Fonte Halfmman 700w

Status
Fechado a novas mensagens.
Caros amigos,
Devido às constantes dúvidas em relação a esta fonte e face ao facto de eu ter uma fonte destas nos meu pcs venho aqui colocar as fotos que pediram e tirar algumas dúvidas sobre esta fonte:
Uso-a em 2 pc's sendo um com uma configuração simples para trabalhar e outro com configuração Gamer.
Passo a citar os componentes que estão ligados a esta fonte no PC para Gaming:
A eficiência da fonte ronda os 75% e com o sistema em full load a linha de 12v baixa para os 11,8v.

Motherboard Asus P5Q Pro
Proc. Intel Core2 Duo E8500 com overclock a 4500 Mhz
4 GB DDR2 Kingston HyperX (1066)
Pl. Gráfica Asus Radeon HD 4870 512 MB DDR5
2 Discos Sata 500GB cada
1 Leitor DVD / 1 Gravador DVDRW
4 Ventoinhas 120mm
1 Ventoinha 200mm

Aqui ficam algumas fotos:
IMG_6106.jpg



IMG_61041.jpg



IMG_61021.jpg
 
Pois...já estava mesmo a imaginar que iria sair o que está aí.

Uma caixa praticamente vazia...

Agora pergunto...o que é que as outras marcas metem dentro das fontes para ocuparem a caixa toda? Será só para servir como sinónimo de "vem cheia de coisas é boa"...? Tipo esta por exemplo.

Não percebo muito de electrónica, mas sei que os componentes se estão lá (ou não) fazem alguma diferença...Certo?
 
essa fonte tem menos componentes que varias fontes menos potentes que aqui tenho, não se admirem se elas derem um estouro, que não deve ser grande estouro, visto ter pouca coisa para rebentar:p
 
Para vos ser sincero, também não a comprava para mim. Mas estou espantado com a quantidade de componentes que aguenta. Falta-nos saber a longo prazo se continua assim...
 
Seria importante reunir nesta discussão alguém que realmente perceba de electrónica e possa definir se este exemplo é de uma boa fonte ou não!

Eu há dias abri um tópico sobre fontes e referi este preciso exemplo da Halfmman 700w. Não me aconselharam e acabei por adquirir uma LC 600w.

Mas isto é sério, porque se não sabemos não devemos falar. Afinal, a fonte até parece funcionar; e em dois pcs! Então, como é? Acabamos por gastar mais numa fonte em vez de comprarmos uma vga melhor ou um disco melhor e porquê? Porque há "marcas" melhores? Bem, isto é apenas uma fonte e que eu saiba se uma Corsair rebentar que vai acontecer? Vão começar a dizer nos fóruns que a Corsair não presta?

Por favor, alguém que perceba dissipe as dúvidas duma vez por todas.
 
Alguem podia por as referencias dos componentes que estão nos dissipadores? Assim ja dava para ter uma ideia da potencia real dela.

Mas desde ja digo que esta fonte deve ter bastante ripple na saída (filtração muito fraca, não tem bobinas à entrada, e as bobinas de saída sao pequenas.), e quanto mais carga lhe puserem pior, o que pode causar corrupção de dados e crashes.
 
Seria importante reunir nesta discussão alguém que realmente perceba de electrónica e possa definir se este exemplo é de uma boa fonte ou não!

Eu há dias abri um tópico sobre fontes e referi este preciso exemplo da Halfmman 700w. Não me aconselharam e acabei por adquirir uma LC 600w.

Mas isto é sério, porque se não sabemos não devemos falar. Afinal, a fonte até parece funcionar; e em dois pcs! Então, como é? Acabamos por gastar mais numa fonte em vez de comprarmos uma vga melhor ou um disco melhor e porquê? Porque há "marcas" melhores? Bem, isto é apenas uma fonte e que eu saiba se uma Corsair rebentar que vai acontecer? Vão começar a dizer nos fóruns que a Corsair não presta?

Por favor, alguém que perceba dissipe as dúvidas duma vez por todas.

Se a Corsair rebentar, tem mov's que impedem que fiques logo com o resto do pc todo frito. Recorres à garantia durante os 5 anos e recebes outra.


Se uma destas barata rebenta, e te queima a gráfica ou o cpu, ou mesmo um disco rígido, o prejuízo daí decorrente é logo potencialmente mais chato que a diferença de preço vs uma Corsair.

Não digo que a Corsair (outra outra da mesma gama) não "rebente" e te dê cabo de todos os componentes, mas a probabilidade de tal acontecer é marginal, fruto da qualidade real dos componentes (incluíndo aqueles que nem existem nas fontes mais fracas), quando comparado com estas fontes da treta.
 
Última edição:
Se eu fosse o user que postou as fotos ia rapidamente comprar uma fonte para o PC de Gaming, estão ali componentes demasiado valiosos para se arriscarem com uma fonte assim.
Lembro-me de abrir há uns tempos uma fonte OEM de 250W com 10 anos e tinha mais e maiores bobinas que essa.
 
