metros entre elas.

1:


2:


3:


4:
 
Gostei particularmente da primeira e da última.
A primeira não sendo perfeita tecnicamente, capta um momento caricato que torna a foto interessante.
 
Eh eh.
Aqui também estou de fim de semana prolongado.
Também aproveitei para ir passear e fui até Thun (e às grutas de Beatus).

Se o dia aí estiver tão bom como está aqui, acho que devias ter aproveitado a cor.

Mas gosto das fotos.
Na primeira falta um nadinha de espaço antes da bicicleta do senhor, e a terceira parece meia descompensada (brancos muito fortes em relação aos pretos).

Cumps
 
Obrigado @MylleZ.

Por acaso na altura da edição das fotos tive essas duvidas. Por exemplo no senhor da bicicleta decidi fazer um mini crop para endireitar as linhas e por consequência cortou um bocado da bicicleta. Na da estátua se calhar nem devia ter feito nada e deixado como saiu da camera.

Aqui vão as novas versões.

1:


2:
 
Gostei muito da segunda, a miúda parece estar a levitar :).
A terceira também está interessante, com o homem quase a fazer pose.
 
Obrigado pelo comentário @schon.

Aqui vão umas fotos deste f-d-s. As primeiras a P&B e as outras a cores. Ultimamente tenho tirado mais fotos a cores, talvez por estar mais sol e a natureza estar mais colorida ;)

1:


2:


3:


4:
 
Boas @zyThuM ! Se me permites uma crítica: penso que quando fazes o enquadramento do/s motivo/s para a foto, estás a seguir o que a tua visão te leva a fazer, o que te parece "belo", mas talvez se seguires a regra dos terços, consigas melhorar a atractividade de algumas das tuas composições. Penso que o nosso olhar não acha atractivo um motivo no centro da imagem, prefere mais para cima ou mais para baixo, e preferencialmente nos terços (próximo dos pontos de cruzamento de linhas na regra dos terços ou nos pontos). Deixa cá pegar nas tuas fotos e dar o exemplo do crop que faria no caso de já ter a foto, pois a foto sair já assim, mais "correcta", no terreno/momento que tiras a foto, parece-me sempre melhor.

Então de estas:




Para estas (fiz rapidamente no Paint no intervalo do trabalho, não vou ao pormenor):

Eu não cortava atrás do cavalo, pois este está virado para a esquerda e a imagem precisa de espaço para "respirar". Ainda se apanha um pouco da parte alta da onda, o pote de "barro" na areia, uma treta qualquer no canto inferior direito que se devia fazer algo em PP ou um crop mais ainda a cortar (mas depois fica muito perto da cauda), o ceu não tem interesse é mostrar um pouco para dizer que lá está, e pronto. Está na foto apenas o que interessa e espaço para o motivo respirar.

FOhD2I5.png


Ficou apenas um pouco de relva a dizer apenas que ela está lá, o sinal penso também que não é necessário mostrar todo, pois fazer isso não adiciona interesse, percebe-se o que é, o céu tem nuvens deixa-se mais um pouco, até para ajudar nos terços. Parece-me mais equilibrada, apesar das poucas alterações.

iDy0fqc.jpg


O mesmo nesta foto, está o que interessa. Não acho necessário mostrar tanto chão, nem tanto ceu, não adicionam interesse à imagem, cortei um pouco do lado direito. Ficou com mais impacto, parece-me.

FPUTVFx.png


Igual, cortei por baixo, não é preciso tanto chão, vai só até mostrar completamente a protecção do pedal da bicicleta, coloquei o motivo mais nos terços, mais para baixo na foto e mais equilibrado ao olhar, e nesta versão cortei ainda do lado direito de modo a encaixar bem no terço, e dar um ar mais fechado, intimista e concentrado à foto. Tudo o que ficou é porque interessa. Correcção: Agora, antes de enviar a mensagem, voltei a conferir todas e a tua foto neste caso está bastante aceitável, o meu corte no chão foi extremista pois a tijoleira no chão dá a sua graça à imagem, e penso que deveria mostrar um pouco da tijoleira para dizer que ela está lá e adiciona interesse, mas demasiado também não pois esta é padrão único e também preciso de puxar o motivo principal mais para baixo na foto, de modo a descentraliza-lo e equilibrar a foto.

maaMjRl.png


Nesta deixei o que cortei na anterior do lado direito, o "arbusto", e já da um ar mais amplo e aberto à foto, mostra mais do campo, o que confere uma maior dimensão visual à foto, com mais espaço para o motivo principal "respirar", assim como o nosso olhar.

2nGKZiA.png


Naturalmente, está é apenas a minha opinião e visão das coisas e espere que ajude pelo menos a reflectires um pouco o enquadramento :P
 
Olá @mdiogofs. Obrigado pelo tempo que dedicaste a estudar as fotos e propor e a explicar novas abordagens. É uma boa maneira de aprendermos e partilharmos diferentes maneiras de olhar para uma mesma foto.

Concordo contigo que há momentos que é dificil compor as fotos como queremos. Ainda mais para este tipo de fotografia em que um dado momento não se volta a repetir. Isso limita o espaço fisico e temporal em que a foto pode ser tirada.

Dado isso, acho que posso afirmar que compor uma foto é um dos grandes desafios em fotografia. Existem vários métodos para ajudar os fotógrafos nas composições. Uma das mais conhecidas é a que tu referiste a regra dos terços. Para ser sincero acho este método um bocado overrated e até acho que é um bocado limitadora. Pode ser util para algumas situações mas não para todo tipo de fotografia. Existe um bom artigo sobre isso, e vai ao encontro daquilo que quero dizer:
https://petapixel.com/2016/01/30/10-myths-about-the-rule-of-thirds/

Normalmente quando componho uma foto - para além do sujeito principal, composição, balanço, ect - tento fazer de uma maneira em que haja um fio condutor em que existe mais do que parece à primeira vista. Gosto também de acrescentar texturas, linhas, etc.
Um aspecto bastante importante que cumpro sempre é manter sempre o mesmo aspect ratio. Lá está há alturas que podia ter cortado um bocado mais à direita, ou à esquerda, ou em cima, ou em baixo, mas ao fazer isso vou comprometer o aspect ratio da foto. Os crops que fizeste não respeitam o aspect ratio.

Concluindo, é engraçado quando saimos com outros fotografos, uns mais experientes outros menos experientes, maior parte das vezes mesmo estando a tirar a foto no mesmo sitio e à mesma coisa saiem fotos completamente diferentes. Todos temos uma maneira de olhar e é isso que faz a fotografia tão interessante.
 
Back
Topo