[Media Player] MiniX Neo G4 (mini android pc)

Eu já encomendei uma pen Neo G4 à ***** e amanhã (mais tardar 4ª feira) devo recebe-la.

A minha maior duvida relaciona-se com o suporte que a Minix vai continuar a dar a este modelo. Estive quase para comprar a Minix X5 (hardware é semelhante, muda porque é box e tem mais ligações) mas como a diferença ainda são cerca de 15€ decidi arriscar na Neo G4.

Espero que este modelo não seja esquecido daqui para a frente. Uma coisa que eu já reparei é que o fabricante (Minix) é muito extremoso a fornecer firmware e versões atualizadas de Android, para não falar de uma versão do XBMC feita propositadamente para estes mini-pcs Android, o XBMC Minix (dizem que está otimizado para estes processadores Rockchip).

No forum da minix já foi dito que pretendem lançar uma boa versão da rom e descontinuar o suporte do G4.
 
Mas a Neo G4 tem quanto tempo, 1 ano? Estive para comprar a X5 mini mas como o hardware é semelhante à Neo G4 n￾ão o fiz.

Mas se deixam de dar suporte a esta pen tb n￾ão deve demorar para fazerem com a X5. Daqui para a frente, para n￾ão me chatear muito, e a pensar a mémdioprazo, ainda lhe meto uma distro Linux mais leve baseada em Debian e resolvo o assunto de raiz.
 
Última edição:
Mas a Neo G4 tem quanto tempo, 1 ano? Estive para comprar a X5 mini mas como o hardware é semelhante à Neo G4 n￾ão o fiz.

Mas se deixam de dar suporte a esta pen tb n￾ão deve demorar para fazerem com a X5. Daqui para a frente, para n￾ão me chatear muito, e a pensar a mémdioprazo, ainda lhe meto uma distro Linux mais leve baseada em Debian e resolvo o assunto de raiz.

Acho que sim que terá cerca de um ano. Ele não diz que vai acabar já, mas...

«We don't think we will put G4 to 4.4, it is new and has too many compatibility issues as reported from the Internet.
Our plan is to make the 4.2.2 firmware really nice, then we'll discontinue the support.
A matured firmware is better than something new. Please respect our decision.»
 
Acho que sim que terá cerca de um ano. Ele não diz que vai acabar já, mas...

«We don't think we will put G4 to 4.4, it is new and has too many compatibility issues as reported from the Internet.
Our plan is to make the 4.2.2 firmware really nice, then we'll discontinue the support.
A matured firmware is better than something new. Please respect our decision.»

Já se fala no 4.4? Então e o 4.3?

Bem, a verdade é que a maior parte dos "developers" de Apps ainda dão suporte ao 2.2, 2.3. Esse julgo que será o maior problema, dar-se um pulo de repente e as versões mais antigas de Android ficarem esquecidas mas só do JB 4.0 ao 4.2 conto 3 versões, portanto penso que o JB 4.2 neste modelo ainda deve durar um bom tempo (anos).


Eu comprei uma box Android single-core com a versão 2.3. está quase a fazer 2 anos e ainda hoje consigo instalar a grande maioria das Apps.
 
Já se fala no 4.4? Então e o 4.3?

Bem, a verdade é que a maior parte dos "developers" de Apps ainda dão suporte ao 2.2, 2.3. Esse julgo que será o maior problema, dar-se um pulo de repente e as versões mais antigas de Android ficarem esquecidas mas só do JB 4.0 ao 4.2 conto 3 versões, portanto penso que o JB 4.2 neste modelo ainda deve durar um bom tempo (anos).


Eu comprei uma box Android single-core com a versão 2.3. está quase a fazer 2 anos e ainda hoje consigo instalar a grande maioria das Apps.

Como entretanto já saiu o 4.4 houve muitos pedidos para criarem uma versão kitkat, mas por enquanto nem para o X7 existe vontade de passar do 4.2.2 e foi quando anunciou que pretendiam descontinuar o suporte do G4, mas também penso que se essa nova rom funcionar bem ainda se aguenta uns tempos, apesar de se notar a falta de processamento em relação aos x5 e x7.
 
Como entretanto já saiu o 4.4 houve muitos pedidos para criarem uma versão kitkat, mas por enquanto nem para o X7 existe vontade de passar do 4.2.2 e foi quando anunciou que pretendiam descontinuar o suporte do G4, mas também penso que se essa nova rom funcionar bem ainda se aguenta uns tempos, apesar de se notar a falta de processamento em relação aos x5 e x7.


Temos que ser justos e muito já fazem os tipos da Minix, pois eles garantirem uma versão 4.2.2 estável e melhorada quando existem outros fabricantes em que suporte é para esquecer, é algo que tem ser levado em conta.

Por exemplo, os nossos "amigos" aqui do fórum que investiram numa pen Ntech Alexis que tipo de suporte e ajudas têm por parte da Ntech? Vou ao site e o que leio é que a versão 4.1. já está disponível. Pois, mas no Neo G4 já se pode ter a 4.2.2.
 
Quando o careca66 me deu a noticia que iam acabar com o suporte deste aparelho senti-me um bocadinho frustrado, pois acabo de o comprar.

Assim decidi deixar o meu "lamento" na tal página do fórum da Minix (onde o careca66 leu a tal informação). Não deve resolver nada mas no fundo até acho que acabo por ter (alguma) razão.

Aqui fica o meu texto (e os meus erros de inglês :rolleyes:)

I respect your decision but at the same time I feel myself disapointed and a little deceived.

How would you feel if you have bought the Neo G4 a few days ago and then read that you will end soon the support for future versions of the Android in this device? A device that still only has about 1 year.

How about the customers who bought the X5? The X7? It is 1 year your “trademark” to announce them that they will not receive Android future versions? Because, and correct me if I´m wrong, Android 4.4. Kitkat was optimized to work on low-end devices with only 512 RAM.

The Minix X5 has (more or less) the same hardware as Neo G4. Aren´t they siblings devices?

I have opted for Minix for the support that they usually give to their customers and sincerely I did not expected your decision to end the support on the Neo G4 so soon on a device that has only 1 year. I fell a little bit frustrated.


Forgive me for my poor english and my laments

aqui
 
Última edição:
Quando o careca66 me deu a noticia que iam acabar com o suporte deste aparelho senti-me um bocadinho frustrado, pois acabo de o comprar.

Assim decidi deixar o meu "lamento" na tal página do fórum da Minix (onde o careca66 leu a tal informação). Não deve resolver nada mas no fundo até acho que acabo por ter (alguma) razão.

Aqui fica o meu texto (e os meus erros de inglês :rolleyes:)

Eu também ficaria no teu lugar, assim só comprarei um se for muito bom preço, usado novo etc, pois só mesmo preço neste momento me o fará comprar, caso contrário vou para x5 ou x7 a ver vamos.
 
Da maneira como falam, até parece que a comunidade que tem suportado o G4 desde o inicio, se vai toda embora. A Minix deixa de lhe dar suporte, é uma verdade inconveniente, mas há muita gente a investir e investirá muitas horas nele.

Não acho que seja assim tão mau como estão a fazer parecer.
 
Última edição:
Da maneira como falam, até parece que a comunidade que tem suportado o G4 desde o inicio, se vai todo embora. A Minix deixa de lhe dar suporte, é uma verdade inconveniente, mas há muita gente a investir e investirá muitas horas nele.

Não acho que seja assim tão mau como estão a fazer parecer.

Sim, é até normal que surja uma ROM 4.4 não oficial.

Mas o meu "campo de batalha" com eles nem é esse, e refiro-o no texto que lhes deixei. Um ano de suporte a fornecer versões não é muito tempo, acho eu.
Será que eles vão proceder da mesma forma com o X5, a que chamam o "irmão" deste modelo por ter hardware semelhante? Eles dão a entender que não. O X5 vai continuar a ter suporte. Logo aí noto uma pequenina diferenciação de tratamento entre quem investiu num Neo G4 ou num X5.

Mais. Estive a ler as capacidades do novo Android 4.4. KitKat e li que ele está otimizado e preparado para correr em aparelhos "low-end" com apenas 512 de RAM.
É uma das boas novidades que a Google trouxe para esta nova versão Kitkat com o intutito de tentar diminuir a fragmentação do S.O.