Última edição:
Se a Corsair rebentar, tem mov's que impedem que fiques logo com o resto do pc todo frito. Recorres à garantia durante os 5 anos e recebes outra.


Se uma destas barata rebenta, e te queima a gráfica ou o cpu, ou mesmo um disco rígido, o prejuízo daí decorrente é logo potencialmente mais chato que a diferença de preço vs uma Corsair.

Não digo que a Corsair (outra outra da mesma gama) não "rebente" e te dê cabo de todos os componentes, mas a probabilidade de tal acontecer é marginal, fruto da qualidade real dos componentes (incluíndo aqueles que nem existem nas fontes mais fracas), quando comparado com estas fontes da treta.
Se não me engano o MOV (Metal Oxide Varistor) só está à entrada, e serve apenas para retirar picos de tensão, ou se for um pico mais continuado rebentar o fusível, dispositivos estes que, quando mal dimensionados ou de fraca qualidade podem causar incêndios.
 
depois de ver fotos do interior da fonte tenho a certeza que nao vale o que custa, alias nem sei onde vao buscar os 3 rails de 18A nos 12v

a diferença é pequena, por exemplo, para uma LC green power e portanto nao vale a pena arriscar
 
Bem..Eu pesquisei muito acerca desta fonte..Tanto que andei que encontrei este tópico aqui no forum Techzone..
Eu Estudo Eng. Electrotécnica e Electrónica mas não é preciso muito pa perceber de PSU's..
Acabei por comprar esta fonte..E porquê?
A relação potência/preço é muito boa..Nada mais..O importante nestas fontes principalmente para o pessoal do overclock tem a ver com a linha dos 12V..

Prós e contras:
- Temos 3 linhas de 12V de 20A cada uma, o k prefaz 60 ampere...A verdade é ke ter linhas separadas não é compensador quando não sabemos quais cabos pertencem a cada linha para fazer uma correcta ligação dos componentes do PC..E ter 3 linhas implicava ter 3 sistemas de protecção, o k esta fonte não tem, pelo k vou explicar mais á frente.
- O desempenho não é o melhor quando está com muita carga. Pelo k vi em sites, a voltagem desce para os 11,8V. Parece pouco, mas num sitema de transistores (que é o caso dos pc´s) pode fazer com ke os simbolos (conjunto de bit's) não sejam correctamente descodificados, dai os erros azuis e afins. Não quer dizer ke aconteça, mas está mais susceptivel a isso.
- Não consigo saber que capacidade têm os condensadores (os 2 cilindros grandes), mas kuanto mais melhor..São esses condensadores que fazem uma das grandes diferenças em maior parte dos sistemas electrónicos..Praticamente são eles os responsáveis pela obtenção de uma corrente continua, o que é da maior relevância nas fontes de corrente continua..Ao preço dela é duvidoso termos uma boa rectificação da corrente alternada da rede 230v..
- O sistema de refrigeranção até nem está mal concebido, apesar de ter só 2 dissipadores e uma ventuinha..Isto porque estas novas fontes funcionam na base dos actuais transformadores de telemóvel..Normalmente a redução de tensão dos 230v para os niveis mais baixos da fonte são feitos por bobines, o k provoca um enorme akecimento, mas como a electrónica tem vindo a evoluir, as resistências e transistores são casa vez mais potentes, fazendo então com ke as bobines sejam cada vez mais pequenas, dai sistemas de refrigeração menores..
- A construção e os componentes usados parece ser razoável, está tudo organizado e simples, o k normalmente melhora a performance de um sistema destes..
- Em relação aos sistemas de protecção....Pouco muito pouco mesmo...É a grande diferença desta para as outras fontes...Tem protecção contra curto circuitos através de um fusível e pouco mais...Não experimentem puxar por ela..Dá os 20 amperes em cada linha dos 12V e nada mais...Tem um sistema de protecção contra sobrecargas muito ineficiente, se é ke tem...

Tenho um PC:

Pentium 4 3.6Hhz
Board Intel
1 Leitor/Gravador DVD da Asus
1 Disco de 160G
3 Fan's
Gráfica ATI Radeon 4870 (consome 32A na linha dos 12V)
Fonte Halfmman 700w

A fonte aguenta com o meu pc..Joguei Crysis Warhead durante 2 horas a 1280x1024 com AA 8x, Vsinc, tudo no máximo, o ke deu para puxar bem pela fonte..Correu tudo bem..O k acontece é k comecei a fazer overclock á gráfica...Kuando ia nos 850Mhz no core (tem 750 de fábrica)..Puff..Adeus fonte..Ou seja, a protecção não actuou, ou se actuou devia ter um sistema em que a corrente a mais escoasse para o neutro e fizesse um reset ao pc, o k tal não aconteceu..

Conclusão, não me parece uma fonte muito duradoura, nem tentem puxar muito por ela, mas se kerem algo para desenrascar serve bem, até k apareça outra mais potente por 30€...

