Ecossistema Apple

Usas todo o ecossistema da Apple?

  • Sim, todo o hardware e software/serviços são Apple

    Votes: 23 24,7%
  • Não, mas desejo usar na totalidade

    Votes: 13 14,0%
  • Não, o hardware é Apple mas uso software/serviços de outros fornecedores

    Votes: 27 29,0%
  • Não, prefiro ter tudo dividido entre vários fornecedores

    Votes: 30 32,3%

  • Total voters
    93

Plenton

Power Member
Boa tarde a todos,

Criei este tópico com o objetivo de discutirmos um pouco a cerca do ecossistema Apple!

A parte visivel já todos partilhamos um pouco aqui no forum, mas e o que dizer do conjunto como um todo?
Usam todo o ecossistema Apple? Isto é, usam as ferramentas/serviços de Office da Apple (Pages, Numbers, etc), o iCloud como nuvem, emails iCloud, Keychain, Notas, Calendário? Ou dependem ainda de ferramentas como as da Microsoft e Google, entre outras?
Quais as vantagens que têm encontrado numa ou outra opção?

Cada vez tenho pensado mais em migrar absolutamente tudo para o ecossistema Apple.
Cada vez mais se vê um esforço em proteger os nossos dados, e coisas tão simples como a privacidade nos emails agora anunciado no iOS 15, leva-me a pensar em deixar de usar ferramentas para consultar o email que não seja da Apple.
Faz sentido este pensamento? Mais alguém com a mesma vontade?

Por aqui ainda dependo de outras ferramentas, nomeadamente:
- Google para email, calendário e contactos. Além disso para inumeros logins em paginas online
- Microsoft para Office e Onedrive
- Bitwarden para gestão de passwords
 
Eu gosto de um ecossistema entre sistemas :)

"Depender" de apenas uma empresa de tecnologia, para mim, é monótono e é não aproveitar o melhor em muitos casos.

Espero continuar a usar Apple, Google, Microsoft, Amazon e muitas outras (não gigantes), e nacionais se possível.
 
Não creio que uma única entidade possa representar o supra-sumo em tudo o que toca. Certamente que a Apple tem uma enorme quantidade de produtos e serviços muito bem conseguidos, altamente simbióticos, aliados a uma integração especialmente focada em manter uma clara distinção entre dispositivos tornando-os inter-complementares.

Naturalmente que ao fim do dia existirá concorrência com este ou aquele aspecto interessantes. Não invalida que não possas desfrutar do que o ecossistema da Apple tem para oferecer. Tudo o resto, por mais difícil que possa parecer justificar incluir esta ou aquela opções externas, cabe-te a ti pesar se valem a pena.
 
Não utilizo todos os serviços Apple porque tenho um desktop com Windows 10.

Telemóvel + Portátil + Relógio + Auriculares sem fios da Apple.
Serviços utilizados: sincronização de contactos, calendário, notas, lembretes, fotografias, mapas, saúde (fitness), iMessage, iCloud plano familiar.

Não utilizo:
- Safari: Não existe para Windows 10 por isso uso o Chrome em todos os dispositivos.
- Apple Music: não suporta handoff e a interface para o meu desktop com Windows 10 é muito pobre. Utilizo Spotify, plano familiar.
- iCloud Drive: Embora tenha plano de iCloud com muita capacidade (200GB), prefiro usar Google Drive. O motivo é porque a ferramenta iCloud Drive para o Windows 10 não funciona bem (problemas de sincronização). Tenho o plano Google de 15 GB que chega para os ficheiros que necessito de partilhar entre dispositivos.
- Pages, Numbers, Keynote: sempre usei Office e não tenho planos de mudar.
- Gestor de passwords: não uso, por opção.
- Apple Pay: Tenho a opção de adicionar o cartão de débito porque o meu banco já é suportado mas não o fiz porque acho que ainda não se justifica para o uso que ia ter.
- Não tenho qualquer serviço de streaming de video. Neste aspecto só tenho uma Nvidia Shield Pro para aceder à biblioteca Plex.
 
