Engenharia Informática

boas

estou naquela altura que quero entrar na universidade e sinceramente não sei que curso escolher.
Pensei em engenharia de informatica, será que alguem pode me aconselhar?
 
Isso é uma escolha que tu vais ter de fazer por ti próprio, se quiseres algum esclarecimento acerca do curso de engenharia informática eu posso esclarecer-te acerca daquilo que de um modo geral vais aprender e qual a finalidade desta área de estudos, quanto ao resto deves analisar aquilo que gostas de fazer e o que te motiva.
Faz uma lista de tópicos acerca do que gostavas de fazer no teu dia a dia profissional e outra do que não gostavas de fazer, depois averigua qual o curso que mais se enquadra com as tuas expectativas profissionais.
 
Boas tardes
Atualmente encontro-me na fase de inicio no mundo do trabalho, no entanto existe uma coisa que me intriga bastante, o que posso esperar do meu dia a dia de trabalho.
Muintas vezes reparo com varios membros a afirmar, vais martelar codigo para aqui ou para ali, a minha questao é a seguinte, no dia a dia de um programador numa consultora imaginemos, somos comstantemente abordados com problemas novos e diferentes em que temos de elaborar uma solucao e depois implementala, ou é só "martelar codigo" de forma rotineira pois as funçoes ja estao desenvolvidas e é só implementar metodos ezistentes para obter só mais um programa.
Se poderem partilhar como é o voso dia a dia ficava agradecido
 
Resposta a dois tempos:
1-Aprender a programar: http://qr.ae/6bJpB . Se quiseres só "dar uns toques" aconselho ficares-te pelo www.codecademy.com
2-Entrar na Google/Facebook/Microsoft/Yahoo/Amazon/...: programação competitiva. Há imenso material sobre isto na net, e basicamente a única coisa que tens que saber para ter uma boa prestação é: programação básica (duh), muita algoritmia e matemática; o ponto fulcral é mesmo o tempo que dedicas a resolver problemas. Os sites mais conhecidos são: topcoder.com, USACO, uva.onlinejudge.org e SPOJ.

Se sabes 0 de programação e estás mesmo dedicado à causa, o que aconselho a fazer é ires programando umas coisas até à faculdade, e começares o mais cedo possível a resolver problemas. Conheci um rapaz que estagiou na Google e diz que ter ficado no top3 (não me lembro ao certo do lugar) da competição europeia do ACM foi meio caminho andado. Mas isto não é fácil, ele para conseguir isso treinou muito, resolveu MUITOS problemas (não me lembro do número, mas acho que eram mais de 1000).

De qualquer maneira, lembra-te que a Google tem um esquema de contratação que tenta minimizar falsos positivos, o que faz ser possível rejeitarem candidatos perfeitamente aptos.
que linguagem para começar? estou a pensar em python que acham? isto naquele site o codeacademy
 
Python é scripting, não sei se será uma boa ideia começar por essa, digo eu, mas para "dar uns toques" sim dá para entreter e podem fazer-se coisas muito interessantes. Para mim a que todos devem dominar é C, pois aborda bastantes conceitos.
 
eu tirei um curso de programação, dei c java php , html, redes, arquiteturas etc etc, e provavelmente na universidade dao +/- as mesmas coisas, mas eu passei nesse curso um pouco à rasca, e sinto que nao nasci para ser informatico. Mas por outro lado tenho bases de informática e um engenheiro informático GANHA BEM!!!

sinceramente tou completamente perdido....tambem pensei em dentista, biologo, ou medico, mas penso que sao cursos muito muito difíceis.

e ainda pensei em mutimédia, que sinceramente é uma coisa " que me assiste", pois gosto desse curso, mas ja disseram-me que este curso tem poucas saídas profissionais e ganha-se pouco e dificilmente arranja se trabalho.

e ainda tou com medo de nao passar nos exames, pois nao sei que exames terei de fazer. já à varios anos que nao tenho nem portugues, nem matematica, nunca tive biologia na minha vida, e sao estas incertezas e receios por que tenho passado nos ultimos dias
 
Vou responder a algumas das perguntas:

- Trabalhar numa consultora é estar 10horas em frente a um pc a fazer código?

Em alguns casos que conheço isso acontece, mas não é regra. Vai depender da empresa e do projeto.

- A pressão para cumprir os deadlines é grande no dia-a-dia?

Sim e se os prazos estiverem mesmo apertados aí talvez tenhas que fazer o esforço adicional e trabalhar mais que as 8h diárias.

- Passam-se todas as horas laborais em frente a um pc?

Se tiveres uma reunião/planeamento provavelmente não estarás á frente do pc, mas a larga maioria das horas sim, são lá.


Um conselho que vos dou aos dois: Comecem a ler um livro (ou outra coisa qualquer) que esteja escrito em Português. Fico admirado quando pessoas que têm formação superior (assumo eu) conseguem dar tantos erros na escrita.
 
Última edição:
É ires aos sites que falei e veres por ti, não te sei explicar melhor.

Quanto à linguagem, Python parece-me a escolha ideal: começas logo a meter a mão na massa, é fácil de instalar e usar, é uma linguagem limpa e simples.
 
Isso é uma escolha que tu vais ter de fazer por ti próprio, se quiseres algum esclarecimento acerca do curso de engenharia informática eu posso esclarecer-te acerca daquilo que de um modo geral vais aprender e qual a finalidade desta área de estudos, quanto ao resto deves analisar aquilo que gostas de fazer e o que te motiva.
Faz uma lista de tópicos acerca do que gostavas de fazer no teu dia a dia profissional e outra do que não gostavas de fazer, depois averigua qual o curso que mais se enquadra com as tuas expectativas profissionais.

Eu gostaria de saber o que se aprende em Engenharia Informática e que disciplinas vou ter que me aplicar mais.
Gostaria de ser Web Developer ou Programador.
 
Eu gostaria de saber o que se aprende em Engenharia Informática e que disciplinas vou ter que me aplicar mais.
Gostaria de ser Web Developer ou Programador.

Se optares por uma licenciatura vais abordar os temas mais básicos das 3 áreas de informática por assim dizer:

1- Programação (Aprendes uma linguagem de programação no 1 ano, normalmente C pois é uma linguagem que aborda quase todos os aspetos da programação, depois vais ter uma linguagem de POO(programação orientada a objetos) por exemplo C++, vais aprender também uma linguagem de programação relacionada com a inteligência artificial por exemplo prolog, também é bastante provável que tenhas uma cadeira com uma linguagem de programação que foque principalmente a recursividade e também uma cadeira sobre Web design)

2- Bases de dados (Aprendes a fazer uma base de dados analisando os requisitos e aprendes a fazer scripts desde a consultas ate a procedimentos etc...)

3- Redes (Aprendes como funcionam as redes e os vários tipos de redes que existem bem como as diferenças entre elas, aprendes também alguns aspectos sobre o planeamento de um projeto de redes e sobre segurança)

Aprendes também muita matemática, desde matrizes ate a series, no inicio podes pensar é pá mas para que é que eu quero agora saber isto, mas depois vais reparar que estas disciplinas são bastante importantes e que te vão ajudar muito a resolveres problemas no teu dia a dia.
Também de referir que deves falar um pouco sobre eletrônica e sistemas digitais, no geral acho que não me esqueci de nada mas claro que isto depois depende da escola em que tiras o curso, mas acho que no geral estes são os temas que todas abordam.
 
Olá, pessoal. Este ano eu inicio o meu curso de Sistemas de Informação e gostaria de saber -caso alguém tenha cursado-, se eu "necessito" de algum conhecimento para me dar bem, ou se aprendo tudo na universidade mesmo. Obrigado!
 
Se optares por uma licenciatura vais abordar os temas mais básicos das 3 áreas de informática por assim dizer:

1- Programação (Aprendes uma linguagem de programação no 1 ano, normalmente C pois é uma linguagem que aborda quase todos os aspetos da programação, depois vais ter uma linguagem de POO(programação orientada a objetos) por exemplo C++, vais aprender também uma linguagem de programação relacionada com a inteligência artificial por exemplo prolog, também é bastante provável que tenhas uma cadeira com uma linguagem de programação que foque principalmente a recursividade e também uma cadeira sobre Web design)

2- Bases de dados (Aprendes a fazer uma base de dados analisando os requisitos e aprendes a fazer scripts desde a consultas ate a procedimentos etc...)

3- Redes (Aprendes como funcionam as redes e os vários tipos de redes que existem bem como as diferenças entre elas, aprendes também alguns aspectos sobre o planeamento de um projeto de redes e sobre segurança)

Aprendes também muita matemática, desde matrizes ate a series, no inicio podes pensar é pá mas para que é que eu quero agora saber isto, mas depois vais reparar que estas disciplinas são bastante importantes e que te vão ajudar muito a resolveres problemas no teu dia a dia.
Também de referir que deves falar um pouco sobre eletrônica e sistemas digitais, no geral acho que não me esqueci de nada mas claro que isto depois depende da escola em que tiras o curso, mas acho que no geral estes são os temas que todas abordam.

Eu estava a pensar em ISEP ou, talvez, UA.

A matemática é muito puxada?
 
Olá, pessoal. Este ano eu inicio o meu curso de Sistemas de Informação e gostaria de saber -caso alguém tenha cursado-, se eu "necessito" de algum conhecimento para me dar bem, ou se aprendo tudo na universidade mesmo. Obrigado!
Todos os cursos têm bases que são importantes que seja matemática, informática mas também estão programadas para serem feitos na altura. Ou seja a diferença para um colega com bases é que vais ter de te aplicar mais.
 
Houve uma reestruturação dos cursos, portanto, sobre isso nada te posso dizer.

Quanto aos professores (já não ando lá mas creio que muitos ainda lá estão), tens de tudo um pouco. Muito bons, bons, e alguns que de professor tem muito pouco, pois só sabem debitar matéria!
 
Back
Topo