Eu pessoalmente não aconcelho esta fonte, se tiverem um melhor orçamento escolham outra com mais amperagem nos 12v e melhor protecção..

Espero ter sido esclarecedor...Cumprimentos a todos
 
nao estou com grande vontade de fazer quotes, mas vou responder pela mesma ordem

-olhando para as fotos que deixaram nao vejo 3 linhas, mas eu tb n percebo nada de fontes

-mesmo os 11,8v estão dentro dos 5%(acho que é esse valor) normalmente aceites como normal
mas nem é grande problema as linhas baixarem, o maior problema é o que isso normalmente significa->que a fonte está em grande esforço

-nunca, mas nunca na vida uma 4870 pode consumir 32A @ 12V, já que isso dava uns módicos 384W, que é mais que o meu pc completo gasta a jogar

-a fonte morreu mesmo, ou o pc reeniciou? se foi apenas reboot pode ter sido a grafica a nao aguentar o OC
 
Resumindo, temos uma Halffonte como o nome da marca sugere (Halfmman) :P

De facto por um preço destes pessoalmente não esperava outra coisa, mas é a opção acertada se a ideia for uma EOM qualquer...

Não deixa de ser um produto de qualidade para o preço!

Cumps
 
nao estou com grande vontade de fazer quotes, mas vou responder pela mesma ordem

-olhando para as fotos que deixaram nao vejo 3 linhas, mas eu tb n percebo nada de fontes

-mesmo os 11,8v estão dentro dos 5%(acho que é esse valor) normalmente aceites como normal
mas nem é grande problema as linhas baixarem, o maior problema é o que isso normalmente significa->que a fonte está em grande esforço

-nunca, mas nunca na vida uma 4870 pode consumir 32A @ 12V, já que isso dava uns módicos 384W, que é mais que o meu pc completo gasta a jogar

-a fonte morreu mesmo, ou o pc reeniciou? se foi apenas reboot pode ter sido a grafica a nao aguentar o OC


A 4870 em full load consome em cada entrada de pci-e (cabo de 6 pinos) 16A..Ela tem duas ligações pci-e á fonte. Se kiseres vai peskisar pela net e vê o k encontras..A verdade é ke antes tinhas uma x800xt com uma fonte de 460w (eurotech) e agora tenho uma HD4870 com uma fonte de 700w (halfmman) ke se vê aflita.....:eek:

É normal a tensão de uma fonte cair quando está em muito esforço...Até nos postos da PT isso acontece..Mas se fores ver uma boa fonte isso apenas acontece kuando está mesmo no limite de potência, quando um fabricante dá um valor de potência tem ke ter em conta uma margem de manobra acima do estipulado, o ke ker dizer kuando a fonte está a debitar 700w os 19v haviam de estar lá...Não sei se sabes mas os 1's e 0's lógicos são representados por 5v e 0v respectivamente...É ai ke eu estava a dizer k podia haver diferença...

O pc mem seker reiniciou..A fonte queimou mesmo..Agr tenho outra fonte nova e funciona lindamente..O k ker dizer ke foi mesmo a fonte...


Cumps
 
A 4870 em full load consome em cada entrada de pci-e (cabo de 6 pinos) 16A..Ela tem duas ligações pci-e á fonte. Se kiseres vai peskisar pela net e vê o k encontras..A verdade é ke antes tinhas uma x800xt com uma fonte de 460w (eurotech) e agora tenho uma HD4870 com uma fonte de 700w (halfmman) ke se vê aflita.....:eek:

É normal a tensão de uma fonte cair quando está em muito esforço...Até nos postos da PT isso acontece..Mas se fores ver uma boa fonte isso apenas acontece kuando está mesmo no limite de potência, quando um fabricante dá um valor de potência tem ke ter em conta uma margem de manobra acima do estipulado, o ke ker dizer kuando a fonte está a debitar 700w os 19v haviam de estar lá...Não sei se sabes mas os 1's e 0's lógicos são representados por 5v e 0v respectivamente...É ai ke eu estava a dizer k podia haver diferença...

O pc mem seker reiniciou..A fonte queimou mesmo..Agr tenho outra fonte nova e funciona lindamente..O k ker dizer ke foi mesmo a fonte...


Cumps


Meter uma fonte destas, num PC com uma 4870 e, ainda por cima, fazer overclock à placa, é mesmo estares a pedir para teres chatices. Aliás, comprar uma fonte destas quando uma LC-Power 550 custa apenas mais 7 euros, é deitar dinheiro ao lixo.
 
Meter uma fonte destas, num PC com uma 4870 e, ainda por cima, fazer overclock à placa, é mesmo estares a pedir para teres chatices. Aliás, comprar uma fonte destas quando uma LC-Power 550 custa apenas mais 7 euros, é deitar dinheiro ao lixo.


Se leres o tópico todo há ainda boa gente que discorda de ti!!! :D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo