Engenharia Informática

Eu sei que disseste que já tens a decisão parcialmente tomada, mas convém teres noção que se o ideal para ti era 50% hardware e 50% software então estás a olhar para os cursos errados.
Devias estar a ver era Eng. Electrotécnica e de Computadores.

Eng. Informática (ou informática e computadores é a mesma coisa) tem para aí 90% software e 10% hardware (excluindo as restantes disciplinas).
 
Quando digo da decisão parcialmente tomada refiro me às duas universidades, em relação ao curso, quero o que melhor se adapta a mim ... Sim, percebo o que me dizes, também sei disso. Mas pelo que percebo pela estrutura curricular parece me que o curso do isel tem uma maior componente de hardware que o da FCT ... O que me dizem?

Já agora, qual dos cursos dará mais emprego, electrotecnica ou informatica?

PS: A minha condicionante é que não tenho o exame de Fisica e Quimica A que é preciso para este ano, so tenho o de Matematica A, estou a estudar para Fisica e Quimica A, mas não sei se consigo, ja que estou a estudar e tenho muitos trabalhos pa entregar e testes e exames pa fazer ... Sendo que para Eng Informatica é so preciso MAT e para Eng Electro. é FQ+MAT

Obrigado arkannis :)
 
Última edição:
Penso que em termos de visibilidade a FCT oferece mais garantias.

Mas o curso da FCT não tem nada na parte de hardware. Se gostas assim tanto de hardware se calhar não é a melhor opção.

Em termos de curso propriamente dito, penso que o da FCT é superior.

PS: isto em relação à LEI.
 
Boas pessoal, gostava que me dessem umas informações, acham que quem esteve num curso profissional de técnico e gestão de programação de sistemas informaticos, com matematica B e agora vai fazer um CET de programação tem possibilidades de se safar em engenharia informática na universidade?
é que estou a pensar ir para engenharia informática, indeciso se vou pelo CET ou pelo ano0, o ano0 para quem não sabe, é um ano em que damos matemática A que não demos no secundário e vamos fazendo algumas cadeiras do curso na universidade, mas com o cet ja levamos desciplinas feitas por isso estou muito indeciso em qual escolher.

No cet a matematica dada é B ou A?

se alguem poder dar uma opinião e respostas agradecia

cumprimentos e
obrigado
 
Porque foi movido o post? Obrigado a quem ja deu a opiniao, espero por mais :).

come to me bro,

o meu conselho, é ires pelo cet, dá te outro curriculo, e vais com outra experiencia para o curso. Tenho um amigo meu num cet de obras publicas. Entra directamente para eng civil e ja vai com algumas cadeiras feitas ... No cet, não consegues ter nenhuma equivalencia ao nivel de matematica, pelo menos do que tenho conhecimento.

por outro lado, vais mais bem preparado que eu, que vim do ensino normal ... nao percebia nada de programaçao e achei muito complicado ...
 
Porque foi movido o post? Obrigado a quem ja deu a opiniao, espero por mais :).

Esta secção não é apropriada para discutir assuntos relativos ao ensino superior e cursos. Existe uma secção neste fórum onde existem tópicos para isso, mas é uma secção à qual não tens acesso porque não és "Power Member" (por outras palavras, és novo no fórum e/ou ainda não participaste o suficiente para te atribuírem essa classificação). No entanto, tem-se permitido, pela bondade do coração dos moderadores, que se faça alguma discussão sobre o curso de Engenharia Informática nesta secção uma vez que esse curso está intimamente relaccionado com Programação (que é afinal de contas o tema do fórum). Como se pretende que essa discussão seja mantida o mais "discreta"/reduzida possível, os tópicos que existem actualmente são mais que suficientes, pelo que se deve evitar abrir novos tópicos para o mesmo assunto...

Apesar dos moderadores o permitirem, acho que também é sempre bom relembrar que existem fóruns mais especializados para tratar destas questões de ensino superior.


Relativamente ao teu post, Silva211, dois pontos:

1. Em relação à faculdade, se tem mesmo de ser entre essas duas, eu diria para ires para a FCT, que é uma faculdade, enquanto que o ISEL é um politécnico. O nível de ensino é diferente. Sem saber por experiência própria, um politécnico é mais prático, sais melhor preparado para o mercado de trabalho, mas uma faculdade prepara-te melhor a nível teórico, e eventualmente isso pode ser um factor determinante na tua evolução de carreira e acabas por ter melhor capacidade de adaptação aos diversos projectos que te podem aparecer pela frente. Daí eu aconselhar a FCT, que é uma das instituições de ensino superior mais conceituadas no país. Por outro lado, fico "triste" que nem sequer consideres outras faculdades, porque aí eu dizia-te para pensares também no IST, que é equivalente, em qualidade, à FCT. Repara que em termos de qualidade de ensino são praticamente iguais, e arranjas emprego pelos dois lados, mas o nome IST ou "Técnico" ainda tem muito peso no mercado de trabalho. Aliás, tirando a diferença de ambiente (que muda sempre de univ para univ) não vejo sequer motivos para não considerares o IST. Afinal de contas é outras das mais conceituadas universidades de Engenharia do País e fica mesmo no centro de Lisboa. Aliás, em outros tópicos, tem-se aconselhado aos utilizadores para basearem uma decisão FCT vs. IST simplesmente pela diferença de percurso. Quem morar na Margem Sul tem mais perto a FCT, quem morer em Lisboa ou a Norte de Lisboa, tem o IST.
Mas pronto, se não queres considerar mais nada entre FCT e ISEL, então FCT it is.