Última edição:
Também não utilizo todos os serviços da Apple.
Para uso pessoal tenho macOS mas atualmente trabalho em ambiente Windows. Office é a minha opção para trabalhar documentos.

Browser -
Uso principalmente o Safari no macos, uma questão de melhor sync entre Mac e iPhone e o gestor de passwords da Apple .
Uso chrome no Windows mas com as extensões da iCloud sincroniza bem tudo entre Safari - chrome (incluindo passwords)

Gosto do gestor de password e já que tenho produtos da Apple poupo nesse sentido do que adquirir outro gestor, este funciona perfeito para a minha utilização , como por exemplo 1password. E as novidades nesta área que parece que vão chegar ainda me fazem manter assim. Por enquanto ainda uso o Authenticator da Google, mas pelos vistos a Apple irá ter algo semelhante, aí deixarei o Google.

Musica- Continuo a usar o Spotify… experimentei Apple Music mas senti imediatamente falta do handoff.. por enquanto mantenho Spotify.

Cloud- nao pago nenhuma, uso gdrive (15gb), OneDrive (1tb) e iCloud (5gb)…

Fotos- até então era Google photos… possivelmente aqui irei migrar para a Amazon, uma vez que é o que tem a oferta mais vantajosa para mim neste momento…

Não tenho Apple Arcade, e Apple TV+ tenho até a promo acabar, depois não tenho intenção de a manter… já tenho Amazon prime e Netflix.

pagamentos- Uso bastante Apple Pay, gosto muito. Então pagamentos nfc através do Apple Watch é uma comodidade muito boa.

Mapas- Google Maps, ainda não testei devidamente o Apple Maps, provavelmente já deve estar bem melhor, mas como o Google Maps é tão completo, nem mudei ainda.

Uso também o lembretes e notas da Apple.

não sei se no futuro não subscreverei Apple one ou apenas os 50gb de iCloud… o iCloud+ Pareceu me muito bom e é algo que queria ter.
 
Obrigado pela participação pessoal! ;)

@gif e @cuiver concordo convosco no sentido de perder os avanços tecnológicos das várias empresas.
Basta o exemplo do Office da Microsoft, que é muitíssimo superior ao da Apple. Eu uso-o e também não sei se algum dia serei capaz de trocar.

Agora, sou o único a sentir desconforto por ter as minhas informações espalhadas pelas várias empresas? Pegando no exemplo do Office, nem sequer uso a cloud e é totalmente offline.
Mas a ideia de ter as passwords gravadas em 1 ou 2 sítios, depois as fotos noutro, os ficheiros noutro, o meu calendário noutro lado...
Se calhar é apenas ideia minha e estou a exagerar. Mas concentrar o nosso uso em 1 empresa (em especial sendo de confiança como a Apple aparenta ser) dá alguma tranquilidade

@fakemeta e @serj_tankian obrigado pela vossa descrição detalhada.
Também tenho PC windows e sinto pena do Safari ter sido descontinuado. Até que tenha um Mac (a esposa já tem, eu ainda não tive coragem de trocar :D ) tenho usado o Edge.
Mas é chato não ter histórico e favoritos partilhados entre o PC e o iPad/iPhone.
 
Mas é chato não ter histórico e favoritos partilhados entre o PC e o iPad/iPhone.
A solução que uso no pc windows é instalares o icloud para windows:
https://support.apple.com/pt-pt/HT201391

Sincroniza-me os favoritos e tenho acesso às passwords guardadas na keychain. Mas penso que por enquanto as extensões só existem para chrome, com o edge não sei se funcionará.
as extensões:
password
https://chrome.google.com/webstore/detail/icloud-passwords/pejdijmoenmkgeppbflobdenhhabjlaj?hl=pt-PT
marcadores
https://chrome.google.com/webstore/detail/icloud-bookmarks/fkepacicchenbjecpbpbclokcabebhah?hl=pt-PT
 
A solução que uso no pc windows é instalares o icloud para windows:
https://support.apple.com/pt-pt/HT201391

Sincroniza-me os favoritos e tenho acesso às passwords guardadas na keychain. Mas penso que por enquanto as extensões só existem para chrome, com o edge não sei se funcionará.
as extensões:
password
https://chrome.google.com/webstore/detail/icloud-passwords/pejdijmoenmkgeppbflobdenhhabjlaj?hl=pt-PT
marcadores
https://chrome.google.com/webstore/detail/icloud-bookmarks/fkepacicchenbjecpbpbclokcabebhah?hl=pt-PT
Bem lembrado! Prefiro o Firefox e também funciona lá, acho que vou alterar para sincronizar marcadores.
Mas lá está, não gosto de andar com estes remendos. Era preferível simplesmente ter um Mac e/ou usar o Safari
 
Agora, sou o único a sentir desconforto por ter as minhas informações espalhadas pelas várias empresas? Pegando no exemplo do Office, nem sequer uso a cloud e é totalmente offline.
Mas a ideia de ter as passwords gravadas em 1 ou 2 sítios, depois as fotos noutro, os ficheiros noutro, o meu calendário noutro lado...
Se calhar é apenas ideia minha e estou a exagerar. Mas concentrar o nosso uso em 1 empresa (em especial sendo de confiança como a Apple aparenta ser) dá alguma tranquilidade.
Partilhar todas as informações a uma única empresa...

Ou partilhar uma única informação distinta a diferentes empresas...

É uma questão de perspectiva. Ou de (sensação de) confiança.
 
Sendo utilizador iPhone à mais de 10 anos, comprei o meu primeiro Mac esta semana (Air M1) e estou a gostar da experiência, salvo uma ou outra questão que tenho que resolver.
Não migrarei de certeza para o ecossistema Apple, porque o Windows ainda tem algumas vantagens (jogos, algum software etc...).
 
Sendo utilizador iPhone à mais de 10 anos, comprei o meu primeiro Mac esta semana (Air M1) e estou a gostar da experiência, salvo uma ou outra questão que tenho que resolver.
Não migrarei de certeza para o ecossistema Apple, porque o Windows ainda tem algumas vantagens (jogos, algum software etc...).
Quais questões? Só por curiosidade.
 
Sendo utilizador Windows desde sempre, até um simples copy/paste tive que ir ler como se faz, fazer um print screen idem etc...
Não é problema do Mac, é apenas a minha inexperiência a transparecer.:o
 
Sendo utilizador Windows desde sempre, até um simples copy/paste tive que ir ler como se faz, fazer um print screen idem etc...
Não é problema do Mac, é apenas a minha inexperiência a transparecer.:o

shift-cmd-3.

É normal o período de adaptação. Há alguns meses tive que ver como poderia fazer o screen record/video no Windows … foi bem mais mais complicado do que fazer shift-cmd-5 no macOS.
 
Já agora, o Marques tem um video sobre o tema, já com uns anos mas continua atual:


Tanto a MS como a Google fazem tanto ou mais devices para o seu ecossistema … so não são tão bons na integração porque não têm que marcar a diferença por essa via … isto é … podem não ter uma boa integração, não oferecer performance XPTO mas as pessoas compram á mesma devido a outros factores … A Apple se não tiver isto “ninguém” compraria.
 
@Plenton

Já passei por essas indecisões que estás a passar... li bastante, coloquei várias questões em fóruns e acabei por tomar a decisão sozinho. A maior parte das questões só tu podes responder, e decidas o que decides vai sempre ter vantagens e desvantagens.

Sou utilizador de iPhone há alguns anos, iPad, Apple Watch, AirPods, HomePods, Apple TV 4K completam o ecossistema... e no inicio deste ano adicionei o meu primeiro Mac, mais especificamente, o Mac mini M1. Tenho também um portátil windows que uso exclusivamente para trabalho.

Em termos de serviços, uso iCloud Mail, Calendário, Lembretes, Notas, Fotos, Apple Music, Apple TV+, iCloud Drive, iMessage e até Pages e Numbers, tudo isto a nível pessoal. Em termos de trabalho uso todos os serviços da Microsoft que a empresa fornece.

Uso quase todas as aplicações nativas da Apple tanto no Mac como no iPhone porque fazem o que preciso e no meu entender melhor que os outros. A integração do Safari com o iOS é muito superior que a concorrência, a integração do Apple Music e do Apple Podcasts no iOS é muito superior que a concorrência (não percebo muito bem as queixas de o Apple Music não ter Handoff), as aplicações do iWork são suficientemente boas para uso pessoal e uso para separar um pouco o profissional do pessoal e com isso ganho experiência com outras ferramentas.

Como é obvio utilizo serviços/apps de outras empresas, para gestor de password uso Bitwarden, uso na maior parte das vezes Google Maps, Google Photos (apenas para partilhar alguns com a família que não tem iPhone) e também uso serviços como WhatsApp, Netflix...

Sou um verdadeiro Apple Fan 😅 compreendo e conheço tudo o que a concorrência tem para oferecer, mas, ou não me faz falta ou não me atrai. Sei que o Gmail ou o Outlook tem imensas coisas que o iCloud Mail não tem... mas simplesmente não me fazem falta, gosto da abordagem minimalista da Apple e essa é a principal razão para usar o ecossistema "completo". E claro a privacidade que eles supostamente dizem ter, não ponho a mão no fogo por eles, mas também não ponho por nenhuma outra.

Ahh... e não me sinto preso no jardim morado da Apple, no dia em que a empresa não corresponder aos meus padrões simplesmente salto o muro.
 
@Trance infelizmente os fatores nem sempre são válidos. Muitas vezes há ignorância da parte de algumas pessoas.
Tenho uma pessoa amiga que percebe pouco do assunto. Foi a uma loja conhecida de supermercado comprar um iPad por minha recomendação. E saiu de lá com um galaxy tab do mesmo preço, porque segundo o vendedor “não havia stock e o galaxy é a mesma coisa, até com uma câmera melhor”


Além de que o ecossistema não é a única vantagem de comprar Apple. Há mais envolvido como por exemplo a longevidade, que para mim, é mais do que um fator chave.


@Rykardu_Souza obrigado pela tua partilha ! Algumas questões se me permites já que passaste pelo mesmo que eu:
- O que usavas antes do iCloud mail? Era o Gmail? Foi difícil a transição? Confesso que essa deve ser a mudança que me parece mais difícil.
- Já usavas as ferramentas iWork antes de ter o Mac?
 
Oi, estive um bocado a pensar sobre o iPad OS apresentado nesta WWDC, bem como toda a estratégia que a Apple tem seguido neste contexto.

Como alguns já devem ter percebido estou um adepto deste formato computacional … é algo que considero ter o potencial de se tornar o sistema do futuro, sendo que no presente como companion é excelente. Dito isto o iPad OS / iPad Pro ainda tem que conseguir ultrapassar alguns desafios, sendo que alguns estão no meu intender a serem criados pela própria Apple que podem comprometer o seu futuro.

Nesta reflexão começo por dizer o seguinte … quem tiver uma idade acima dos 14 anos ou não estiver ainda reformado e só pode usar apenas um computador na sua vida, quer profissional quer caseira, hoje o portátil PC/Mac é ainda a única opção razoável. O iPad Pro só entra no meu intender como segundo computador, companion. Há um sem número de pessoas nesta situação, quer porque têm computador fornecido pela empresa e querem algo para uso pessoal, quer quem já tenha um desktop e queira algo mais móvel.

O que falta então ao iPad, nomeadamente o Pro para ser o único computador que as pessoas precisem? Vamos primeiro ao que não falta para se enquadrar devidamente o que falta.

- Não lhe falta performance em qualquer dos segmentos onde cada um dos modelos se insere.
- Não lhe falta capacidade multitasking
- Comparando com portáteis PC de 13” ou menos, o sistema de gestão de janelas do iOS 15 apresenta-se como mais eficiente. Requer alguma adaptação e aprendizagem, mas depois dessa fase, se forem para um sistema de janelas padrão … é uma bodega.
- Não lhe falta versatilidade

O que lhe falta então?

Naquilo que é padrão falta-lhe possivelmente o UI para o sistema de ficheiro melhorado. Mas isto é fácil resolver e vai ser.

Mais complicado … faltam-lhe apps profissionais tradicionais a sério. Por outro lado as que há, salvo raras excepções, a sua versão está funcionalmente aquém do que se encontra no PC … por uma razão outra. Note-se que a própria Apple não trouxe ainda o Final Cut Pro nem Logic para o iPad Pro … por sinal são alguns third parties que mais parece estarem a fazer mais esforço nesse sentido … estou a pensar na Adobe.

Mas vamos ao elefante no meio da sala. A somar ao facto que o iPad tem um market share diminuto, temos a App Store. Criar uma aplicação profissional com alguma profundidade, com backends na cloud e coisas mais … são investimentos avultados … e market share reduzidos aumentam substancialmente o risco. Por outro lado Apple com as politicas da App Store tem mostrado por diversas vezes que por trás da maçã podemos estar perante uma bruxa, fazendo-se cobrar por coisas que não faz, não cobrando de todo apenas pelo serviço de distribuição da uma app, querendo uma fatia de todo o valor entregue pelo developer … Nunca mas nunca alguém irá entrar neste jogo a sério desta forma.

A não ser que o descrito neste último parágrafo se mude, não estou a ver o iPad a se tornar algo mais eu um companion no sector profissional. Pode até mesmo começar a haver uma retirada de aplicações profissionais … vejo alguns sinais disso … as que existem não estão a ser fortemente actualizadas por exemplo.

A primeira lambada … já a empresa está a levar. Muitos profissionais se sentem defraudados com o recente M1 face ao apresentado no WWDC. Estavam á espera de sinais fortes relativamente ao aparecimento de aplicações profissionais e … o que se viu foi um mar de nada nessa matéria ... nem a Adobe lá esteve por sinal.
 
@Rykardu_Souza obrigado pela tua partilha ! Algumas questões se me permites já que passaste pelo mesmo que eu:
- O que usavas antes do iCloud mail? Era o Gmail? Foi difícil a transição? Confesso que essa deve ser a mudança que me parece mais difícil.
- Já usavas as ferramentas iWork antes de ter o Mac?

Usava principalmente Gmail, mas também Outlook.
O que fiz foi, dei uma limpeza geral aos emails e depois coloquei as 3 contas no Outlook no Windows, Gmail, Outlook e iCloud. Criei as pastas no iCloud e fui à conta de Gmail e selecionei tudo e copiei para a respectiva pasta do iCloud…
Depois de tudo copiado, coloquei todo o correio do Gmail e Outlook a reencaminhar para o iCloud. Os logins mais importante troquei o e-mail nos primeiros dias, tipo, banco, finanças… o resto fui trocando com o tempo. Mas fiquei com alguns logins de contas que enviam muito spam no Gmail (não é nada de importante). Mas isto foi um processo que levou tempo, talvez alguns meses. Não sinto falta das funcionalidades extra, mas o meu uso de e-mail é básico.

Relativamente ao iWork, já usava para registar algumas coisas, mas muito pouco. Passei a usar mais quando comprei o Mac. Eu uso porque gosto de experimentar coisas novas e gosto muito da forma de organização do numbers... e claro porque são gratuitas. Mas são provavelmente as aplicações mais fáceis de abdicar no ecossistema.

Há uma coisas que não referi, eu sou muito mais dependente do iPhone que do Mac e o iPhone é tudo muito mais fechado, na minha opinião é difícil apps de terceiros superarem as nativas… por exemplo, o iCloud Drive no iOS para mim é de longe a melhor cloud. O mais próximo seria o Dropbox mas que para mim não serve devido ao custo/necessidade.
O Onedrive neste momento é uma anedota 🤦🏻‍♂️ no iOS.
E eu sou aquele tipo de pessoa que nao gosta de ter a informação espalhada por todos os serviços. Por isso uso o mínimo possível.
 
Última edição:
Back
Topo