E eu com uma pen dual core com 1 Gb de RAM que corre de certeza o Kitkat acabo por ver a Minix a "cortar-me as pernas". Não acho muito correto, e até meio precipitada a decisão deles. Mas é como dizes, pode ser que a comunidade acabe por fazer o trabalho que devia ser da Minix. É que só passou 1 ano desde que saiu o Minix Neo G4.
 
Última edição:
Mas isso é como tudo.

Posso dar-te já de gás o exemplo do Xtreamer MK1 que após a sua saída para o mercado só teve suporte não mais que 17/18 meses. Ou seja, FW's e tudo mais simplesmente morreram ali, para darem "mais atenção aos novos modelos" disseram eles. Lembro-me que na altura eles, com a própria comunidade, andavam a fazer um FW do estilo XBMC que era todo xpto, e aquilo ficou em versões betas sem nunca o terem acabado.

Foi como te disse e tu ressalvastes, tens que esperar que a comunidade faça aquilo que os fabricantes não fazem. Se isso ainda continuar, nem tudo é mau.
 
Mas isso é como tudo.

Posso dar-te já de gás o exemplo do Xtreamer MK1 que após a sua saída para o mercado só teve suporte não mais que 17/18 meses. Ou seja, FW's e tudo mais simplesmente morreram ali, para darem "mais atenção aos novos modelos" disseram eles. Lembro-me que na altura eles, com a própria comunidade, andavam a fazer um FW do estilo XBMC que era todo xpto, e aquilo ficou em versões betas sem nunca o terem acabado.

Foi como te disse e tu ressalvastes, tens que esperar que a comunidade faça aquilo que os fabricantes não fazem. Se isso ainda continuar, nem tudo é mau.

Pois, mas o que mais me custa é saber que aquilo corre o 4.4, e pior, um modelo com o mesmo hardware vai ter suporte, e este não. É de se ficar fulo. Vá lá que nestas coisas normalmente existe algo chamado de comunidade que na maior parte das vezes nunca nos deixa apeados.
 
Boas,


Não sendo eu possuidor de nenhum destes mini-pc's deixo aqui a pergunta, então se o X5 vai ter suporte, e tem o mesmo hardware, isso não será por sí só garantia que tb este vai ter updates?

É que sendo o mesmo hardware, variando poucas coisas como o facto de um ser Pen, e o outro "caixa", não deve ser complicado surgirem versões para o X4 adaptadas das versões do X5.


Cumps,

mach3
 
Boas,


Não sendo eu possuidor de nenhum destes mini-pc's deixo aqui a pergunta, então se o X5 vai ter suporte, e tem o mesmo hardware, isso não será por sí só garantia que tb este vai ter updates?

É que sendo o mesmo hardware, variando poucas coisas como o facto de um ser Pen, e o outro "caixa", não deve ser complicado surgirem versões para o X4 adaptadas das versões do X5.


Cumps,

mach3

Isso tem a ver com as datas em que os modelos são lançados. O facto é que o Neo G4 foi lançado 8 meses antes do Minix X5 Mini (que é o modelo que a ***** vende).
Portanto, o Neo G4 foi lançado em Setembro de 2012 e o X5 Mini em Maio de 2013. E a Minix rege-se pelas datas em que lança os seus produtos (está no seu direito) e não pelo hardware que mete dentro dos seus aparelhos.

É normal que o X5 Mini venha a receber o Android Kitkat 4.4. quando ainda tem apenas 7 meses de suporte.

É como diz o Pantera, no meu caso, e para quem tem o Neo G4, vamos ter que esperar que a comunidade que tem este mini pc Android (que ainda devem ser uns quantos) lance cá para fora uma ROM 4.4. não oficial. Tb estou em crer que isso vai acontecer já que basta ir ao fórum (não oficial) da Minix para perceber que a comunidade que anda à volta destes modelos é bastante grande.
 
Última edição:
Aconteceu algo estranho com a minha pen Neo G4.

