Ecossistema Apple

Usas todo o ecossistema da Apple?

  • Sim, todo o hardware e software/serviços são Apple

    Votes: 23 24,7%
  • Não, mas desejo usar na totalidade

    Votes: 13 14,0%
  • Não, o hardware é Apple mas uso software/serviços de outros fornecedores

    Votes: 27 29,0%
  • Não, prefiro ter tudo dividido entre vários fornecedores

    Votes: 30 32,3%

  • Total voters
    93
Apple teve X tempo para colocar Usb type-c. E ninguém "obrigou" a Apple.
Se não queriam, simples, deixassem vender na Europa.

E em termos de segurança Android não é assim tão diferente do iOS. ;) Já não estamos em 2010
O que não falta são apps com Pub em iOS.

No final do dia o maior culpado vai ser o utilizador.
 
Assim como a humanidade inventou o sistema métrico e todos sabemos o que é um metro ou um quilograma, haver uma porta padronizada acaba por ser positivo.

Quando um consumidor precisa de um carregador/acessório é tudo igual. O ambiente também agradece.
 
Apple teve X tempo para colocar Usb type-c. E ninguém "obrigou" a Apple.
Se não queriam, simples, deixassem vender na Europa.

E em termos de segurança Android não é assim tão diferente do iOS. ;) Já não estamos em 2010
O que não falta são apps com Pub em iOS.

No final do dia o maior culpado vai ser o utilizador.

Vais às definições de mudar de wallpaper num xiaomi e levas com publicidade, isto no miui de origem sem nada para bloquear.
 
Vais às definições de mudar de wallpaper num xiaomi e levas com publicidade, isto no miui de origem sem nada para bloquear.
Creio que seja algo possível de corrigir com a solução que referi na minha mensagem anterior.

Já o fiz com telefones de amigos e resolveu.

É ridículo ter que se recorrer a serviços de terceiros para resolver algo que não deveria ser necessário resolver.
 
Como em tudo na vida, tudo tem coisas boas e más... para uns, isto será bom, para outros n, simple!

Duvido que isto seja ou trará problemas "graves" em termos de segurança para o iOS, pois quem n quiser usar, n usa e n se sujeita ás contra partidas de third-party things, mesmo assim, prevejo que a Apple deverá tb "apertar" o cerco ao que é permitido ou n e de que forma afetará o user, pois de certeza que avisos n faltaram para o usuário do mundo da Apple, isto para os menos dentro de tech/menos informados!

Há anos que apk's são possiveis de serem instalados em Android e já há mto tb se sabe que quem os instalava, estava sujeito a ter malware ou outro tipo de menor segurança no seu dispositivo. Facilitava para uns, algo que queriam fazer ou ter através de uma forma menos viavel.

Quanto á cena do usb-c vs lightning, para mim tanto faz. Nos dias que correm mta gente já usa as clouds para partilha ou transferência de ficheiros, iPhone com ou sem porta para mim tanto faz, obvio que se tiver, ajuda em casos de querer ligar uma pen usb-c/lightning (dependendo do modelo), mas se n tivesse n seria problema de todo, pois até haveria mais espaço interno para uma maior bateria, algo que até prefiro.

Toda a gente sabe perfeitamente pk a Apple foi até há ultima para fazer a troca da porta lightning para usb-c e o mesmo será em 2027, há qual já foi aprovada uma lei na EU onde um smartphone terá que ter baterias removiveis (novamente), lets see what Apple will do about it...

Esta é a minha opinião!

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Um dos perigos do ecosistema apple é mesmo a dificuldade de sair.
Neste momento tenho : Apple Watch, Ipad, Airpods, iPhone
Se quiser trocar para Android, o Watch não funciona e os Airpods também não iam ser a melhor opção, para além de que a sincronização de notificações e estados não transferia para o iPad.
Se tivesse um keyboard cover para o IPad, também custava 10x o preço de um teclado wireless e ficava preso a esse produto.
Portanto conclui que devo evitar o mais possível, de forma a poupar uns tostões e manter compatibilidade geral entre todos.
 
@David.S
A pub que (ainda) existe nalguns Xiaomi não é só nas gamas baixa? Nas gamas média-alta não têm.

(Eu não me importava dum iPhone SE a €199 com pub nalgum menu e que até desse para desativar.)

Qualquer equipamento Android atualizado recentemente tem a mesma segurança que um equipamento iOS atualizado recentemente.
 