2. Em relação ao curso, digo o mesmo que disse uns posts atrás: A partir do momento que tens interesse em Hardware, então Eng. Electrotécnica é um curso a considerar. E se realmente queres 50% Software e 50% Hardware, então acho que a escolha é óbvia: Eng. Electrotécnica. Vai pesquisar e ver os planos curriculares de ambos os cursos, porque apesar do que possas pensar, eng. electrotécnica não é só para quem vai trabalhar para a EDP ou para "malucos" da Electrónica. Outra vantagem de Electrotécnica é que, tanto no IST como na FCT (no ISEL não sei), são mestrados integrados, o que significa que nos últimos anos podes escolher a especialidade que preferires. Tens 3 anos iniciais onde aprendes um pouco de tudo, o que te permite decidir se gostas mais de Software ou de Hardware ou até de outra área não relaccionada com computadores, e depois no últimos 2 anos escolhes no que te queres especializar, desde a área dos Computadores, a área da Robótica, a área das Redes de Telecomunicações, entre outras, sendo tu que escolhes as tuas próprias cadeiras. Isso significa que se decidires não gostar de Software, podes escolher não ter cadeiras de programação, e se decidires não gostar de cadeiras de Hardware, é também possível reduzir o Hardware ao mínimo e ter mais cadeiras relaccionadas com software.
Convém que fique claro que não obtens os mesmos conhecimentos que um Engenheiro Informático relativos a programação e ao mundo computacional de alto nível, mesmo que decidas reduzir o Hardware ao mínimo e concentrares-te em cadeiras relativas a Software, mas terás a tua quota parte de programação e assuntos relaccionados. Se depois no futuro te quiseres dedicar mais à área do Software, tens todas as ferramentas que precisas para aprender por ti mesmo.

Relativamente ao mundo do trabalho, não tenho qualquer experiência no assunto, e vou ser um bocado parcial no que vou dizer, mas acho que Engenharia Electrotécnica te abre mais portas. Não é por mal, mas existe aqui um tópico nesta secção sobre os empregos dos Engenheiros Informáticos aqui do fórum, e parece que maior parte dos Eng. Informáticos daqui acaba a trabalhar em consultoras em funções que parecem todas mais ou menos semelhantes (talvez esteja a ser um bocado injusto, mas é essa a ideia que me dá). É verdade que muitos Eng. Electrotécnicos também acabam por ir parar às mesmas consultoras e a desempenhar tarefas semelhantes aos Eng. Informáticos, mas acho que a formação que tens em Electrotécnica, sendo um bocado mais "diversificada", também permite que exista uma gama maior de empregos a que te podes candidatar. De qualquer das formas, qualquer um dos cursos (Electro ou Informática) têm empregabilidade perto dos 100%, pelo que não deverás ter problemas de emprego em nenhum deles.
Cumps
 
Última edição:
Obrigado :) ... pelo que tenho percebido, o IST parece uma universidade em que o ambiente não é o melhor, acabei o secundário com media de aproximadamente 16, mas tenho colegas que acabaram com 18 e sentiram grandissimas dificuldades ... enquanto que na FCT tenho colegas que se estão a sair muito bem, dizem que o ambiente é optimo ... Tenho nota para entrar na FCT, Tecnico, FCUL ... Isto em Eng informatica, porque vou fazer o exame de F.Quimica para poder pensar em me candidatar a Eng electro.
Em relação ao ISEL, não é um politecnico "normal", está aceite na ordem dos engenheiros, e é a escola de engenharia mais antiga de portugal.

No entanto, não vou esconder que estou mais inclinado para a FCT.

Desde ja obrigado a todos, gosto destas discussões saudaveis, não quero escolher nada precipitadamente.

PS: não ha aqui ninguem de nenhum curso destes ?? :)
 
Obrigado :) ... pelo que tenho percebido, o IST parece uma universidade em que o ambiente não é o melhor, acabei o secundário com media de aproximadamente 16, mas tenho colegas que acabaram com 18 e sentiram grandissimas dificuldades ... enquanto que na FCT tenho colegas que se estão a sair muito bem, dizem que o ambiente é optimo ...
O ambiente varia de faculdade para faculdade, é verdade, mas é sempre péssimo baseares-te nesse tipo de opiniões. Aquilo que para uns é "mau ambiente", outros nem notam ou podem não concordar. O facto de colegas teus não terem gostado não significa que tu não gostasses... Eu gosto do ambiente do IST, tive um colega que foi lá uma vez e disse que não gostou. Há quem goste e há quem não goste. São opiniões, mas isso é aplicável a qualquer faculdade.
Nunca me dediquei ao mundo académico, pelo que actualmente não participo nas actividades da praxe nem nas actividades de integração dos alunos organizadas pela associação de estudantes, mas tento fazer a minha parte. Pelo menos o caloiros aqui do fórum tento orientá-los de alguma forma, já fiz isso com alguns aqui. Um caloiro que me peça ajuda numa cadeira que eu saiba alguma coisa também ajudo. Ainda este semestre a comissão de praxe, que organizou um evento muito perto de uma data de entrega de um projecto de uma cadeira, organizou também duas sessões extra de dúvidas para os caloiros de forma a ajudá-los no dito projecto. Epá, faz-se o que se pode.
Há quem pense que no IST ninguém ajuda ninguém, mas isso também não é verdade. Não digo que não haja umas ovelhas negras que se recusem a ajudar, mas entre todos até nos vamos ajudando uns aos outros. O melhor que tens a fazer é vir cá dar uma espreitadela... Por acaso é algo que podias ter feito no período de aulas, dava para perceber melhor a dinâmica da faculdade durante o período de actividade normal.


De qualquer forma, deixa-me dizer uma coisa, e isto é mesmo facto: O quão bem o aluno se deu no Secundário não interessa absolutamente nada no Ensino Superior. Interessa para entrar, mas a partir daí não interessa para mais nada. Aqui no IST acontece isso, e pelo que sei acontece em todo o lado, tu tens alunos com grandes notas no secundário que chegam à faculdade e depois ficam eternidades a fazer cadeiras e nunca mais acabam o curso, da mesma forma que tens alunos que no secundário não conseguiram grandes resultados mas que na faculdade prosperam e são os melhores. E depois tens os "outros", os que eram bons e continuaram a ser bons, e os que eram maus que continuam a ser péssimos.

Portanto, o facto de teres colegas que foram para o IST e não fazem nada e teres outros que foram para a FCT e fazem tudo, como deves perceber, não significa absolutamente nada. Só seria uma comparação justa se pusesses os mesmos alunos a estudar em ambas as faculdades e depois comparares os resultados, mas obviamente não dá para fazer isso.

Tenho nota para entrar na FCT, Tecnico, FCUL ... Isto em Eng informatica, porque vou fazer o exame de F.Quimica para poder pensar em me candidatar a Eng electro.
Em relação ao ISEL, não é um politecnico "normal", está aceite na ordem dos engenheiros, e é a escola de engenharia mais antiga de portugal.

Mais uma vez, isso também não significa grande coisa. Uma boa parte das faculdades de Engenharia estão acreditadas pela ordem, mas continua a haver umas que são melhores que outras. E de facto o ISEL, no mundo do Ensino Superior, é das mais faladas mas nem sempre pelas melhores razões. Talvez no mundo dos politécnicos possa ser das melhores (e mesmo isso tenho dúvidas), mas no geral não me parece...

Peço desculpa se estou a ferir a susceptibilidades de alguém, mas é a minha opinião.

Cumps
 
Última edição:
Hardware e software no ISEL é muito forte. Tens muitas práticas e projectos em hardware e de facto o mestrado está reconhecido pela ordem dos engenheiros.

Relativamente à FCT, não conheço. Quer dizer, conheço um amigo meu que trabalha com a inventora do transistor de papel directamente :D

No entanto o nome "Técnico" ou "IST" tem um peso no mercado de trabalho.
 
lol :O ... nem tinha reparado, desculpem xD

Lool, não te assustes com aquilo, xD... Mas já que estamos a falar no assunto, Electro tem esta particularidade que pode ser considerada desvantagem: matemática está presente em quase todas as cadeiras do curso. É necessária para tudo o que tenha a ver com Electromagnetismo (área da Energia, área das Telecomunicações), é necessária para tudo o que tenha a ver com circuitos/electrónica/redes de energia (Área de Energia, área de Electrónica), é necessária para tudo o que tenha a ver com processamento de sinal (área da robótica, área das telecomunicações, área da electrónica), enfim... Existe de facto muita matemática, e isso pode assustar algumas pessoas. Por vezes pode ser difícil, mas quando se apanha o jeito percebe-se que nem é assim tão complicado. Se há alguma coisa que a faculdade mudou em mim foi a forma como olho para a matemática. Gosto mais dela agora do que a que estudava no secundário, simplesmente porque agora já a entendo um bocado melhor e todas as semanas aprendo uma aplicação nova para a matemática, e existem coisas extremamente elegantes nesse mundo.

Mas isto já é divagações...

Cumps
 
Sinceramente, não sou uma barra a matemática, mas também não sou burro xD gosto de matemática, acabei com 14 ou 15 matematica A, e não me importo pela matemática. Acho que com um bocado de esforço, conseguimos perceber.
 
Back
Topo