Liguei-a e ela deu sinal de estar ligada mas não aparece o logo habitual de entrada da Minix. Volto a desligar e a ligar pelo cabo de mini-usb e continua na mesma. Desligo e volto a ligar o cabo da corrente e continua tudo igual. Eu noto que ela liga (nota-se no ecrã da TV) mas fico com o ecrã negro. Não sei o que se terá passado e o que posso tentar fazer para resolver este problema.

Editado: Agora parece que deu sinal de vida (já vejo o logo da Minix). Vamos lá fazer uns testes para ver se está tudo bem com a pen.
 
Última edição:
Aconteceu algo estranho com a minha pen Neo G4.

Liguei-a e ela deu sinal de estar ligada mas não aparece o logo habitual de entrada da Minix. Volto a desligar e a ligar pelo cabo de mini-usb e continua na mesma. Desligo e volto a ligar o cabo da corrente e continua tudo igual. Eu noto que ela liga (nota-se no ecrã da TV) mas fico com o ecrã negro. Não sei o que se terá passado e o que posso tentar fazer para resolver este problema.

Editado: Agora parece que deu sinal de vida (já vejo o logo da Minix). Vamos lá fazer uns testes para ver se está tudo bem com a pen.

Quando instalares uma rom, não desligues logo da corrente, porque o g4 vai fazer um primeiro boot em que o ecrã fica preto durante uns 4 minutos, tens de esperar até seguir com o boot, aparecer o logo e depois o menu inicial. Se não tiveres o g4 ligado à tv nessa altura, convém esperares uns 10 min após no pc ter terminado a instalação para garantir que correu tudo até ao fim.
 
Pessoal não aconcelho ninguem a comprar nada da MINIX e mt menos na *****...
O meu G4 teve 21 dias de vida, produto de fraca qualidade ao ligar o cabo de corrente micro usb o encaixe partiu para dentro do aparelho e não estamos a falar de força de super Homem e até sou um gajo bastante cuidadoso com essas cenas, siga de ir á *****, 21 DIAS, tinha-o ligado na sala e ao 21 dia fui liga-lo na cozinha quando acontece tal barbaridade, na ***** há e tal já passaram os 15 dias blá blá blá.... ficaram com o aparelho, entretanto ligam a dizer que a marca não se responsabilizava etc mas que eles eram uns bakanos e que iam soldar a peça etc.... Soldaram realmente pelo menos estava fixa vou agora a experimenta-lo coloco o cabo e o que acontece peça partida de novo, devo ser super herói com uma força de várias toneladas e não sei, resumindo a marca não se responsabiliza a loja onde o comprei ***** desmarcou-se literalmente à primeira e fico eu agarrado a 55 € quando tenho uma factura da ***** e não da MINIX... E viva o comércio português onde o entalado é sempre o cliente... Eles até podem ter razão mas há que estimar o cliente, não foi nem 1 ano nem 2 são 21 dias e encaixei o dito cabo no máximo 4 vezes durante esses 21 dias... Já gastei algum dinheiro na dita loja, pois era onde comprava tudo o que diz respeito a informática entre outras coisas, mas depois desta nunca mais lá deixo um cêntimo, por isso vejam onde compram as cenas e MINIX esqueçam muito mau mesmo. É apenas um concelho de experiência própria.
 
Última edição:
Pessoal não aconcelho ninguem a comprar nada da MINIX e mt menos na *****...
O meu G4 teve 21 dias de vida, produto de fraca qualidade ao ligar o cabo de corrente micro usb o encaixe partiu para dentro do aparelho e não estamos a falar de força de super Homem e até sou um gajo bastante cuidadoso com essas cenas, siga de ir á *****, 21 DIAS, tinha-o ligado na sala e ao 21 dia fui liga-lo na cozinha quando acontece tal barbaridade, na ***** há e tal já passaram os 15 dias blá blá blá.... ficaram com o aparelho, entretanto ligam a dizer que a marca não se responsabilizava etc mas que eles eram uns bakanos e que iam soldar a peça etc.... Soldaram realmente pelo menos estava fixa vou agora a experimenta-lo coloco o cabo e o que acontece peça partida de novo, devo ser super herói com uma força de várias toneladas e não sei, resumindo a marca não se responsabiliza a loja onde o comprei ***** desmarcou-se literalmente à primeira e fico eu agarrado a 55 € quando tenho uma factura da ***** e não da MINIX... E viva o comércio português onde o entalado é sempre o cliente... Eles até podem ter razão mas há que estimar o cliente, não foi nem 1 ano nem 2 são 21 dias e encaixei o dito cabo no máximo 4 vezes durante esses 21 dias... Já gastei algum dinheiro na dita loja, pois era onde comprava tudo o que diz respeito a informática entre outras coisas, mas depois desta nunca mais lá deixo um cêntimo, por isso vejam onde compram as cenas e MINIX esqueçam muito mau mesmo. É apenas um concelho de experiência própria.