... se uma empresa cria um ecossistema, é livre de escolher o modelo de negócio que quer, com as consequências que isso trás.

E continua livre para o efeito.

PS: Pessoalmente creio que as medidas dos reguladores são neste caso boas para os consumidores europeus.
 
Última edição:
A partir do momento que é obrigada a mudar o seu ecossistema para permitir lojas de aplicações de terceiros não estou a ver como o seja…

A Sony e a Microsoft funcionam exactamente da mesma maneira para as consolas. Quem quer fazer um jogo tem de comprar o devkit e lança o jogo num formato físico e/ou digital.

Se em qualquer produto físico o retalhista tira uma margem para ele, nas lojas digitais quem as gere também tem esse direito. Os 30% no digital acho que são o valor médio no comércio “tradicional”.

Como developer, receber 70% é melhor que não receber nada.

Como consumidor, em princípio não tenho interesse em novas stores ou side load de aplicações. O meu telemóvel tem muito poucas aplicações instaladas e a que uso mais é o browser.
 
Não percebo como é que alguém pode ser contra a existência de uma opção.
Não querem, não utilizam e continua tudo na mesma para vocês.
Quem quer, passa a poder usar e a ter mais opções de utilização de hardware que pagou e é seu. Mais opções é sempre benéfico para o consumidor.
 
Eu nunca disse que era contra. O facto é que esta opção para os utilizadores foi forçada devido a legislação.

O meu ponto é apenas e só um. As empresas criam os ecossistemas, deviam de ser totalmente livres de fazer o que querem com eles. O mercado logo trata de decidir o futuro deles.
 
Para bem dos consumidores, o mercado é regulado.

A Apple se quer operar em determinada região só tem é de aceitar os regulamentos.

Na UE aumenta-se a liberdade. Na China limita-se.
 
A partir do momento que é obrigada a mudar o seu ecossistema para permitir lojas de aplicações de terceiros não estou a ver como o seja…

A Apple tem toda a liberdade realizar os negócios que entender que sejam melhores para ela. Nada mudou nesse aspeto com a regulação. Se não for vantajoso para a Apple operar na EU ninguém obriga a faze-lo. Da mesma forma que nenhum negócio é obrigado a colocar Apps na App Store ... sendo que a Apple ao longo do tempo tem mudado a sua regulação para o efeito também ... É normal.

A Sony e a Microsoft funcionam exactamente da mesma maneira para as consolas. Quem quer fazer um jogo tem de comprar o devkit e lança o jogo num formato físico e/ou digital.

A regulação aplica-se a todos. Se e quando o negócio das consolas chegar ao Tier que a Apple e outros operam no mercado ... vão ter que fazer o mesmo para poder continuar a operar.

Como developer, receber 70% é melhor que não receber nada.

Sim. Creio que é por isso que a Apple simplesmente opta por seguir a regulamentação e continuar a operar na EU. Considera cada País um Sistema Operativo, e a EU uma rede de Sistemas Operativos ... a lei e as regulamentações dessa rede são apenas APIs que qualquer negócio tem que se ligar para operar nesse rede. As Aplicações (negócios) são fundamentais para tornar o Sistema Operativo e a rede útil e vice versa.

Se Apple não está satisfeita com a forma como a EU governa deverá criar a sua Própria EU. Não é isso que dizem quando alguém critica algumas das sua medidas? Também não é fácil criar uma EU.

Outra coisa é tu próprio não teres interesse em ter várias App Stores no teu telemóvel. Não critico isso. Mas também não és obrigado a usar mais que uma. Logo o teu interesse está salvaguardado ... usas apenas a App Store da Apple e pronto.

Pessoalmente gosto mais do modelo de funcionamento do MacOS do que do modelo do iOS nesta matéria. Como consumidor vejo mais vantagens deste modelo para computadores pessoais. Tanto na palma da mão como na secretária. Olha se MacOS fosse igual ao iOS em matéria de App Stores, não poderia usufruir do Neo G9 certamente, e que é melhor que o Apple Studio para o que faço, acontece apenas que não é da Apple. Mas lá está, até á data também não era obrigado a usar o iPhone, é a minha escolha porque sempre ví no dispositivo vantagens face outros apesar de não ser apreciador do modelo de App Store único em algo desta importância.

PS: E uso quase todos os serviços da Apple ... a somar a outros de terceiros.
 
Última edição:
Dizes que a Apple tem liberdade, mas não estou a ver onde, visto que para continuar a poderem ter presença na UE tiveram de colocar a porta USB-C nos iPhones e agora vão ter de permitir o side loading de aplicações e/ou stores de terceiros, algo a que eles se opõem…

Até recentemente eram obrigados a disponibilizar em França phones nos telemóveis porque a lei assim obrigava.

Se as mudanças ocorrem porque algum mercado específico assim obriga, não acho que a Apple seja livre nas suas decisões.

Quanto à porta USB-C como o padrão da industria, concordo. Ainda me lembro de cada fabricante de telemóveis ter o seu barrel jack. Depois passou tudo a usar portas USB. Para os utilizadores as vantagens eram óbvias e as reduções em termos de e-waste também.

Aos anos que os carregadores são todos USB, e agora com esta nova lei são mais umas toneladas de e-waste que se poupa em cabos e os fabricantes de acessórios precisam de fazer apenas uma versão. Vantagens óbvias para os consumidores e para o ambiente.

A Apple diz que esta medida impossibilita a inovação, mas acho que nada impede a actual porta USB-C de ser melhorada e no futuro haver uma nova versão que passe a ser o novo padrão da indústria.

Em termos de software, já acho que a história é outra e acho que enquanto empresa deveriam ter a liberdade para fazer o que quiserem com a sua plataforma e o acesso à mesma. O mercado falaria e logo se veria o sucesso ou não.

Há 10 anos atrás no lançamento das consolas de oitava geração, alguém se lembra do que a Microsoft tentou fazer? Para quem não sabe, com o lançamento da Xbox One a Microsoft queria que qualquer jogo físico ficasse ligado à conta Xbox Live o que tornava impossível vender jogos ou até emprestar a amigos. Também era preciso ter a consola sempre ligada à Internet.

Obviamente que não concordo com esta medida, mas acho que a Microsoft tinha todo o direito de fazer o que queria sobre a sua plataforma. Neste caso o “mercado” decidiu. O sistema foi tão criticado que esta ideia deu uma volta de 180 graus.

O macOS é diferente do iOS/iPadOS. Se o mesmo funcionasse nos mesmos moldes dos sistemas operativos móveis eu pura e simplesmente escolhia com a minha carteira e não o utilizava.
 
Dizes que a Apple tem liberdade, mas não estou a ver onde, visto que para continuar a poderem ter presença na UE tiveram de colocar a porta USB-C nos iPhones e agora vão ter de permitir o side loading de aplicações e/ou stores de terceiros, algo a que eles se opõem…

A liberdade da Apple em operar na EU, segue o mesmo princípio de liberdade de qualquer negócio em operar na sua App Store. Correcção, diria mesmo que a Apple goza de maior liberdade operativa nos ecossistemas onde se insere que os negócios que operam no seu ecossistema. Por outro lado da mesma forma que a regulamentação da Apple é aplicável a qualquer negócio ou cidadão que opere no seu ecossistema, a regulamentação da EU e dos governos em particular é aplicável a qualquer cidadão ou negócio que opere no ecossistema económico Europeu.

A ideia que qualquer restrição é por definição ausência de liberdade é a conclusão natural de uma cultura que já não sabe o que é efetivamente ausência de liberdade.

Eu como cidadão e empresário cada vez que me oponho a decisões governamentais não considero que a minha liberdade ainda esteja em causa. Se Apple alterar uma regulamentação tornando isto ou aquilo maid restritivo também não considero que os negócios tenham menor liberdade. Quanto a mim, a ausência de Liberdade não se define por este tipo de restrições ... são apenas regras de convivência.

A regulamentação mudou, dito de outra forma, a API para se ligar ao ecossistema económico Europeu mudou ... apenas isso. Se quiser continuar ligada é porque considera ainda assim um bom negócio e altera o seu programa para funcionar com essa API. Se achar que o negócio não vale a pena, deixa de fazer parte do ecossistema com o iPhone,iPad, Apple Watch e continua com outros se assim intender.

Se esta ideia de liberdade e equidistância serve para uns também serve para outros.

EDIT: Creio que a noção de App Store, loja onde as pessoas compram aplicações/software e a sua regulamentação há muito que divergiram, tornando o esquema algo subversivo do valor que a loja aporta. Toda a gente consegue perceber a diferença entre uma música, um livro, um vídeo, um arranjinho amoroso ... de uma aplicação de software. Da mesma forma que toda a gente consegue perceber a diferença entre uma consola e os jogos, tanto uma Worten por exemplo não cobra pelos jogos servidos pelas consolas que vende. Toda a gente consegue perceber isto menos a Apple. O raciocínio da Apple leva que um dia poderá se tornar normal na percepção das pessoas por exemplo, cobrar comissão pela venda de batatas, reservas de hotel numa App distribuída pela sua loja, ou ... creio que é por isso que a EU está já a cortar o mal pela raiz enviando também uma mensagem que queira edificar este tipo de raciocínios dada sua dimensão. Tivesse a Apple enveredado por outras regras próximas do licenciamento do software, API e distribuição, enfim da argamassa e dos tijolos, que muito possivelmente não teria este problema hoje. Garanto-te que continuaria a faturar milhares de milhões com a sua App Store, não ganharia é dinheiro com coisas que não fornece nem distribuí.

PS: Há uns anos atrás a MS sofreu fortes imposições no modo de funcionamento do Windows pela EU ... que depois os governos do EUA apanharam a carroça. Os reguladores nos EUA estão paralisados com lobbies há 2 décadas. A coisa é tal vendo o desastre que estava ocorrer nas empresas de Rating ... face ao lobbie não conseguiam legislar nem fiscalizar coisa alguma. A regulamentação estava á venda o highest bidder ... ainda hoje se está a pagar por isso.
 
Última edição:
Se em qualquer produto físico o retalhista tira uma margem para ele, nas lojas digitais quem as gere também tem esse direito. Os 30% no digital acho que são o valor médio no comércio “tradicional”.

Como developer, receber 70% é melhor que não receber nada.
Agora recebem 70%, mas o que impede de aqui a uns tempos a Apple dizer que agora são 50%, ou apenas 30%?
Sem concorrência de App Stores, ou de poder pagar por outros meios, os devs ficam completamente ao sabor do que a Apple/Google querem.

--

Já agora, um outro ponto, é enganador dizer que quem quiser pode simplesmente ignorar isto.
A partir do momento que existe sideloading e App Stores alternativas, isto vai afetar toda as pessoas:
  • Apps podem estar disponíveis só via sideloading
  • Apps podem ser exclusivas de 3rd Party App Stores
  • Apps podem ser mais caras na App Store do que nos meios alternativos
Por exemplo, a Meta já disse que vai lançar uma App Store para o iOS. Eles podem perfeitamente tonar o Instagram e o Whatsapp exclusivo desta loja, ou dar benefícios extra a quem descarrega na sua store (atenção é só um exemplo, duvido que o façam com estas apps, mas podem fazer com outras).

Meta is planning to let people in the EU download apps through Facebook
https://www.theverge.com/2023/6/29/23778928/meta-eu-facebook-plans-app-install-android-ads

Microsoft plans mobile games app store to rival Apple and Google
https://arstechnica.com/gaming/2023...le-games-app-store-to-rival-apple-and-google/

A própria Google pode lançar a Play Store no iOS, por exemplo.
 
Por exemplo, a Meta já disse que vai lançar uma App Store para o iOS. Eles podem perfeitamente tonar o Instagram e o Whatsapp exclusivo desta loja, ou dar benefícios extra a quem descarrega na sua store (atenção é só um exemplo, duvido que o façam com estas apps, mas podem fazer com outras).

Meta is planning to let people in the EU download apps through Facebook
https://www.theverge.com/2023/6/29/23778928/meta-eu-facebook-plans-app-install-android-ads

Microsoft plans mobile games app store to rival Apple and Google
https://arstechnica.com/gaming/2023...le-games-app-store-to-rival-apple-and-google/

Pode ser que sim, mas creio que se o fizerem vai ser um flop ... e se tornarem exclusivo só estão a criar barreirar para adopção dessas O que creio que poderá acontecer não é mais do que já acontece no Windows ou MacOS. Poderá aparecer uma ou outra loja temática mais obscura ... e algumas Apps como o Facebook, Google ou Office, Amazon, Netflix, Spotify .... e outras saírem da App Store ... nunca tiveram necessidade de lá estar pois capacidade de distribuição tá tem... a App Store não lhes acrescenta grande valor.

Uma coisa é certa, creio que nada disto afetará as vendas do iPhone ou iPads ... até poderá impulsionar.
 
Última edição:
Back
Topo