Engenharia Informática

@ZeTiago entao achas que nao vale a pena ir para la?

Da mesma maneira que uma universidade com prestigio não te torna um bom profissional só por si, uma com menos também não te torna um mau profissional. o que quero dizer com isto é que o aproveitamento que tiras de um curso só depende unicamente de ti. Eu neste momento estou em eng informática na ubi ,logo sou um pouco suspeito, mas até agora ainda não tive razão de queixa.
 
Olá, eu sou um aluno do 12º ano que estou bastante inclinado a escolher engenharia informática como curso, mas há várias universidades e é difícil perceber quais as mais conceituadas e com os melhores cursos/planos curriculares. Qual a vossa opinião?
 
Olá, eu sou um aluno do 12º ano que estou bastante inclinado a escolher engenharia informática como curso, mas há várias universidades e é difícil perceber quais as mais conceituadas e com os melhores cursos/planos curriculares. Qual a vossa opinião?

Estás bem servido com qualquer uma das principais (FEUP, ISEP, Minho, Coimbra, Aveiro, as 3 de Lisboa, ...), vai para a que der mais jeito, a formação não me parece que seja muito diferente, o principal vai depender de ti e do teu trabalho.
 
Muitos como eu e os meus colegas de faculdade perguntamos a nós próprios se será mesmo importante a licenciatura para entrar no mundo das tecnologias, se por iniciativa própria conseguiríamos alcançar um trabalho cá em Portugal ou mais provavelmente no estrangeiro.
Será que uma pessoa autodidacta não conseguirá os mesmos resultados que uma pessoa licenciada ou até melhores? Talvez será mais difícil isso ser alcançado, mas pensamos que nada é impossível.
Para os que pensam que seria possível sem licenciatura fazer tal feito, deixem a vossa opinião de como deveria uma pessoa começar? O que deveria aprender e onde aprender(livros, sites, vídeos)? Onde procurar os primeiros trabalhos? Como ir trabalhar para o estrangeiro?
Para os que têm a opinião que a licenciatura e uma ferramenta importante deixem a vossa opinião sobre a questão, apontem prós e contras!
Este thread tem como única necessidade o debate saudável e com respeito, por isso partilhem as vossas opiniões sempre com pés e cabeça!
Cumprimentos meus e dos meus colegas! ;)
 
Se uma licenciatura é vital? Acho que não.

Mas durante a licenciatura não aprendes só a programar, aprendes a desenvolver software. Provavelmente consegues ser um programador auto-didata mas penso que a licenciatura abre-te a mente e prepara-te melhor para ser desenvolvedor de Software.
 
Muitos como eu e os meus colegas de faculdade perguntamos a nós próprios se será mesmo importante a licenciatura para entrar no mundo das tecnologias, se por iniciativa própria conseguiríamos alcançar um trabalho cá em Portugal ou mais provavelmente no estrangeiro.
Será que uma pessoa autodidacta não conseguirá os mesmos resultados que uma pessoa licenciada ou até melhores? Talvez será mais difícil isso ser alcançado, mas pensamos que nada é impossível.começar?
http://forum.zwame.pt/threads/ha-po...r-quanto-ganham.537597/page-428#post-12254694
 
Sem licenciatura vão aproveitar se de ti em Portugal. Esse é o problema. Porque apesar de achar que uma licenciatura prepara melhor as pessoas, há muitos que fazem aquilo tudo sem aprender nada.
 
tenho 16 anos e penso em seguir engenheria informatica o meu unico problema esta mesmo a ser a matematica xD algumas coisas para ir treinando? tipo uma windows application ou assim?
(voces nem vao acreditar mas o meu sonho mesmo que impossovel era trabalhar na google xD)
 
tenho 16 anos e penso em seguir engenheria informatica o meu unico problema esta mesmo a ser a matematica xD algumas coisas para ir treinando? tipo uma windows application ou assim?
(voces nem vao acreditar mas o meu sonho mesmo que impossovel era trabalhar na google xD)

Antes de quereres começar a programar, estuda bem a matemática. A programação podes aprender na altura, o importante é mesmo a matemática pois vai ser a base de grande parte do curso.
 
Boas, quero tirar uma licenciatura em Engenharia Informática. Venho de um profissional de técnico de informática de gestão:

Inglês - média 17/18
Programação - média 17/18
Sistemas de Informação - média 19

Sou bom com C++, HTML, Visual Basic e dou uns toques em PHP e JS. Neste momento estou a estagiar numa empresa de desenvolvimento de software, a criar um site para uma loja online em WordPress. Posso dizer que me está a correr bem.

Estou indeciso entre a ISEP, UA e ESTGF. Qual destas recomendam? Gostaria de saber os pros e os cons. Sempre tive matemática B. Deveria fazer um CET primeiro e depois entrar na licenciatura? Ainda posso ponderar algumas privadas. Estava com ideia de ir para o ISMAI ou para a Fernando Pessoa, mas pelo que li aqui, a fama é um bocado má.

Algum testemunho de quem andou em algumas destas universidades ou tem uma ideia delas?
 
@biof podes dar uma breve descrição de como começas-te? por onde aprendes-te, que tipo de projectos fizes-te antes de conseguires o teu primeiro emprego.
Já agora, e o panorama lá fora, nao ponderas?
Cumprimentos ;)
 
tenho 16 anos e penso em seguir engenheria informatica o meu unico problema esta mesmo a ser a matematica xD algumas coisas para ir treinando? tipo uma windows application ou assim?
(voces nem vao acreditar mas o meu sonho mesmo que impossovel era trabalhar na google xD)

Resposta a dois tempos:
1-Aprender a programar: http://qr.ae/6bJpB . Se quiseres só "dar uns toques" aconselho ficares-te pelo www.codecademy.com
2-Entrar na Google/Facebook/Microsoft/Yahoo/Amazon/...: programação competitiva. Há imenso material sobre isto na net, e basicamente a única coisa que tens que saber para ter uma boa prestação é: programação básica (duh), muita algoritmia e matemática; o ponto fulcral é mesmo o tempo que dedicas a resolver problemas. Os sites mais conhecidos são: topcoder.com, USACO, uva.onlinejudge.org e SPOJ.

Se sabes 0 de programação e estás mesmo dedicado à causa, o que aconselho a fazer é ires programando umas coisas até à faculdade, e começares o mais cedo possível a resolver problemas. Conheci um rapaz que estagiou na Google e diz que ter ficado no top3 (não me lembro ao certo do lugar) da competição europeia do ACM foi meio caminho andado. Mas isto não é fácil, ele para conseguir isso treinou muito, resolveu MUITOS problemas (não me lembro do número, mas acho que eram mais de 1000).

De qualquer maneira, lembra-te que a Google tem um esquema de contratação que tenta minimizar falsos positivos, o que faz ser possível rejeitarem candidatos perfeitamente aptos.
 
Sem licenciatura vão aproveitar se de ti em Portugal. Esse é o problema. Porque apesar de achar que uma licenciatura prepara melhor as pessoas, há muitos que fazem aquilo tudo sem aprender nada.

Sim, é verdade, mas talvez se pensarmos em ir para fora talvez as coisas já nao sejam assim, que pensas?
Cumprimentos ;)
 
Sim, é verdade, mas talvez se pensarmos em ir para fora talvez as coisas já nao sejam assim, que pensas?
Cumprimentos ;)
Sem duvida. Estamos no país dos doutores. Lá fora também devem haver preconceitos com isso mas depois de experiência de trabalho e de mostrares que sabes não olham para ti de lado só por não teres uma licenciatura e aqui será sempre algo a pesar.
 
Back
Topo