Digo-te que já à muitos anos (por alto, 10 anos) que compro material na *****, isto na loja do Montijo. Foi lá que "nasceu" a "marca", na altura era apenas o dono que estava a atender, rapaz 6 estrelas ! Hoje em dia, estão lá 8 ou 9 pessoas, loja de reparação, venda e de entrega de material, e posso dizer que nunca tive nenhum problema com trocas ! Se foste à do Montijo, pede para falar com o dono da loja que ele resolve-te isso sem problemas de certeza ! Sobre a loja de Setúbal e de Lisboa...já não te sei responder porque nunca tive contacto com eles. De qualquer das formas, gastas-te o dinheiro, tens garantia...não te fiques !!!! Tens o direito a reclamar e no mínimo devem entregar-te um aparelho em condições ou devolverem-te o dinheiro.
 
Foi na de Lisboa, segunda feira estou de folga vou passar na DECO como sou sócio e vou mete-los a resolverem-me o assunto
 
Última edição:
Pessoal não aconcelho ninguem a comprar nada da MINIX e mt menos na *****...
O meu G4 teve 21 dias de vida, produto de fraca qualidade ao ligar o cabo de corrente micro usb o encaixe partiu para dentro do aparelho e não estamos a falar de força de super Homem e até sou um gajo bastante cuidadoso com essas cenas, siga de ir á *****, 21 DIAS, tinha-o ligado na sala e ao 21 dia fui liga-lo na cozinha quando acontece tal barbaridade, na ***** há e tal já passaram os 15 dias blá blá blá.... ficaram com o aparelho, entretanto ligam a dizer que a marca não se responsabilizava etc mas que eles eram uns bakanos e que iam soldar a peça etc.... Soldaram realmente pelo menos estava fixa vou agora a experimenta-lo coloco o cabo e o que acontece peça partida de novo, devo ser super herói com uma força de várias toneladas e não sei, resumindo a marca não se responsabiliza a loja onde o comprei ***** desmarcou-se literalmente à primeira e fico eu agarrado a 55 € quando tenho uma factura da ***** e não da MINIX... E viva o comércio português onde o entalado é sempre o cliente... Eles até podem ter razão mas há que estimar o cliente, não foi nem 1 ano nem 2 são 21 dias e encaixei o dito cabo no máximo 4 vezes durante esses 21 dias... Já gastei algum dinheiro na dita loja, pois era onde comprava tudo o que diz respeito a informática entre outras coisas, mas depois desta nunca mais lá deixo um cêntimo, por isso vejam onde compram as cenas e MINIX esqueçam muito mau mesmo. É apenas um concelho de experiência própria.

Obrigado pelo conselho mas não é por alguns iphones se avariarem que a marca passa a ser má. Tudo se avaria, tudo se parte, em todas as marcas, em todos os fabricantes. Todos têm problemas, o que varia é a sua frequência. Engraçado que este tópico já tem 21 páginas. E o teu Minix tinha 21 dias. Vês alguém com o mesmo problema que o teu em todas as páginas para trás? Estamos perante uma situação normal de um aparelho da Minix que eventualmente poderia já vir com o tal "problema" no encaixe. Ou não. Não sei.

Tb não é pôr-me do lado da marca mas no teu caso a Minix tb não sabe que foi devido a mau uso ou um descuido que o tal encaixe se partiu. E duvido que a garantia cubra descuidos.
 
Back
Topo